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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - Enquanto no Brasil, a Embrapa celebrava seus 48 anos, com lançamento de tecnologias, na Filadélfia (EUA), a nanoemulsão de cera de carnaúba era lançada em âmbito mundial pela AgroFresh Solutions, Inc. com o nome Life Ultra. A inserção da tecnologia no mercado global ocorre dentro da plataforma de expansão de produtos naturais VitaFresh™ Botanicals da multinacional norte-americana, líder global em soluções pós-colheita.

Desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (São Carlos) em parceria com a QGP Tanquímica e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a tecnologia preserva a qualidade e prolonga o tempo de vida das frutas por mais tempo, em média, em até 15 dias. O impacto na forma sustentável de produzir e de consumir reflete na redução de perdas e desperdício de alimentos, um problema grave em âmbito mundial.

O pesquisador Marcos David Ferreira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nanoemulsão de cera de carnaúba, explica que a triangulação entre as três instituições envolveu um modelo de negócio diferenciado. A QGP Tanquímica, licenciada para fabricar a solução, assinou um contrato de cooperação com a AgroFresh visando alavancar o produto no mercado nacional e internacional.

"A entrada da AgroFresh está impulsionando a adoção da tecnologia por setores produtivos de países da América Latina, Europa e Ásia, permitindo que um contingente maior seja beneficiado", diz o pesquisador sobre a primeira tecnologia da Embrapa Instrumentação lançada, distribuída e comercializada internacionalmente.

"O processo geral da tecnologia de nano emulsão usada para produção do VitaFresh™ Botanicals - Life Ultra produz uma solução excepcional para manutenção de frescor", acrescentou a gerente de pesquisa e desenvolvimento da QGP Tanquímica,  Marilene Ribeiro.

A AgroFresh é a maior distribuidora comercializadora, nacional e internacional, da nanoemulsão de carnaúba. O CEO da empresa, Clint Lewis, disse ser um prazer unir forças com a empresa brasileira para o lançamento global deste novo recobrimento.

"O Life Ultra é parte importante do portfólio VitaFresh™ Botanicals e continua o compromisso de décadas da AgroFresh com inovação e redução da perda e desperdício de alimentos. Estamos felizes pela forma como esta solução a base de plantas abre oportunidades de negócios ao consumidor da cadeia de alimentos, empacotadores e varejistas". Afirma o CEO.

Entre os fatores que contribuíram para a rápida inserção da tecnologia no mercado estão desenvolvimento sustentável, funcionalidade, facilidade de uso, flexibilidade, inovação, forte conexão com o setor produtivo e segurança. A nanoemulsão mantém as propriedades sensoriais do fruto, reduz a perda de massa e proporciona brilho.

"A internacionalização dessa tecnologia em vários continentes confirma a excelência da pesquisa nacional. Demonstra de forma inequívoca que o investimento em C&T alimenta um ciclo virtuoso de impactos econômicos, sociais e ambientais", lembra o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime.

De acordo com o Balanço Social divulgado essa semana, a Empresa gerou um lucro social de R$ 61,85 bilhões no ano passado. Pode se dizer, assim, que o índice de retorno social é de R$ 17,77 para cada real aplicado na Embrapa.

Ganhos de caráter ambiental e socioeconômico foram decisivos para a alemã Lemon Fresh aplicar o produto em 15% das frutas beneficiadas diariamente. A empresa está revestindo o popular limão Tahiti e exportando para a Europa e Oriente Médio - região da Ásia formada por 15 países -, a partir da Alemanha.

De acordo com diretor comercial, Luís Carlos Rugeri, a expectativa da empresa é utilizar a tecnologia em 100% do fruto, ampliar a participação no mercado europeu e entrar em todo o continente asiático, o mais extenso e populoso do mundo, com quase cinco bilhões de pessoas.

"Observamos que a nanoemulsão reduz a perda de peso da fruta, aumentando em até três vezes a vida útil em armazenagem refrigerada, além de melhorar a qualidade do suco e a coloração", afirma o diretor.

A tecnologia foi desenvolvida em cerca de sete anos de pesquisa, com o suporte técnico e científico do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), sediado na Embrapa Instrumentação e com apoios de órgãos de fomentos. Entre eles, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No Brasil, terceiro maior produtor mundial de frutas, com grande diversidade de espécies cultivadas, os produtores rurais de base empresarial e empresas de beneficiamento pós-colheita de frutos são os principais contemplados pela tecnologia.

 

 

 

*Por: Joana Silva

BRASÍLIA/DF - O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços de produtos industrializados na saída das fábricas, registrou inflação de 4,78% em março deste ano. Essa é a segunda maior alta mensal do indicador desde janeiro de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficando atrás apenas de fevereiro deste ano (5,16%).

O IPP acumula taxa de 14,09% no ano. Em 12 meses, a inflação acumulada chega a 33,52%, um índice recorde de acordo com os dados divulgados hoje (4).

Em março deste ano, 23 das 24 atividades industriais tiveram aumento no preço de seus produtos. A exceção ficou com o setor de bebidas, que teve deflação (queda de preços) de 0,48% em março.

As principais altas de preços foram observadas nos segmentos de derivados de petróleo (16,77%), outros químicos (8,79%), alimentos (2,41%) e veículos (1,43%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a maior inflação foi observada nos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (5,70%), seguidos pelos bens de consumo semi e não duráveis (4,27%). Os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo tiveram alta de 2,95%, enquanto os bens de consumo duráveis registraram taxa de 0,45%.

 

 

*Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

SÃO CARLOS/SP - A Jovem Pan marca o retorno ao mercado de São Carlos, cidade que foi uma das pioneiras da rede na década de 90. A atual Pop 88 FM 88.7, de formato jovem/pop, adotará a afiliação com a Jovem Pan FM que entrará na frequência modulada através dos 88,5 Mhz. A estreia está prevista para o dia 1º de junho.

Com forte expansão por diferentes estados brasileiros, a Jovem Pan FM conta hoje com 80 estações que carregam a sua marca no país. E, com São Carlos, a rede chegará ao número de 26 emissoras em FM trabalhando a sua marca no território paulista.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a rede também conseguiu retornar aos mercados que já contaram com a sua presença no passado. Sorocaba é uma dessas praças, que passou a contar com a Jovem Pan FM 91.1 no ano passado.

Veja a lista completa de emissoras da Jovem Pan FM em São Paulo, já contando com a futura afiliada em São Carlos:

  1. São Paulo - Jovem Pan FM 100.9
  2. Campinas - Jovem Pan FM 89.9
  3. São José dos Campos - Jovem Pan FM 94.3
  4. Ribeirão Preto - Jovem Pan FM 93.1
  5. Sorocaba - Jovem Pan FM 91.1
  6. Santos - Jovem Pan FM 95.1
  7. Piracicaba - Jovem Pan FM 103.1
  8. Bauru - Jovem Pan FM 95.5
  9. Taubaté - Jovem Pan FM 98.3
  10. São Carlos - Jovem Pan FM 88.5
  11. Marília - Jovem Pan FM 100.9
  12. Presidente Prudente - Jovem Pan FM 101.7
  13. Araçatuba - Jovem Pan FM 104.3
  14. Itapetininga - Jovem Pan FM 100.7
  15. Catanduva - Jovem Pan FM 91.5
  16. Barretos - Jovem Pan FM 101.5
  17. Ourinhos - Jovem Pan FM 88.9
  18. Itapeva - Jovem Pan FM 91.7
  19. Avaré - Jovem Pan FM 102.1
  20. Matão - Jovem Pan FM 88.1
  21. Jaboticabal - Jovem Pan FM 107.3
  22. Tupã - Jovem Pan FM 89.5
  23. Dracena - Jovem Pan FM 101.5
  24. Barra Bonita - Jovem Pan FM 97.7
  25. Santa Fé do Sul - Jovem Pan FM 92.5
  26. Apiaí - Jovem Pan FM 92.5

 

 

*Informações: TudoRádio.com

SÃO PAULO/SP - Danilo Gentili usou as redes sociais nesta segunda-feira, 3, para anunciar aos fãs que testou positivo para o novo coronavírus. O apresentador do SBT garantiu que sempre adotou as medidas de prevenção contra a covid-19 mas que, mesmo assim, não conseguiu evitar o contágio.

"Eu me cuido. Sem ser o trabalho não saio pra lugar nenhum, até mesmo por preocupação com a minha mãe. Mesmo assim testei positivo para covid hoje", escreveu em uma sequência de publicações na página oficial dele no Twitter.

Ele também explicou, sem dar detalhes, que não poderá tomar remédios para o tratamento da doença: "Praticamente não posso tomar nenhum medicamento e por isso conto com as orações de vocês nesses próximos dias. Obrigado, pessoal".

Danilo Gentili afirmou que a produção do The Noite preparou uma série de programas e, mesmo com o afastamento dele por causa da covid-19, o público assistirá edições inéditas nos próximos dias.

 

 

*Por: ESTADÃO

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