Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, instituições locais e o Fundo Social de Solidariedade, realizou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama.
O evento, realizado no auditório do Paço Municipal, reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil em um momento de reflexão, informação e mobilização. A campanha, que já integra o calendário oficial do município graças a um projeto de lei da vereadora Cidinha do Oncológico, reforça que o cuidado com a saúde da mulher deve ser permanente.
A supervisora do Ambulatório Oncológico da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Groppa, abriu o evento destacando a importância da mamografia como principal exame de detecção precoce do câncer de mama. “As mulheres de 50 a 74 anos podem procurar a unidade básica de saúde, onde a própria enfermeira pode solicitar o exame. Com a nova portaria do Ministério da Saúde, mulheres a partir dos 40 anos também têm direito ao exame, desde que haja indicação médica”, explicou.
Ela reforçou que o cuidado está disponível o ano inteiro e que sinais como retração de mamilo, vermelhidão, coceira intensa ou nódulos devem ser observados com atenção. “Outubro Rosa é uma data, mas o cuidado precisa ser contínuo. A rede está preparada para acolher e encaminhar cada mulher que busca prevenção”.
O ginecologista e mastologista João Gilberto Bortolotti, que atua no Ambulatório Oncológico, destacou a importância da mamografia como exame essencial na prevenção. “O fundamental é que mulheres acima de 40 anos procurem a unidade de saúde – sem pressa, de acordo com a agenda da unidade – e solicitem uma mamografia, mesmo que essa mamografia seja agendada na rotina de dois ou três meses, principalmente na paciente que não sente nada”.
Ele alertou que casos com sintomas exigem atenção imediata. “Quem sentiu um nódulo ou caroço, deve procurar uma consulta com o médico da família ou orientação da enfermeira chefe da unidade para ser encaminhada à mastologia ou ao Ambulatório Oncológico. Na prevenção, é necessário fazer exames. Só o ultrassom não basta, tem que fazer a mamografia”, afirmou.
Avanços na oncologia - O médico radio-oncologista e diretor de Estratégia e Inovação da Santa Casa, Flávio Guimarães, destacou que a prevenção deve ser constante e não limitada ao mês de outubro. Ele anunciou que o novo Centro de Oncologia da Santa Casa está praticamente pronto, com troca de equipamentos de radioterapia e estrutura habilitada pelo Ministério da Saúde. “A cidade já é capaz de tratar a maioria dos tumores. Isso é uma conquista da população, não apenas da instituição. O tratamento de câncer é longo e exige proximidade - é um direito do cidadão são-carlense.”
A vereadora Cidinha do Oncológico, autora da lei que oficializou o Outubro Rosa na cidade, reforçou a importância dos exames preventivos. “Ainda há mulheres que não fazem nem o papanicolau. Precisamos falar sobre isso, orientar e acolher. São Carlos é referência regional em tratamento oncológico, e isso é fruto de muito trabalho coletivo”.
O vice-prefeito Roselei Françoso destacou o envolvimento da rede municipal e o histórico de luta da vereadora. “Acompanho o trabalho da Cidinha há mais de 20 anos. Antes mesmo de ser vereadora, ela já atuava com o Gaicam, oferecendo apoio psicológico e promovendo a prevenção. Quero parabenizar cada servidor da saúde que tem esse olhar especial para as mulheres da nossa cidade”.
Roselei também fez um alerta sobre os custos do tratamento. “Além de doloroso, é caro e difícil. Por isso, investir na prevenção é essencial para o bem-estar da mulher e para a sustentabilidade do sistema de saúde”.
O secretário municipal de saúde, Leandro Pilha, reforçou que a campanha é uma intensificação das ações que já ocorrem durante todo o ano. “De janeiro a dezembro, trabalhamos com prevenção. O Outubro Rosa é um momento de reforço, mas o cuidado é contínuo. A estrutura da Santa Casa está sendo ampliada para absorver todo o atendimento oncológico, e isso é um avanço enorme para a cidade”.
O prefeito Netto Donato destacou os investimentos da Prefeitura na saúde da mulher. “Hoje disponibilizamos até mil exames de mamografia por mês, sem fila de espera. Além disso, vamos contratar vans para levar os exames aos bairros, com apoio da emenda da vereadora Cidinha. É um projeto de médio a longo prazo que começa a dar frutos”.
Herica Ricci Donato, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, falou do diferencial da campanha esse ano. “Além da conscientização, estamos promovendo ações solidárias. No dia 19, teremos a caminhada com troca de kits de higiene por camisetas. No dia 25, o baile de encerramento com entrada solidária. São Carlos tem sido muito participativa, e contamos com esse engajamento mais uma vez”.
A Campanha Outubro Rosa segue durante todo o mês com palestras, exames gratuitos, ações educativas e eventos solidários. Mais do que um alerta, o movimento em São Carlos se consolida como um estilo de vida que valoriza a saúde, o cuidado e o amor próprio.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da secretaria de Gestão Pública e Integração Governamental, encaminhou à Câmara Municipal a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2026, estimando a receita e fixando a despesa em R$ 1.747.381.301,25 (um bilhão, setecentos e quarenta e sete milhões, trezentos e oitenta e um mil, trezentos e um reais e vinte e cinco centavos). A elaboração da proposta observou os preceitos legais pertinentes, tendo como base as diretrizes estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, os programas definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029, as metas do Programa de Metas 2024–2028 instituído pela Lei Municipal nº 14.652/2008, bem como as normas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Para a estimativa de arrecadação, foram considerados os cenários recentes da economia, com projeções do Banco Central divulgadas em 30 de junho de 2025, que indicam crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,21% e expectativa de inflação estabilizada em 4,50%. No âmbito municipal, a projeção levou em conta as receitas efetivamente arrecadadas até o primeiro semestre de 2025, além da estimativa para o segundo semestre, baseada no desempenho de 2024 e na série histórica dos exercícios anteriores.
A peça orçamentária destaca a implementação de algumas políticas públicas adotadas pela gestão do prefeito Netto Donato, entre elas a adoção da tarifa zero no transporte público aos finais de semana. A gestão também intensificou a busca por parcerias institucionais e captação de recursos externos, ampliando a capacidade de investimento e promovendo justiça social.
A LOA destaca a modernização da gestão municipal, que será ancorada no uso de tecnologias, na revisão de programas com baixo desempenho e na valorização de parcerias estratégicas.
Na distribuição das despesas, a Administração Direta contará com R$ 1.448.624.079,53, sendo os maiores volumes destinados à Secretaria Municipal de Saúde (R$ 485.016.605,46), à Secretaria Municipal de Educação (R$ 391.586.181,11), à Secretaria de Gestão de Pessoas (R$ 198.159.493,19) e à Secretaria de Fazenda (R$ 109.107.000,00). A Câmara Municipal receberá R$ 42.402.500,00. Já a Administração Indireta terá R$ 298.757.221,72, com destaque para o SAAE (R$ 270.567.412,00), a Fundação Educacional São Carlos (R$ 12.832.111,19), a PROHAB (R$ 8.374.818,53) e a Fundação Pró Memória (R$ 6.982.880,00).
A novidade da LOA 2026 é que não constam operações de crédito, como ocorreu na peça passada, quando o SAAE previu um investimento de outras esferas governamentais no valor de R$ 500 mil, o que não se concretizou.
Equipe formada por estudantes da USP recebe R$ 3 mil e bolsas de estudos em reconhecimento à melhor solução desenvolvida na cidade
SÃO CARLOS/SP - A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) entregou no último dia 29 de setembro, a premiação do Hackathon 6.0 Connect, iniciativa realizada dentro do São Carlos Business Summit 2025. O evento contou com a presença da presidente da ACISC, Ivone Zanquim, de Pedro Blanco e de Carlos Eduardo Teixeira, que participaram da entrega à melhor equipe local.
O destaque ficou com o grupo formado pelos estudantes da USP de São Carlos Jenifer Rodrigues Tavares, Patrick Alexandre Bergmann e Eduardo Mantovani Toribio, que conquistaram o prêmio de melhor equipe do polo São Carlos. Batizada como “7º Grupo”, a equipe participou do Desafio Tray, propondo soluções para digitalizar lojistas e impulsionar vendas.
Os vencedores receberam R$ 3.000,00 em cartão EBBA Benefícios (divididos entre os integrantes), além de bolsas de graduação e pós-graduação oferecidas pela Faculdade do Comércio (FAC).
Inovação e engajamento
O Hackathon 6.0 Connect reuniu 485 participantes de 19 estados, em cinco polos presenciais e 106 cidades conectadas on-line. No total, foram entregues 44 soluções inovadoras a partir de desafios propostos por empresas parceiras como Tray E-commerce, Cresol, Zurich Contabilidade e Universidade de Marília (Unimar).
Segundo Pedro Blanco, responsável pelo Connect São Carlos, a iniciativa reforçou a força do ecossistema local: “O Hackathon 6.0 foi uma experiência valiosa, conectando jovens talentos, empresas e instituições de ensino. Ficamos orgulhosos do desempenho dos nossos representantes e do fortalecimento do nosso ambiente de inovação”, afirmou.
Com mais de R$ 60 mil em prêmios distribuídos, entre valores em dinheiro e bolsas de pós-graduação, o evento consolidou-se como uma das principais ações de incentivo à criatividade e à inovação tecnológica da região.
SÃO CARLOS/SP - Uma operação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) resultou na prisão de um homem de 36 anos e na apreensão de drogas, dinheiro e materiais utilizados para a venda de entorpecentes em São Carlos.
Durante buscas em imóveis localizados no bairro Vila Izabel e em uma propriedade rural, os policiais, com auxílio de cães farejadores da Guarda Municipal, encontraram meio tijolo de maconha (293g), meio tijolo de crack (347g), além de R$ 1.550 em espécie, três balanças de precisão, um celular e uma faca utilizada no fracionamento dos entorpecentes.
Segundo a Polícia Civil, os itens confirmam a prática de tráfico e reforçam a atuação do investigado na distribuição local. O homem foi autuado em flagrante e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos. O caso segue em apuração para verificar a participação de outras pessoas no esquema criminoso.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.