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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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PARIS - O ano de 2023 foi confirmado como o mais quente há registrado, de acordo com relatório divulgado na terça-feira, 9, pelo observatório europeu Copernicus. A temperatura média no ano passado foi 1,48 ºC mais quente do que na era pré-industrial, de acordo com a agência.

Este valor é um pouco inferior aos 1,5°C que o mundo havia proposto como limite, no âmbito do Acordo Climático de Paris em 2015, a fim de evitar os efeitos mais graves do aquecimento global. E janeiro de 2024 está a caminho de ser tão quente que, pela primeira vez, um período de 12 meses excederá o limite de 1,5°C, disse Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudança Climática do Copernicus.

Os cientistas sustentam que o planeta precisaria de um aquecimento médio de 1,5°C ao longo de duas a três décadas para violar tecnicamente o limite. "A meta de aquecimento de 1,5°C tem de ser mantida porque vidas estão em risco e há decisões que terão de ser tomadas e essas decisões não afetarão você ou a mim, mas afetarão nosso povo. Filhos e netos", disse Samantha.

O calor recorde causou estragos e até mortes na Europa, América do Norte, China e muitos outros lugares no ano passado. Mas os cientistas também alertam que o aquecimento atmosférico está causando fenômenos climáticos extremos, como a seca prolongada no chifre da África, as chuvas torrenciais que destruíram barragens e mataram milhares de pessoas na Líbia e os incêndios florestais no Canadá que poluíram o ar da América do Norte até a Europa.

Pela primeira vez, os países reunidos na conferência anual das Nações Unidas sobre o clima, em dezembro do ano passado, concordaram em abandonar os hidrocarbonetos responsáveis pelas alterações climáticas, mas não estabeleceram requisitos concretos para o fazer.

O Copernicus estima que a temperatura global média em 2023 foi cerca de um sexto de 1°C superior ao recorde anterior estabelecido em 2016.

Embora isto pareça um valor minúsculo no contexto dos registros globais, é uma margem excepcionalmente grande para um recorde, disse a vice-diretora do Copernicus. A temperatura global média em 2023 foi de 14,98°C, calcula o Copernicus.

"Os recordes foram quebrados durante sete meses. Tivemos junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro mais quentes", disse Samantha.

"Não foi apenas uma temporada ou apenas um mês que foi excepcional. Foi excepcional por mais de metade do ano. Existem vários fatores que contribuíram para que 2023 fosse o ano mais quente já registrado, mas de longe o maior foram os gases com efeito de estufa que retêm o calor na atmosfera", disse ela. Esses gases provêm da queima de carvão, petróleo e gás natural.

 

 

POR ESTADAO CONTEUDO

ALEMANHA - A família de Michael Schumacher decidiu vender uma Ferrari F430 Spider autografada pelo heptacampeão; segundo o "Marca", o carro foi um presente de Schumi ao pai Rolf Schumacher. O ex-piloto alemão segue afastado da vida pública, com seu estado de saúde mantido sob sigilo desde o grave acidente de esqui sofrido nos alpes da França. O episódio completou dez anos no dia 29 de dezembro de 2023.

O carro de 2005 está à venda por 299.500 euros (cerca de R$ 1,6 milhão) e tem apenas 29.301 km rodados; o interior inclui ainda uma placa com o nome do modelo e a assinatura de Michael. O F430 é equipado com o F136, motor V8 de 4,3 litros, e tem 490 cv.

A Ferrari da família Schumacher também inclui o "manettino". A peça - criada por Frank Stephenson, designer do F430, que se inspirou nos volantes usados na F1 - permite que o motorista ajuste, no volante, os sistemas eletrônicos do carro de acordo com as próprias preferências ou condições da estrada.

Juntos, Michael Schumacher e Ferrari construíram uma das parcerias mais bem-sucedidas da história da F1 na virada do século XX para XXI. Entre 2000 e 2004, o alemão conquistou cinco títulos de pilotos consecutivos; o feito no ano 2000 quebrou, ainda, um jejum de 21 anos da escuderia que perdurava desde o Mundial de Jody Scheckter, em 1979.

O alemão não é visto em público desde o acidente no fim de 2013. A última informação sobre a saúde de Michael remete a setembro de 2019, quando ele foi internado em um hospital de Paris para um suposto procedimento com células-tronco; no mês seguinte, o cirurgião de Schumi negou o tratamento alegando "não fazer milagres".

A família opta pelo silêncio em relação ao estado do heptacampeão, reforçando constantemente o desejo e o direito de Schumi à privacidade. Poucas pessoas fora do núcleo familiar imediato têm autorização para visitar Michael; Jean Todt, ex-presidente da FIA e ex-diretor esportivo da Ferrari, é uma delas.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria.

 

 

Redação do ge

SÃO PAULO/SP - A Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu o local da Supercopa do Brasil, mas o palco do confronto entre Palmeiras, campeão brasileiro, e São Paulo, campeão da Copa do Brasil, deve ser o Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 3 de fevereiro.

A ideia era que a partida acontecesse no Maracanã, porém, o Flamengo, que costuma mandar seus jogos no estádio, vetou seu uso por parte da CBF.

O Parque do Sabiá, em Uberlândia, era uma outra opção da entidade que regula o futebol brasileiro, mas há o entendimento de que uma partida deste tamanho deve ser realizada em uma grande cidade por motivos logísticos.

Caso o Mineirão seja o local escolhido pela CBF, Belo Horizonte pode receber dois clássicos em um mesmo fim de semana. Isso porque Atlético-MG x Cruzeiro está marcado para o dia seguinte à Supercopa do Brasil, 4 de fevereiro, na Arena MRV.

Tradicionalmente a Supercopa do Brasil é disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas neste ano a capital federal não poderá receber o evento pelo fato de o local ser palco do evento Carnaval do Mané entre os dias 3 e 13 de fevereiro.

A demora para a definição da sede da Supercopa do Brasil de 2024 tem a ver com a crise política instaurada na CBF. Ednaldo Rodrigues reassumiu a presidência na última semana após liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Membros da FIFA e Conmebol, inclusive, desembarcaram no Brasil para acompanhar de perto o processo caótico envolvendo a entidade que regula o futebol brasileiro.

 

 

Por André da Silva Costa / GAZETA ESPORTIVA

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que na próxima segunda-feira (15/01) iniciará a operação de 6 novos radares fixos na cidade. 
São Carlos já contava com 13 equipamentos (10 radares fixos e 3 equipamentos de fiscalização não metrológicos capazes também de identificar avanço de sinal e de faixa de pedestre) que entraram em operação em abril do ano passado, porém 4 desses equipamentos agora foram remanejados, passando a operar em novos locais.
A SMTT destaca a importância dos radares fixos para a segurança viária, no controle da velocidade dos veículos nas vias, na contribuição para a redução de acidentes e para a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres.
De acordo com o secretário adjunto de Transporte e Trânsito, Sebastião Batista, os radares são dispositivos integrantes de estratégias para criar ambientes viários mais seguros e eficientes, e desempenham um papel fundamental na melhoria do comportamento dos motoristas no trânsito. “O fator mais importante é a segurança, o que contribui para a diminuição dos índices de acidentes de trânsito”, garante.
Todos os equipamentos foram instalados pela empresa Talentech – Tecnologia de São Paulo/SP, vencedora da licitação por um prazo de cinco anos, e posteriormente ligados à rede de energia elétrica pela CPFL e aferidos pelo Inmetro.

Confira a localização dos novos 6 radares:
1 – Avenida Bruno Ruggiero (160 metros após a saída do Condomínio Orizzonti di San Carlos);
2 - Avenida Henrique Gregori, nº 600;
3 - Avenida Henrique Gregori, nº 777;
4 - Rua Theodureto de Camargo, Nº 380;
5 - Avenida São Carlos, Nº 939;
6 - Avenida Prof. Luiz A. de Oliveira (oposto ao nº 11 x Avenida Salgado Filho);

Confira agora os novos locais dos radares remanejados pela Secretaria de Transporte e Trânsito:
1 -  Remanejado para Avenida Francisco Pereira Lopes (60 metros após o acesso para a Rua Carlos Sasso Garcia);
2 – Remanejado para a Rua Miguel Petroni, nº 2121;
3 – Remanejado para a Avenida Dr. Heitor José Reali (Spazio Monte Azul, Nº 1425);
4 – Remanejado para a Avenida Getúlio Vargas, nº 1.650 - Jardim São Paulo;

Os demais permanecem nos mesmos locais: Avenida Getúlio Vargas (próximo ao nº 2.700); Avenida Bruno Ruggiero Filho (oposto ao nº 676); Avenida Trabalhador São-carlense (defronte ao nº 594); Avenida Trabalhador São-carlense (altura do nº 781); Avenida Miguel Petroni (defronte ao nº 3220); Rua João De Guzzi (defronte nº 2431); Avenida Comendador Alfredo Maffei (80 metros antes do nº 1.310); Avenida Comendador Alfredo Maffei (90 metros antes do nº 1.299); Avenida Francisco Pereira Lopes (650 metros após o cruzamento com a Rua Dra. Fabiana Porto Morasco) e na Avenida Prof. Luiz Augusto de Oliveira (defronte ao nº 384).

Os equipamentos de fiscalização não metrológicas estão instalados na Avenida Getúlio Vargas X Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior; Avenida São Carlos X Rua Geminiano Costa e na Avenida São Carlos X Rua XV de Novembro.
São Carlos possui agora 16 radares fixos e 3 com equipamentos de fiscalização não metrológicos capazes também de identificar avanço de sinal e de faixa de pedestre.
De abril a novembro de 2023 foram registradas 30.113 autuações, sendo 19.986 por transitar em velocidade superior máxima permitida em até 20%; 3.604 por avanço de sinal vermelho de semáforo e parada obrigatória; 3.297 por parar sobre faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso; 2.881 por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% até 50% e 345 por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%.

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