Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O 1º Encontro de Chorões do Interior teve início na noite de quarta-feira (22/04), no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão”, em São Carlos, reunindo um público expressivo para a apresentação do espetáculo “Choro de Uma História”, com Diego Lima e seus Chorões.
A iniciativa é realizada em parceria entre a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o SESC São Carlos. A programação segue até sábado (25/04), com atividades distribuídas em diversos espaços culturais e públicos do município.
A abertura oficial destacou a relevância do choro como um dos primeiros gêneros da música popular instrumental brasileira, surgido no Rio de Janeiro no final do século XIX, e reafirmou o interesse do público local pela valorização dessa tradição.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, o evento foi estruturado para ampliar o acesso e fortalecer a formação cultural na cidade. “O encontro foi concebido para valorizar o choro como patrimônio da música brasileira, ao mesmo tempo em que amplia sua difusão e estimula a formação de novos músicos. Também buscamos descentralizar o acesso à cultura, levando a programação a diferentes regiões da cidade e ocupando espaços públicos e equipamentos culturais com atividades qualificadas e gratuitas”, destacou.
Ao longo da programação, o evento passa por locais como o SESC São Carlos, Praça XV de Novembro, Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), Praça Coronel Salles e o Espaço Múltiplo, com apresentações musicais, ensaios abertos e oficinas.
A realização conta ainda com o apoio do Espaço Múltiplo (Bar, Arte e Cultura), Cozinha do Lobo e da Ambiente de Mobilidade Artística Criando Cidadãos (AMA/CC Ponto de Cultura). A curadoria e articulação são do músico e produtor cultural Tiago Veltroni.
O evento também contou com emenda parlamentar do vereador Djalma Nery.
Programação
23/04 – Quinta-feira
15h – CEMAC
Ensaio aberto – Grandes Chorões
20h – SESC São Carlos
Shows com Choro de Resistência e Camerata Arco Brasil
24/04 – Sexta-feira
20h – Praça XV de Novembro
Show com Academia do Choro
25/04 – Sábado
14h às 17h – CEMAC
Oficinas de violão, percussão e flauta no choro
18h – Praça Coronel Salles
Show com Marakatrio e convidados
20h – Espaço Múltiplo
Encerramento com a Roda dos Chorões do Interior.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos inicia na próxima segunda-feira (27/04), a Campanha do Agasalho 2026. As doações poderão ser feitas até o dia 3 de julho em pontos de arrecadação espalhados pela cidade.
A campanha tem como principal objetivo arrecadar agasalhos, cobertores, meias, calçados e roupas de frio em bom estado, que serão distribuídos para famílias carentes, moradores de rua, instituições de acolhimento e comunidades afetadas pelas baixas temperaturas.
Diversos pontos de coleta estarão espalhados na cidade, incluindo prédios públicos. A equipe do Fundo Social de Solidariedade realizará a triagem, organização e entrega das doações.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, durante a Campanha também serão realizados os chamados “drive tour” em alguns locais da cidade, como na Praça do Mercado Municipal, facilitando dessa forma a entrega das doações.
“Na próxima segunda-feira, dia 27, damos início a mais uma edição da Campanha do Agasalho, uma ação que representa muito mais do que a doação de roupas, representa cuidado, empatia e solidariedade com quem mais precisa. O inverno é um período difícil para muitas famílias, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade. Por isso, cada peça doada faz diferença. Um agasalho, um cobertor, uma roupa em bom estado pode significar conforto, dignidade e proteção contra o frio”, ressalta a presidente do Fundo Social de São Carlos.
Herica Ricci Donato disse, ainda, que o Fundo Social de Solidariedade tem o compromisso de mobilizar a cidade para essa corrente do bem. “Tenho certeza de que, mais uma vez, a população vai mostrar sua generosidade, contribuindo com aquilo que puder. Quero convidar todos a participar, basta separar peças que não estão mais em uso, mas que ainda podem aquecer alguém. Vamos transformar solidariedade em ação concreta”.
Confira os pontos de coleta: Fundo Social de Solidariedade (FSS), Paço Municipal; Unidades do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa).
Quem quiser se tornar um ponto de coleta pode entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1014 ou na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. No caso de grandes doações de roupas e cobertas, o FSS se responsabiliza pelo transporte das peças.
SÃO PAULO/SP - No balanço financeiro entregue ao Conselho Fiscal e ao Conselho de Orientação (Cori), a gestão do presidente Osmar Stabile afirma que o Corinthians receberá R$ 276,7 milhões ao longo de 2026 pelos acordos firmados com as empresas que estampam o uniforme de jogo da equipe profissional masculina de futebol.
Mais da metade do valor vem da casa de apostas Esportes da Sorte, responsável pelo pagamento de R$ 150 milhões para estampar sua marca no espaço máster da camisa do Corinthians. A norte-americana Nike, responsável pela concepção criativa, confecção e distribuição dos uniformes por todo o país, aparece em segundo na lista com o aporte de R$ 89 milhões.
Os números representam um aumento de R$ 100 milhões ao Corinthians em relação à mesma fonte de receita do ano passado.
O balanço financeiro, ao qual o ge teve acesso com exclusividade, mostra que a arrecadação com a camisa de jogo durante o ano de 2025 foi de R$ 171,7 milhões, sendo R$ 124,778 milhões vindos das empresas patrocinadoras e R$ 46,915 milhões do acordo com a Nike.
Valores pagos ao Corinthians pela exposição na camisa
| Empresa parceira | Local do uniforme | Valor por ano |
| Esportes da Sorte | Máster | R$ 150 milhões |
| Nike | Fornecedora do material esportivo | R$ 89 milhões |
| Frimesa | Omoplata | R$ 9,6 milhões |
| BYD | Omoplata | R$ 8 milhões |
| Broto Legal | Calcão | R$ 6 milhões |
| BMG | Manga | R$ 5 milhões |
| Ezze Seguros | Costas Superior | R$ 5 milhões |
| Zé Delivery | Escudeto | R$ 4,1 milhões |
Fonte: Balanço do Corinthians
De acordo com o clube, o incremento considerável do dinheiro se deve às renegociações dos contratos tocados pelos departamentos comercial e de marketing. Tanto a Esportes da Sorte (até dezembro de 2029) como a Nike (até dezembro de 2035) renovaram os vínculos com o Corinthians.
O clube também acertou patrocínio com a BYD até dezembro de 2026, renovou com a Frimesa até dezembro de 2026 e estendeu o vínculo com a Ezze Seguros até junho de 2026.
— A área comercial passou por uma importante reestruturação em 2025, com foco em consolidar parcerias estratégicas de longo prazo e criar uma base sólida de receitas recorrentes, sustentada pela renovação com a Nike, a ampliação do contrato com a Esportes da Sorte e a diversificação do portfólio de parceiros — escreveu o clube no documento que ainda será enviado aos conselheiros.
O balanço financeiro, que apresentou déficit de R$ 143,441 milhões em 2025, passará por votação no Conselho Deliberativo na próxima segunda-feira.
Por Gabriel Oliveira e Yago Rudá / ge
SÃO PAULO/SP - O consumo dos brasileiros em supermercados registrou alta de 1,92% no primeiro trimestre de 2026, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No mês de março, o consumo foi 6,21% maior que em fevereiro. Já em relação a março do ano passado, o avanço foi de 3,20%.
Todos os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.
“O salto de março evidencia tanto a antecipação de compras para a Páscoa, celebrada no início de abril, quanto o efeito-calendário de fevereiro, mês com menor número de dias", avalia a Abras.
A associação descreve que o desempenho também ocorreu devido à entrada de recursos na economia. "Em março, o Bolsa Família contemplou 18,73 milhões de lares, com transferência de R$ 12,77 bilhões. Os recursos do PIS/PASEP injetaram cerca de R$ 2,5 bilhões no segundo lote de pagamento”, diz a entidade.
O Abrasmercado, indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo, registrou alta de 2,20% em março.
Nos meses anteriores, as variações haviam sido de +0,47%, em fevereiro, e de -0,16%, em janeiro. Com o resultado, o valor médio da cesta passou de R$ 802,88 para R$ 820,54 no mês.
Entre os produtos básicos, a principal elevação foi do feijão (+15,40%), seguido pelo leite longa vida (+11,74%). No acumulado do trimestre, o feijão subiu 28,11%, enquanto o leite longa vida avançou 6,80%.
Também subiram a massa sêmola de espaguete (+0,91%), a margarina cremosa (+0,84%) e a farinha de mandioca (+0,69%).
Em sentido oposto, as principais quedas entre os básicos foram observadas em açúcar refinado (-2,98%), café torrado e moído (-1,28%), óleo de soja (-0,70%), arroz (-0,30%) e farinha de trigo (-0,24%).
No grupo das proteínas, houve elevação nos ovos (+6,65%) e na carne bovina, tanto no corte do traseiro (+3,01%) quanto no corte do dianteiro (+1,12%). Já frango congelado (-1,33%) e pernil (-0,85%) registraram queda no mês. No acumulado do trimestre, o corte do traseiro de carne bovina subiu 6,29%.
Entre os alimentos in natura, as maiores altas foram do tomate (+20,31%), cebola (+17,25%) e batata (+12,17%). No acumulado do trimestre, as altas chegam a 45,43%, 14,06% e 14,04%, respectivamente, evidenciando o impacto relevante da sazonalidade e da dinâmica de oferta.
Nos itens de higiene pessoal, os preços avançaram para o sabonete (+0,43%), xampu (+0,34%), papel higiênico (+0,30%) e creme dental (+0,13%).
Já na limpeza doméstica, houve elevação no detergente líquido para louças (+0,90%), desinfetante (+0,74%) e água sanitária (+0,38%). A única queda do grupo foi registrada no sabão em pó (-0,29%).
Quando analisadas as regiões, a maior alta em março foi registrada no Nordeste (2,49%), com a cesta passando de R$ 720,53 para R$ 738,47.
Veja a variação da cesta de compras por região:
Segundo a Abras, o segundo trimestre também pode registrar alta no consumo, devido à antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. A expectativa é que sejam pagos R$ 78,2 bilhões, com depósitos a partir de 24 de abril para cerca de 35,2 milhões de segurados.
Além desse recurso, também haverá o pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2026, que pode somar cerca de R$ 16 bilhões para 9 milhões de contribuintes ao final de maio.
“Mesmo em um cenário favorável para a renda das famílias, o setor mantém foco em competitividade de preços, eficiência operacional e planejamento, diante de eventuais pressões logísticas e de custos no ambiente internacional”, analisou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Para os próximos meses, a Abras ainda enxerga risco de alta em parte dos alimentos, especialmente nos itens mais sensíveis a frete, clima e oferta.
“A alta do petróleo e o encarecimento do transporte elevam o custo de reposição em cadeias mais longas e intensivas em logística, com potencial de repasse para os alimentos”, disse Milan.
AGÊNCIA BRASIL
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.