fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Concessionária amplia trecho administrado, entrega novas estruturas de atendimento,

implanta terceiras faixas e consolida o pedágio eletrônico Free Flow no interior paulista

 

            SÃO CARLOS/SP - A Ecovias Noroeste Paulista completou três anos de concessão no último dia 1º de maio, reforçando seu compromisso com a modernização da infraestrutura rodoviária, a ampliação da segurança viária e a inovação nos serviços aos usuários. O período foi marcado por um conjunto relevante de entregas, avanços tecnológicos e expansão da malha administrada, consolidando a atuação da concessionária em diferentes regiões do interior paulista.

            No início da operação, em 2023, a empresa passou a administrar 442 quilômetros de rodovias estratégicas para a mobilidade e o escoamento da produção no Estado de São Paulo. Em março de 2025, a malha foi ampliada com a incorporação de mais 158 quilômetros - incluindo as rodovias SP-351, SP-323 e novos trechos da SP-326 -, totalizando 600 quilômetros.

            “Ao iniciarmos o 3º ano de concessão, reforçamos nosso compromisso com uma infraestrutura cada vez mais moderna, segura e conectada. Os avanços alcançados refletem um trabalho consistente e planejado. Seguiremos investindo para melhorar a experiência dos usuários, aumentar a fluidez e contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atuamos”, afirma o diretor-superintendente da Ecovias Noroeste Paulista, Danyel Machado Nunes.

 

Obras avançam e ampliam capacidade das rodovias

            Entre os principais marcos do período estão, além de uma série de melhorias na região de Barretos, as obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), com avanços relevantes nas regiões de São Carlos, Mirassol e São José do Rio Preto.

 

São Carlos

            No trecho urbano de São Carlos, a concessionária já soma mais de 10 quilômetros de terceiras faixas. Ao todo, serão implantados 19,2 quilômetros, sendo 10 na pista norte (sentido capital-interior) e 9,2 na sul, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027. Acompanhando a estratégia de alargamentos progressivos dos viadutos, as intervenções nos dispositivos ocorrem, simultaneamente, à implantação das novas faixas, permitindo a abertura ao tráfego no menor prazo possível.

            Já foram concluídos alargamentos nos viadutos Tangará-Parque Sabará (quilômetro 231+180m), Maria Stella Fagá (231+800m), Vila Jacobucci-Jardim Santa Maria (232+900m) e Country Club-Vila Brasília (234+040m).       A região também recebeu melhorias em passarelas – quatro foram revitalizadas em São Carlos e Ibaté, incluindo adequações de acessibilidade, iluminação e segurança. As próximas etapas incluem, ainda, o início da implantação de 3,1 quilômetros de vias marginais, conectando importantes acessos urbanos. O investimento total previsto para São Carlos é de R$ 150 milhões.

 

São José do Rio Preto e Mirassol

            Na região, quatro novas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) foram implantadas em Santa Adélia, Catanduva, Uchoa e São José do Rio Preto, oferecendo estrutura gratuita com banheiros, água, espaço pet e pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos.

            As obras de terceiras faixas já somam 16 quilômetros entre Mirassol e São José do Rio Preto, com antecipação de cronograma em alguns trechos. Também foi concluído o alargamento de viaduto no quilômetro 449+300m, em Mirassol.

            O projeto prevê, ao todo, 26,9 quilômetros de novas faixas adicionais, além de intervenções como construção e ampliação de viadutos, implantação de marginais e adequação de passarelas. O investimento total previsto para a região de São José do Rio Preto é de R$ 450 milhões.

 

Região de Barretos

            No novo trecho incorporado à concessão, a Ecovias Noroeste Paulista já entregou cinco novas bases de SAU, localizadas em Palmares Paulista, Bebedouro, Colina e Pirangi. Uma sexta unidade, em Monte Alto, deve ser concluída até o meio do ano.

            Em Barretos, foram realizadas melhorias no sistema viário urbano, com reorganização de acessos, implantação de novas alças e construção de ciclovia, promovendo maior integração entre os tráfegos urbano e rodoviário. Novas intervenções estão previstas até 2027. O investimento total previsto para a região de Barretos é de R$ 4 milhões.

 

Pedágio Eletrônico (Free Flow)

            A concessionária também se destaca pelo pioneirismo na implantação do Pedágio Eletrônico (Free Flow). Em três anos, foram instalados pórticos – que integram o Programa Siga Fácil do Governo do Estado de São Paulo – em quatro pontos estratégicos das rodovias administradas pela Ecovias Noroeste Paulista.

            As primeiras implantações ocorreram em 2024, em Itápolis e Jaboticabal (SP-333), seguidas por Dobrada (SP-326) e, em dezembro de 2025, Taiúva. O modelo elimina cabines e cancelas, utilizando tecnologia de leitura automática de placas e TAGs, permitindo que os motoristas sigam viagem sem paradas, com mais fluidez, segurança e eficiência.

            Motoristas com TAG ativa têm a cobrança feita automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar pelos canais oficiais: site pedagiodigital.com, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista, WhatsApp 0800-326-3663 ou totens disponíveis na SP-326 (Santa Ernestina, Jaboticabal, Pitangueiras, Bebedouro e Colina) e na SP-333 (Barrinha, Taquaritinga e Borborema).

 

Conectividade e tecnologia

            Nestes três anos de concessão, várias iniciativas certificam o avanço na modernização das rodovias da Ecovias Noroeste Paulista, com benefícios para a logística, os usuários e o meio ambiente. Uma delas é a implantação, no quilômetro 264 da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara, da tecnologia HS-WIM (pesagem em movimento), que permite fiscalizar o excesso de carga sem parada dos veículos.

            A inovação, considerada um avanço para a mobilidade e a segurança viária, encontra-se em fase de testes. Estão sendo avaliados o desempenho dos sensores instalados no pavimento e do pórtico com câmeras inteligentes, capazes de identificar modelo, quantidade de eixos, placa e tipo dos veículos, garantindo a eficiência e a confiabilidade do sistema, que promete otimizar a fiscalização sem comprometer a fluidez do tráfego e, ainda, contribuir para a redução de impactos ambientais.

            Outra iniciativa inovadora foi a substituição dos antigos Call Boxes pela plataforma SOS.ECO.BR, que permite aos usuários solicitarem atendimento pelo celular, de forma gratuita, rápida e com localização automática. Desenvolvida em parceria com a operadora TIM, a solução ampliou a cobertura de sinal em diversos trechos, inclusive em áreas antes sem conectividade.

            Além disso, a concessionária ampliou o monitoramento com a instalação de centenas de câmeras com Detecção Automática de Incidentes (DAI), aumentando em cerca de 400% a cobertura das rodovias. O sistema é acompanhado 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), o que permite respostas mais ágeis às ocorrências.

            As câmeras utilizam inteligência artificial para monitorar o tráfego em tempo real, identificando, automaticamente, situações como veículos parados, contramão, pedestres na pista, acidentes e detritos. Essa tecnologia emite alertas instantâneos ao CCO, acelerando o atendimento às emergências e contribuindo para a redução de acidentes secundários.

 

Atendimento a mais de 210 mil usuários

            O usuário é a maior prioridade da Ecovias Noroeste Paulista. Em três anos, a concessionária realizou 212.780 atendimentos. Ela oferece 20 bases de SAU ao longo da malha viária, além de uma frota operacional com ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, garantindo suporte completo aos motoristas.

            Outro destaque é o fortalecimento das ações de segurança, com programas educativos e melhorias constantes na infraestrutura, contribuindo para a redução de riscos e para a conscientização dos usuários.

            Com a assinatura “Vá Seguro”, as campanhas integram o programa permanente de segurança viária da Ecovias Noroeste Paulista em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Foram 210 campanhas educativas realizadas, que atingiram 11.417 usuários, entre pedestres, ciclistas, motociclistas, caminhoneiros e motoristas de ônibus e veículos leves.

SERTÃOZINHO/SP - O atleta são-carlense Miguel Luciano, da Associação São-carlense de Atletismo (ASA), teve uma atuação de destaque neste domingo, 3, ao conquistar o 4º lugar geral na tradicional Corrida do Trabalhador, realizada em Sertãozinho.

A prova, disputada no Centro Olímpico Maria Zeferina Baldaia, reuniu atletas de alto nível de toda a região e contou com premiação em dinheiro, elevando ainda mais o nível da competição. Mesmo diante de uma elite forte, Miguel fez bonito e representou com excelência São Carlos.

Na disputa dos 10 quilômetros, o ritmo foi intenso desde o início. O pelotão de frente completou os primeiros 5 km na casa dos 15min30s, evidenciando o alto nível da prova. Miguel se manteve entre os líderes durante boa parte do percurso, mas acabou perdendo contato com os primeiros colocados na marca dos 7 km, cruzando a linha de chegada na 4ª colocação.

O desempenho, no entanto, foi expressivo: ele completou a prova com o tempo de 31min21s, garantindo também uma premiação de R$ 600. Mais do que o resultado financeiro, o atleta celebrou a evolução e o retorno em grande estilo às competições de 10 km.

“Mais importante que a premiação foi correr em um ritmo forte. Esse tempo me credencia para largar na elite da corrida da Unicep, que exige índice de 33 minutos. Fico feliz pelo desempenho, ainda mais sendo minha primeira prova de 10 km após o retorno”, destacou.

Miguel também fez questão de agradecer o apoio recebido da equipe, da Prefeitura de São Carlos, da Secretaria Municipal de Esportes e de todos que acompanham sua trajetória.

Iniciativas incluem modernização de estação de esgoto, microdrenagem sustentável e combate a vazamentos.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos teve três projetos aprovados para financiamento pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), conforme deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ), publicada em abril de 2026. No total, foram contemplados cinco projetos do município de São Carlos, sendo três de iniciativa do SAAE e dois da Prefeitura, somando aproximadamente R$ 5,85 milhões em investimentos.

PROJETOS APROVADOS – Os projetos do SAAE totalizam R$ 2.759.105,60, sendo R$ 2.464.126,87 provenientes do FEHIDRO e R$ 294.978,73 de contrapartida da autarquia. Entre as iniciativas contempladas está a reforma e adequação da Estação Elevatória de Esgoto Água Fria, com investimento de R$ 678.124,03. A obra tem como objetivo modernizar a estrutura existente, ampliando a eficiência operacional e reduzindo riscos ambientais.

Também foi aprovada a elaboração do projeto executivo de microdrenagem sustentável, com soluções baseadas na natureza, para a bacia do Córrego do Gregório, no valor de R$ 683.415,60. Outra frente contemplada é a intensificação do controle de perdas, por meio da pesquisa, combate e reparo de vazamentos não visíveis na macrorregião da Vila Prado, além da implantação de macromedição no município. Com investimento de R$ 1.397.565,97, a iniciativa busca aumentar a eficiência na distribuição de água e otimizar o controle do sistema de abastecimento.

RECURSOS FEHIDRO – Os recursos fazem parte do Plano de Aplicação da Cobrança pelo Uso da Água na bacia Tietê-Jacaré para 2026, que totaliza R$ 18,9 milhões destinados a projetos prioritários definidos pelo Plano de Bacia. A seleção considerou critérios técnicos estabelecidos pelas Câmaras Técnicas do Comitê.

De acordo com a deliberação, os proponentes têm até o dia 8 de maio de 2026 para apresentar documentos complementares. O não cumprimento do prazo pode resultar na exclusão dos projetos.

Segundo o presidente do SAAE, Derike Contri, a aprovação dos projetos representa um avanço importante para o município. “Esses investimentos fortalecem nossa capacidade de planejamento e execução de ações estruturantes no saneamento. Estamos atuando de forma estratégica, com foco na eficiência operacional, na redução de perdas e na adoção de soluções sustentáveis, alinhadas às diretrizes de gestão dos recursos hídricos”, destacou.

Com a aprovação, o SAAE reforça seu papel estratégico na promoção de melhorias estruturais no saneamento básico e na preservação dos recursos hídricos de São Carlos, alinhado às diretrizes estaduais de sustentabilidade e gestão eficiente da água.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu o resultado de mais uma importante ação solidária em prol do atendimento oncológico da instituição. A campanha Carlinha’s Day, promovida pela pizzaria Tomate Cru e idealizada por seu proprietário, Gabriel Langhi, arrecadou R$ 7.500, valor que será destinado ao fortalecimento do acolhimento e tratamento de pacientes com câncer.

Gabriel esteve no hospital para oficializar a entrega e foi recebido pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior e pela coordenadora de captação de recursos, Andreia Lourenço. O montante arrecadado é resultado da união entre a população, que aderiu à campanha por meio da compra de pizzas, e empresas parceiras que se engajaram na causa com doações.

Entre as empresas apoiadoras estão Tomate Cru, Mamata Lancheria, Play Car, Play BR, Play Truco, Grupo Scaroni Imobiliária, San Marin, RPR Marketing e RedCave Audiovisual, que contribuíram diretamente para o sucesso da iniciativa.

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a ação nasceu como uma homenagem de Gabriel à sua mãe, Carla Langhi, e tem como propósito apoiar o setor oncológico da Santa Casa. Na primeira edição, a campanha arrecadou R$ 5 mil, já demonstrando o potencial de mobilização da comunidade em torno da causa.

O provedor Antonio Valério Morillas Junior destacou a importância da iniciativa e o impacto direto no atendimento aos pacientes. “A solidariedade da população e o engajamento das empresas fazem toda a diferença. Esse recurso contribui para mantermos um atendimento de qualidade, com mais estrutura e acolhimento aos pacientes oncológicos”, afirmou.

Gabriel Langhi também ressaltou a força da mobilização. “Essa campanha tem um significado muito especial para mim. Ver tantas pessoas e empresas abraçando a causa e contribuindo mostra que estamos no caminho certo. Cada participação fez a diferença para alcançarmos esse resultado”, destacou.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.