Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Nesta terça-feira (10), por volta das 10h, a Santa Casa de São Carlos receberá o novo acelerador linear de última geração, um dos equipamentos mais modernos do mundo no combate ao câncer, destinado pelo Governo Federal. O equipamento chegará à instituição em dois caminhões lacrados, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para o transporte desse tipo de tecnologia.
O recurso corresponde à conquista obtida em dezembro de 2024, quando a Santa Casa foi contemplada pelo Governo Federal com o equipamento, considerado um dos mais avançados atualmente disponíveis. O novo acelerador linear permite a realização de radioterapia de forma extremamente precisa e segura, atingindo exclusivamente as células tumorais e preservando os tecidos saudáveis ao redor, o que reduz efeitos colaterais e amplia a eficácia do tratamento.
A chegada do equipamento representa uma grande conquista para a saúde de São Carlos e de toda a região, resultado de um planejamento cuidadoso e de um trabalho técnico detalhado, pensado para garantir a continuidade do cuidado aos pacientes oncológicos durante todo o processo de transição.
O novo acelerador substituirá o equipamento atualmente em uso e possibilitará a aplicação de novas técnicas de tratamento, alinhadas às melhores práticas adotadas nos grandes centros oncológicos do mundo. A troca, no entanto, exige uma série de etapas técnicas e regulatórias, incluindo a desmontagem do equipamento antigo, adequações estruturais, instalação do novo aparelho, testes rigorosos de qualidade, dosimetria (comissionamento) e autorizações de órgãos como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a SENEN e a Vigilância Sanitária.
Durante esse período, haverá uma suspensão temporária dos atendimentos de radioterapia na Santa Casa, prevista para o final de fevereiro, com início do processo de retirada do equipamento atual no começo de março. Ainda assim, todo o processo foi cuidadosamente planejado para que nenhum paciente fique sem atendimento.
De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação da Santa Casa, Dr. Flávio Guimarães, a instituição estruturou toda a logística necessária para garantir assistência integral aos pacientes. “Tudo foi pensado com muito cuidado. Sabemos da importância desse serviço e, por isso, organizamos toda a transição para que os pacientes continuem sendo atendidos. Durante esse período, eles estão sendo referenciados para Araraquara e, se necessário, também para Jaú e Ribeirão Preto. Todo o transporte, os agendamentos e o suporte de ida e volta estão sendo organizados e custeados pela Santa Casa. Nenhum paciente ficará desassistido”, afirma.
Os pacientes impactados pela suspensão temporária já estão sendo comunicados individualmente, e aqueles que estão em tratamento terão a continuidade garantida por meio da rede de referência, com acompanhamento da equipe da instituição.
O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior, destacou a importância do investimento e agradeceu ao Governo Federal. “Essa é uma conquista histórica para a Santa Casa, para São Carlos e para toda a região. Receber um acelerador linear de última geração, com o que há de mais moderno no mundo, é resultado de muito trabalho e planejamento. Agradecemos ao Governo Federal por esse investimento fundamental, que fortalece o SUS e amplia o acesso a tratamentos oncológicos mais modernos, eficazes e seguros”, ressalta.
SÃO CARLOS/SP - O vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso, representou o prefeito Netto Donato e o secretário municipal de Educação, Lucas Leão, no 2º Encontro do Sebrae com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação do Estado de São Paulo. O evento foi realizado, na quinta-feira (06/02), na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e organizado pelo Sebrae-SP.
Com o tema “Educação, gestão pública e inovação em pauta”, o encontro reuniu gestores públicos, acadêmicos e autoridades para debater práticas inovadoras e estratégias de gestão aplicáveis às políticas públicas educacionais. A educação empreendedora foi o eixo central das discussões, destacada como instrumento estratégico para a transformação social, a promoção da equidade e o desenvolvimento humano.
Roselei Françoso ressaltou a importância de levar o debate sobre empreendedorismo para dentro das redes de ensino, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Discutimos governança, educação empreendedora, matemática financeira e saúde mental dos servidores. São temas cada vez mais presentes nos currículos das redes municipais e estaduais e fundamentais para preparar nossos alunos e professores para os desafios da vida em sociedade”, afirmou.
O vice-prefeito de São Carlos destacou ainda a participação do deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que compartilhou experiências de sua gestão em Santa Fé do Sul, reforçando o impacto positivo da educação empreendedora e da educação em período integral.
“Foi uma oportunidade de socializar experiências e aprendizagens, além de fortalecer políticas públicas que incentivam o microempreendedorismo e a educação financeira desde a escola. Senti-me orgulhoso de representar São Carlos nesse espaço de construção coletiva”, completou.
O encontro contou também com a presença de Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP, e Ariane Canellas, gerente do Sebrae em São Carlos, além de gestores de diversas regiões do Estado.
SÃO CARLOS/SP - Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Cidade Inteligente e Transparência, da Fundação ParqTec, do Sebrae-SP e da USP se reuniram nesta sexta-feira (06/02) para discutir a pauta que será apresentada na audiência pública do Plano Diretor, marcada para a próxima quarta-feira (11/02), às 18h, no Onovolab. O encontro teve como foco o Distrito de Inovação, também chamado de Quadrilátero de Inovação, iniciativa que busca integrar ciência, tecnologia e desenvolvimento urbano.
O assessor do prefeito Netto Donato, José Galízia Tundisi, destacou que a proposta nasceu de reuniões iniciais com a comunidade científica da cidade. Segundo ele, o objetivo é consolidar ideias que envolvem universidades, centros de pesquisa e empresas locais, levando-as para o debate público. “Foi um encontro extremamente positivo, porque solidificou o pensamento sobre a integração entre os diferentes atores que desenvolvem conhecimento no município”, afirmou.
O professor Tito Bonagamba, do Instituto de Física da USP de São Carlos, ressaltou que o Plano Diretor precisa incorporar de forma concreta a vocação da cidade para ciência e tecnologia. Para ele, São Carlos já conquistou reconhecimento nacional, mas carece de instrumentos institucionais que unam governo, indústria e sociedade. “O Distrito de Inovação pode trazer São Carlos para um novo patamar de organização, transformando a fama de capital da tecnologia em uma etapa real de ensino, ciência e inovação”, disse Bonagamba que também defendeu que o plano estabeleça um espaço urbano específico para o Distrito, conectando o centro da cidade às instituições de ensino e pesquisa, modernizando a infraestrutura e tornando São Carlos mais atraente para visitantes e investidores.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, André de Aquino, que participou do encontro no período que antecedeu sua palestra no Onovolab Festival, reforçou que a discussão dentro do Plano Diretor é essencial para dar sustentação ao projeto. “O Plano Diretor é uma ferramenta fundamental para sinalizar quais as melhorias de mobilidade, de habitação e de infraestrutura em geral que vão ser feitas na cidade para favorecer os encontros e a convivência entre os atores da inovação”, explicou. Ele lembrou que projetos desse porte levam tempo para serem implementados e que o Governo do Estado acompanha de perto o processo em São Carlos, observando como universidades, parques tecnológicos e incubadoras podem atuar de forma conjunta.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a relevância do debate para alinhar o Plano Diretor ao perfil inovador da cidade. “Esse diálogo múltiplo é fundamental para que possamos elaborar uma contribuição clara à sociedade sobre o que significa um distrito de inovação e qual a sua importância para São Carlos”, afirmou. Para ela, a audiência pública será um momento de escuta e esclarecimento, reforçando a vocação da cidade como polo de conhecimento e tecnologia.
A audiência pública integra a série de encontros promovidos pela administração municipal, com o objetivo de atualizar o Plano Diretor e alinhar o desenvolvimento urbano às demandas contemporâneas, especialmente no campo da inovação e da economia do conhecimento.
SÃO CARLOS/SP - O Shopping Iguatemi São Carlos, administrado pelo Grupo AD, recebe neste sábado, 7 de fevereiro, o 2º Encontro de Gatos Exóticos, evento gratuito e de caráter exclusivamente educativo que reúne criadores profissionais e algumas das raças felinas mais raras do país. A mostra acontece das 14h às 20h, próximo à Cobasi, e é aberta ao público.
Realizado em parceria com a Fórmula Natural, marca Super Premium de alimentos para gatos e cães, o evento apresentará 10 raças de gatos, permitindo ao público conhecer de perto animais como o Devon Rex - que possui apenas um criador no Brasil, além das raças Britânica (Brit), Maine Coon, Lykoi, Selkirk Rex, Exótico, Persa e Kurilian Bobtail.
Para a Fórmula Natural, que vem ampliando suas opções para felinos e já conta em seu portfólio com uma linha exclusiva para gatos, o evento dialoga com o crescimento desse público no país. “A popularidade dos gatos cresce a cada ano, seja pela independência, pela facilidade nos cuidados ou pela adaptação a ambientes menores. A marca acompanha esse movimento, desenvolvendo produtos alinhados às necessidades dos tutores”, justifica Patrícia Kashivagui, gerente comercial da Fórmula Natural – Criar & Cuidar.
Para garantir a segurança e o conforto dos felinos, o evento segue protocolos específicos: fotos são permitidas sem uso de flash e o acesso ao espaço será organizado por filas, podendo ser interrompido antes do horário previsto em caso de grande fluxo de público.
Os visitantes poderão esclarecer dúvidas diretamente com os criadores sobre comportamento, genética e características das raças, reforçando o caráter informativo da iniciativa. Não haverá comercialização de animais.
A programação inclui ainda duas palestras educativas, às 16h e às 18h, com a médica veterinária Andrea Valete Machado, juíza FIFe (Federação Internationale Féline) na categoria non-European. Especialista em felinos e criadora das raças Kurilian Bobtail e Norueguês da Floresta, a profissional abordará temas como padrões de raça, genética e conformidade em exposições internacionais.
De acordo com Fábio Maria, gerente geral do Shopping Iguatemi São Carlos, a proposta é oferecer ao público uma atividade que una informação e lazer. “Receber o Encontro de Gatos Exóticos é uma forma de oferecer ao público uma experiência que une lazer, informação e respeito aos animais. Buscamos constantemente iniciativas que promovam conhecimento e aproximem a comunidade”, afirma.
Serviço – 2º Encontro de Gatos Exóticos
Data: 7 de fevereiro
Horário: das 14h às 20h
Local: Ao lado da Cobasi
Entrada: Gratuita
Palestras: 16h e 18h
Observação: Evento educativo, sem venda de animais
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.