Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã do último sábado (28/02), o 1º Mutirão de Combate à Dengue no Residencial Eduardo Abdelnur, na região sul de São Carlos. A ação integrou a 9ª Campanha Regional “Juntos Contra a Dengue”, promovida pela EPTV.
Durante a mobilização, quatro equipes percorreram o bairro e visitaram mais de 950 residências. Ao todo, foram recolhidos 14 caminhões de materiais inservíveis e entulhos, além de 6 caminhões basculantes, totalizando 20 caminhões de resíduos retirados das ruas e das casas.
O mutirão contou com o apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Qualidade Urbana e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além da participação de Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que realizaram vistorias e orientações aos moradores sobre eliminação de criadouros.
De acordo com o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a iniciativa reforça o trabalho preventivo no enfrentamento à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
“Durante as visitas, as equipes alertaram que a maior parte dos focos do mosquito costuma estar dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada. Após a realização do mutirão, os dados coletados passam por análise técnica para direcionar as próximas ações. Com base no levantamento de casos, presença de larvas e índices de infestação, novas frentes de trabalho serão programadas para bairros com maior incidência”, explica o secretário.
“Esse mutirão mostra que o enfrentamento à dengue precisa ser feito de forma conjunta, com o poder público e, principalmente, com a participação da população. Conseguimos visitar mais de 950 residências e retirar 20 caminhões de materiais que poderiam se transformar em criadouros do mosquito. Isso representa mais segurança para as famílias. Nosso trabalho é contínuo: além da retirada dos inservíveis, realizamos orientação, vistoria e análise técnica dos dados para direcionar as próximas ações. A dengue é uma doença séria, que pode evoluir para quadros graves. A prevenção ainda é a melhor estratégia, e vamos seguir intensificando as ações nos bairros com maior necessidade”, afirmou Denise Marins Gomide, diretora de Vigilância em Saúde.
A mobilização também contou com a presença do secretário municipal de Conservação e Qualidade Urbana, Mariel Olmo, reforçando a integração entre as pastas no combate à doença.
Centro e Vila Prado lideram os registros; crime provoca prejuízos financeiros, desperdício de água e transtornos à população.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) registrou, de janeiro deste ano até o momento, 47 ordens de serviço relacionadas a furtos de hidrômetros. As ocorrências se concentram principalmente no Centro, com nove registros, e na Vila Prado, com oito, enquanto as demais ocorrências foram registradas em diferentes bairros do município. Os números acendem um alerta para a gravidade dos impactos causados ao sistema de abastecimento.
O furto de hidrômetros vai muito além do prejuízo financeiro com a substituição do equipamento e os custos de instalação. A retirada do medidor pode provocar a interrupção no fornecimento de água, aumentar o risco de vazamentos no cavalete, gerar desperdício de água e ocasionar danos à estrutura do imóvel, além de comprometer a rede hidráulica.
PROCEDIMENTOS APÓS O FURTO - O responsável pelo imóvel deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e comunicar imediatamente o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) pelo telefone 0800 300 15 20, que também é WhatsApp, ou em uma das cinco unidades de atendimento. Com a apresentação do boletim, a autarquia realiza a substituição do hidrômetro, sendo cobrado apenas o valor da instalação, atualmente fixado em R$ 95,33. Na ausência do BO, o custo total passa a ser de R$ 222,83, valor que inclui o fornecimento do hidrômetro e a instalação.
O pedido e a instalação de um novo equipamento podem ser realizados mesmo sem o boletim; no entanto, o registro da ocorrência é fundamental para que seja cobrado somente o valor da instalação. O SAAE orienta que o BO seja apresentado o mais breve possível, preferencialmente em até três dias, prazo considerado suficiente, inclusive para quem opta pelo registro online.
MEDIDAS DE CAUTELA - Como forma de prevenção, o SAAE recomenda que os usuários adotem atitudes simples para reduzir o risco de furtos, como a instalação de caixas de proteção adequadas, o uso de suportes, cadeados ou lacres de segurança. A atenção com movimentações suspeitas também é fundamental para coibir esse tipo de crime.
O SAAE reforça, ainda, que o enfrentamento desse problema passa também pelo combate aos receptadores, que alimentam o mercado ilegal e contribuem diretamente para a continuidade das ações criminosas. A autarquia destaca, nesse sentido, que a colaboração da população é essencial, tanto na comunicação de atitudes suspeitas ao SAAE e à Guarda Municipal quanto na identificação de possíveis pontos de receptação de materiais furtados, ações consideradas decisivas para reduzir esse tipo de ocorrência no município.
Em encontro realizado no Paço Municipal, foram estabelecidas prioridades para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde públicos e da instituição que atende 24 cidades da região
ARARAQUARA/SP - Na manhã dessa segunda-feira (2), membros do Conselho Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara reuniu-se com o prefeito Dr. Lapena e integrantes do secretariado no Paço Municipal. O encontro teve como objetivo apresentar pautas importantes relativas ao funcionamento da instituição e às demandas junto ao poder público.
As tratativas foram centradas no alinhamento das necessidades operacionais da Santa Casa — que presta atendimento à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) — com as diretrizes da administração municipal, em busca de soluções eficazes para os serviços hospitalares oferecidos à população.
Em 2026, a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara celebra 124 anos de atuação, consolidando-se como uma das instituições de saúde mais tradicionais da cidade. Ao longo de sua trajetória, a entidade tem sido parceira estratégica da Prefeitura por meio dos atendimentos SUS, figurando como referência regional em atendimentos de média e alta complexidade.
Representando o Conselho Administrativo, estiveram presentes os advogados Dr. Dimas Ramalho, conselheiro do TCESP, e Dr. Fernando Passos; o professor da Uniara, Dr. Eduardo Rois; o vice-provedor Marcos Daniel; e o provedor Jéferson Yashuda.
Pela Administração Municipal, participaram o prefeito Dr. Lapena; o secretário de Governo, Leandro Guidolin; a secretária de Saúde, Emanuelle Laurenti; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gerson Roza de Freitas; a secretária de Comunicação, Paula Cardoso; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Priscila Crepaldi; e o secretário de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira.
Para o conselheiro Dr. Dimas Ramalho, a parceria entre a Santa Casa e a Prefeitura representa um impacto positivo direto no bem-estar da comunidade araraquarense: “Agradeço ao prefeito Dr. Lapena e a todo o secretariado pelo constante empenho e receptividade às demandas apresentadas. Acredito que a colaboração entre nossas instituições demonstra maturidade e resiliência diante dos desafios atuais”, ressalta. “Permaneceremos empenhados em fortalecer esse relacionamento e trabalhar em conjunto.”
Em consonância, o prefeito Dr. Lapena reforçou a relevância histórica e social da parceria entre o poder público municipal e a instituição hospitalar. “Mantemos as portas abertas para consolidar ainda mais esta parceria com a Santa Casa, com o propósito de aperfeiçoar o atendimento à nossa população e preservar a qualidade dos serviços prestados”, diz. “É compromisso desta gestão apoiar e ampliar iniciativas que garantam o cuidado integral ao cidadão.”
Inscrições devem ser feitas pela Internet e recrutamento será feito de acordo com demanda da Universidade
SÃO CARLOS/SP - Está aberto o período de credenciamento para pacientes simulados da Unidade de Simulação em Saúde (USS) do Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos de idade, com ou sem experiência em simulações em saúde, e que tenham disponibilidade para atuar conforme recrutamento da USS. Pessoas interessadas em participar devem fazer cadastro prévio no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), do Governo Federal, por meio deste link (https://www.gov.br/compras/
A USS se constitui como um laboratório didático de apoio educacional, que utiliza o Ensino Baseado em Simulação (EBS) como estratégia ativa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências no processo de formação e capacitação em saúde. As pessoas credenciadas prestarão serviços de atuação em cenários simulados para os cursos de graduação, pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e Programas de Residência em Saúde da UFSCar.
A atuação do paciente simulado é remunerada (R$46,13/hora) e ocorre de acordo com os perfis e demandas do processo de aprendizagem que a USS estabelecer. O credenciamento é gratuito e todas as informações e orientações detalhadas estão no edital, disponível neste link (https://bit.ly/4l3v1RP).
O prazo para credenciamento é até o dia 30 de novembro deste ano. As pessoas credenciadas podem ser recrutadas até essa data, e o período de vigência do contrato poderá ser prorrogado a critério da Administração. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.