Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento institucional, o 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou, no dia 27 de fevereiro, a Solenidade de Valorização ao Policial Militar. O encontro ocorreu no auditório do CIESP e contou com a participação de autoridades, integrantes da corporação e familiares.
A iniciativa teve como foco valorizar o comprometimento dos policiais militares que atuam na região. Entre as homenagens, foram entregues Medalhas de Valor Militar aos profissionais que alcançaram marcos de 10, 20 e 30 anos de serviço com histórico disciplinar exemplar.
Também foram concedidas Láureas de Mérito Pessoal a policiais que se destacaram em ações relevantes, além do reconhecimento ao Policial Destaque do Mês de fevereiro. A equipe responsável por uma ocorrência considerada de alta complexidade recebeu o prêmio de Ocorrência Destaque.
O momento mais aguardado da solenidade foi a entrega do título de Policial do Ano de 2025, distinção concedida ao profissional que apresentou desempenho de excelência ao longo do último ano.
Segundo o comando do batalhão, a valorização interna é ferramenta estratégica para manter o moral da tropa elevado e reforçar o compromisso da Polícia Militar com a preservação da ordem pública e a proteção da sociedade.
BRASÍLIA/DF - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse hoje (3), em São Paulo, que o governo poderá enviar um projeto de lei com urgência para o Congresso Nacional, caso as discussões que tratam sobre a jornada de trabalho, como o fim da escala 6x1 e a redução de horas semanais, não caminhem na"velocidade desejada”.
A urgência impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.
“Tem um debate importante com a direção das duas Casas [Câmara e Senado]. O presidente [da Câmara] Hugo Motta assumiu conosco de tocar as duas coisas: as PECs [Proposta de Emenda à Constituição] que estavam lá e também os projetos de lei [PL] vigentes que estão tramitando na Casa. Evidentemente que o PL pode ter uma velocidade maior que o da PEC. Mas o governo não descarta, a depender da conversa entre o presidente Hugo Mota e o presidente Lula, de mandar um projeto de lei em urgência. Se as coisas não caminharem na velocidade desejada, nós podemos encaminhar um projeto de lei com urgência que, acredito, seria a possibilidade dela evoluir”, disse o ministro, durante entrevista coletiva em que divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Uma das PECs que tramitam atualmente no Congresso aumenta de um para dois dias o descanso mínimo semanal — preferencialmente aos sábados e domingos - e diminui de 44 para 36 horas o tempo máximo de trabalho semanal, sem contar horas extras. Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.
Durante entrevista a jornalistas, Marinho disse considerar viável o fim da jornada 6×1, mas ressaltou que a prioridade do governo é a redução de jornada que, em sua visão, já deveria ter ocorrido.
“Nesta fase, acredito sinceramente que é plenamente possível reduzir a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais. E, portanto, isso pode levar à condição de acabar com a escala 6x1, que é o grande sonho de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, em particular do comércio e serviço.”
Ele também reiterou que não há discussão atualmente no governo sobre compensações fiscais às empresas como contrapartida para a mudança. Para ele, “o pressuposto para a compensação é o aumento da produtividade”.
“Não faz sentido, na minha opinião, pensar em incentivos fiscais para a questão [da redução] da jornada parcial”, disse o ministro.
“É preciso que o mundo empresarial, os trabalhadores e suas representações colaborem no sentido de melhorar o ambiente do mundo do trabalho. Se você evitou acidente, evitou doenças, você vai aumentar a produtividade. Se você investir em tecnologia, você vai garantir o aumento da produtividade. E o Brasil precisa melhorar a produtividade”, afirmou.
Em janeiro, o Brasil apresentou saldo positivo de 112.334 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged. O resultado foi obtido com a admissão de 2.208.030 pessoas e 2.095.696 desligamentos.
Apesar do balanço positivo, este foi o pior janeiro desde 2024, com saldo de 173.127 novos postos de trabalho. Segundo o ministro, a queda que vem sendo observada ocorre por causa dos juros altos (Selic), atualmente estabelecida em 15% ao ano.
“Cantamos essa bola desde 2004. O ritmo do juro praticado [em patamar elevado] ia levar a uma diminuição da velocidade [da criação de novos empregos]. Então, o que aconteceu foi uma diminuição da velocidade”, explicou.
Segundo o Caged, quatro setores tiveram um desempenho positivo em janeiro, com destaque para o da indústria, que teve um saldo positivo de 54.991 postos de trabalho. Em seguida aparece o da construção, com 50.545 de saldo; serviços (40.525) e agropecuária (23.073). Já o setor de comércio teve um desempenho negativo, com saldo de -56.800 postos de trabalho.
No acumulado de doze meses (entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026), o saldo de novos vínculos celetistas foi de 1.228.483.
O Caged apontou ainda que o salário médio real de admissão em janeiro deste ano foi de R$ 2.289,78, o que representou uma variação positiva de R$ 77,02 em relação a dezembro do ano passado.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico de São Carlos convida a população para comemorar o primeiro aniversário da onça-pintada Atenas, na próxima sexta-feira (06/03), às 9h. A celebração contará com enriquecimento ambiental especial preparado pela equipe técnica, proporcionando estímulos que aguçam os instintos naturais do animal.
A decoração temática inclui elementos com sabores, cheiros e texturas, desenvolvidos para estimular comportamentos típicos da espécie e promover bem-estar. Embora a ambientação permaneça disponível ao longo do dia, as onças costumam interagir com os estímulos rapidamente, por isso a orientação é que o público chegue cedo para acompanhar o momento.
Atenas é uma onça-pintada fêmea nascida no próprio Parque Ecológico e representa um importante símbolo para a conservação da espécie. Filha de Tabatinga e Codajás, ambos com 10 anos de idade, ela integra um programa de manejo que visa fortalecer a preservação do maior felino das Américas. Seus pais foram resgatados ainda filhotes, criados sob cuidados humanos e posteriormente encaminhados pela Associação Mata Ciliar para o programa de conservação em São Carlos.
A onça-pintada desempenha papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, atuando como predadora de topo e contribuindo para a manutenção da saúde e da diversidade ambiental. O nascimento de Atenas faz parte de um plano técnico de manejo e conservação que busca garantir a sobrevivência da espécie, diante de ameaças como a perda de habitat e conflitos ambientais. Seus descendentes poderão, futuramente, contribuir para ações de reintrodução na natureza.
Ao longo deste primeiro ano, Atenas cresceu saudável, tornou-se um dos destaques do Parque e reforçou a importância da conscientização ambiental junto aos visitantes.
A celebração do primeiro ano de vida da onça-pintada é, acima de tudo, um momento de educação ambiental, valorização da biodiversidade brasileira e fortalecimento das ações de conservação.
A entrada é gratuita. A organização reforça o convite para que a comunidade participe desse momento especial, que une aprendizado, sensibilização e amor pela natureza.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) arrecadou mais de 1 tonelada de doações durante o CarnaFESC – Gerações em Festa, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro. Todo o material foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a distribuição às famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade.
As doações incluíram alimentos não perecíveis como arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha, leite, óleo, sal, fubá e extrato de tomate, além de produtos de higiene pessoal, como sabonetes e creme dental, e itens de limpeza, como detergente e materiais diversos.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, ressaltou a importância da mobilização comunitária. “O CarnaFESC mostrou que é possível unir cultura, lazer e solidariedade. A comunidade respondeu de forma extraordinária e conseguimos superar a marca de uma tonelada de doações, que agora vão ajudar muitas famílias da nossa cidade”, destacou.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.