Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Na manhã da última quarta-feira (08), o vereador Gustavo Pozzi acompanhou a operação Tapa Buraco na avenida Sallum, Vila Prado. Ao longo de toda a via existiam buracos que estavam comprometendo a circulação segura dos munícipes com seus veículos pela via.
“Tapar os buracos em vias importantes da cidade, como a avenida Sallum, garante a segurança dos munícipes que passam com seus veículos na via, não correndo o risco de passar por um buraco e ter avarias em seus carros. Parabéns as equipes de trabalho que tem se esforçado para atender toda a demanda da cidade”, destacou o vereador durante o acompanhamento da operação.
A operação tapa buraco está seguindo um cronograma em todas as regiões da cidade, recuperando a malha asfáltica de diversas vias que estão comprometidas. Além disso, as condições climáticas influenciam nesse cronograma, já que em dias chuvosos é inviável fazer o trabalho.
A Prefeitura Municipal de São Carlos iniciou recentemente o programa “São Carlos Mais Bonita”, onde diversos serviços de zeladoria têm acontecido, ao mesmo tempo, em diversos pontos da cidade.
SÃO CARLOS/SP - Com a chegada do frio, voluntários da Campanha do Agasalho da USP São Carlos promovem, no próximo dia 30 de maio, uma ação especial para ampliar a arrecadação de doações no município.
A chamada “Saída às Ruas” (SAR) mobiliza estudantes e participantes da iniciativa, que irão percorrer diversos bairros da cidade a partir das 13h, recolhendo roupas, cobertores e itens de inverno diretamente nas residências.
Entre as regiões atendidas estão bairros como Vila Prado, Santa Felícia, Jardim Botafogo, Vila Brasília, Azulville e Centreville, entre outros pontos estratégicos.
A campanha é organizada por alunos e docentes da universidade e tem como objetivo ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da solidariedade durante os períodos de temperaturas mais baixas.
Os organizadores também buscam ampliar a divulgação da ação e incentivam a participação da comunidade, tanto com doações quanto com apoio à iniciativa.
SÃO CARLOS/SP - A vereadora Larissa Camargo (PCdoB) e o vereador Lineu Navarro (PT) protocolaram, no dia 08 de abril, uma representação junto ao Ministério Público, solicitando que sejam adotadas as medidas cabíveis em relação à terceirização da merenda escolar no município. Segundo os parlamentares, a medida não traz vantagens para a população e ainda aumenta as despesas aos cofres públicos, podendo comprometer a qualidade da alimentação dos estudantes.
A ação dos vereadores é um desdobramento da audiência pública realizada em 11 de março, na Câmara Municipal, que contou com a presidência de Larissa Camargo e Lineu Navarro. Durante o encontro, foi debatido o impacto da terceirização e os riscos de prejuízo ao serviço público e à qualidade da merenda.
Em nota, os vereadores reforçam que a iniciativa busca garantir transparência e segurança na gestão da alimentação escolar, defendendo os interesses dos alunos e das famílias que dependem do serviço. “Nosso objetivo é assegurar que políticas públicas de educação e alimentação priorizem sempre o bem-estar da população”, afirmam.
A representação solicita que o Ministério Público avalie a legalidade da medida e determine ações para proteger os recursos públicos e a qualidade do serviço oferecido nas escolas municipais.
Programação comemorativa tem início nesta segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 17
ARARAQUARA/SP - A Biblioteca Infantil e Juvenil Municipal Monteiro Lobato chega aos seus 75 anos reafirmando seu lugar como um dos espaços mais simbólicos da formação cultural em Araraquara e, para celebrar essa trajetória, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, entre os dias 13 e 17 de abril, realizam uma programação especial que convida o público a revisitar histórias e a criar novas.
Com o tema “75 anos de encantamento e leitura — onde as histórias ganham vida!”, a comemoração reúne atividades gratuitas pensadas para crianças, estudantes, educadores e famílias. A proposta vai além da celebração: é um gesto de valorização da leitura como experiência coletiva, capaz de formar vínculos, estimular a imaginação e ampliar horizontes.
Lembrando que a Biblioteca vem atravessando gerações, deixando marcas afetivas nas primeiras leituras e no encantamento lúdico que oferece. Ao longo de décadas, a biblioteca consolidou-se como um espaço de descobertas. “Estamos celebrando 75 anos de criação da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Ao longo dessas décadas, este espaço foi palco de descobertas, sonhos e aprendizados. Aqui, gerações de crianças tiveram seu primeiro contato com os livros, com a imaginação e com o prazer da leitura”, destaca a gestora da Biblioteca Municipal, Melba Souza.
Durante toda a programação, a Feira Infantil “Troca-Troca de Livros” estará aberta ao público, incentivando a circulação de histórias e o compartilhamento de leituras. A dinâmica é simples: basta levar um livro infantil em bom estado e trocá-lo por outro disponível. A ação reforça o caráter democrático da biblioteca, ampliando o acesso e incentivando novos hábitos de leitura dentro de casa.
A abertura, no dia 13 de abril, propõe o “Dia da Brinquedoteca”, com jogos didáticos e de tabuleiro disponíveis ao longo do dia, além de encontros para troca de cartas de Pokémon, às 9h30 e às 17h. A atividade conta com a parceria da Cutim Brinquedos, ampliando as possibilidades de interação lúdica no espaço.
No dia 14, a programação foca no universo do cinema e da imaginação, com exibição do curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, seguida de roda de conversa e da oficina de desenho “O Livro dos Meus Sonhos”, em dois horários: às 8h e às 14h30.
Já no dia 15, o público é convidado a revisitar o universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com atividades que destacam a vida e a obra de Monteiro Lobato, além de ações de colorir inspiradas em seus personagens. As atividades acontecem às 8h e às 13h30.
A quinta-feira, dia 16, será dedicada à criatividade com a oficina “Marcando Aventuras”, voltada à confecção de marcadores de páginas personalizados, às 9h30 e às 13h30. No mesmo dia, com apoio do Sesc Araraquara, o Grupo Cundê apresenta a contação “Inventórias de Bernardo”, às 10h30 e às 13h30, ampliando o repertório narrativo da programação.
Encerrando a semana, o dia 17 será marcado pela “Festa de Aniversário!”, com distribuição de kits de livros infantis, sorteio de brindes e, às 17h30, uma grande contação de histórias, acompanhada de pipoca para o público.
Os 75 anos da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, mais do que uma celebração simbólica, reafirmam o compromisso com a formação de leitores e com a construção de uma cidade mais sensível e consciente. “A Biblioteca Infantil não é apenas um lugar de livros, mas um espaço de acolhimento, de construção de cidadania e de incentivo à criatividade. Cada história contada, cada página virada, ajudou a formar leitores e cidadãos mais críticos, sensíveis e conscientes”, completa Melba.
A Biblioteca Infantil e Juvenil Monteiro Lobato está localizada junto à Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
Aniversário da Biblioteca Infantil e Juvenil Monteiro Lobato - “75 anos de encantamento e leitura — onde as histórias ganham vida!”
Programação comemorativa: de 13 a 17 de abril
Local: Biblioteca Infantil e Juvenil Monteiro Lobato (anexa ao prédio da Biblioteca Municipal Mário de Andrade - Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro
• Segunda-feira (13 de abril)
- “Dia da Brinquedoteca”: jogos didáticos e de tabuleiro liberados para uso o dia todo (participação: Cutim Brinquedos)
- 9h30 e 17h: Encontro para troca de cartinhas de Pokémon
• Terça-feira (14 de abril)
- 8h e 14h30: “Cinema e Imaginação”: exibição do curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore” + roda de conversa e oficina de desenho "O Livro dos Meus Sonhos".
• Quarta-feira (15 de abril)
- 8h e 13h30: “Tarde no Sítio: Descobrindo Monteiro Lobato”: bate-papo sobre o autor e seus personagens + atividade de colorir com a temática do Sítio do Pica-Pau Amarelo
• Quinta-feira (16 de abril)
- 9h30 e 13h30: “Marcando Aventuras”, com oficina criativa de confecção de marcadores de páginas personalizados
- 10h30 e 13h30: contação “Inventórias de Bernardo”, com Grupo Cundê (apoio: Sesc Araraquara)
• Sexta-feira (17 de abril)
- “Festa de Aniversário!”: durante todo o dia haverá distribuição de kits com livros infantis e também sorteio de brindes.
- 17h30: contação de histórias, com distribuição de pipoca
• Todos os dias: Feira Infantil “Troca-Troca de Livros”, para troca de livros infantis
Programação gratuita
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.