fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obra resolverá de forma definitiva problemas ambientais na região.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) deu início aos trabalhos de substituição do coletor de esgoto, paralelo ao Córrego do Gregório, na região dos bairros São Judas Tadeu e Azulville, no trecho compreendido entre a rodovia SP-310 e a Avenida Vicente Pelicano.

MP ACOMPANHA SITUAÇÃO - A demanda dos moradores da região pela melhoria do sistema é antiga, inclusive com acompanhamento do Ministério Público Estadual. Para resolver a situação, o SAAE São Carlos desenvolveu um projeto para substituição do coletor, por um sistema mais moderno, com diâmetro de 40 cm e mais de 900 metros de extensão, em tubos em PEAD (polietileno de alta densidade) de dupla parede, que proporciona elevada durabilidade e alta capacidade de vazão.

RIGOR DA CETESB E DA LEGISLAÇÃO - O novo coletor foi dimensionado para atender não apenas as vazões atuais, mas também a expansão futura dos bairros atendidos. Todo o licenciamento ambiental do projeto foi feito junto à CETESB, de acordo com as diretrizes da legislação atual pertinente. A obra, que tem custo total de R$ 750.199,84 e conta com recursos obtidos pelo SAAE junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, com contrapartida da autarquia, deverá ser concluída até outubro de 2025.

“Trata-se de obra de elevado interesse público, na medida em que melhora as condições do sistema de esgoto da região, com a eliminação dos riscos de danos ambientais decorrentes de vazamentos ou extravasamento de esgoto. O coletor atual é constituído de tubos de concreto, há mais de 30 anos em serviço, possui diâmetro de 30cm e, justamente pelo crescimento da população, opera acima da capacidade recomendada. Pelo desgaste natural, a demanda de manutenção é frequente e as operações são de alta complexidade. Agrava o fato de que a cada evento e intervenção, é inevitável o vazamento de esgoto sanitário no Córrego do Gregório. O importante é salientar que o problema já tem data marcada para ser resolvido”, disse o presidente do SAAE, Derike Contri.

IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté promoveu o encerramento da campanha "Faça Bonito" com uma significativa roda de conversa realizada no Centro Cultural do Jardim Cruzado. 

O evento reuniu autoridades, profissionais da educação, da saúde, da  assistência social e do esporte em um momento de reflexão, conscientização e troca de experiências sobre a proteção à infância e adolescência.

A palestra teve como tema central o “Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da rede de proteção”, conduzida pelas psicólogas Débora Guimarães e Haryadny Muniz. 

As especialistas destacaram a importância da atuação integrada entre escolas, famílias, instituições e poder público para garantir um ambiente seguro e acolhedor às crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença do prefeito Ronaldo Venturi, além dos secretários municipais Diangeles Chagas (Saúde), Rosângela Oliveira - Nova (Educação), Jacqueline Barbosa (Assistência Social), e do secretário adjunto de Cultura e Turismo, Giliardi Nishihara. Também participaram do evento, a coordenadora do Conselho Tutelar, Nilza Chiuzi, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Dra. Ana Lúcia Mendes, a presidente da Câmara Municipal, Viviane da Ong, e a vereadora Jaque Motta.

A ação reforça o compromisso do município de Ibaté com a defesa dos direitos da infância e com o fortalecimento da rede de proteção, promovendo um futuro mais seguro para as novas gerações.

IBATÉ/SP - A Guarda Municipal de Ibaté participou, na cidade de São Carlos, do sexto treinamento sobre a implantação do sistema SINESP (Central de Atendimento e Despacho).

A tecnologia oferece suporte a serviços públicos emergenciais, integrando o atendimento entre diversas forças de segurança e órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais.

O objetivo principal do SINESP é otimizar a gestão de recursos, reduzir o tempo de resposta e aprimorar o planejamento operacional. Através de uma plataforma de tecnologia da informação, o sistema permite o registro e gerenciamento de ocorrências acionadas por números de emergência, cobrindo todas as etapas, desde o atendimento da solicitação até o encerramento da ocorrência.
Representando Ibaté, a Guarda Municipal Viviane Santos Souza participou da capacitação que visa preparar a corporação para a implantação do sistema no município.

O secretário municipal de Segurança Pública, Major Fumagale, destacou a importância da iniciativa.

“A participação da nossa Guarda Municipal nesse processo é fundamental para que Ibaté esteja integrada ao sistema nacional de emergências. Essa tecnologia vai proporcionar mais agilidade, precisão e eficiência nos atendimentos, fortalecendo a atuação conjunta com outras forças de segurança e melhorando o serviço prestado à população.”

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Segurança Pública, reforça o compromisso com o aperfeiçoamento contínuo da Guarda Municipal e a modernização das ações de segurança, visando garantir mais proteção e qualidade de vida à população.

Objetivo é diminuir inadimplência da autarquia, que hoje gira ao redor de 30%, além de ajudar usuários a resolverem pendências.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) lançou nesta sexta-feira, 16/05, o Programa de Renegociação de Débitos Tributários e Não Tributários (PRD). Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, e sancionado pelo prefeito Netto Donato, o programa oferece condições facilitadas para que os contribuintes regularizem suas dívidas, seja por meio de pagamento à vista ou parcelado.

Baseado em iniciativas semelhantes promovidas pela Prefeitura de São Carlos, o PRD busca incentivar a quitação de débitos em atraso e, ao mesmo tempo, fortalecer a capacidade de investimento do SAAE em infraestrutura de abastecimento de água e de tratamento de esgoto.

PARCELAS - Contribuintes em geral poderão parcelar seus débitos em até 24 vezes, com descontos significativos sobre juros e multas. As parcelas mínimas serão de R$ 74,04 para pessoas físicas e R$ 185,10 para pessoas jurídicas. Beneficiários da tarifa social terão acesso a parcelamentos em até 120 vezes, com parcelas mínimas a partir de R$ 37,02.

“O PRD quer reduzir a inadimplência e é uma oportunidade importante para que os usuários regularizem seus débitos com condições acessíveis e descontos atrativos, ao mesmo tempo em que contribuem para o fortalecimento dos investimentos em saneamento e melhoria dos serviços prestados pelo SAAE à população de São Carlos”, destacou o presidente do SAAE, Derike Contri.
 

DESCONTOS OFERECIDOS - Para contribuintes em geral:
•    Pagamento à vista: 100% de desconto em juros e multas;
•    Parcelamento em até 12 meses: 70% de desconto;
•    Parcelamento em até 24 meses: 50% de desconto.

Para beneficiários da tarifa social:
•    Pagamento à vista: 100% de desconto;
•    Parcelamentos de até 120 meses: descontos escalonados, conforme o número de parcelas.

COMO ADERIR AO PRD? - O prazo para adesão ao PRD vai até 14 de Julho. Para participar, os interessados devem procurar um dos postos de atendimentos presenciais do SAAE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e estar com o cadastro atualizado. Além disso, não será exigida a apresentação de garantias ou bens como requisito para adesão. 

Débitos antigos, inclusive os de programas anteriores como anistias ou REFIS, poderão ser renegociados conforme as regras do PRD. Contribuintes com ações judiciais em andamento relacionadas aos débitos deverão apresentar a desistência formal dos respectivos processos para concluir a adesão.

Postos de atendimento presencial do SAAE:
•    Centro – Rua Sete de Setembro, 2.152
•    Vila Prado – Rua Bernardino de Campos, 636
•    Cidade Aracy – Rua Lucy Serillo, 155
•    Santa Eudóxia – Rua Cristóvão Martinelli, 22
•    Santa Felícia – Rua Francisco Possa, 1.450
•    Sede Administrativa – Av. Getúlio Vargas, 1.500

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.