fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - Em uma manhã repleta de sorrisos e inclusão, o Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou na quarta-feira (24/09) uma ação especial que levou cerca de 300 crianças, algumas com deficiência, ao parque de diversões Luna Park. A atividade envolveu crianças com idades entre 6 e 12 anos, atendidas pelas entidades CEMEAR, ONG Espaço Azul, Amigos de São Judas Tadeu e Estrela da Manhã.

A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Cooperação entre o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura e a empresa Luna Park Brasil, que gentilmente cedeu os ingressos para o passeio. 

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, acompanhou de perto a ação e destacou o impacto positivo da atividade. “Essa ação mostra que a gestão pública pode promover momentos únicos para essas crianças”, afirmou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Esse tipo de ação mostra que cuidar também é proporcionar momentos felizes para as crianças que participaram dessa ação”, comentou.

A diretora do Fundo Social de Solidariedade, Eucimara Jorge Pott, acompanhou as crianças ao Parque e organizou a logística para que todos pudessem se divertir com segurança.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Edson Ferraz (MDB) participou, na última semana, de duas visitas técnicas ao Calçadão da General Osório, um dos principais espaços de comércio e convivência do centro de São Carlos. As inspeções tiveram como objetivo avaliar as condições estruturais do local e cobrar ações imediatas de revitalização por parte do Executivo.

Em requerimento já protocolado, Ferraz havia apontado problemas no piso solto, pedras desalinhadas e iluminação insuficiente, que representam risco aos pedestres e prejudicam a sensação de segurança, principalmente no período noturno. Durante a visita, o parlamentar reforçou também a necessidade de melhorias nos canteiros e de um novo paisagismo que valorize a área central da cidade.

“O Calçadão é um espaço histórico e de grande importância para o comércio da nossa cidade. Mas hoje ele apresenta situações que oferecem risco aos pedestres e afastam consumidores. A revitalização precisa acontecer com urgência para que tenhamos um ambiente seguro, bonito e acolhedor para lojistas e população”, afirmou Edson Ferraz.

União de esforços

As visitas contaram ainda com a presença da presidente da ACISC, Ivone Zanquim, do vice-presidente Mozart Pedroso, do gerente executivo da entidade, Alexandre Rosa, além dos secretários municipais Leonardo Lázaro (Gestão da Cidade e Infraestrutura) e Mariel Olmo (Conservação e Qualidade Urbana). Ambos garantiram que a Prefeitura já programou os reparos necessários e que as intervenções devem estar concluídas até dezembro, abrangendo também a Praça do Mercado Municipal.

Compromisso com a cidade

Edson Ferraz destacou a importância da parceria entre o poder público e a Associação Comercial para que os trabalhos sejam realizados em tempo hábil, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano.

“Estamos em um período decisivo para o comércio, que é o Natal. Precisamos que os consumidores encontrem o centro de São Carlos preparado para recebê-los com segurança e qualidade. Esse é o compromisso que venho cobrando da Prefeitura e que continuarei acompanhando de perto”, reforçou o vereador.

Com o apoio da ACISC e o compromisso firmado pelas secretarias municipais, a expectativa é de que o Calçadão e a Praça do Mercado estejam revitalizados até dezembro, fortalecendo o comércio e garantindo melhores condições de circulação para a população.

IBATÉ/SP - A cidade de Ibaté sediou um importante evento promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, voltado à capacitação sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e a Elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON).

O encontro teve como objetivo apoiar os municípios nos processos de integração, planejamento e execução dos Planos de Contingência, fundamentais para garantir mais segurança às populações que vivem próximas a barragens.

Durante o evento, foram realizadas cinco palestras técnicas:

1. Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – abordando a competência natural e a integração da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) com as demais políticas setoriais, além da necessidade de elaboração do PLANCON.


2. Aspectos legais da PNSB – com foco na integração da Política Nacional de Segurança de Barragens com a PNPDEC.


3. Plano de Ação de Emergência (PAE): elaboração participativa – destacando o papel do poder público municipal e sua integração com os empreendedores.


4. Elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON).


5. Elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON) para barragens.

Foram convidados para a capacitação, 92 municípios localizados em um raio de até 200 km de Ibaté.

Segundo a Defesa Civil estadual, a iniciativa reforça a importância da preparação e da cooperação entre órgãos públicos e privados para prevenir acidentes, mitigar riscos e proteger vidas.

O prefeito de Ibaté, Ronaldo Venturi, destacou a relevância do evento para toda a região:
“É uma honra para Ibaté sediar um encontro dessa magnitude, que trata de um tema essencial para a segurança da população. Essa capacitação traz mais conhecimento e preparo para que os municípios possam agir de forma eficiente em situações de risco, garantindo proteção às pessoas e preservando vidas”, afirmou.

ARARAQUARA/SP - Na tarde de quarta-feira (24), uma ocorrência de desinteligência em via pública mobilizou a Guarda Municipal de Araraquara. O caso foi registrado por volta das 17h, na Rua Alves, nº 2697, nas proximidades da Casa de Acolhida “ASSAD-KAN”, no bairro Vila Santana.

Segundo informações do COI (Centro de Operações Integradas), dois homens entraram em luta corporal portando armas brancas. No local, os agentes constataram que F.O., de 45 anos, estava armado com um facão e uma faca, enquanto F.A.J. também portava uma faca.

Durante a abordagem, F.O. desobedeceu às ordens da equipe e, em atitude agressiva, avançou contra os guardas municipais Galdino e Gonzales. Para conter o risco imediato, os agentes utilizaram uma arma de incapacitação neuromuscular (Spark), neutralizando o agressor.

Em depoimento, F.O. alegou que a briga começou porque o outro envolvido teria feito comentários contra sua companheira. Já F.A.J. afirmou que tudo não passou de um mal-entendido.

Após ser contido, F.O. foi conduzido algemado à UPA Melhado, onde recebeu atendimento médico do Dr. Anderson Antônio Caetano. Em seguida, ambos os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, sob responsabilidade do delegado Dr. Fábio Lima Sombra.

Os dois foram autuados com base nos artigos 19 (porte de arma) e 21 (vias de fato) do Decreto-Lei 3.688/41 e, após os procedimentos legais, foram liberados, ficando à disposição da Justiça.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.