fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - No dia 8 de maio, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) será o espaço que vai receber o Seminário Municipal de Segurança Viária, evento que marca oficialmente o início do “Maio Amarelo 2026” e o lançamento da campanha “PARE: Sua Vida não tem Retorno!”. A proposta é integrar poder público, concessionárias e empresas privadas em torno de um objetivo comum: salvar vidas no trânsito.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, explica que o seminário “vai ser marcado pela abertura da Campanha Nacional de Trânsito “Maio Amarelo”,  que trabalha a educação para o trânsito. Serão várias palestras, com concessionárias e empresas, para fomentar o assunto da segurança viária e, consequentemente, tratar sobre a educação para o trânsito. Quanto mais a gente formar pessoas e induzir crianças a participarem, mais estaremos educando futuros motoristas”, destacou.

A programação começa às 8h, com a abertura oficial feita pelo próprio secretário, e segue com uma série de debates que refletem os principais desafios da mobilidade urbana. O SEST/SENAT abre a sequência falando sobre a formação de jovens motoristas, seguido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que aborda saúde e segurança dos motofretistas. Logo depois, o DETRAN-SP apresenta dados e ações educativas, enquanto agentes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar discutem a fiscalização integrada.

O seminário também traz reflexões sobre o impacto do transporte público e privado na redução de acidentes, além de destacar o papel do planejamento urbano e das obras de tráfego para garantir vias mais seguras. Outro momento importante será o lançamento da campanha municipal “PARE! Sua Vida não tem Retorno!”, junto com projetos como a Minicidade, que trabalham a formação de crianças e a mudança cultural de adultos.

A concessionária Econoroeste apresenta investimentos na Rodovia Washington Luís e sua relação direta com a redução de óbitos, enquanto o painel final reúne empresas como Honda e Rumo, reforçando que o setor privado também tem responsabilidade na segurança viária.

Michael Yabuki lembra que o seminário é apenas o início de uma série de ações que vão se estender por todo o mês de maio. “A Prefeitura já tem um calendário de atividades voltadas para educação no trânsito e prevenção de acidentes, principalmente no intuito de salvar vidas. É um trabalho que precisa ser intensificado e fomentado para que, futuramente, tenhamos resultados positivos”, afirmou.

SÃO CARLOS/SP - Uma intervenção da Guarda Municipal de São Carlos terminou com apreensão de drogas, detenção de um suspeito e tumulto envolvendo moradores na noite desta segunda-feira (4), na Vila Jacobucci, em São Carlos.

Segundo informações, a equipe do Grupo de Apoio Motorizado (GAM) patrulhava a Rua Pastor Bento quando se deparou com cinco pessoas em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação, todos correram.

Um dos indivíduos foi perseguido e abordado ao tentar entrar em uma casa. Ele apresentou resistência, exigindo o uso de técnicas de contenção, incluindo equipamentos não letais.

Durante a varredura no local, os agentes localizaram uma sacola com entorpecentes, contendo porções de maconha e cocaína, abandonada nas imediações.

A ocorrência ganhou tensão quando moradores passaram a intervir, lançando objetos contra os guardas. Para restabelecer a ordem, foi necessário o uso de dispositivo de dispersão.

Após o controle da situação, o detido recebeu atendimento médico e foi levado ao plantão policial. A autoridade de plantão determinou o registro separado das ocorrências, já que a droga não estava diretamente com o suspeito abordado.

SÃO CARLOS/SP - Durante patrulhamento realizado na manhã desta segunda-feira (4), a Guarda Municipal apreendeu uma grande quantidade de entorpecentes no bairro São Carlos V, em São Carlos.

A ocorrência foi registrada por volta das 10h36, na Rua José Quatrochi. De acordo com o relatório, três indivíduos foram avistados pela equipe e fugiram ao perceberem a aproximação da viatura.

Diante da suspeita, especialmente por se tratar de um ponto já conhecido pelo tráfico de drogas, os agentes utilizaram a cadela farejadora K9 Índia, que localizou uma sacola com diversas substâncias ilícitas.

Foram apreendidos 45 tubetes de skank, três comprimidos de ecstasy, 119 invólucros e 11 tabletes de maconha, além de 36 porções de haxixe e 325 ependorfs de cocaína.

Todo o material foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi apresentado à autoridade policial para investigação e demais providências. Nenhum suspeito foi detido.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal das Famílias, realiza na próxima quarta-feira (06/05), às 19h, no Paço Municipal, a cerimônia de certificação de 34 famílias participantes do Programa Famílias Fortes. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar familiar por meio do fortalecimento de vínculos e do desenvolvimento de habilidades de vida.

A certificação marca o encerramento de mais um ciclo do programa. Ao longo de dois meses, as famílias participaram de encontros semanais voltados ao fortalecimento das relações familiares, com foco na prevenção de comportamentos de risco entre crianças e adolescentes, especialmente o uso de álcool e outras drogas.

Neste primeiro ciclo de 2026, o programa atendeu mais de 40 famílias em diferentes pontos de aplicação, como as EMEBs Arthur Natalino Deriggi e Ulysses Piccolo, além do Projeto Coração e do Projeto Madre Cabrini.

Receberão certificação as famílias que participaram de pelo menos cinco dos sete encontros realizados, com expectativa de presença de aproximadamente 30 famílias na cerimônia.

A execução do programa contou com o apoio de diversas secretarias e instituições. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou a estrutura das unidades escolares, incluindo salas, equipamentos e alimentação. O Fundo Social de Solidariedade contribuiu com a entrega de cestas básicas às famílias certificadas, como forma de incentivo. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal colaborou com o fornecimento de lanches nas turmas realizadas em Organizações da Sociedade Civil.

Segundo o secretário municipal das Famílias, Felipe Neves, o programa tem impacto direto na melhoria da convivência familiar. “Os pais e responsáveis que participaram do Famílias Fortes relataram avanços significativos no relacionamento dentro de casa. A convivência familiar passa a ser um fator de proteção, contribuindo para a quebra de ciclos de violência e negligência”, destacou.

O Programa Famílias Fortes baseia-se na premissa de que relações familiares positivas criam condições favoráveis para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. A iniciativa está alinhada às políticas públicas de prevenção e é reconhecida internacionalmente como uma estratégia eficaz no combate ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.