Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O recadastramento dos candidatos ao programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, em São Carlos, começou nesta sexta-feira (24/04) com a presença do prefeito Netto Donato, que participou diretamente do atendimento e efetuou o recadastramento da moradora Isadora Nascimento Cruz. A ação marca uma etapa decisiva para a seleção das famílias que concorrerão às 200 unidades habitacionais do Residencial Santa Felícia II.
Isadora, que vive de aluguel e sonha com a casa própria, relatou a satisfação de ser atendida pelo próprio prefeito. “Pago R$ 600,00 por mês e isso pesa muito no orçamento, porque minha renda vem do Bolsa Família e trabalhos informais. É um dinheiro que vai embora sem retorno. Ter uma moradia própria significa segurança para mim e para minha filha. Fiquei feliz de ser cadastrada pelo prefeito e espero que dê certo”, disse.
O prefeito Netto Donato destacou a relevância do momento para a cidade. “Esse recadastramento é uma exigência da Caixa Econômica Federal e estamos dando todo o suporte para que as famílias possam ser contempladas. Há uma grande expectativa, porque o novo padrão do programa garante qualidade de vida e integração com o bairro. Ver quase 5 mil pessoas procurando o recadastramento nos motiva a buscar ainda mais moradias junto ao Governo Federal e ao programa Casa Paulista, do Governo do Estado. Quando trabalhamos em conjunto, conseguimos trazer resultados concretos para a população”, afirmou.
O secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno do Carmo, também avaliou positivamente os primeiros dias. “Foram quase 5 mil famílias atendidas, o que mostra a dimensão da demanda. Hoje, só no primeiro dia de recadastramento, esperamos receber 550 pessoas. Vamos até o dia 30 de abril, sempre das 9h às 19h, e apenas quem retirou senha poderá participar”, explicou. Ele reforçou que a seleção dos beneficiários seguirá critérios da portaria do Ministério das Cidades e será conduzida pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura. “Haverá uma triagem técnica. Ao final, 200 famílias serão contempladas e 60 ficarão como suplentes”, acrescentou.
Rodson também adiantou que a administração já trabalha para ampliar o número de unidades habitacionais. “Nossa meta é entregar pelo menos 3 mil moradias nos próximos anos. Para isso, estamos em diálogo com o Governo do Estado, que pode oferecer subsídio de R$ 30 mil pelo Casa Paulista, garantindo prestações mais acessíveis”, disse.O
recadastramento pode ser feito presencialmente, com estrutura montada na Estação Ferroviária e apoio de 30 profissionais e 10 atiradores do Tiro de Guerra, ou de forma online, pelo sistema HABISOFT, até 30 de abril, no link https://app.habisoft.com.br/acessocidadao?hs=bc17zi1CBcXYqbqHmkk7ww.
A Prefeitura reforça que o processo atende às exigências da Caixa e do Ministério das Cidades e que grupos prioritários incluem mães solo, famílias com pessoas com deficiência, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) protocolou uma proposta que prevê a criação de linhas exclusivas para mulheres no transporte coletivo municipal, com o objetivo de ampliar a segurança das passageiras.
A medida já vem sendo debatida e aplicada em outras cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, o metrô conta com o chamado “vagão rosa”, exclusivo para mulheres em horários de pico desde 2006. Em Recife, Brasília e Belo Horizonte, iniciativas semelhantes também foram implementadas no transporte sobre trilhos. Recentemente, Maceió também anunciou ônibus exclusivos voltados ao público feminino como medida de proteção e segurança.
A proposta busca oferecer mais tranquilidade para mulheres que utilizam o transporte público diariamente para trabalhar, estudar e cuidar de suas famílias. Além da mobilidade, a iniciativa reforça o direito das mulheres de circularem pela cidade com dignidade, respeito e segurança.
“Recebemos relatos frequentes de mulheres que se sentem inseguras no transporte coletivo e muitas vezes passam por situações de constrangimento. Precisamos discutir soluções concretas para garantir mais proteção. Essa proposta é um passo importante para tornar o transporte público mais seguro e humanizado para todas”, destacou o parlamentar.
O vereador reforçou ainda que a proposta será debatida com o Poder Executivo, empresa responsável pelo transporte e a população, buscando construir uma alternativa viável e eficiente para São Carlos.
Propriedade apresenta carne de lata e rapadura em miniatura, além da linha de cachaças
RIBEIRÃO PRETO/SP - Pela terceira vez consecutiva, a Fazenda Barra Grande de Itirapuã/SP estará presente na Agrishow, maior feira de agronegócio da América Latina. A propriedade marcará presença no Pavilhão de Produtores Artesanais, durante todos os dias do evento, levando ao público itens que combinam tradição, qualidade e inovação. O objetivo é mostrar a valorização dos produtos artesanais e da produção com identidade.
Entre os destaques de 2026 estão a carne de lata e a rapadura, produtos que carregam a essência da cultura rural brasileira e que, nesta edição, ganham versões em embalagens miniatura, desenvolvidas para ampliar o acesso e atrair novos consumidores.
Os visitantes ainda poderão conhecer e degustar as cachaças Barra Grande e Santo Grau, além de outros itens produzidos na fazenda como café com manejo sustentável e o fubá moído em moinho de pedra mó movido à roda d'água. Como novidade, a fazenda também passa a oferecer cerveja artesanal, ampliando o portfólio e criando novas experiências para o público.
“Estamos no terceiro ano na feira, que é a maior da América Latina, e é muito importante fazer parte. O pavilhão de artesanais cresce a cada edição, com produtos cada vez mais caprichados e diferenciados, e se tornou parada obrigatória para quem visita o evento”, afirma Maurílio Cristófani, diretor da Fazenda Barra Grande.
Localizada no interior paulista, na região de Franca, a Fazenda Barra Grande adota um modelo de produção integrado, que reúne o cultivo de cana-de-açúcar, a pecuária de corte e o manejo de madeira nobre. Reconhecida nacionalmente por suas boas práticas, a propriedade foi finalista, por dois anos consecutivos, de premiações voltadas à sustentabilidade e à inovação no campo. Também integra iniciativas como a Rota Gastronômica e o programa Sabor de São Paulo, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reforçando seu protagonismo na valorização da produção rural.
MOGI MIRIM/SP - Mogi Mirim será palco nos dias 29 e 30 de abril, de uma das iniciativas mais vibrantes de criatividade e impacto socioambiental do país: o projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação. A ação gratuita, realizada pela Loa Produções Culturais e Criativas, combina arte, educação e inovação para inspirar jovens a desenvolver soluções reais para desafios ambientais, fortalecendo o ecossistema de inovação e ampliando o acesso à cultura. O evento passou por Mogi Guaçu e segue agora para Mogi Mirim.
“Quando arte e inovação se unem, os jovens talentos passam a transformar os desafios ambientais em criação. O projeto faz dos locais por onde passa, espaços vivos de inovação, o aluno se torna protagonista na construção de soluções inovadoras para o meio ambiente. Assim fortalecemos a economia criativa e inspiramos um futuro mais sustentável”, afirma Andréia Nunes, diretora-geral da Loa Produções Culturais e Criativas.
Com uma programação dinâmica, o evento integra linguagens artísticas com apresentações teatrais, oficinas gamificadas de inovação e atividades formativas que estimulam o pensamento crítico, protagonismo e visão de futuro. O projeto se consolida como uma plataforma de impacto social que conecta educação, cultura e sustentabilidade, ampliando oportunidades para estudantes e instituições da região.
Arte que mobiliza e prepara para a inovação
A programação abre com o espetáculo “Água à Vista”, da Companhia de Teatro Parafernália, que sensibiliza o público sobre os desafios da sustentabilidade e da crise hídrica, tema cada vez mais urgente no país. A peça prepara os participantes para a jornada de inovação que se segue e funciona como um catalisador criativo, despertando consciência ambiental, senso de responsabilidade coletiva e engajamento para o desenvolvimento de soluções reais.
Oficinas que transformam criatividade em soluções
Nas oficinas de inovação, os jovens desenvolvem as habilidades do futuro, trabalham em equipes e recebem apoio de mentores para criar soluções voltadas ao meio ambiente, com destaque para desafios relacionados à água e à crise hídrica, que impactam diretamente a vida nas cidades. Ao final, apresentam suas propostas em formato de pitch para uma banca avaliadora e as melhores ideias são reconhecidas e premiadas.
Impacto que se multiplica
O projeto já percorreu 31 cidades em seis estados, beneficiando mais de 20 mil pessoas e gerando cerca de 750 ideias inovadoras com foco em sustentabilidade. Em cada cidade, o projeto fortalece redes locais, estimula a economia criativa e amplia oportunidades para jovens talentos.
Fomento à cultura e à economia criativa
O projeto é viabilizado com recursos do Fomento CultSP e conta com apoio do ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Esses mecanismos de incentivo são fundamentais para ampliar o acesso à cultura, fortalecer a economia criativa e promover iniciativas que unem arte, educação e inovação, pilares centrais do projeto.
SERVIÇO
Data: 29 e 30 de abril de 2026
Local: Instituto ICA (Avenida Brasília, 350 – Loteamento Nova Mogi Mogi Mirim - SP CEP: 13.800-280)
Horário: Espetáculo: 9h e 14h30 (dia 29) e ideathon: das 13h30 às 16h (dia 30).
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.