fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que engloba tudo isso. Em 30 anos de história, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Muitas famílias e comunidades também foram beneficiadas.

E quem estuda música no GURI, pode fazer parte dos grupos musicais. Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas. Há orquestras e bandas sinfônicas, orquestras e cameratas de cordas, de violões, os corais, as big bands, e os grupos de choro, percussão e música instrumental brasileira. São 29 formações e a partir do segundo semestre serão 32 Grupos Musicais em todo o estado – com a estreia de três novos conjuntos.

A Temporada 2026 de Concertos começa em abril. No dia 26/04 (domingo), a Big Band do GURI São Carlos, que tem o patrocínio Ouro da empresa Arteris, se apresenta às 18h, na Praça Coronel Salles, na 57ª Festa do Clima de São Carlos, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro convidado Rodrigo Murer, o grupo instrumental toca sucessos do pop e da música internacional, com canções de artistas como Stevie Wonder (Isn’t She Lovely), Michael Jackson (Billie Jean, Beat It, Bad e Thriller), e Bruno Mars (Uptown Funk). Músicas de Nickolas Ashford e Valerie Simpson (Ain’t No Mountain High Enough), Earth, Wind & Fire (Let’s Groove, Boogie Wonderland e Sing a Song), Miley Cyrus (Flowers) e Lady Gaga (Shallow) também compõem o repertório, com arranjos especialmente elaborados para a formação de big band.

Estude música de graça – No GURI tem cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que querem aprender a cantar e tocar um instrumento, do popular ao erudito. Não precisa ter conhecimento musical prévio e nem o próprio instrumento. Tem oportunidades para diferentes níveis de aprendizado. Basta ir até um polo do GURI mais próximo com os documentos pessoais, escolher um curso disponível e se matricular. Mais informações no site do GURI.

 

Serviço

Big Band do GURI São Carlos

26 de abril, domingo, às 18h

57ª Festa do Clima de São Carlos

Praça Coronel Salles, S/N, São Carlos, SP

Entrada gratuita

*Programação sujeita a alteração

 

Grupos Musicais do GURI

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 32 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar). 

 

Big Band do GURI São Carlos

Muito associada ao jazz norte-americano, a big band é uma formação de música popular composta por instrumentos de sopros – flauta, saxofone, trompete e trombone – e uma seção harmônica – piano, percussão, bateria, contrabaixo e guitarra. Formada em 2012, a Big Band participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável/RJ) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Já dividiu o palco com Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Borgani, Fernando Correia, Letieres Leite e André Marques. Em 2022, sob regência de Paula Valente, se apresentou ao lado de Gê Côrtes.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, registrou a entrega de 4.800 senhas em dois dias para atendimento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 (FAR), voltado às unidades do Residencial Santa Felícia II.

Na última quarta-feira (22/04), primeiro dia de atendimento, foram distribuídas 1.850 senhas. Já nesta quinta-feira, foram entregues 2.950 senhas, totalizando 4.800 atendimentos, número considerado positivo pela administração municipal.

Com o encerramento da distribuição, o recadastramento começa nesta sexta-feira (24/04) e segue até o dia 30 de abril, com atendimento das 9h às 19h, na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Ferroviária, na Praça Antônio Prado (Praça da Estação).

A partir desta etapa, serão atendidas exclusivamente as pessoas que retiraram senha. Quem não conseguiu retirar deve aguardar novas orientações da Prefeitura sobre possível prorrogação do atendimento.

De acordo com o secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno, a avaliação dos dois primeiros dias é positiva. “Foi muito positivo o atendimento nesses dois dias, totalizando 4.800 senhas. Agora iniciamos o recadastramento e vamos receber apenas quem já retirou a senha. Caso haja necessidade de prorrogação, vamos avaliar junto ao prefeito Netto Donato”, afirmou.

Para o recadastramento presencial, a estrutura contará com 30 profissionais, com apoio de 10 atiradores do Tiro de Guerra. A expectativa é atender cerca de 550 pessoas por dia.

Os moradores com senha tiveram data e horário agendados para realizar o recadastramento ou concluir o processo de forma presencial. Também será possível fazer o procedimento online, até o dia 30 de abril, por meio do sistema HABISOFT, disponível no site da Prefeitura ou no link https://app.habisoft.com.br/acessocidadao?hs=bc17zi1CBcXYqbqHmkk7ww.

Para participar, é necessário atender a critérios como residir em São Carlos há mais de três anos, não possuir imóvel em nome próprio, não ter sido beneficiado por programas habitacionais nos últimos dez anos, estar com o Cadastro Único atualizado e ter renda familiar bruta de até R$ 3.200,00.

No atendimento presencial, é obrigatória a apresentação dos documentos originais de todos os integrantes da família, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho digital, certidão de nascimento ou casamento (com averbações, se houver), folha resumo do Cadastro Único e comprovantes de renda.

A Prefeitura ressalta que o recadastramento atende a exigências da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, após mudanças recentes no programa. Entre os grupos prioritários estão mães solo, famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), microcefalia, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

O processo é realizado por autodeclaração, sendo de responsabilidade do candidato a veracidade das informações. Após essa etapa, os dados serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, responsável pela seleção final.

Ao final, 260 candidatos serão classificados para concorrer às 200 unidades habitacionais disponíveis, com 60 suplentes.

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos registrou 294 casos confirmados de dengue nas primeiras 15 semanas de 2026, segundo dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesta quinta-feira (23). Outros três casos ainda aguardam resultado de exames, enquanto 61 foram descartados apenas nesta semana.

O levantamento aponta uma redução expressiva em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 10.786 casos positivos. A queda representa uma diminuição de aproximadamente 97% nos diagnósticos da doença.

Também houve redução no total de notificações, que passaram de 15.138 no ano passado para 2.096 em 2026, uma queda de 86%.

De acordo com a Vigilância em Saúde, o cenário atual indica que a dengue permanece sob controle neste início de ano, sem registro de óbitos até o momento.

Em relação a outras doenças transmitidas pelo mosquito, foram registradas 29 notificações de chikungunya, todas descartadas. Para zika, foram 20 notificações, igualmente descartadas, e não houve registros de febre amarela no período.

As autoridades reforçam a importância da prevenção, com eliminação de criadouros do mosquito, para manter os índices baixos ao longo do ano.

SÃO CARLOS/SP - O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, em São Carlos, sediou nesta quinta-feira (23/04) duas oficinas de cianotipia, ministradas pela artista visual Priscila Bellotti. A atividade integrou a programação da exposição itinerante “Mulheres na Ciência”, promovida pelo Instituto Angelim.

A cianotipia é um processo fotográfico criado em 1842, caracterizado pela produção de imagens em tons de azul. A técnica utiliza sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta para transferir imagens a partir de negativos, plantas ou objetos, podendo ser aplicada em diferentes superfícies, como papel, tecido, madeira e até vidro.

De acordo com a artista visual Patricia Bellotti, a técnica, originalmente desenvolvida para reprodução de documentos e plantas arquitetônicas, foi precursora de processos de fotocópia e segue presente na produção artística contemporânea. “Embora não seja mais utilizada como método técnico de reprodução, a cianotipia ganhou espaço em processos autorais, ampliando suas possibilidades estéticas e criativas”, explicou.

Durante as oficinas, os participantes tiveram contato com negativos fotográficos impressos em papel vegetal e transparências, além de materiais botânicos e elementos gráficos. Segundo Priscila Bellotti, a proposta foi apresentar, de forma prática, conceitos da fotografia analógica, como tempo de exposição, sensibilização dos materiais e variáveis do processo.

“A experiência foi enriquecedora, especialmente por ocorrer em uma cidade com forte vocação acadêmica. Recebemos alunos, principalmente da área de humanas, que se interessaram pela técnica a partir da exposição”, destacou a artista.

A coordenadora de projetos do Instituto Angelim, Mirlene Simões, ressaltou a importância da iniciativa ao aproximar ciência e arte. “As oficinas permitem discutir o papel da ciência e suas aplicações, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência prática e acessível. Muitos participantes não conheciam o Teatro Municipal, o que amplia ainda mais o alcance cultural da ação”, afirmou.

As atividades fazem parte do cronograma do Ponto de Cultura do Instituto Angelim, vinculado à Lei Cultura Viva, e buscam estimular o acesso à cultura, à ciência e às práticas artísticas na cidade.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.