SÃO PAULO/SP - O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta terça-feira (10) a lei que autoriza que os animais de estimação, como cães e gatos, sejam enterrados em jazigos familiares em todo o estado de São Paulo. A nova lei reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação.
O Projeto de Lei 56/2015, também conhecido como ‘Lei Bob Coveiro’, foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp), em dezembro de 2025. Segundo o texto, o projeto foi inspirado no caso de um cão que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra e, quando morreu, foi autorizado seu enterro junto de sua tutora.
De acordo com a nova lei, caberá aos serviços funerários de cada município estabelecer as regras para o sepultamento dos animais. As despesas serão de responsabilidade da família dona do jazigo ou da sepultura.
No caso de cemitérios particulares, a legislação permite a definição de regras próprias para o sepultamento de cães e gatos, desde que observadas as normas legais vigentes.
O Governo de São Paulo reforçou leis e novas políticas de proteção aos animais desde o início da gestão, em 2023. Entre as principais medidas estão a lei do Fim das Correntes, o Plano Estadual de Bem Estar Animal na Agricultura e a expansão da Rede de Hospitais Meu Pet.
Em janeiro, o governo criou também uma lei que reconhece o “Vira-Lata Caramelo” como expressão de relevante interesse cultural de São Paulo. Na prática, a lei tem como objetivo combater o preconceito contra animais sem raça definida (SDR).
Mais cuidado com os animais
O Governo de São Paulo entregou 32 unidades de consultórios veterinários do Pet Contêiner no ano passado. Em 2024, foram 16 unidades entregues. Desde 2023, já são 53 unidades entregues, garantindo acesso e atendimento veterinário gratuito. O programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) visa ampliar e atender principalmente municípios de menor porte, ampliando o acesso aos serviços veterinários públicos.
“O Pet Contêiner é uma ferramenta estratégica para cuidar da saúde e do bem-estar dos animais, especialmente em cidades que ainda não contam com atendimento veterinário público. Por meio do atendimento clínico básico, conseguimos prevenir doenças, orientar os tutores e garantir mais qualidade de vida para cães e gatos. Cuidar dos animais também é cuidar da saúde das pessoas, e o Pet Contêiner fortalece essa relação, levando o serviço para mais perto da população”, diz Rebecca Politti, diretora estadual de Bem-estar Animal.
Cada pet contêiner possui 60 m² e estrutura completa de consultório, com capacidade para até 10 atendimentos diários. As unidades são fornecidas pela Semil, enquanto a inauguração, gestão e manutenção ficam sob responsabilidade das prefeituras.
Atendimento realizado em unidade do Pet Contêiner. Foto: João Valério
ITU/SP - Durante uma ação conjunta entre a Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Federal, os agentes apreenderam cerca de 200 quilos de drogas que eram transportadas por um casal, na segunda-feira (9). A abordagem aconteceu na Rodovia Presidente Castello Branco, em Itu, no interior de São Paulo.
De acordo com os policiais, a abordagem aconteceu após uma denúncia sobre o transporte ilegal de mercadoria recebida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
Na carroceria do veículo, o casal carregava 114 tijolos de maconha, que somaram 120 quilos, além de 77 pacotes de skunk, totalizando 81,3 quilos.
A dupla foi detida e encaminhada ao Departamento de Polícia Federal em Sorocaba, onde a ocorrência foi registrada.
Unidade passou a realizar consultas e exames eletivos de Ortopedia; atendimento de urgência e emergência é feito na UPA Central
ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, desde o dia 26 de janeiro, as consultas e exames eletivos da especialidade de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado.
As consultas do Ambulatório de Traumatologia ocorrem no período da manhã, de segunda a quinta-feira, com capacidade média de atendimento de 20 pacientes por dia.
Além do Ambulatório de Traumatologia, também são prestados no local serviços como exames de raio-x, eletroencefalograma e ultrassonografia ambulatorial, previamente agendados pela rede municipal de saúde. Esses exames são realizados no período da manhã, das 9h às 12h, e no período da tarde, das 13h às 18h. A entrada para a unidade deve ser feita pela antiga recepção da UPA Melhado.
A Secretaria da Saúde destaca, ainda, que os atendimentos ortopédicos realizados na UPA Central permanecem exclusivamente destinados aos casos de urgência e emergência, como acidentes e outras situações que demandem atendimento imediato.
SÃO CARLOS/SP - O volume de chuvas acumulado em São Carlos desde o início de fevereiro ultrapassou com folga a média histórica do mês. De acordo com dados atualizados até as 8h desta terça-feira, 10, o município já registrou 349 milímetros de precipitação, superando em 132,9 mm a média de fevereiro dos últimos 19 anos, que é de 216,1 mm.
Somente na segunda-feira, 9, foram contabilizados 25,2 milímetros de chuva. O acumulado representa um excesso de aproximadamente 61% em relação ao padrão climatológico esperado para o período, indicando um mês atípico em termos de volume pluviométrico.
Especialistas alertam que chuvas acima da média elevam o risco de transtornos urbanos, como alagamentos, erosões e sobrecarga nos sistemas de drenagem. A Defesa Civil segue em estado de atenção e orienta a população a evitar áreas sujeitas a enchentes e a acionar os canais oficiais em caso de emergência.
A previsão indica a continuidade de instabilidades nos próximos dias, o que pode manter o acumulado elevado até o fim do mês.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação. Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.