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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - Na tarde da última quinta-feira (14), o vereador Bruno Zancheta esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Cidade Aracy para acompanhar o plantão diurno. Desde o início de seu primeiro mandato, o parlamentar já visitou as três UPAs da cidade (Santa Felícia, Vila Prado e Cidade Aracy), além de todas as unidades de saúde, demonstrando seu comprometimento com a área da saúde pública.

Durante a visita, o vereador conversou com os profissionais da unidade e ouviu os munícipes sobre os principais desafios enfrentados no atendimento diário. Segundo o parlamentar, existe um "gargalo" para a resolução dos casos de pacientes com demandas psiquiátricas, situação que exige atenção especial do poder público. "Sei que existe um esforço concentrado para a busca de uma solução nesse sentido. Os pacientes com casos psiquiátricos, não podem ficar quatro ou cinco dias na UPA esperando uma transferência” destacou Bruno Zancheta.

Outra situação observada pelo vereador foi a demora no atendimento de casos que dependem do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). "Precisamos de um ajuste urgente nesse sistema, que é estadual. Muitas pessoas estão debruçadas nesse assunto. Coloco também nosso mandato à disposição para encontrarmos uma solução viável para beneficiar as pessoas", afirmou o parlamentar.

Outro problema identificado foi a instabilidade da internet na unidade. “O sistema de atendimento depende diretamente da conexão, e a instabilidade atual prejudica o andamento dos serviços, causando atrasos e dificuldades no registro e acesso às informações dos pacientes. Resolver essa questão é fundamental para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais eficiente”.

Bruno Zancheta também apontou questões estruturais que precisam de atenção, como luzes queimadas, cadeiras quebradas na sala de espera e mobiliários danificados, que afetam o conforto e a segurança dos pacientes. "Essa unidade passou recentemente por uma importante reforma. Esses pequenos ajustes no que diz respeito à questão estrutural serão encaminhados ao setor".

 O vereador aproveitou para enaltecer o trabalho dos profissionais da saúde que atuam na UPA Cidade Aracy, reconhecendo o empenho diário diante das dificuldades. Um relatório com todas as observações feitas durante a visita será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, por meio de documentos protocolados na Câmara Municipal.

Inquérito apontou para casos de extrapolação que atingiram 18 horas diárias; profissionais não tinham intervalos ou descanso semanal remunerado

 

AMÉRICO BRASILIENSE/SP - O Município de Américo Brasiliense celebrou termo de ajuste de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho (SP), se comprometendo a respeitar a jornada de trabalho legal dos técnicos de enfermagem que se ativam em unidades municipais de saúde.

A partir da assinatura do documento, o Município se obriga a não prorrogar a jornada de trabalho dessa categoria de profissionais além do limite legal de duas horas; a assegurar 36 horas de descanso ininterrupto dentro do sistema de jornada 12x36; a conceder mínimo de uma hora de descanso em jornadas acima de 6 horas diárias; e a garantir o descanso semanal remunerado a cada 7 dias de trabalho.

O descumprimento do TAC acarretará multa de R$ 1 mil por trabalhador atingido, para cada ocorrência.

O procurador Rafael de Araújo Gomes instaurou inquérito civil a partir de denúncia sigilosa encaminhada em abril de 2025, que noticiava sobrecarga de trabalho no Pronto Atendimento de Américo Brasiliense.

Após análise de documentação juntada no procedimento, relativa aos espelhos de ponto de 73 trabalhadores, ficou constatada a procedência dos fatos denunciados: ausência ou redução do intervalo intrajornada; falta de descanso semanal remunerado; cumprimento de jornada em escala 12x36 em dia destinado ao descanso e horas extraordinárias acima do limite legal nas jornadas de 6 horas diárias (até 12 horas de trabalho), além de trabalho extraordinário de trabalhadores com escala 12x36, com até 18 horas de trabalho.

Decisões judiciais em reclamações trabalhistas, colecionadas no inquérito, também evidenciaram a ocorrência de irregularidades na jornada de técnicos de enfermagem.

O Município aceitou celebrar o TAC, que tem eficácia imediata. O inquérito permanecerá em acompanhamento, com o objetivo de comprovar o cumprimento do acordo extrajudicial pelo Município.

DESCALVADO/SP - Com o objetivo de apresentar o cinema de animação para crianças e adolescentes e auxiliar no desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas do conhecimento, a “Exposição Maleta Mágica 2ª Edição” estará em Descalvado (SP) entre os dias 20 e 23 de agosto, na  EMEF Prof.ª Edna Maria do Amaral Marini (Rua Padre Jeremias José Nogueira, 93, Santa Cruz). Os participantes poderão criar suas próprias animações e participar de vivências.

Na quarta (20/8), quinta (21/8) e sexta (22/8), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (23/8), a exposição fica aberta ao público em geral das 13h às 18h. A entrada é gratuita.

O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio da Mars e da Royal Canin. A idealização é da Térreo Estúdio. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O apoio local é da Prefeitura de Descalvado e Secretaria de Educação e Cultura.

A exposição busca abordar o cinema de animação de forma simples e direta, com o intuito de levar conhecimentos quanto à técnica, ao mesmo tempo em que incentiva o público a desenvolver habilidades em diferentes áreas do conhecimento. De acordo com os organizadores, por meio da animação, é possível ter aprendizados de língua portuguesa (na criação de roteiros), matemática (ao contabilizar quadros e espaços do cenário), ciências (na captação da luz, lentes e materiais), artes (ao desenhar, pintar e construir instalações), além de uma melhor compreensão de questões sociais.

 

Técnicas de animação

Para começar a falar sobre animação na exposição, serão utilizados objetos ópticos primitivos, como o Zootrópio e o Praxinoscópio. Já durante as vivências, serão abordadas técnicas como o Pixilation, em que os próprios alunos são os objetos animados, e o Taumatoscópio, brinquedo de animação que será produzido individualmente.

A partir dos ensinamentos, os participantes terão a oportunidade de criar suas próprias animações, utilizando as Maletas Mágicas como ferramenta. Construída exclusivamente para o projeto, a maleta funciona como suporte para as animações, que serão produzidas com a ajuda de um smartphone e de um software específico.

“Ao abrir a Maleta Mágica, ela se torna um cenário para captura de imagens e guarda dentro de si diversos objetos e personagens feitos de material reciclado, que podem ser utilizados nos filmes produzidos. São vários cenários disponíveis, como floresta, fazenda, praia e cidade, para que a criançada possa soltar toda a sua imaginação”, diz Guilherme Mello, produtor do projeto, da 3 Apitos Cultura.

“Quando a criança tem contato com a arte da animação, ela desenvolve habilidades em todas as áreas do conhecimento, pois é uma linguagem totalmente interdisciplinar. É possível aprender, por exemplo, português, na criação de roteiros; matemática, contabilizando o número de quadros por segundo; artes, desenvolvendo seus talentos e habilidades; além de aprimorar sua compreensão, tanto espacial e numérica como humanística e social”, afirma Mateus de Jesus, do Térreo Estúdio.

 

Enxergar um novo mundo

Em um processo de produção, os quadros de um filme são feitos individualmente e, quando colocados em sequência e exibidos em curtos intervalos de tempo, oferecem a ilusão de um movimento contínuo.

“Dessa forma, é possível criar e inventar novas formas de vida, ou seja, movimentos que nem sempre precisam corresponder à realidade. Assim, a arte da animação traz para o indivíduo a possibilidade de criar novas realidades, aumentando a capacidade criativa e a possibilidade de enxergar um novo mundo, socialmente mais justo e mais sustentável”, diz Leonardo Magnin, também produtor do projeto.

“Os jovens e os adultos estão cada vez mais inseridos no universo da animação e em outros conteúdos audiovisuais, seja pelo celular, TV, cinema ou jogos eletrônicos. Entender essa construção pode gerar nesse indivíduo insigths que modificarão sua percepção de mundo para sempre”, afirma Glauco Paiva, arte educador e monitor do “Maleta Mágica”.

 

SERVIÇO

 

Mais informações sobre o projeto “Maleta Mágica” podem ser obtidas pelo site https://www.maletamagica.com.br/ ou pelas redes sociais oficias da iniciativa: https://www.facebook.com/expo.maletamagica e https://www.instagram.com/expo.maletamagica/

O Fest’Up Campinas 2025 contará com painéis temáticos e palestras de especialistas do mercado regional e nacional, promovendo integração entre estudantes, profissionais e influenciadores 

 

CAMPINAS/SP - A APP Campinas promove no dia 23 de agosto de 2025, das 8h às 16h, no Espaço Manacás da PUC, em Campinas (SP), o Fest’Up Campinas 2025 – Pessoas, Diversidade, Conexões: o regional em ascensão. O encontro reunirá estudantes, profissionais, agências, veículos e influenciadores em um dia de palestras, painéis e networking sobre os novos caminhos da comunicação, com foco em diversidade, inteligência artificial, marketing regional e criatividade. As inscrições já estão abertas e com vendas até 20 de agosto, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/fest-up-campinas-2025/3022386?referrer=www.google.com 

A abertura ficará a cargo de Luciano Silva, presidente da APP Campinas e CEO da agência NEZZ, e de Luiz Carlos Corrêa, vice-presidente da APP Brasil e diretor da APP Campinas na área de Educação e Desenvolvimento Profissional. Logo em seguida, o painel “Pessoas, Diversidade, Conexões e Inteligência Artificial: ajustando o futuro da comunicação” reunirá Flávio Benetti, Sócio-diretor de Relacionamento e Estratégia da BoasNovas Comunicação; Felipe Fernandes Diretor de Pessoas, Jurídico e Administrativo do GRUPO EP; Eduardo Baraccat, diretor de marketing da Agência Mapple; e Fábio Almeida de Souza, managing director da Biggie, com mediação de Natália Públio, vice-presidente da APP Campinas.

Na programação da manhã, destacam-se também a palestra de Marcelo Brandão, sócio-diretor da Vilage Marcas e Patentes; e Valéria Barini De Santis, sócia e advogada especialista no mercado de comunicação da Barini De Santis Advogados, que abordarão os limites e responsabilidades da ética e do registro de marcas, além da apresentação de Bruno Moreli, gerente de performance da Globo São Paulo, sobre como a inteligência artificial está redefinindo as estratégias de negócio. A programação também reserva destaque para o painel com Cássio Botelho, CEO do Grupo NÉF; Fabio Wanderley, sócio-fundador da Agência SALA; e Cesar Massaioli, CEO da Agência Portal, que trarão cases de agências regionais que conquistaram contas nacionais.

Após o intervalo, a agenda segue com o painel “Redescobrindo o OFF?”, que contará com Rafael Cataldi, diretor comercial da Band; Tatiana Nunes Fantinati, coordenadora de painéis do Grupo EP; e Sandro Lima, executivo de desenvolvimento de negócios do Grupo Liberal, debatendo o papel renovado da mídia offline. O evento contará também com a participação de Ricardo Ferreira e Felipe Pinheiro, diretores de criação da ARPEJO, com a apresentação “Criatividade sem fronteiras”, e Deh Bastos,  diretora publicitária e fundadora da Brieflexia, que discutirá “Criar ainda é coisa de gente? – Ameaças e potências da IA no imaginário cultural”.

Um dos pontos altos da tarde será o Painel Influencers, que reunirá criadores de grande impacto nas redes sociais. Leonardo Darcadia, conhecido pelos vídeos divertidos ao lado da avó Carminha e seguido por mais de 7 milhões de pessoas;  Gabi Rossi, apresentadora do canal Sabor&Arte, chef e jornalista, soma mais de 2,5 milhões de seguidores e é CEO do projeto Cozinha do Bom Gosto e a atriz e influenciadora Giovanna Gil, que une sua trajetória artística ao trabalho em mídias digitais e branding para marcas, representando a nova geração de criadores. A mediação é de Mariana Cruz. 

Painéis e palestras do Fest’Up Campinas 2025 vão abordar diversidade, inteligência artificial, criatividade e a força do mercado regional - Créditos: Divulgação

“O Fest’Up Campinas é um espaço para potencializar talentos e mostrar que o interior paulista está cada vez mais presente nas discussões nacionais sobre comunicação. Queremos provocar reflexões e estimular conexões que possam transformar carreiras e fortalecer o mercado regional”, afirma Luciano Silva, presidente da APP Campinas.

O evento conta com o apoio da BAND, BIGGIE, Ciclo, GM7, GRUPO EP, Grupo Liberal, JCDecaux e PUC Campinas.

 

Fest’Up Campinas 2025 – Pessoas, Diversidade, Conexões: o regional em ascensão

Data: 23 de agosto de 2025
Horário: 08h às 16h
Local: Espaço Manacás – PUC Campinas (Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 – Campinas/SP)
Valores: Estudante associado: R$ 36,36; Profissional associado: R$ 54,55; Estudante não associado: R$ 50,00; Profissional não associado: R$ 68,18.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/fest-up-campinas-2025/3022386

 

Programação do Evento

08h30 – Credenciamento

09h00 – Abertura institucional – APP Hoje
Boas-vindas com Luciano Silva (Presidente APP Campinas | CEO NEZZ) e Luiz Carlos Corrêa (Vice-presidente APP Brasil e Diretor APP Campinas – Educação e Desenvolvimento Profissional).

09h15 – Painel 1: Pessoas, Diversidade, Conexões e Inteligência Artificial – ajustando o futuro da comunicação

  • Flávio Benetti – Sócio-diretor de Relacionamento e Estratégia da BoasNovas Comunicação
  • Felipe Fernandes – Diretor de Pessoas, Jurídico e Administrativo do GRUPO EP
  • Eduardo Baraccat – Diretor de Marketing da Agência Mapple
  • Fábio Almeida de Souza – Managing Director da Biggie
  • Mediação: Natália Públio – Vice-presidente da APP Campinas
     

10h00 – Palestra 1: Ética e Registro de Marcas – limites e responsabilidades

  • Marcelo Brandão – Sócio-diretor da Vilage Marcas e Patentes
  • Valéria Barini De Santis – Advogada especialista em comunicação, Barini De Santis Advogados
     

10h30 – Palestra 2: Como a IA está redefinindo estratégias de negócio

  • Bruno Moreli – Gerente de Performance, Globo São Paulo
     

11h00 – Painel 2: Agências e profissionais que rompem barreiras regionais – cases de sucesso

  • Cássio Botelho – CEO do Grupo NÉF
  • Fabio Wanderley – Sócio-fundador da Agência SALA
  • Cesar Massaioli – CEO da Agência Portal
     

11h45 – Palestra 3: Quando o CNPJ dorme com o CPF – o romance que vira tragédia

  • Deniane Bezerra – CFO as a Service e especialista em BPO Financeiro
     

12h15 – Painel 3: Mercado Agro – A força do marketing regional

  • Édipo Barreto – Diretor de Arte Sênior, Impulsa Comunicação
  • Fernando Crastequini – Head de Redação e Conteúdo, Impulsa Comunicação
  • Afonso Abelhão – CEO da Big Bee | Presidente da APP Brasil
  • Daniel Fontão – Diretor da FINCO e da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro)
  • Mediação: Luciano Silva – Presidente APP Campinas
     

13h00 – Intervalo

13h50 – Painel 4: Redescobrindo o OFF?

  • Rafael Cataldi – Diretor Comercial, Band
  • Tatiana Nunes Fantinati – Coordenadora de Painéis (OOH), Grupo EP
  • Sandro Lima – Executivo de Desenvolvimento de Negócios, Grupo Liberal
  • Mediação: Luiz Carlos Corrêa – Vice-presidente APP Brasil
     

14h35 – Palestra 4: Criatividade sem fronteiras

  • Ricardo Ferreira – Diretor de Criação, ARPEJO
  • Felipe Pinheiro – Diretor de Criação, ARPEJO
     

15h05 – Palestra 5: Criar ainda é coisa de gente? – Ameaças e potências da IA no imaginário cultural

  • Deh Bastos – Diretora publicitária e fundadora da Brieflexia
     

15h35 – Painel 5: Influencers

  • Leonardo Darcadia – Criador de conteúdo digital com mais de 7 milhões de seguidores. Conhecido por vídeos com sua avó Carminha, já produziu campanhas para McDonald’s, Bradesco, CloseUp e Corega.
  • Gabi Rossi – Apresentadora do canal Sabor&Arte, chef e jornalista, CEO do projeto Cozinha do Bom Gosto, com experiências junto a ONU, GNT e Globo.
  • Giovanna Gil – Atriz e influenciadora digital. Atua em mídias sociais, branding e posicionamento para marcas, representando a nova geração de criadores.
     

16h00 – Encerramento institucional
 Agradecimentos finais – Presidente e Diretores da APP Campinas

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