Jornalista/Radialista
Blocos pela cidade, shows na Avenida Bento de Abreu e também o concurso de marchinhas na Praça das Bandeiras estão entre as atividades gratuitas da festa promovida pela Prefeitura de Araraquara
ARARAQUARA/SP - O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria”, realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e com o apoio das demais secretarias, apresenta blocos pela cidade, shows na Avenida Bento de Abreu e também o concurso de marchinhas. A programação é totalmente gratuita.
A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que nas últimas semanas, foi realizado um “esquenta” da programação com a participação do bloco Biquini de Bolinha Amarelinha, da Secretaria Municipal de Esportes, em um grande sucesso de público no Parque Infantil.
Agora, neste sábado (7), o bloco Petit PhUÁ se prepara para abrir oficialmente o Pré-Carnaval da cidade, também no Parque Infantil, das 14h às 19h. A celebração tem início com o bloco das crianças, o Phuazinho, às 15h; seguido pelo cortejo no entorno da praça, a partir das 16 horas. “Petit PhUÁ” é uma referência à clássica estampagem “petit poá” e que aparece em várias fantasias carnavalescas, mas com a grafia PH em homenagem aos inúmeros blocos do “fuá” espalhados pelo país. Qualquer pessoa pode participar do desfile, sendo aguardados vestimentas com referências à estampa de bolinhas ou fantasias.
No domingo (8), às 18h, a Praça das Bandeiras é palco do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, reunindo compositores selecionados por edital e entrega o Prêmio Prata da Casa, que valoriza a tradição das marchinhas e homenageando Seu Bogé, figura histórica do carnaval araraquarense. A realização é do coletivo da Associação Amigos da Praça das Bandeiras em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e a Fundart.
“Neste final de semana já temos uma prévia da alegria do Pré-Carnaval de Araraquara. Estamos nos esforçando para fazer uma grande festa, com a participação das famílias da cidade e região, com crianças, jovens e adultos. É muito bom ver o empenho e animação dos organizadores dos blocos e artistas da cidade, estamos confiantes que será uma festa linda”, apontou a secretária de Cultura.
Programação – A programação na próxima semana, de 14 a 17 de fevereiro, conta com a participação dos blocos carnavalescos, selecionados por meio de edital, e também com os shows na Avenida Bento de Abreu no “Carnaval na Bento”.
Euzânia conta que, entre os blocos, foram selecionados: “Cordão da Luz Divina”, “3 é Amor”, “Ai! Que preguiça!” (Coletivo Tocaya) e “Maraca Eu, Maracatu”. A programação completa, com as datas, horários e trajetos de cada bloco, será divulgada na próxima semana.
Também, na Avenida Bento de Abreu, será realizado o tradicional “Carnaval na Bento”. Será na terça-feira (17), das 17h às 21h30. Três bandas selecionadas por edital animam a programação: Sambalaxo, das 17h às 18h; Nosso Pagode, das 18h15 às 19h15; e grupo Flor de Abóbora, das 19h30 às 21h30. Também, a programação terá a participação do bloco carnavalesco “Biquini de Bolinha Amarelinha”, das 19h15 às 19h30.
“A cidade está se firmando com o Carnaval dos blocos. A cada ano temos mais gente nas ruas participando dessa grande festa popular e, para nós da Cultura, é uma satisfação grande embalar a população nesta comemoração junto aos organizadores dos blocos”.
Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
“Carnaval 2026 – Tradição da Alegria”
• Sábado (7 de fevereiro)
14h: Abertura do “Carnaval 2026: Tradição da Alegria” com cortejo pré-carnavalesco do bloco Petit PhUÁ
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
Horários: Concentração às 14h, cortejo infantil PhUÁzinho às 15h, saída do bloco às 16h
• Domingo (8 de fevereiro)
18h: 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
• De 14 a 17 de fevereiro: Blocos de Carnaval
- Cordão da Luz Divina”
- “3 é Amor”
- “Ai! Que preguiça!” (Coletivo Tocaya)
- “Maraca Eu, Maracatu”
• Terça-feira (17 de fevereiro)
17h às 21h30: “Carnaval na Bento”
Local: Avenida Bento de Abreu, s/n° (na altura
Programação:
17h às 18h - Sambalaxo
18h15 às 19h15 - Nosso Pagode
19h15 às 19h30 - Bloco Biquini de Bolinha Amarelinha
19h30 às 21h30 - Grupo Flor de Abóbora
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, está executando a extensão da Avenida Humberto Morasco, na região do Parque Faber e do Parque do Fher, em direção à Escola Querigma.
Nesta etapa, estão sendo implantados 250 metros lineares de via pavimentada, além de aproximadamente 500 metros de guias e sarjetas. O projeto também contempla a implantação de 350 metros lineares de drenagem urbana, garantindo melhores condições de escoamento das águas pluviais.
De acordo com o assessor de Gabinete, João Muller, investimento é de cerca de R$ 590 mil, provenientes de contrapartida do empreendimento imobiliário Residencial Aspen, da construtora ADN, localizada na região do grande Santa Felícia, conforme acordo firmado com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Para o prefeito Netto Donato essa obra de extensão da Avenida Humberto Morasco representa mais do que pavimentação; ela significa respeito às pessoas que vivem e circulam pela região todos os dias. “Estamos atendendo a uma demanda antiga da comunidade escolar da Escola Querigma, de pais, alunos, professores e de toda a direção, que por muito tempo enfrentaram dificuldades de acesso, especialmente em dias de chuva ou de muito tempo seco. Nesta etapa, estamos implantando 250 metros de via pavimentada, além de guias, sarjetas e um importante sistema de drenagem urbana, que vai garantir o escoamento adequado das águas pluviais e evitar transtornos futuros”.
“Nosso compromisso é seguir investindo em infraestrutura com planejamento, responsabilidade e foco na qualidade de vida. Melhorar o acesso, garantir segurança no transporte dos alunos e oferecer mais conforto para os moradores é cuidar das pessoas e preparar São Carlos para o futuro”, finaliza Netto Donato.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro (quinta e sexta-feira), a limpeza e a desobstrução de ramais e galerias pluviais com hidrojateamento na Avenida Comendador Alfredo Maffei e na Avenida Dr. Tancredo de Almeida Neves, dois pontos de grande relevância para a drenagem do município.
A operação teve - e ainda terá - como objetivo garantir que as galerias operem com sua capacidade total, permitindo o escoamento eficiente da água durante períodos de chuvas intensas. Essas ações são executadas em diferentes regiões da cidade, conforme o planejamento permanente de manutenção do sistema de drenagem urbana, com foco na prevenção de inundações e alagamentos.
PREVENÇÃO – “A manutenção preventiva é essencial para manter a cidade preparada, especialmente neste período de chuvas. O trabalho é fundamental para prevenir alagamentos e assegurar maior eficiência no escoamento das águas pluviais, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população. Nos últimos dois anos, vale lembrar, o SAAE vem executando ações contínuas de limpeza e conservação da rede de drenagem da cidade”, destacou o presidente da autarquia, Derike Contri.
DESCARTE IRREGULAR – Durante os serviços, além de sedimentos e folhas, é retirada uma grande quantidade de resíduos descartados irregularmente. O lixo jogado nas vias públicas é levado pela chuva até as bocas de lobo e galerias, provocando obstruções e prejudicando a drenagem de modo considerável.
O SAAE reforça que a população pode contribuir realizando o descarte correto dos resíduos e comunicando ocorrências relacionadas à drenagem por meio dos canais oficiais de atendimento e pelo telefone e WhatsApp 0800 300 1520.
BROTAS/SP - A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da 2ª Companhia do 37º BPM/I, realizou nesta sexta-feira (06) uma importante ação de combate ao tráfico de entorpecentes no município de Brotas, resultando na apreensão de grande quantidade de drogas e materiais utilizados para o fracionamento e comercialização.
A ocorrência foi conduzida pela equipe da viatura I-37222, composta pelo Cb PM Riul e Sd PM Carrion, com apoio do Subcomandante do Batalhão, Maj PM Hamilton e Cb PM Carlos, além do CFP 1º Ten PM Pires e Sd PM Lenharo.
Os policiais já vinham recebendo denúncias de que uma residência localizada na Rua Carlos Brino estaria sendo utilizada como “casa bomba”, destinada ao armazenamento e distribuição de entorpecentes. Durante patrulhamento pela via, a equipe visualizou uma mulher em frente ao imóvel com o portão aberto, a qual, ao perceber a aproximação da viatura, arremessou um pacote para o interior do quintal, atitude que motivou a abordagem.
Na verificação do objeto dispensado, foram localizados eppendorfs contendo cocaína. Diante da fundada suspeita, os policiais ingressaram no imóvel para identificação de responsável e, em um dos cômodos, visualizaram grande quantidade de drogas e apetrechos típicos do tráfico.
Foram apreendidos:
181 eppendorfs de cocaína (110g);
86g de crack (01 pedra bruta e cinco menores);
15g de haxixe;
05g de maconha;
01 balança de precisão;
01 faca utilizada no fracionamento;
diversas embalagens tipo “ziplock” e eppendorfs vazios;
R$ 20,00 em espécie;
01 aparelho celular.
Diante do flagrante, as pessoas presentes foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Brotas, onde a autoridade policial deliberou pelo registro da ocorrência de tráfico de entorpecentes e ato infracional análogo, determinando a apreensão de todo o material ilícito e a adoção das providências de Polícia Judiciária com a prisão de uma delas e liberação da menor de idade a sua genitora.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.