Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O Projeto Cidadania Itinerante começou nesta quinta-feira (26/03), na Praça do Mercado Municipal, em São Carlos, e continua com atendimentos gratuitos à população nesta sexta-feira (27/03) e no sábado (28/03).
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, reúne diversos serviços em um só local, facilitando o acesso da população a direitos e políticas públicas.
Entre os serviços oferecidos estão orientações para geração de emprego e renda, por meio da Casa do Trabalhador Itinerante, além de atendimentos do Procon e informações do Sistema Integrado de Municípios (SIM).
Na área social, também é possível atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e acessar serviços da Secretaria Itinerante da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Família. A Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente participa nesta sexta-feira (27/03) com a doação de mudas.
Para ser atendido, é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Trabalho, física ou digital.
A orientadora social do projeto Cidadania Itinerante, Ana Paula Rodrigues, destacou a variedade de serviços disponibilizados gratuitamente à população. Segundo ela, a ação contempla desde a emissão de documentos até atendimentos voltados à inclusão social. “Estamos fazendo atendimento no município de São Carlos, oferecendo diversos serviços, todos de forma gratuita. São serviços de documentação, como emissão de segunda via de CPF, emissão de segunda via de título de eleitor, carteira de trabalho digital, cartão do idoso, cartão de estacionamento do idoso e do jovem, cartão do CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), elaboração de currículo, consulta no Serasa e ofícios processuais de nascimento, casamento e óbito. São diversos serviços e todos de forma gratuita. É um serviço importante para que você exerça sua cidadania”, afirmou.
A chefe de seção do Cadastro Único, Daniela Gangi Fernandes, também ressaltou a importância da ação para facilitar o acesso da população aos programas sociais. “Nós do Cadastro Único estamos realizando cadastramento, atualização e emissão de declarações. Estaremos aqui nesta sexta-feira e sábado para atender a população”, explicou.
SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes, participou na tarde desta quinta-feira do anúncio oficial dos homenageados do tradicional prêmio promovido pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), que reconhece personalidades que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do comércio local.
Durante o evento, foram apresentados os nomes da Comerciante do Ano e do Comerciante Homenageado de 2026, em uma cerimônia marcada por reconhecimento, emoção e valorização da trajetória empreendedora no município.
A escolhida como Comerciante do Ano foi Regina Helena Simões Pesquero Agnelli. Nutricionista de formação, Regina fundou, no ano 2000, a empresa Essencial Nutrição, que hoje é referência no setor de refeições corporativas, com atuação em quatro estados e mais de mil colaboradores. Sua trajetória é marcada pela coragem de deixar o emprego para empreender, vencendo uma licitação em São Carlos e consolidando um negócio sólido, pautado em propósito e inovação.
Já o título de Comerciante Homenageado foi concedido a José Roberto Messali, que há mais de três décadas constrói uma história de dedicação ao comércio são-carlense. À frente da tradicional Peixaria Central, fundada em 1995 ao lado dos irmãos, Messali deu continuidade a um legado familiar no setor de pescados. Reconhecido pela resiliência diante de desafios e pela capacidade de adaptação às mudanças do mercado, ele consolidou um negócio baseado na confiança, no atendimento próximo e na fidelidade dos clientes ao longo de gerações.
Em sua fala, Lucão Fernandes destacou a importância da iniciativa. “É uma grande honra participar deste momento tão significativo. O reconhecimento aos comerciantes é, acima de tudo, o reconhecimento da força do trabalho, da geração de empregos e do desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
O presidente também parabenizou a presidente da ACISC, Ivone Zanchin, e toda diretoria, e Alexandre Rosa gerente financeiro e todos os colaboradores envolvidos na organização do evento.
“Quero parabenizar toda a diretoria da ACISC pela condução deste importante trabalho de valorização do comércio local. Iniciativas como essa fortalecem a economia e inspiram novos empreendedores”, completou.
Durante o anúncio, também foi divulgado que a cerimônia oficial de entrega da homenagem acontecerá no dia 24 de julho, na Câmara Municipal de São Carlos. Já o tradicional jantar comemorativo será realizado no dia 25 de julho, com apresentação da dupla Gian & Giovani, prometendo reunir autoridades, empresários e convidados em uma noite de celebração.
A participação de Lucão reforça o compromisso do Legislativo com o fortalecimento do comércio local e o reconhecimento de histórias que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - O Cine São Carlos promove, no próximo sábado (28/03), uma sessão especial dedicada à exibição de curtas-metragens produzidos por estudantes do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A mostra será realizada na sala 1, das 17h às 20h30, com entrada gratuita.
Ao todo, serão apresentados oito trabalhos de conclusão de curso (TCC) da turma 022: Petricor, dirigido por Athos Rubim e Luiza Lain; Pelo Tempo que Durar, de Sara Ospedal; Tubarões, de Luiz Carlos Mendonça Barralho e Vinicius João; Visceral, de Rebecca Prates; Lilian, de Guilherme Veronese; Interstício, de Bruno Lúcio e Willian Lima; e Peçonhenta, de Alex Kreibich.
A iniciativa reúne produções desenvolvidas ao longo da formação acadêmica e marca um momento importante para os novos realizadores. Além de representar a etapa final do curso, os curtas-metragens também funcionam como espaço de experimentação artística, incentivo a novos talentos e reflexão sobre temas contemporâneos, aproximando o público do cinema nacional.
De acordo com João Pedro Peres de Carvalho, representante da comissão organizadora da mostra, o evento ocorre em um contexto favorável ao audiovisual brasileiro, que vem conquistando reconhecimento internacional. “A mostra abre uma importante oportunidade de valorização da produção audiovisual como expressão cultural e artística, além de aproximar o público da cidade do que é produzido na universidade e incentivar o olhar para o cinema brasileiro desde a sua formação”, destacou.
Ele também ressalta a relevância de São Carlos no cenário cinematográfico, ao sediar um dos cursos mais reconhecidos do país na área de Imagem e Som. Para os organizadores, a realização da mostra em um espaço simbólico como o Cine São Carlos fortalece o intercâmbio entre realizadores e público, contribuindo para a difusão do audiovisual no cotidiano.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou que o município vive um momento de destaque no setor, impulsionado pela recente certificação junto às Film Commissions, que integra São Carlos à rede estadual de cidades-locação. “Receber a mostra dos curtas de uma universidade como a UFSCar é motivo de orgulho. A cidade se consolida como um polo importante de produção audiovisual, um setor promissor, com impacto cultural, turístico e econômico”, afirmou.
A mostra conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e reforça a valorização da produção local, além de ampliar o acesso da população ao cinema produzido no ambiente universitário.
A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser consultadas no Instagram, pelo perfil @cais.ufscar.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos promoveu, na tarde desta quinta-feira (26/03), uma capacitação voltada à apresentação do Protocolo de Sedação adotado pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município. O encontro foi realizado no auditório do Paço Municipal e reuniu profissionais das unidades de saúde, incluindo equipes médicas, de enfermagem, administrativas e multiprofissionais.
A iniciativa, organizada pela equipe de matriciamento do AME, teve como objetivo divulgar o protocolo, alinhar os fluxos assistenciais e esclarecer aspectos técnicos relacionados à aplicação da sedação em exames como endoscopia e colonoscopia, seguindo as diretrizes vigentes.
De acordo com a médica e diretora técnica do AME, Cláudia Pupo, a capacitação atende à necessidade de reduzir o número de pacientes que deixam de realizar exames por não atenderem aos critérios de segurança exigidos para sedação em ambiente ambulatorial. “Como o AME não é um hospital, existem critérios específicos para esses procedimentos.
Pacientes com quadros mais complexos precisam ser encaminhados para ambiente hospitalar. O protocolo vem para orientar melhor os profissionais, reduzir dispensas e garantir mais segurança no atendimento”, explicou.
A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), enfermeira Lindiamara Soares, destacou a importância da integração entre os serviços e da qualificação contínua das equipes. Segundo ela, o encontro possibilitou o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento do entendimento sobre critérios e fluxos de encaminhamento.
“Essa capacitação fortalece a rede de atendimento, melhora a comunicação entre os serviços e proporciona mais segurança aos pacientes. Com equipes alinhadas, conseguimos oferecer um cuidado mais eficiente, humanizado e resolutivo”, afirmou.
“A qualificação contínua dos nossos profissionais é um dos pilares para garantir um atendimento cada vez mais seguro e eficiente à população de São Carlos. Essa capacitação sobre o protocolo de sedação é fundamental para organizar os fluxos, evitar desencontros na rede e, principalmente, garantir que cada paciente seja encaminhado para o local adequado, respeitando os critérios de segurança. Nosso objetivo é reduzir a ocorrência de exames que precisam ser remarcados ou cancelados, trazendo mais resolutividade ao sistema e mais conforto ao paciente. Quando os profissionais estão bem orientados e integrados, toda a rede funciona melhor”, ressaltou o secretário de Saúde, Leandro Pilha.
A ação integra as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para qualificar a assistência e aprimorar os processos de atendimento na rede pública.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.