Jornalista/Radialista
Sistema HS-WIM está sendo instalado pela Ecovias Noroeste Paulista no quilômetro
264 da Rodovia Washington Luís, sentido interior-capital, e permitirá fiscalização de excesso
de carga com mais fluidez, alta precisão e segurança viária; período de testes será de seis meses
ARARAQUARA/SP - A Ecovias Noroeste Paulista está implantando, no quilômetro 264 da Rodovia Washington Luís (SP-310), pista sul (sentido interior-capital), em Araraquara (SP), a tecnologia de Pesagem em Movimento na Velocidade da Via, conhecida como HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion). A inovação permitirá a fiscalização remota de excesso de carga em veículos comerciais com alta precisão e sem necessidade de parada, representando um avanço significativo para a mobilidade e a segurança nas rodovias do Estado de São Paulo.
O cronograma da obra contempla a instalação de sensores de alta precisão no pavimento e de um pórtico equipado com câmeras inteligentes, capazes de identificar o modelo, a quantidade de eixos, a placa e o tipo do caminhão ou ônibus que trafega pela rodovia. O sistema passará por um período de testes de, aproximadamente, seis meses antes de entrar em operação.
O grande diferencial do HS-WIM é a capacidade de pesar, automaticamente, todos os veículos em movimento, com tempo médio de leitura de 1,2 segundo por veículo. Isso otimiza o processo de fiscalização sem comprometer a fluidez do tráfego, transformando algo que é, tradicionalmente, moroso em uma operação altamente eficaz.
A pesagem diretamente na pista elimina a necessidade de desvios, pátios ou balanças físicas, contribuindo para o aumento da fluidez e da segurança na rodovia. Os impactos positivos se estendem também ao meio ambiente: estudos preliminares indicam uma redução de até 20% na emissão de gases de efeito estufa, como resultado da diminuição nas paradas e acelerações constantes exigidas nas balanças convencionais.
Avanço tecnológico
A instalação do HS-WIM em Araraquara representa mais um passo importante da Ecovias Noroeste Paulista rumo à modernização das rodovias do interior paulista, com ganhos relevantes para toda a cadeia logística, para os usuários da via e para o meio ambiente.
A concessionária é pioneira na implantação do Pedágio Eletrônico Free Flow no Estado de São Paulo. Baseado em pórticos com câmeras, antenas e sensores, o sistema permite que os veículos passem pelas praças de pedágio sem precisar parar ou reduzir a velocidade. Atualmente, dois pontos operam com essa tecnologia: no quilômetro 179 da Rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis, e no quilômetro 110 da Rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal. O pagamento é automático para veículos com TAG válida. Para os demais, é possível quitar em até 30 dias pelos canais digitais da concessionária: site freeflow.ecoviasnoroeste.com.br, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista ou WhatsApp (0800-326-3663).
Desde junho de 2024, a concessionária também disponibiliza a tecnologia SOS.ECO.BR, que permite aos motoristas solicitarem socorro diretamente do celular, sem precisar sair do veículo. Desenvolvida em parceria com a TIM, a ferramenta ampliou a cobertura de rede nas rodovias, especialmente em áreas que antes não contavam com sinal de voz ou dados - beneficiando usuários de todas as operadoras.
A tecnologia HS-WIM já vem sendo utilizada com sucesso pela Ecovias do Cerrado, concessionária também pertencente ao grupo EcoRodovias, que administra trechos das BR-364 e BR-365, em Minas Gerais e Goiás. Em 2023, o sistema foi implantado nos quilômetros 640 (BR-365 - Uberlândia-MG) e 110 (BR-364 - Cachoeira Alta-GO) - este último é o primeiro do Brasil apto a fiscalizar, simultaneamente, os dois sentidos de uma rodovia de pista simples. O projeto foi reconhecido com o Prêmio ANTT – Destaques 2023 e recebeu menção honrosa no Prêmio P3C, promovido na B3.
Como funciona o sistema HS-WIM
· Sensores são instalados no pavimento da rodovia.
· Câmeras em pórtico identificam os veículos de carga em tempo real.
· A pesagem é feita, automaticamente, sem parada ou redução de velocidade.
· Todos os veículos pesados são monitorados - sem triagem prévia.
· Os dados são processados e armazenados para fins de fiscalização.
Vantagens
· Fiscalização de 100% dos veículos de carga.
· Aumento da detecção de sobrecargas.
· Redução do desgaste no pavimento.
· Mais segurança nas estradas.
· Diminuição de atrasos no transporte.
· Estímulo à concorrência justa entre transportadoras.
SÃO CARLOS/SP - Durante o mês de julho, o Parque Ecológico de São Carlos se transforma em um lugar especial para quem quer aproveitar as férias em meio à natureza. A programação é pensada para encantar pessoas de todas as idades, com atividades que misturam diversão, aprendizado e contato com os animais. Os destaques ficam para o Passeio Noturno, a Quarta com Bicho e o Curso de Férias de Inverno, opções perfeitas para quem quer viver algo diferente durante esse período.
Uma das atividades propostas é o Passeio Noturno, que acontece nos dias 11 e 25 de julho, com concentração a partir das 19h, na entrada do parque. Na oportunidade, o participante terá a experiência de caminhar no escuro entre animais selvagens, guiado apenas por sons e cheiros da natureza.
Durante o trajeto de até 2h30, os participantes têm a chance de observar animais de hábitos noturnos como onças, raposas e corujas, além de vivenciar uma experiência sensorial única.
Quarta com Bicho - Nos dias 9 e 23 de julho, o Parque abre suas portas para uma das atividades mais queridas do público: a Quarta com Bicho. Em dois turnos - manhã (08h às 11h) e tarde (13h às 16h) - famílias inteiras podem conhecer os bastidores do parque, acompanhar o manejo de animais e aprender sobre o trabalho dos profissionais que cuidam da fauna local. Em caso de mau tempo, a programação pode ser alterada.
Férias de Inverno - De 15 a 18 de julho, crianças de 7 a 12 anos poderão participar do Curso de Férias de Inverno, uma imersão educativa e divertida no universo da conservação ambiental. A proposta é despertar o interesse pela natureza por meio de atividades práticas sobre o meio ambiente, manejo de animais silvestres e sustentabilidade.
As inscrições para qualquer uma das atividades são presenciais, feitas diretamente na administração do Parque. Os responsáveis devem preencher a ficha de inscrição, pagar a taxa, assinar a autorização e receber todas as orientações. É necessário seguir instruções de vestimenta adequada às atividades de campo e trazer itens como protetor solar, repelente e binóculos. Durante os dias 15, 16 e 17, não será oferecido almoço, mas os participantes podem levar seus próprios lanches.
O Parque Ecológico de São Carlos está localizado Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelo (16) 99650-4708 (WhatsApp).
SÃO CARLOS/SP - A Farmácia de Alto Custo de São Carlos, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), realiza atualmente a dispensação de mais de 160 tipos de medicamentos, voltados ao tratamento de doenças crônicas, raras e de alta complexidade. Os medicamentos seguem os 96 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A aquisição e entrega dos medicamentos são de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara. Já a Prefeitura de São Carlos fornece a estrutura física e a equipe profissional responsável pelo atendimento aos usuários.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, essa política pública tem papel essencial na vida de milhares de pessoas. “Estamos falando de medicamentos de valor elevado, ou que, devido à necessidade de uso contínuo, acabam se tornando inacessíveis para a maior parte da população. Esse serviço garante o acesso gratuito a tratamentos que salvam vidas e assegura mais dignidade às famílias, independentemente da sua condição econômica”, afirma.
A Farmácia de Alto Custo está funcionando em novo endereço: rua José Bonifácio, nº 889, no Centro, em frente ao Fórum Trabalhista. A nova sede conta com nove guichês de atendimento, equipe formada por farmacêuticos e técnicos em farmácia, além de estrutura mais ampla e confortável, tanto para usuários quanto para servidores.
Além da Farmácia de Alto Custo, o local também abriga a Farmácia de Processos Judiciais, destinada à entrega de medicamentos concedidos por decisões da Justiça. “O atendimento agora é realizado de forma separada, com salas e guichês distintos para cada serviço, o que melhora significativamente o fluxo e reduz o tempo de espera”, explica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Vítor Bassetto.
Atualmente, são realizados de 300 a 350 atendimentos por dia, o que representa cerca de 6 mil usuários ao mês. A Farmácia Judicial realiza entre 40 e 50 atendimentos diários.
Para ter acesso aos medicamentos de alto custo, o paciente deve apresentar laudo médico e receita com a indicação do remédio e da patologia. Também é necessário portar o Cartão Nacional de Saúde (SUS), que pode ser emitido em qualquer unidade básica de saúde do município.
Os medicamentos fornecidos fazem parte da chamada Atenção Secundária à Saúde e são indicados para casos que envolvem tratamentos mais complexos, doenças raras ou quando não há resposta aos medicamentos tradicionais.
Todos os brasileiros atendidos pelo SUS têm o direito de solicitar esses medicamentos quando são essenciais para o tratamento e para a preservação da saúde e qualidade de vida.
O horário de funcionamento da Farmácia de Alto Custo é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h para retirada de senhas.
EUA - A Meta e a OpenAI estão entre as gigantes da tecnologia que lideram a corrida pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial. Mas essa disputa vai além dos avanços técnicos: ela também acontece nos bastidores, com cada empresa tentando atrair os talentos da concorrente.
Na semana passada, surgiram relatos de que a Meta estaria tentando convencer engenheiros da OpenAI a mudarem de lado. O Wall Street Journal revelou que o próprio CEO e cofundador da Meta, Mark Zuckerberg, conseguiu contratar três importantes pesquisadores da rival: Lucas Beyer, Alexander Kolesnikov e Xiaohua Zhai — responsáveis por fundar o escritório da OpenAI em Zurique, na Suíça.
A movimentação provocou reação imediata dentro da OpenAI. Segundo a Wired, o diretor de pesquisa da empresa, Mark Chen, enviou uma mensagem aos funcionários por meio do Slack expressando frustração com a situação.
“Agora sinto algo visceral, como se alguém tivesse invadido a nossa casa e levado algo embora. Confiem em nós quando dizemos que não estamos parados”, escreveu Chen, prometendo esforços para reter os profissionais da casa.
Ele também afirmou que tem trabalhado diretamente com Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, para criar formas mais justas de reconhecer e recompensar os talentos que permanecem na empresa.
por Notícias ao Minuto
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