Jornalista/Radialista
Nesta semana a Prefeitura encerra o atendimento na quinta-feira (2), retomando na segunda-feira (6) a partir das 9h30
ARARAQUARA/SP - Em razão do feriado da Paixão de Cristo (3 de abril), a Prefeitura de Araraquara funciona até quinta-feira (2) e retoma as atividades normalmente na segunda-feira (6).
Os Postos de Atendimento da Prefeitura - na Vila Xavier, no Selmi Dei e a Procuradoria Municipal - assim como o Paço Municipal, retomam o atendimento ao público a partir das 9h30.
Neste período de recesso, os serviços essenciais que necessitam de funcionamento ininterrupto, como o Pronto-Atendimento da Saúde, irão atender a população normalmente. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Araraquara – Central, Vila Xavier e Valle Verde - funcionam normalmente 24 horas.
O que funciona
• UPA Central - Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira - Vila Velosa
Atendimento: 24 horas
• UPA Valle Verde - Rua Henrique João Baptista Crisci, s/nº - Valle Verde
Atendimento: 24 horas
• UPA Vila Xavier - Rua José do Patrocínio, 660 - Vila Santa Maria (Vila Xavier)
Atendimento: 24 horas
• SAMU
Atendimento: 24 horas
Telefone: 192
- Casa de Acolhida
Atendimento: 24 horas
Telefone: 3336-7510
O que fecha
- Prefeitura Municipal
- Postos de Saúde
- Creches e escolas
- CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
- Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Gerências de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde, CEREST e DST/AIDS)
- Unidades de Saúde da Rede Básica e Rede Especializada
- Restaurante Popular
SÃO CARLOS/SP - A produção audiovisual universitária ganhou evidência em São Carlos com a realização de uma mostra de curtas-metragens produzidos por estudantes formandos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento ocorreu no Cine São Carlos e apresentou ao público oito trabalhos de conclusão de curso da turma de 2022.
Com a sala lotada, a sessão atraiu não apenas moradores da cidade, mas também familiares e apreciadores da arte vindos de diversas regiões do país, ampliando o alcance da iniciativa. A mostra reforçou a importância da aproximação entre universidade e comunidade, promovendo o acesso ao cinema nacional e valorizando novas narrativas.
Os curtas exibidos contemplaram diferentes gêneros, como documentário, videoclipe, terror psicológico, suspense e drama. A diversidade temática evidenciou a criatividade e a versatilidade dos estudantes, que participaram ativamente de todas as etapas de produção, direção e edição.
A qualidade técnica e narrativa das obras chamou a atenção do público, destacando o nível de formação oferecido pelo curso de Imagem e Som da UFSCar e evidenciando o potencial dos novos profissionais no cenário audiovisual brasileiro.
Mais do que uma exibição, a mostra se consolidou como um espaço de troca entre realizadores e espectadores, fortalecendo a cena cultural local e reafirmando o papel da universidade na democratização do acesso à arte.
Representante da comissão organizadora, o formando João Pedro Peres de Carvalho avaliou o evento como um marco para o curso e para a cidade. Segundo ele, a iniciativa contribuiu para reaproximar a universidade da população e demonstrou a força do audiovisual como ferramenta de conexão e mobilização cultural, além de destacar a importância da parceria com a Cinematográfica Casella & Casella para a realização da mostra.
A diretora de Artes e Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Mariana Navarro, ressaltou a relevância do audiovisual brasileiro. Para ela, além do reconhecimento internacional, o setor desempenha papel fundamental na valorização da identidade cultural e no fortalecimento da economia criativa.
Já Mônica Casella, sócia da Casella & Casella, parabenizou os estudantes pela qualidade das produções e destacou a parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para viabilizar as exibições no cinema, proporcionando uma experiência significativa ao público.
O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou a importância do momento para os formandos e para a cidade. Ele destacou o esforço dos estudantes ao longo da graduação e ressaltou que a apresentação dos trabalhos em uma sala de cinema representa o fortalecimento do audiovisual local. “Parabenizo a UFSCar por apresentar um resultado tão significativo, fruto do ensino e da estrutura da universidade, agradeço também a cinematografia Casella & Casella pela parceria e por poder mostrar os trabalhos na tela grande, na tela do cinema, que é um espaço nobre”.
Reconhecido como um dos mais importantes do país na área, o curso de Imagem e Som da UFSCar reafirma sua relevância por meio das mostras de trabalhos de conclusão.
Com exibições gratuitas, o evento amplia o acesso da população ao cinema e contribui para a valorização de novos talentos e o fortalecimento da cultura em São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o SENAI, está com inscrições abertas para o curso de Power BI, voltado à capacitação de servidores públicos e da população em geral.
O objetivo da iniciativa é preparar os participantes para os desafios da transformação digital, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas, aumento da competitividade no mercado de trabalho e atualização constante diante das inovações tecnológicas.
O Power BI é uma ferramenta de análise de dados desenvolvida pela Microsoft, que permite transformar informações em gráficos, relatórios e painéis interativos. Muito utilizada por empresas e órgãos públicos, a plataforma auxilia na tomada de decisões com base em dados de forma rápida e visual.
O curso tem início previsto para a primeira semana de abril e será realizado de segunda e quarta-feira e de terça e quinta-feira, das 13h às 17h, na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na Avenida São Carlos, nº 1.839, no Centro. A carga horária total será de 32 horas, distribuídas em oito aulas de quatro horas cada, com turmas de até 16 participantes.
As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 8h30 às 16h30, no mesmo local. Para participar, é necessário ter 18 anos completos e ensino fundamental completo. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3374-1750.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa como será o funcionamento dos serviços públicos municipais durante o feriadão de Páscoa. Na Quinta-Feira Santa (02/04), decretado ponto facultativo, quando é realizada a celebração da Eucaristia (Última Ceia) e do Sacerdócio, além do Lava-pés, e na Sexta-Feira Santa (03/04), Paixão de Cristo, feriado nacional oficial, alguns serviços serão alterados, sendo mantidos somente os essenciais.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Prado, Santa Felícia e do Cidade Aracy atenderão normalmente com plantão 24 horas. Em casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo 192. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) não funcionarão de 02/04 a 05/04, retornando o atendimento na segunda-feira (06/04), às 7h.
As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Aracy, Redenção, Vila Isabel, São José e do Santa Felícia ficarão abertas na quinta-feira (02/04), das 7h30min às 16h.
Já a Farmácia de Alto Custo (Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica), também funcionará na Quinta-feira Santa, porém das 7h30 às 14h.
Na sexta (03), sábado (04) e no domingo (05), a Farmácia da UPA Aracy fará a dispensação de medicamentos para uso agudo. Na relação de medicamentos padronizados para a UPA Aracy estão antitérmicos, analgésicos e antibióticos. Os medicamentos para tratamentos de uso contínuo (diabetes, hipertensão, saúde mental e demais doenças crônicas) não são dispensados pela Farmácia da UPA Aracy, que atende das 8h às 12h e das 13h às 18 h.
As Unidades de Atendimento ao Usuário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também não funcionarão de 02/04 a 05/04 com atendimento presencial, retornando na segunda-feira (06/04). Nesse período os usuários poderão utilizar o serviço de atendimento por meio do telefone 0800-300-1520 para atendimentos de emergências com relação a redes de água e esgoto.
Os Ecopontos do São Carlos VIII (Rua Capitão Luiz Brandão, 1.847); Jardim Paulistano (Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120); Jardim Medeiros (Rua Aristodemo Pelegrini, s/nº); Vida Nova (Avenida Regit Arab, 1.205 - Planalto Verde); Jardim Ipanema (Rua Miguel Petrucelli, s/nº) e do Cidade Aracy (Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507) funcionarão normalmente na quinta-feira (02/04) e no sábado (04/04), das 8h às 18h. Na sexta-feira Santa (03/04) e no Domingo de Páscoa (05/04), os ecopontos funcionarão das 8h às 12h.
Na Casa do Trabalhador também não haverá expediente nos dias 2 e 3 de abril, retornando às atividades na segunda, dia 6. Em virtude do ponto facultativo e feriado, o Procon também estará fechado nesse período.
Já o Mercado Municipal segue o horário do comércio que vai funcionar normalmente na Quinta-Feira Santa, fechar na Sexta-Feira Santa (03/04), abrir no sábado (04/04) em horário especial, das 9h às 17h e retomar horário normal na segunda-feira (06/04).
O Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna", localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena km 2, abre normalmente na quinta-feira (02/04) e na sexta-feira (03/04). O horário para visitação gratuita é das 8h às 16h30.
A Guarda Municipal, assim como o Conselho Tutelar e Defesa Civil podem ser acionados pelo telefone 153.
A coleta de lixo domiciliar permanece normal, sem alteração de horário e rotas.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.