Jornalista/Radialista
Evento reuniu famílias, autoridades e comunidade em ato público por mais empatia, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio
ARARAQUARA/SP - Araraquara foi palco de um importante movimento de conscientização e inclusão. O prefeito Dr. Lapena e a primeira-dama e presidente do Fundo Social Solidário, Daiana Lapena, participaram da Caminhada pela Conscientização do Autismo, que teve como objetivo ampliar o debate sobre a causa e reforçar a importância do acolhimento às pessoas autistas e suas famílias. O evento aconteceu no domingo (03).
A concentração teve início às 8h, em frente ao Sicredi, na Avenida Bento de Abreu, com trajeto até o DAAE. Ao final da caminhada, o coreto da praça recebeu uma programação cultural inclusiva, com apresentações de dança e música, além de barracas de alimentação cuja arrecadação foi destinada a instituições que atuam diretamente com a causa.
O evento reuniu crianças autistas, familiares, representantes da sociedade civil e autoridades do Legislativo e Executivo. Estiveram presentes os vereadores Marcão da Saúde, Marcelinho, Guilherme Bianco, Michel Kary e Geani Trevisoli. Representando o Executivo, participaram a secretária de Saúde, Emanuelly Laurenti, a secretária de Direitos Humanos, Jessyca Alencar, além do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Jeferson Yashuda.
A organização ficou a cargo da subsecretária de Saúde, Karyna Maia, que também é mãe de uma criança autista. Em sua fala, ela destacou a importância de dar visibilidade à causa e fortalecer redes de apoio:
“Como mãe, eu conheço de perto os desafios e as descobertas que fazem parte dessa jornada. Falar sobre o autismo é abrir caminhos, é permitir que mais famílias se sintam acolhidas e compreendidas. Este movimento não é apenas sobre conscientizar, mas sobre construir uma cidade mais preparada, mais sensível para todos. Cada passo dado hoje representa um avanço na direção do respeito e da inclusão que queremos para nossos filhos.”
O prefeito Dr. Lapena também reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à inclusão:
“Pensando na causa autista e nas famílias que vivem essa realidade, acredito que não devemos tratar isso como algo mecânico ou uma “indústria”, mas com mais humanidade e compreensão. Quando uma família não sabe como lidar, ela precisa de apoio verdadeiro, não de rótulos. Por isso, é essencial fortalecer a rede pública e a saúde, criando caminhos para acolher todos com mais sensibilidade. Essa é uma luta que exige empatia, escuta e presença constante”, afirmou.
A caminhada reafirma o compromisso do município com a promoção da inclusão e evidencia a importância de ações contínuas que garantam visibilidade, respeito e suporte às pessoas autistas e suas famílias.
Rápida ação da Polícia Militar garante socorro à vítima e prisão do agressor durante a madrugada
BROTAS/SP - Na manhã de segunda-feira (04), uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Polícia Militar em Brotas. A rápida resposta dos policiais foi fundamental para interromper as agressões e garantir a segurança da vítima.
A equipe composta pelo Cabo PM Teixeira e pelo Soldado PM Carrion, foi acionada via COPOM e, ao chegar ao local, encontrou a vítima com sinais visíveis de agressão, incluindo inchaço e hematomas no rosto.
O suspeito, que estava na residência, admitiu ter cometido as agressões. Os policiais quando em contato com a vítima verificaram que ela tinha sinais aparentes de agressão, como inchaço e hematomas na região do rosto. Diante da situação, os policiais deram voz de prisão em flagrante.
As partes foram encaminhadas para atendimento médico e, posteriormente, conduzidas à Delegacia de Polícia de Rio Claro (SP), onde o delegado plantonista ratificou a prisão por violência doméstica. O homem permaneceu detido e à disposição da Justiça.
IBATÉ/SP - Uma ação da Guarda Municipal de Ibaté resultou na apreensão de diversas porções de entorpecentes na manhã desta segunda-feira (4), em Ibaté.
Por volta das 7h30, durante patrulhamento pela Rua Benedito Barreto, nas proximidades de uma unidade de saúde do bairro Jardim Cruzado, os agentes avistaram quatro indivíduos em atitude suspeita. Ao notarem a presença da viatura, os suspeitos fugiram rapidamente e não foram localizados.
Na sequência, os guardas realizaram uma averiguação no local onde o grupo estava e encontraram, dentro de uma lixeira, uma sacola contendo drogas já fracionadas para comercialização.
Foram apreendidas 15 porções de maconha, 31 de cocaína, 27 de haxixe e 41 de crack, além de R$ 10 em dinheiro.
O material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Ibaté, onde foi registrado para as providências cabíveis.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reforça o alerta do Ministério da Saúde sobre a importância da vacinação contra o sarampo para brasileiros que pretendem viajar aos países-sede da Copa do Mundo da FIFA 2026.
O torneio será realizado entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026, com jogos nos Estados Unidos, México e Canadá. De acordo com o órgão federal, eventos internacionais de grande porte aumentam significativamente a circulação de pessoas entre diferentes regiões do mundo, favorecendo a disseminação de doenças transmissíveis.
Entre as preocupações está o sarampo, uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por via aérea ou por gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A infecção pode evoluir para quadros graves, especialmente em pessoas não vacinadas, embora seja totalmente prevenível por meio da imunização.
Atualmente, os três países que sediarão a Copa registram surtos ativos da doença, com transmissão contínua do vírus. Esse cenário eleva o risco de contágio entre viajantes.
O Brasil conquistou, em 2024, o status de país livre da circulação endêmica do sarampo. No entanto, em 2025 foram confirmados 38 casos, sendo a maioria relacionada à importação. Um dado que chama atenção é que 94,7% dos casos ocorreram em pessoas sem histórico vacinal. Em 2026, até o momento, três casos importados foram registrados.
A Secretaria de Saúde destaca que a manutenção desse status depende diretamente da vacinação da população e da rápida resposta a possíveis casos. As vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetraviral (que inclui também varicela) são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes de viajar, a orientação é verificar a carteira de vacinação e, se necessário, procurar uma unidade de saúde com pelo menos 15 dias de antecedência para garantir a proteção adequada. Caso não seja possível cumprir esse prazo, a recomendação é tomar a vacina o quanto antes, inclusive próximo à data do embarque.
O esquema vacinal prevê “dose zero” para crianças de 6 a 11 meses. Crianças a partir de 12 meses até 29 anos devem ter duas doses registradas, enquanto adultos de 30 a 59 anos precisam de uma dose.
Durante ou após a viagem, é fundamental estar atento a sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza e conjuntivite. Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico e informar o histórico de viagem ou contato com casos suspeitos ou confirmados.
“A realização de um evento internacional como a Copa do Mundo aumenta muito a circulação de pessoas entre países, e isso eleva o risco de reintrodução de doenças que já estavam controladas no Brasil, como o sarampo. Por isso, é fundamental que quem vai viajar verifique sua situação vacinal e se imunize com antecedência. A vacina é segura, gratuita e é a forma mais eficaz de proteção, tanto individual quanto coletiva. Manter a vacinação em dia é essencial para evitar novos surtos e preservar o status do Brasil como país livre da circulação do vírus”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide.
Em São Carlos a vacina contra o sarampo é aplicada em todas as unidades de saúde do município, com exceção da USF e UBS Cruzeiro do Sul, que passam por reforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.