Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O auditório do Paço Municipal recebeu, nesta sexta-feira (20/03), o evento “Compartilhando Caminhos: Histórias reais de autonomia, desafios e conquistas”, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. O encontro reuniu autoridades, entidades e famílias, além de apresentações culturais como a do coral da APAE.
Durante o evento, o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, lembrou que o protagonismo das pessoas com síndrome de Down deve ser reconhecido. “Essa data nos faz refletir sobre a autonomia dessas pessoas. Em São Carlos, temos entidades que desenvolvem trabalhos sérios e comprometidos, além de iniciativas no paradesporto, como a paranatação, que mostram que elas são capazes e protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou.
Representando o grupo de acolhimento Trevo 21, Mariana Precaro reforçou a necessidade de informação para combater preconceitos. “Recebemos as famílias logo no nascimento, para orientar e trocar experiências. Ainda há muita desinformação: muitos acham que síndrome de Down é doença ou confundem com autismo. Quanto mais informação circula, mais conseguimos incluir de fato. Hoje vemos pessoas com Down em diferentes ambientes de trabalho, mostrando que são plenamente capazes”, destacou.
O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, ressaltou que a data é um momento de reflexão sobre igualdade e diversidade. “Somos todos diferentes e, ao mesmo tempo, iguais. A luta pela inclusão é diária. Muitas vezes enfrentamos muros difíceis, mas é nosso dever, como representantes do povo, garantir que esses direitos sejam conquistados. Temos avançado muito, e isso se deve ao trabalho incansável das instituições e das famílias”, disse.
O prefeito Netto Donato destacou a importância da união entre poder público e sociedade civil para fortalecer a inclusão. “É um dia marcado por felicidade e por uma luta histórica.
A Prefeitura participa numa pequena parcela, porque quem faz o trabalho diário são as instituições, os pais e familiares. Nosso papel é apoiar e fomentar ainda mais essas iniciativas, com parcerias e recursos, para que esse trabalho belíssimo continue crescendo”, afirmou. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato e o vereador Lineu Navarro também participaram do evento.
SÃO CARLOS/SP - A solidariedade volta a ser protagonista em São Carlos com a realização da 2ª edição da campanha Páscoa Solidária, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa já está em andamento e tem como objetivo arrecadar ovos de Páscoa de 60 gramas para crianças atendidas por entidades sociais do município.
A ação busca sensibilizar a população para a importância de pequenos gestos, que podem transformar a data em um momento de alegria, carinho e esperança para centenas de crianças. Em 2025, a campanha arrecadou mais de 4 mil ovos, beneficiando crianças e adolescentes assistidos por instituições sociais, além de ações especiais, como a entrega de chocolates na ala pediátrica da Santa Casa.
De acordo com o Fundo Social, a proposta vai além da doação de chocolates. A campanha tem como foco levar significado à Páscoa, promovendo inclusão e acolhimento às crianças que participam de projetos sociais na cidade.
As doações podem ser feitas até o dia 1º de abril, garantindo a organização e a distribuição dos itens antes da Páscoa, celebrada neste ano em 5 de abril. A campanha é aberta à participação de empresas, escolas, condomínios e moradores, e, em alguns casos, o Fundo Social disponibiliza a retirada das doações.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, a orientação é doar ovos de Páscoa de 60 gramas. “Até o momento, mil ovos foram doados pela rede Jaú Serve, mil pela rede Savegnago e outros mil pela São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens. Para recebermos mais doações a partir de segunda-feira, dia 23 de março, estaremos no Shopping São Carlos e no Passeio São Carlos com uma campanha para arrecadarmos mais ovos de páscoa”, afirmou a presidente do FSS.
No Shopping São Carlos as doações poderão ser feitas na Loja do Fundo Social das 11h às 20h e no Passeio São Carlos no Espaço do Fundo Social no piso superior também das 11h às 20h.
Também é possível fazer doações diretamente na sede do Fundo Social de Solidariedade, na rua a Rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1014.
O Fundo Social reforça o convite à população: participar da campanha é uma forma simples de contribuir para tornar a Páscoa de muitas crianças mais feliz.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informou nesta sexta-feira (20/03) que a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) entre adolescentes de 9 a 14 anos ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde no município. A meta nacional é imunizar 90% desse público.
De acordo com os dados divulgados, a cobertura vacinal atual é de 72,82% entre meninas e 64,30% entre meninos, índices considerados abaixo do esperado pelas autoridades de saúde.
Entre o público feminino, os percentuais mais elevados foram registrados nas faixas etárias de 10 a 14 anos, com destaque para adolescentes de 14 anos (88,35%) e 12 anos (87,49%). Já entre as meninas de 9 anos, a cobertura é significativamente menor, com 7,16%.
No público masculino, apenas os adolescentes de 12 anos atingiram a meta, com 90,16% de cobertura. As demais faixas etárias apresentam índices inferiores, como 4,96% entre meninos de 9 anos, 65,64% aos 10 anos, 70,45% aos 11 anos, 82,69% aos 13 anos e 77,42% aos 14 anos.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, principais responsáveis por verrugas genitais e diferentes tipos de câncer. A imunização é realizada em dose única.
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, reforça a importância da vacinação precoce. “Falar de prevenção é cuidar de quem mais precisa da nossa atenção: nossas crianças e adolescentes. A imunização é uma oportunidade de proteger os jovens contra doenças graves e evitáveis”, destacou.
Em virtude do número de faltosos o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação até 19 anos para aqueles que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada até 30 de junho de 2026.
Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação e, no caso de menores de idade, estar acompanhado por um responsável.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realiza nesse sábado (21/03) e no domingo (22/03),mais dois mutirões para realização de exames de ultrassom obstétrico na Santa Casa de São Carlos, unidade contratualizada pelo município para esse serviço com objetivo de reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento.
A SMS reforça a importância da presença das pacientes nos horários marcados, uma vez que a ausência compromete o acompanhamento adequado do pré-natal e impede que outras gestantes sejam atendidas. No primeiro mutirão, realizado no dia 7 de março, foram registradas 43 ausências dos 90 exames agendados.
As gestantes são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). As equipes confirmam a presença da paciente sempre um dia antes do exame de acordo com o cadastro. O último mutirão do mês acontece no dia 28 de março, totalizando 270 ultrassons obstétricos
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Lindiamara Soares, o exame é fundamental para o acompanhamento da gestação. “O ultrassom obstétrico é um dos exames mais importantes durante o pré-natal, pois permite acompanhar, de forma segura e não invasiva, o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante ao longo da gravidez. Ele deve ser realizado em diferentes fases do pré-natal. No primeiro trimestre para confirmação da gravidez e avaliação inicial. No segundo para análise detalhada da anatomia do bebê e no terceiro para acompanhamento do crescimento e posição fetal”, ressalta a diretora.
“Nosso compromisso é garantir que todas as gestantes tenham acesso a esse tipo de exame, dentro de um acompanhamento humanizado e eficiente, por isso optamos pelos mutirões. O diagnóstico precoce faz toda a diferença para que possamos agir rapidamente, quando necessário, e assegurar melhores desfechos para mãe e filho. Além do aspecto clínico, sabemos que o ultrassom também tem um papel importante no vínculo familiar, tornando esse momento ainda mais especial. Por isso, seguimos trabalhando para fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos no município”, finaliza Pilha.
Foram agendados 180 ultrassons obstétricos, sendo 90 para o sábado (21) e 90 para o domingo (22).
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.