fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Evento gratuito será inaugurado no dia 27 de março, na Praça do Mercado Municipal, com decoração temática, atrações interativas e expectativa de grande público

 

SÃO CARLOS/SP - Uma explosão de cores, magia e encanto está prestes a tomar conta do coração de São Carlos mais uma vez. A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realiza, no próximo dia 27 de março, às 19h30, a inauguração da “Páscoa Fantástica ACISC”, na Praça do Mercado Municipal, com entrada gratuita e aberta a toda a população.

Dando continuidade ao sucesso das edições anteriores, o evento chega ainda mais estruturado, com uma proposta ampliada de transformar o espaço público em um verdadeiro cenário temático. A decoração especial promete encantar crianças e adultos com elementos lúdicos, iluminação diferenciada e ambientes pensados para proporcionar experiências imersivas e registros inesquecíveis.  

No ano passado, a cidade já havia se encantado com o “Jardim Encantado da Páscoa”, que o segundo ano da iniciativa e reuniu grande público na região central. A presença de personagens como o Coelho Dengo e a tradicional Cesta de Ovos, além de estruturas como a Carruagem Iluminada, se tornaram destaque e ajudaram a consolidar o evento como uma das principais atrações sazonais do município.  

Para este ano, a expectativa é de uma edição ainda mais completa. A proposta da “Páscoa Fantástica ACISC” é ampliar a experiência, mantendo os elementos que fizeram sucesso e incorporando novas atrações, reforçando o clima de magia, renovação e alegria característico da data.  

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destaca que o evento vai além da decoração e tem como foco proporcionar momentos especiais para a população. “Preparamos tudo com muito carinho para surpreender as famílias. Queremos que cada pessoa que passar pela praça sinta essa atmosfera de encanto e leve consigo uma experiência positiva, de união e alegria”, afirmou. 

Ivone também ressaltou o impacto da iniciativa para a cidade. “A Páscoa Fantástica já se tornou um marco no calendário local. Além de encantar, ela movimenta o comércio, fortalece o convívio social e valoriza os espaços públicos. É gratificante ver a população participando e fazendo parte desse momento”, completou.  

A realização é da ACISC São Carlos em parceria com a Induspar, com apoio da Prefeitura Municipal. A organização reforça o convite para que toda a comunidade prestigie a inauguração e vivencie a magia da Páscoa em um ambiente pensado para emocionar e encantar todas as idades.

SÃO CARLOS/SP - Um carro colidindo contra um poste energizado em plena área urbana: esse é o cenário que será recriado no Kartódromo de São Carlos, na próxima quinta-feira, 26 de março, a partir das 16h. O exercício, que deve durar cerca de duas horas, reunirá Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e CPFL em uma ação conjunta voltada tanto para o treinamento das equipes quanto para a orientação da população sobre como agir diante de situações de risco envolvendo energia elétrica. Na manhã desta segunda-feira (23/03), no SIGA, houve uma reunião para alinhar detalhes do simulado.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, enfatizou a importância da iniciativa. “Esse simulado é fundamental para que possamos alinhar protocolos entre as forças de segurança e, ao mesmo tempo, conscientizar a população. Em acidentes com postes energizados, qualquer atitude equivocada pode colocar vidas em risco. Queremos que todos saibam como agir de forma segura e responsável”.

O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Ederson Martins Revelli, destacou que acidentes desse tipo são recorrentes na cidade e exigem atenção redobrada. “Além do trauma do acidente, há o risco da própria energia elétrica. Se tiver um fluxo energizado em cima do veículo, a pessoa precisa adotar certos procedimentos pra não levar um choque elétrico e complicar ainda mais a situação”.

Segundo ele, muitas vítimas não têm conhecimento sobre os cuidados necessários. “Às vezes a pessoa, depois do acidente, já quer sair do veículo porque fica assustada. Ela tem que ter noção do risco que está exposta”.

O consultor de relacionamento da CPFL, Júlio César de Oliveira, reforçou que a ação busca aproximar a comunidade das práticas de segurança. “A importância, na realidade, é a segurança. Essa ação visa ajudar a mitigar os problemas e trabalhar em conjunto com rapidez”.

Ele também explicou o risco da rede elétrica. “Não circula num poste de energia elétrica um 110 ou 220 volts. São13.800 volts. É uma tensão muito mais alta e muito perigosa. Ou seja, você tem que estar mais longe dos cabos e trabalhar com segurança pra não ter nenhum tipo de acidente”.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Paulo César Belonci, explicou que o simulado tem como foco principal orientar tanto as vítimas quanto as pessoas que estiverem próximas ao acidente. Segundo ele, a ação busca ensinar os procedimentos corretos para evitar que atitudes impulsivas acabem colocando mais vidas em risco. “O primeiro objetivo é instruir as vítimas e a população que está em volta. Depois, também serve para preparar as instituições envolvidas, porque muitas vezes, ao tentar ajudar, o socorrista pode acabar se tornando outra vítima”, afirmou.

Belonci destacou ainda a escolha do Kartódromo Municipal como cenário da simulação. “Optamos pelo kartódromo porque é um espaço adequado para reproduzir um acidente com poste caído e fios próximos ao veículo. Além disso, é um local com grande circulação de pedestres e motoristas, o que torna o exercício mais realista e permite conscientizar tanto quem dirige quanto quem transita pela área”, explicou.

Indústria de transformação lidera pauta exportadora e sustenta a presença da região no mercado internacional

 

SÃO CARLOS/SP - As exportações da região de São Carlos somaram US$ 103,3 milhões nos dois primeiros meses do ano, com forte protagonismo da indústria de transformação, responsável pela maior parte da pauta exportadora. O resultado reforça a presença da região no mercado internacional, mesmo diante de uma retração de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por outro lado, as importações somaram US$ 141,4 milhões, um crescimento de 11,3% na mesma base de comparação. Com isso, a balança comercial registrou déficit de US$ 38,1 milhões, resultado que ocorre quando o valor das importações supera o das exportações, indicando maior entrada de produtos do exterior do que envio de mercadorias para outros países.

Os principais produtos enviados ao exterior foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (49,8%), açúcares e produtos de confeitaria (15,5%) e obras diversas (13,1%). As importações também foram puxadas por bens industriais, especialmente máquinas e equipamentos, que representam 41,1% do total, além de materiais elétricos (10,7%) e produtos de ferro fundido (6,8%).

Para o diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Giglio, os números refletem tanto os desafios conjunturais quanto características estruturais da economia regional. “Mesmo com a oscilação no volume exportado, a região mantém uma base industrial sólida e diversificada, com forte presença de produtos de maior valor agregado, especialmente no segmento de máquinas e equipamentos, o que demonstra competitividade no cenário internacional”, afirma.

Os Estados Unidos (23,6%), o México (22,7%) e o Peru (7%) foram os principais destinos das exportações regionais. Já as importações tiveram como principais origens Estados Unidos (17,1%), China (17,1%) e Alemanha (12,1%), evidenciando a integração da região com importantes economias globais.

O levantamento considera os municípios que integram a Diretoria Regional do Ciesp São Carlos: Analândia, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Ibaté, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Trabiju e São Carlos.

Desempenho local
As exportações em São Carlos totalizaram US$ 79,9 milhões no primeiro bimestre do ano, o que representa 77,3% do valor registrado pela regional. O dado reforça o papel do município como principal polo exportador da região. No ranking estadual, a cidade ocupa a 29ª posição.

A pauta exportadora local é marcada por produtos industriais de maior complexidade, com destaque para motores de pistão de ignição por faísca (42,5%), lápis (20,2%) e ferramentas pneumáticas ou hidráulicas (13,1%). As compras do exterior também foram majoritariamente compostas por itens industriais, como partes destinadas a motores (11,8%), veios de transmissão e cambotas (9,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,3%), o que indica a aquisição de componentes e equipamentos ligados à atividade produtiva.

México (40,7%) e Estados Unidos (30,3%) concentram a maior parte dos destinos das exportações de São Carlos. Já as importações têm origem principalmente nos Estados Unidos (21,4%), China (18,8%) e Alemanha (14,4%).

Segundo Giglio, o déficit comercial não deve ser analisado isoladamente. “Grande parte das importações está ligada à aquisição de máquinas, equipamentos e insumos industriais, que são fundamentais para a modernização das empresas e para sustentar a capacidade produtiva da região. Ou seja, há um movimento de investimento que pode se refletir em ganhos futuros de competitividade”, destaca.

Clima mais seco e temperaturas amenas favorecem o ressecamento e o surgimento de manchas, tornando a hidratação e a proteção solar ainda mais importantes

 

SÃO CARLOS/SP - Com a chegada do outono, no dia 20 de março, as mudanças climáticas típicas da estação — como temperaturas mais amenas, ventos mais frequentes e menor umidade do ar — podem impactar diretamente a saúde da pele. Após meses de maior exposição ao sol durante o verão, este é também o período em que começam a aparecer manchas solares, melasmas e outras alterações cutâneas que muitas vezes ficam mascaradas pelo bronzeado.

De acordo com a docente do curso Técnico em Estética do Senac São Carlos, Izabelle Chinelatto, a transição entre as estações exige ajustes na rotina de cuidados, principalmente para preservar a hidratação e a barreira natural da pele. “No verão, a pele tende a ficar mais oleosa por causa do calor e da maior umidade. Já no outono, o vento e o ar mais secos podem comprometer a barreira de proteção cutânea, causando vermelhidão, ardor, descamação e irritação”, explica Izabelle.

Outro fator comum nesta época é a sensação de pele ressecada ou sensível. Isso ocorre porque o clima frio e seco facilita a perda de água pela pele, deixando-a mais áspera e com sensação de repuxamento, especialmente em áreas como lábios e mãos. Se não houver hidratação adequada, esse quadro pode evoluir para irritações e até dermatites, além de favorecer o surgimento precoce de linhas finas e perda de elasticidade.

Diante desse cenário, a hidratação ganha ainda mais importância. A recomendação é investir em cremes e loções com ativos como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas, que ajudam a reter a água na pele e fortalecer a barreira protetora. Regiões mais sensíveis, como lábios e mãos, também demandam atenção específica.

Mesmo com a redução da sensação de calor, o uso do protetor solar deve ser mantido diariamente. “Os raios UVA e UVB atravessam as nuvens e continuam atingindo a pele, por isso o protetor deve ser aplicado todas as manhãs e reaplicado ao longo do dia”, orienta a docente. Já os banhos muito quentes, comuns nos dias mais frios, também merecem atenção. Apesar de proporcionarem conforto, eles podem remover a oleosidade natural da pele e comprometer o manto lipídico, responsável por manter a hidratação. A orientação é optar por banhos rápidos e com água morna, além de aplicar hidratante logo após sair do banho para potencializar a absorção dos ativos. Além dessas medidas, hábitos simples ajudam a manter a saúde da pele durante a estação, como manter a hidratação diária do rosto e do corpo, beber água regularmente, utilizar umidificadores de ambiente quando necessário e evitar a exposição excessiva a fatores que intensificam o ressecamento.

Um dado animador confirma a preocupação dos brasileiros no cuidado com a pele. Segundo a pesquisa realizada pela Opinion Box  57% das pessoas entrevistadas mantêm cuidados diários com a pele. Ainda assim, vale reforçar a respeito dos hábitos típicos das estações mais frias, que podem comprometer esses cuidados. Mais informações sobre o curso Técnico em Estética no portal do Senac São Carlos.

 

Setor em crescimento 

No Brasil, o crescimento acelerado do setor de estética tem impulsionado a busca por qualificação profissional. Dados do Sebrae e de entidades do setor mostram que 44% dos estabelecimentos enfrentam dificuldade para contratar mão de obra qualificada, enquanto o segmento já registrou expansão de 567% nos últimos anos — cenário que amplia a procura por cursos na área.

Para quem se interessa pela área, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética, formação voltada a quem deseja atuar no setor de beleza. Com carga horária de 1.200 horas, o curso prepara o estudante para avaliar as condições da pele e realizar procedimentos estéticos faciais e corporais utilizando técnicas, tecnologias e cosméticos adequados a cada caso.

Durante a formação, os alunos desenvolvem competências relacionadas à análise estética, aplicação de tratamentos, organização do ambiente de trabalho e relacionamento com o cliente, além de aprenderem a orientar sobre cuidados com a pele e hábitos saudáveis. As aulas combinam conteúdos teóricos e atividades práticas que simulam situações reais de atendimento.

O profissional formado pode atuar em clínicas e institutos de estética, spas, academias, hotéis, salões de beleza ou ainda prestar atendimento em domicílio e empreender com o próprio negócio, em um mercado que segue em expansão no país.

Para se matricular, é necessário ter no mínimo 18 anos e estar cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio. Informações sobre turmas, horários e inscrições podem ser consultadas no portal do Senac.

 

Serviço:
Inscrições para o curso Técnico em Estética

Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-estetica?inscricao=true&oferta=9900363718

 

Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP

Informações:  https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.