fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade na sessão de 16 de dezembro de 2025, o projeto de lei que regulamenta a circulação de bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos no município. A proposta de autoria do vereador Moisés Lazarine reforça a importância e a urgência do tema para a cidade de São Carlos.

O projeto estabelece regras claras para o uso desses modais que cresceu de forma acelerada no município e em todo o país. Entre os principais pontos estão: prioridade de circulação, o uso obrigatório de capacete, a definição de idade mínima para condutores, identificação nos equipamentos autopropelidos e a proibição do tráfego em áreas exclusivas de pedestres, como calçadas e calçadões.

São Carlos, reconhecida nacionalmente como a Capital da Tecnologia, vive um momento de transformação também na mobilidade urbana. O avanço de bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos autopropelidos atende milhares de pessoas que buscam alternativas mais econômicas, rápidas e sustentáveis para o deslocamento diário.

Segundo o vereador Moises Lazarine, a lei vem para organizar o crescimento desses modais e garantir segurança à população. “Não somos contra a inovação, pelo contrário. Queremos que ela aconteça com responsabilidade, organização e respeito à vida”, destacou o parlamentar.

Além de alinhar a legislação municipal às normas do Código de Trânsito Brasileiro e às resoluções do CONTRAN, o projeto prevê fiscalização por parte do órgão municipal de trânsito e campanhas educativas, reforçando o caráter preventivo da lei.

“Com a aprovação unânime, São Carlos dá um passo importante rumo a uma mobilidade urbana mais moderna, segura e sustentável, acompanhando o desenvolvimento tecnológico que já é marca registrada da cidade”, finaliza Moises Lazarine.

BROTAS/SP - A Polícia Militar realizou a prisão de um indivíduo por tráfico de entorpecentes durante patrulhamento ostensivo no município de Brotas. A ação ocorreu durante patrulhamento ostensivo preventivo.

Os policiais Cb PM Ferrari e Cb PM Riul visualizaram um homem em atitude suspeita, oculto em local de pouca iluminação. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou deixar o local e dispensou objetos ao solo, entre veículos estacionados na via. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem.

Na busca pessoal, os policiais localizaram porções de substância análoga à cocaína já fracionadas e prontas para a venda, além de um telefone celular. Em varredura complementar pelo local, foram encontrados mais entorpecentes idênticos aos apreendidos inicialmente, totalizando dezenas de microtubos da droga.

O indivíduo foi conduzido ao Plantão Policial de Rio Claro, onde a autoridade de polícia judiciária ratificou a prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e determinou a apreensão do material ilícito. O preso permaneceu à disposição da Justiça.

A ocorrência reforça a atuação firme e constante da Polícia Militar no enfrentamento ao tráfico de drogas, especialmente em pontos sensíveis da cidade, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança da população.

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar através do Sd PM Ventura e Sd PM Santo realizou, na tarde desta terça-feira (17), uma importante prisão em flagrante por tráfico de drogas no município de Torrinha. A ação ocorreu durante patrulhamento ostensivo e preventivo no bairro Jardim Santa Eliza, em uma área já conhecida pelas forças de segurança pela recorrência desse tipo de crime.

Ao perceber a aproximação da viatura policial, um indivíduo demonstrou nervosismo e tentou esconder um objeto no bolso, atitude que motivou a abordagem. Durante a revista pessoal, os policiais localizaram porções de substância análoga à cocaína. Questionado, o suspeito confessou que realizava a venda de entorpecentes no local e indicou que havia mais drogas escondidas em um banheiro público próximo.

Em diligência imediata, a equipe policial localizou outras porções da mesma substância, além de uma balança de precisão, reforçando os indícios de comercialização. Ao todo, foram apreendidos 29 eppendorfs de cocaína, além do material utilizado para fracionamento da droga.

O indivíduo recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e foi encaminhado para atendimento médico, não sendo constatadas lesões. Posteriormente, a ocorrência foi apresentada no Plantão Policial, onde a autoridade de polícia judiciária ratificou a prisão, mantendo o suspeito à disposição da Justiça.

A Polícia Militar reforça que o combate ao tráfico de drogas segue sendo prioridade, especialmente em locais públicos frequentados por famílias e crianças. A corporação destaca ainda a importância da participação da população, por meio de denúncias anônimas, que contribuem de forma decisiva para ações rápidas e eficazes no enfrentamento à criminalidade.

ITIRAPINA/SP - Durante o período de maior movimento turístico, a Prefeitura de Itirapina intensificou as ações de fiscalização e orientação no Balneário Santo Antônio, localizado na Represa do Broa. A iniciativa busca assegurar o uso adequado do espaço público, a segurança dos frequentadores e o respeito às normas ambientais ao longo da temporada de verão.

A operação reúne equipes da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e Defesa Civil, que atuam com respaldo no Decreto Municipal nº 4.395, publicado em 15 de dezembro de 2025. O decreto estabelece diretrizes específicas para atividades comerciais, tráfego de veículos, uso de som, preparo de alimentos e ocupação da orla durante o período de alta demanda.

Segundo a administração municipal, a estratégia adotada tem caráter preventivo e educativo, com foco na conscientização de turistas e comerciantes. Sanções legais são aplicadas apenas quando há insistência no descumprimento das regras. O policiamento ostensivo é reforçado nos horários de pico para prevenir ocorrências e garantir a tranquilidade no local.

A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população e lembra que situações irregulares podem ser comunicadas à Polícia Militar pelo número 190, contribuindo para um ambiente mais seguro e organizado para todos.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.