Jornalista/Radialista
Município registra mais de 200 casos no início de 2026, após baixa incidência no ano anterior, segundo a Secretaria de Saúde
RIBEIRÃO PRETO/SP - Ribeirão Preto registrou um aumento expressivo nos casos de Hepatite A em 2026, com 203 confirmações entre janeiro e março, frente a apenas 2 registros no mesmo período de 2025. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e indicam um cenário de surto, com rápida disseminação da doença no município.
A Hepatite A é uma infecção viral transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados, além do contato direto com pessoas infectadas. Entre os sintomas mais comuns estão febre, fadiga, náuseas, dor abdominal e icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos. Embora, na maioria dos casos, tenha evolução benigna, a doença pode causar complicações, especialmente em pessoas com outras condições de saúde.
De acordo com a infectologista Silvia Nunes Szente Fonseca, docente do IDOMED (Instituto de Educação Médica), a vacinação é uma das principais estratégias para conter o avanço da doença. “A vacina contra a Hepatite A é segura, eficaz e fundamental para reduzir a circulação do vírus. Ampliar a cobertura vacinal é essencial para proteger a população e evitar novos casos”, afirma.
Além da imunização, medidas básicas de prevenção são essenciais para interromper a transmissão. Lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e após o uso do banheiro, higienizar corretamente frutas, verduras e utensílios, consumir água tratada e evitar alimentos de procedência duvidosa estão entre as principais recomendações.
Nesse contexto, especialistas também chamam atenção para o papel estrutural do saneamento básico. O acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto é um dos principais fatores para reduzir a circulação do vírus, já que a doença está diretamente associada a condições sanitárias inadequadas. Investimentos em saneamento, portanto, têm impacto direto na prevenção da Hepatite A e de outras doenças infecciosas.
Evitar contato com pessoas infectadas e redobrar a atenção em ambientes com condições sanitárias precárias também são medidas importantes para reduzir o risco de contágio.
Para a especialista, a combinação entre vacinação, hábitos de higiene e melhorias nas condições sanitárias é decisiva para conter o avanço da doença. “A Hepatite A é evitável. Com medidas simples, vacinação e acesso adequado ao saneamento, é possível controlar surtos e reduzir significativamente os impactos na saúde pública”, diz.
SÃO CARLOS/SP - A partir desta segunda-feira, 6 de abril, o pontilhão localizado sob a rodovia Washington Luís (SP-310) será interditado para a realização de obras conduzidas pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista. A interdição atinge a passagem inferior que liga o Jardim Paulistano, pela Rua Iwagiro Toyama, ao Jardim Jóquei Clube, pela Rua Rio Amazonas. As alças de acesso à rodovia seguirão liberadas, com bloqueio restrito apenas à travessia sob o viaduto.
Para minimizar os impactos no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana implementará medidas específicas nos horários de pico. Entre as alterações, está a mudança temporária no fluxo da passagem inferior que conecta o Jardim Jóquei Clube ao Centro, pelas ruas Ray Wesley Herrick e Bernardino Fernandes Nunes. No período da manhã, até as 9h, o trecho operará em mão única no sentido bairro-centro, com o objetivo de melhorar a fluidez.
A prefeitura também irá reforçar a sinalização com informações sobre a obra, desvios e rotas alternativas. No transporte coletivo, haverá mudanças nos itinerários, com ônibus sendo redirecionados pela Rodovia SP-318, com acesso pela Avenida Professor Luís Augusto de Oliveira.
A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias, podendo ser finalizada antes. Durante esse período, a orientação aos motoristas é para que planejem seus trajetos com antecedência e redobrem a atenção à sinalização. A Secretaria seguirá monitorando o trânsito e poderá adotar novas medidas para reduzir possíveis congestionamentos.
No transporte coletivo, a linha 53 – Jóquei Clube x UFSCar (USE) passará a operar como linha 53 – Paulistano x UFSCar (USE), mantendo os horários, mas com ponto inicial e final no Jardim Paulistano. Já a linha 43 – Jóquei Clube x Shopping será ampliada para atender o trajeto até a UFSCar, com nova grade horária e intervalos reduzidos.
Outras linhas, como a 30, 58 e 71, também terão alterações temporárias, passando a circular por rotas alternativas que incluem as ruas Rio Grande, Rio Araguaia, Rio Tietê e demais vias até o Trevo do SAMU.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, por meio do Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, em parceria com a empresa Tiquinho, realiza neste sábado, dia 4 de abril de 2026, a partir das 8h, o evento “Caça aos Ovos”. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos e integra a programação especial de Páscoa.
A atividade acontecerá na área de exposição do parque e contará com 500 vale-brindes escondidos pelo espaço. Para garantir o prêmio, os participantes deverão encontrar os vales e resolver uma charada, que dará direito à troca por um ovo de Páscoa. A proposta busca incentivar o raciocínio e tornar a experiência mais interativa e divertida.
Para manter a organização, será permitida a retirada de apenas um ovo por CPF de criança ou adolescente dentro da faixa etária estabelecida. A orientação também é para que todos respeitem as áreas delimitadas do parque, sendo proibido o acesso a locais restritos.
Além do caráter recreativo, o evento também terá um enfoque educativo. Durante a ação, serão apresentadas informações sobre o significado da Páscoa e atividades de conscientização ambiental. Entre os destaques está a apresentação do tapiti, considerado o único coelho nativo do Brasil, reforçando a importância da preservação das espécies e do meio ambiente.
Gratuito e aberto ao público, o evento busca promover a convivência familiar, o aprendizado e a celebração da Páscoa em meio à natureza.
TORRINHA/SP - Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de um indivíduo por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (2), em um dos pontos já conhecidos pelo comércio ilegal no município de Torrinha.
A equipe da viatura I-37223, composta pelo Al Sgt PM Ventura e SD PM Girão, recebeu denúncia via COPOM informando que um homem estaria nas proximidades de um bar, na Praça da Cuca, possivelmente armado e envolvido com o tráfico de drogas.
Com apoio da equipe de Brotas (I-37222 – CB PM Fagner e SD PM Gabriel), os policiais se deslocaram até o local. O indivíduo, ao perceber a presença das viaturas, apresentou comportamento suspeito, levando a mão à cintura e tentando ocultar algo, movimento típico de quem sabe que está em situação irregular.
Na abordagem, foi localizada uma sacola contendo entorpecentes escondida na cintura, além de um aparelho celular e R$ 520,00 em dinheiro, quantia compatível com a dinâmica do tráfico.
O suspeito recebeu voz de prisão, foi conduzido e posteriormente apresentado no plantão policial.
O delegado Luiz Gonzaga Bovo Júnior ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas, mantendo o indivíduo à disposição da Justiça.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.