fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Intervenção será necessária para execução de fundações do viaduto que será construído no local

 

SANTA MARIA DA SERRA/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias implantará, nesta sexta-feira (27), um desvio temporário no km 226 da SP 304 - Rodovia Geraldo de Barros, em Santa Maria da Serra, para dar continuidade às obras de duplicação da via. A medida será necessária para a execução das fundações do viaduto que será construído no local.

Portanto, o trânsito que segue no sentido Torrinha será direcionado para a pista contrária por alguns metros, retornando ao sentido normal de direção logo em seguida. Essa mudança tem como finalidade garantir a segurança das equipes e do fluxo de veículos durante a obra.

O desvio estará em vigor até 4 de maio. Durante esse período, a concessionária reforça a importância de os condutores redobrarem a atenção à sinalização no local e reduzirem a velocidade ao se aproximarem do trecho, garantindo a segurança de todos.

Mostra gratuita com réplicas de animais pré-históricos pode ser visitada até 29 de março e reúne atrações para toda a família

 

SÃO CARLOS/SP - Os visitantes têm poucos dias para conferir a exposição “Gigantes da Era do Gelo”, em cartaz no Shopping São Carlos. A mostra, que segue até o próximo domingo (29), entra em sua reta final e convida o público a aproveitar a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva e educativa sobre um dos períodos mais fascinantes da história do planeta.

Instalada na Praça de Eventos e também na Rotatória da Democrata, a exposição apresenta 25 réplicas de animais pré-históricos em tamanho real e riqueza de detalhes e ambientação especial. Entre os destaques estão o Gigantopitecus, com 5 metros de altura, o mamute, o tigre-dente-de-sabre, o rinoceronte-lanudo e o tatu gigante, estruturas que chamam a atenção pelo realismo e pela proposta interativa.

Além do impacto visual, o público pode acessar informações educativas sobre cada espécie, incluindo características, habitat e curiosidades. O ambiente cenográfico estimula a exploração, o registro de fotos e a conexão com o universo pré-histórico de forma leve e envolvente.

Segundo o gerente geral do shopping, Fábio Maria, a reta final é uma oportunidade para quem ainda não visitou a atração. “A exposição ‘Gigantes da Era do Gelo’ superou as expectativas e encantou o público desde o início. Agora, nos últimos dias, reforçamos o convite para que as famílias aproveitem essa experiência única, que une entretenimento e conhecimento de forma acessível e envolvente”, destaca.

Para a coordenadora de marketing, Nancy Araujo, o sucesso da mostra reforça o interesse do público por experiências diferenciadas. “À medida que os projetos passam a contar com peças em tamanho real e cada vez mais ricas em detalhes, amplia-se também a possibilidade de conhecer de perto aquilo que normalmente não faz parte do nosso dia a dia. Isso transforma a forma como as histórias são apresentadas e vivenciadas pelo público”, afirma.

SERVIÇO
Exposição “Gigantes da Era do Gelo”
Local: Praça de Eventos e Rotatória da Democrata
Período: até 29 de março
Entrada gratuita 

SÃO CARLOS/SP - O vereador Djalma Nery (PSOL) voltou a denunciar a situação de abandono do Lago da Antiga Pedreira, em São Carlos. Segundo ele, o local enfrenta um grave processo de eutrofização — fenômeno causado pelo acúmulo excessivo de matéria orgânica na água, que favorece o crescimento de plantas superficiais e compromete todo o equilíbrio ambiental.

De acordo com o parlamentar, a vegetação que se espalha pela superfície do lago impede a oxigenação da água, levando à morte da vida aquática e criando um ambiente propício para riscos à saúde pública, como a proliferação de mosquitos. Além disso, há preocupação com falhas no sistema de drenagem urbana, já que o lago possui um sumidouro cuja função é essencial para o escoamento adequado da água.

“Isso não é apenas uma questão estética. É sinal claro de abandono, de água parada e de falta de manejo adequado”, afirmou.

 

Histórico de cobranças

Ainda em 2024, Djalma Nery apresentou o requerimento nº 2439 solicitando providências ao Executivo. Na ocasião, a Prefeitura informou que a manutenção do lago seria incluída na programação de limpeza urbana e que seria contratada uma empresa para elaborar um projeto executivo de recuperação ambiental da área.

No entanto, passados mais de 12 meses, o cenário permanece praticamente inalterado.

“O lago segue com sinais evidentes de degradação, o acúmulo de vegetação continua e a população segue sem respostas concretas”, destacou o vereador.

 

Riscos à população

O parlamentar reforça que a situação vai além de um problema ambiental, trazendo impactos diretos à população do entorno. Entre os principais riscos apontados estão:

·  Possibilidade de alagamentos devido ao comprometimento da drenagem

·  Proliferação de vetores, como mosquitos

·  Redução do oxigênio na água e prejuízo à fauna local

·  Degradação ambiental contínua

“Isso é gestão básica. Isso é zeladoria. Isso é responsabilidade pública”, criticou.

 

Novo requerimento cobra respostas

Diante da falta de servidores efetivos, o vereador protocolou um novo requerimento na Câmara Municipal, exigindo esclarecimentos detalhados da Prefeitura. Entre os questionamentos estão:

·  Se houve manutenção do lago e do sumidouro, e quando ela foi realizada

·  O motivo de eventual ausência de manutenção

·  A existência e cumprimento do cronograma de limpeza prometido

·  Informações sobre a licitação anunciada, incluindo número do processo, valores e prazos

 

Crítica à falta de continuidade

Por fim, Djalma Nery fez uma crítica direta à condução do poder público municipal, apontando um padrão recorrente de ineficiência.

“O que não dá mais é aceitar um ciclo de denúncia, promessa e esquecimento. A omissão do poder público não é neutra — ela gera consequências diretas na vida das pessoas”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa que ainda possui vagas para algumas oficinas culturais ministradas no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC) e no C.E.U. das Artes.

No CEMAC as vagas em aberto são para os cursos de Ballet para Todos (8 a 12 anos), Teatro Infantil (8 a 12 anos), Contação de Histórias (a partir de 16 anos), Dança Contemporânea: Escuta do Movimento (13 a 17 anos), Fotografia com Celular (a partir de 15 anos), Fazendo Cinema: Produção de Vídeo para Adolescentes e Jovens (13 a 17 anos), Livro Ilustrado - Leitura e Mediação (a partir de 18 anos) e Elaboração de Projetos (a parir de 16 anos).

Já no C.E.U. das Artes as vagas remanescentes são para os cursos de Scrapbook, Vanessa, (Livre), Produção de vídeos (a partir 16 anos), Percussão (Livre), Improvisação em Dança, (mulheres 18+), Skate (6 a 9 anos), Artes Integradas (8 a 12 anos), Teatro Infantil (a partir 10 anos), Linhas das Memórias, Teatro Adulto, (18+), Violão (a partir 12 anos) e capoeira (a partir de 8 anos).

Confira o dia é horário de cada curso:

CEMAC – VAGAS EM ABERTO
Segunda- feira
16h30 - Ballet para todos (8 a 12 anos)
17h - Teatro Infantil (8 a 12 anos)
19h - Capoeira
19h - Contação de Histórias (a partir de 16 anos)
Quarta-feira
16h30 - Dança Contemporânea: Escuta do Movimento (13 a 17 anos)
19h - Fotografia com Celular (a partir de 15 anos)
Quinta- feira
17h - Fazendo Cinema: Produção de Vídeo para Adolescentes e Jovens (13 a 17 anos)
19h - Livro Ilustrado - Leitura e Mediação (a partir de 18 anos)
Sábado
10h - Elaboração de Projetos (a partir de 16 anos)
10h - Fotografia Digital (a partir de 15 anos)

CEU DAS ARTES - VAGAS EM ABERTO
Terça-feira
14h -16h: Scrapbook (Livre)
17h - Produção de vídeo (a partir 16 anos).
19h - 21h- Percussão (Livre)
Quarta-feira
8h30 – 10h30 - Improvisação em Dança (mulheres 18+)
9h – Skate (6 a 9 anos)
15h -17h - Artes Integradas, (8 a 12 anos)
17h – Teatro Infantil (a partir 10 anos).
 Quinta-feira
14h -16h: Linhas das Memórias
17h – Teatro Adulto (18+)
19h - Violão (a partir 12 anos)
 Sexta-feira
14h -16h - (10+)
17h -19h: Capoeira  (a partir de 8 anos)

As inscrições para qualquer um dos cursos devem ser realizadas pelos seguintes links:

Manhã: https://forms.gle/WbG1JSSiQNDGkWuC9
 
Tarde: https://forms.gle/jv8xNA2r4Fj4W4Ru7

 Noite: https://forms.gle/K1cESxQ7rJmXwc7f8

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.