SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) apresentou na tarde de quarta-feira (12/11), na Arena SCX, na Praça Coronel Salles, dentro da programação de atividades do São Carlos Experience – Um Festival, vários festivais, os painéis: Gestão Cultural: Democratização e transparência e Conectando destinos, criando desenvolvimento.
O painel cultural foi apresentado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Leandro Severo e a diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro. Já o painel Conectando Destinos teve como palestrantes o secretário adjunto de Turismo Hicaro Alonso e a diretora do Departamento de Qualificação do Turismo, Fabiana Nascimento.
Na apresentação do painel Gestão Cultural — Democratização e Transparência foi destacado o novo tempo da gestão cultural, processo de amadurecimento e profissionalização; a Lei Rouanet e a PNAB como política de incentivo fiscal, impulsionamento e financiamento público da cultura; o novo Marco Regulatório da Cultura (Lei 14.903/2024).
Os participantes acompanharam ainda, uma São Carlos como pioneira — inovação em políticas culturais, que em abril de 2025, foi a primeira cidade do interior paulista a implementar um edital de fomento e contratação artística baseado no Marco Regulatório da Cultura, elaborado pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, validado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e executado de forma totalmente transparente e técnica que resultou em 230 inscrições recebidas, 193 projetos aprovados por avaliadores independentes; processo transparente, com critérios públicos e isonômicos.
“Esse edital representa uma virada na política cultural da cidade, democratizando o acesso e garantindo que todos os artistas locais tenham as mesmas oportunidades”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo Leandro Severo.
Foram apresentados também dados de projetos na categoria diversidade e inclusão como eixos centrais, na música, foram 103 projetos selecionados, abrangendo 29 estilos diferentes, nas artes performáticas — teatro, dança, circo, contação de histórias —, 89 propostas foram aprovadas, processo com pontuação afirmativa, democratização do acesso, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão de artistas LGBTQIAPN+, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Foram apresentados ainda, informações sobre os impactos institucionais e sociais, acesso igualitário aos editais, independentemente de relações pessoais ou políticas, reconhecimento de trajetórias e da pluralidade de linguagens, e na gestão pública: clareza e institucionalidade nos processos, contratações mais ágeis, justas e coerentes, redução da “política de balcão”, transparência e controle social.
O secretário de Cultura e Turismo Leandro Severo informou que hoje, todas as contratações de fomento artístico— sejam de secretarias ou por emendas parlamentares — seguem a lista dos artistas selecionados e sua ordem classificatória. Isso é gestão pública moderna, técnica e democrática que além do Turismo tem trabalhado a Cultura como vetor de desenvolvimento.
“São Carlos respira cultura em todos os cantos, uma trajetória que une gestão, democracia e transparência em favor da arte e de quem a faz. As nossas políticas culturais dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU quando garantimos educação de qualidade por meio da arte, igualdade de gênero no acesso cultural e trabalho decente para os artistas e foi uma honra apresentar o painel no festival que celebra inovação, empreendedorismo e ciência. É importante lembrarmos que a cultura também é inovação simbólica, criativa e humana, tecnologia social que conecta, educa e transforma” frisa o secretário Leandro Severo.
Conectado Destinos- Durante a apresentação do painel Conectando Destinos, os participantes puderam conhecer o turismo estratégico para transformar territórios; ações de integração das atrações turísticas de diversos locais e serviços; transporte eficiente, roteiros interligados, parcerias entre os municípios; desenvolvimento territorial; polos de conexão física e digital; oportunidades em São Carlos e Região; ferramentas práticas e inovadoras; parcerias e governança; impacto para a comunidade local; inovação e tendências que conectam. O secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, ressaltou que quando os destinos se conectam, não é só o turista que se move, é toda a economia que avança.
“São Carlos não precisa mais esperar o turista, precisa convidá-lo para uma jornada. A Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos está trabalhando o desenvolvimento de politicas públicas que gerem oportunidades futuras para São Carlos, consolidando a cidade como como polo de turismo científico, tecnológico, religioso e cultural(eventos), criar roteiros integrados entre cidade e entorno rural (inovação, gastronomia, natureza), Reativar o patrimônio ferroviário e fomentar roteiros temáticos integrados e o cicloturismo, Desenvolver produtos turísticos de imersão (científico, astroturismo, base comunitária”, salienta Hicaro Alonso.































