Jornalista/Radialista
Reunião acontece entre os dias 24 e 25 de outubro
ARARAS/SP - O Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará a IV Reunião Bienal da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (IV RB SBEE), que será realizada entre os dias 24 e 25 de outubro de 2024.
As inscrições estão abertas para a submissão de resumos até o dia 30 de junho e mais informações podem ser encontradas no site do evento (https://www.lsnano.ufscar.br/
A organização é da própria SBEE e do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano) da UFSCar.
Evento de lançamento ocorrerá no dia 29; programa é iniciativa do Sebrae-SP e da FecomercioSP, em parceria com Sincomercio Mirassol, Sesc e Senac
MIRASSOL/SP - Na próxima quinta-feira (29), acontecerá na cidade de Mirassol o evento de lançamento do Programa Loja do Futuro — um conjunto de iniciativas que exploram tecnologias, estratégias e práticas inovadoras para aprimorar a experiência do varejo e melhorar o desempenho de pequenos negócios. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o projeto será implantado na cidade por intermédio de parceria com o Sincomercio de Mirassol, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As inscrições para o lançamento são gratuitas e podem ser feitas aqui ou pelo telefone (17) 3242-3421.
Durante o evento, o especialista em facilitação de processos criativos, Igor Drudi, fará uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) no varejo. Ele é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc). A ideia é que os empresários da região se atualizem sobre o tema e conheçam como será a trilha de capacitação da Loja do Futuro na cidade.
Para a presidente do Sincomércio de Mirassol, Gisela Lucas de Araújo Lopes, a Loja do Futuro dará ao comerciante a oportunidade de transformar o próprio negócio. “O programa vai trazer ao empresariado da região um conjunto de cursos, oficinas e consultorias com o objetivo de melhorar a gestão e aumentar o faturamento”, ressalta a presidente da entidade. Gisela destaca ainda que a participação na Loja do Futuro será gratuita, sem gerar custos às empresas.
O programa é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha. Além da palestra, o programa contempla oficina sobre experiência do cliente, cuidados com o uso da IA, diagnóstico de maturidade digital e outras soluções que podem ser personalizadas, como consultorias.
Mirassol será a primeira cidade a receber o programa do Sebrae-SP. A parceria com a FecomercioSP e os sindicatos do Comércio Varejista locais possibilitará a ampliação da Loja do Futuro para todas as regiões do Estado de São Paulo.
Serviço
Lançamento do Programa Loja do Futuro
Quando: 29 de fevereiro
Horário: às 19h
Onde: Sincomercio Mirassol — Rua 7 de Setembro, 1875, Mirassol/SP
Inscrições: acesse aqui ou ligue para (17) 3242-3421
Evento gratuito | Vagas limitadas
Cidade registra quinta alta consecutiva puxada pelo custo dos alimentos in natura, mostra levantamento do IEMB-Acirp
RIBEIRÃO PRETO/SP - O impacto do clima sobre os itens in natura da cesta básica segue afetando o preço final do kit básico de alimentos em Ribeirão Preto. De acordo com levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial (IEMB–Acirp), a inflação sobre os alimentos em fevereiro foi, em média, de 3,95% em relação ao mês anterior.
Foi a quinta alta consecutiva registrada, com valor médio de R$ 702,46. O levantamento em 11 supermercados/hipermercados e quatro panificadoras distribuídos entre as regiões Norte, Leste, Oeste, Sul e Central foi realizado no último dia 16.
Pelo segundo mês seguido, o Centro registrou o conjunto mais caro do município (de R$ 771,58), com aumento de 8,34% em relação a janeiro. A inflação desta região foi impulsionada pela banana nanica (+40,07%) e pelo açúcar cristal (+23,35%).
A cotação na região Norte foi novamente a mais barata, com uma cesta a R$ 643,67 (+0,87%). O leve aumento foi motivado pelos preços da farinha de trigo (+21,74%), tomate italiano (+17,24%) e leite longa vida (+9,00%).
A cesta na região Sul teve custo médio de R$ 713,69, alta de 3,95% em relação a janeiro. As regiões Leste e Oeste também tiveram alta de preços, ficando em R$ 741,02 (+4,71%) e R$ 663,59 (+2,01%), respectivamente.
A banana nanica também prejudicou a conta final, disparando 10,27% este mês devido a um reajuste da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) frente às chuvas de granizo e ventanias registrados nos dias 13 e 14 de fevereiro, que impactaram na produção da fruta. Por outro lado, o feijão carioca teve queda de 4,73% e o óleo de soja, de 7,11%, devido às safras recordes em 2023 e menor demanda externa pela China.
“O Comitê de Política Monetária (Copom) vem apontando as temperaturas mais altas e da mudança no ritmo pluviométrico como causas para o aumento do custo médio dos alimentos, em especial dos itens que têm origem no campo. O clima, de fato, tem impactado as colheitas e os valores finais que chegam ao consumidor”, explica Livia Piola, analista do IEMB–Acirp.
No panorama geral da cesta básica, as carnes correspondem a 35,94% do orçamento total, seguidas por frutas e legumes (31,55%), farináceos (18,75%), laticínios (5,81%), leguminosas (4,76%), cereais (2,5%) e óleos (0,69%).
Segundo cálculos estimados pelo IEMB–Acirp, em fevereiro de 2024 a cesta de consumo alimentar respondeu por 53,79% do poder de compra do trabalhador que ganha um salário mínimo bruto de R$1.412,00 (considerando-se a remuneração líquida de R$1.305,82, deduzidos os 7,52% da contribuição à Previdência Social).
“Foi uma alta de 1,3 pontos percentuais em um mês. Em carga horária, equivale a trabalhar 118,35 horas das 220 horas previstas na jornada do assalariado só para comprar comida”, destaca Piola.
A analista lembra ainda que o tomate italiano teve alta média de +14,98% devido à queda nas produções no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais provocada pela chuva intensa. O açúcar cristal foi outro vilão geral, com aumento médio de 10,79% devido à queda de produção na Índia, que fez elevar em 20% a cotação internacional.
Dados do estudo
Os 13 itens avaliados mensalmente pela Acirp são os mesmos considerados pela cesta descrita no decreto nº 399/1938, que define as quantidades alimentares mínimas necessárias para atender às necessidades nutricionais mensais de um indivíduo de idade adulta.
A cesta inclui carne bovina (6 kg de alcatra), leite longa vida (7,5 litros), feijão carioca (4,5 kg), arroz branco tipo 1 (3 kg), farinha de trigo (1,5 kg), batata inglesa (6 kg), tomate italiano (9 kg), pão francês (6 kg), café em pó (0,6 kg), banana nanica (90 unidades), óleo de soja (0,8 litro), açúcar cristal (3 kg) e margarina (0,75 kg).
Os locais de compra são determinados com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017-2018. O pão francês é o único item cotado também em padarias, uma vez que 60% dos ribeirão-pretanos preferem comprar este produto nestes estabelecimentos.
IEMB
O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) é um órgão do Departamento de Relações Institucionais da Acirp, entidade que em 2024 completa 120 anos de atuação em Ribeirão Preto. O IEMB-Acirp foi criado em 1954 com objetivo de gerar dados socioeconômicos para orientação na gestão de empresas e da cidade. O Índice Mensal da Cesta Básica do IEMB-Acirp tem sido aferido desde maio de 2023.
IFA Business New York/Brasil acontece em abril no Shopping Iguatemi e traz o estilista brasileiro Júlio César, radicado nos Estados Unidos e natural do Rio Grande do Norte
RIBEIRÃO PRETO/SP - Ribeirão Preto volta para o circuito fashion com o 1° workshop de moda internacional do interior do estado de São Paulo, com o estilista brasileiro Júlio César, que é radicado nos Estados Unidos e tem ateliê em Nova York há 30 anos. O IFA Business New York/Brasil acontecerá no dia 17 de abril, no Shopping Iguatemi, das 16h às 21h30 e é organizado pela agência Juliana Rangel Comunicação, que atua há oito anos no mercado da moda global.
Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Júlio César se divide, hoje, entre os seus ateliês de Natal e Nova York. Além de ser o único estilista brasileiro a fazer parte da Vogue Patterns, conceituado catálogo presente no mundo todo com moldes exclusivos de estilistas convidados, ele também já trabalhou no departamento de pesquisa da Folha de São Paulo e para o fã clube “Ovelha Negra”, da Rita Lee.
“O convite para esse projeto surgiu quando conheci a Juliana Rangel [idealizadora do projeto] em Nova York, no ano passado. Fizemos uma entrevista, super gentil e agradável, ao final, nós sentimos que deveríamos fazer algo a mais”, comenta o estilista.
Das várias técnicas que Júlio César pratica, a colagem sobre tecido é a que ele mais gosta, somando com a responsabilidade da moda sustentável. O estilista se tornou um profissional respeitado nacional e internacional criando suas próprias referências, produzindo peças fortes, coloridas e intrigantes.
Um dos destaques de seus trabalhos, são as peças exclusivas confeccionadas para Lia de Itamaracá, que é dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira e considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Ela foi homenageada no Carnaval 2024 da Ilha de Itamaracá em Recife, Pernambuco e Natal, além das escolas de Samba Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo.
Na próxima semana, Júlio César embarca para Miami para acompanhar Lia de Itamaracá no Montreux Jazz Festival. “Eu estou trabalhando em um vestido para o show da Lia nesta primeira edição do festival Montreux Jazz, em Miami”, comenta o estilista.
IFA Business New York/Brasil
O IFA (Interior Fashion Arts) é uma extensão do trabalho na moda desenvolvido pela jornalista e empresária Juliana Rangel, que todo ano cobre a New York Fashion Week (NYFW) e abre mercado internacional com relacionamento com estilistas brasileiros e americanos. O objetivo é reunir empreendedores nacionais e locais para trocar conhecimento sobre moda e fomentar o mercado fashionista.
“O projeto IFA, em Ribeirão Preto, completa 8 anos no mercado. Começou em 2016 quando promovemos o maior evento de moda do interior do estado de São Paulo e, em 2017, nos tornamos um portal de notícias e, depois, ampliamos o projeto para Nova York”, explica Juliana Rangel. “Por conta dessa abertura de mercado, hoje nós conseguimos trazer para Ribeirão Preto este workshop de proporção internacional”, ressalta.
Nesta edição do IFA Business New York/Brasil, com o patrocínio oficial do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, o público com interesse na área da moda e influenciadoras, terão acesso a palestra exclusiva de Júlio César sobre posicionamento e abertura de mercado e, ainda, poderão desfrutar de um coquetel de encerramento para networking e acesso ao estilista.
“O evento vem para proporcionar muito conteúdo de moda internacional, ressaltando a presença de mercado que o Brasil tem no exterior, além de proporcionar muito relacionamento entre profissionais da área - estilistas, marcas, estudantes, patrocinadores, influenciadores, imprensa, enfim, quem respira e ama moda”, finaliza Juliana Rangel.
Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @ifa.moda
Serviço:
Quando: 17 de abril
Horário: das 16h às 21h30
Local: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto - Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900
Convites: R$ 200,00 - pré-venda pela plataforma Sympla - link aqui
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