fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Gestores municipais que se destacam pelo uso da tecnologia e inovação na gestão pública serão reconhecidos durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de São José do Rio Preto

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - Municípios do interior paulista ganham destaque no cenário da inovação pública com o anúncio dos prefeitos selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o reconhecimento de Prefeito Inovador 2026. A entrega será realizada no dia 11 de junho, em São José do Rio Preto, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, evento que reunirá, no Parque Tecnológico, gestores públicos e especialistas para troca de informações e debates sobre novas implementações tecnológicas nos municípios.

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, com apoio institucional da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), o Fórum promove o debate sobre a importância da transformação digital e o uso estratégico da tecnologia no desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

A homenagem reconhece prefeitos que têm liderado a transformação digital nos municípios, com iniciativas voltadas à modernização da gestão pública, à digitalização dos serviços e ao uso estratégico da tecnologia para decisões mais eficientes. O reconhecimento também destaca ações que tornam o atendimento à população mais ágil, acessível e inovador por meio da implantação de soluções tecnológicas.

“O título de Prefeito Inovador valoriza os gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica para transformar a administração pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, ressalta o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Além de palestras e painéis, o evento contará com empresas especializadas em tecnologia para o setor público, que apresentarão soluções inovadoras voltadas à modernização da gestão municipal. A iniciativa permitirá que os participantes conheçam ferramentas e alternativas tecnológicas aplicáveis às demandas e desafios das cidades. Entre elas estão a Algar, Binär Tech, Camptécnica, Eccosave, Educacross, Evolution Tecnologia Funerária, Fiorilli Software, Licitanet, Modelix e Verkom. O Euro Suite São José do Rio Preto é o hotel oficial do encontro e está oferecendo condições especiais aos participantes. 

As inscrições estão abertas e são gratuitas para gestores, servidores públicos, entidades e universidades. O cadastro deve ser feito pelo sympla.com.br/rcd
 

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O RECONHECIMENTO DE PREFEITO INOVADOR 2026 – Região de São José Rio Preto:

MUNICÍPIO

PREFEITO

PROJETO

São José do Rio Preto

Coronel Fábio Candido

Smart Rio Preto

Bady Bassitt

Meiri Catelani

Entrega de Tablets para Escola Municipal

Bálsamo

Junior Naliati

Instalação de Sistema de Monitoramento em Praça Pública

Guapiaçu

Carlos Cesar Zaitune

Implantação da Primeira Etapa das Lousas Digitais nas Escolas Municipais

Guaraci

Renato Azeda 

Entrega de Tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Icém

Cidinha Salisso

Modernização da Comunicação Pública com Dispositivos Móveis

Ipiguá

Efraim Garcia Lopes

Instalação de Placas Fotovoltaicas em Prédios Públicos

José Bonifácio

Dr. Marcelo Cataruci

Implantação do Sistema de Protocolo Digital

Mendonça

Juliano Souza de Oliveira

Utilização de Drones no Combate à Dengue

Mirassol

Edson Ermenegildo

Instalação Novos Conjuntos Semafóricos Modernos e Tecnológicos

Nova Granada

Luizinho Salvador

Implantação de Iluminação LED

Barretos

Odair Silva

Instalação de Câmeras de Monitoramento Inteligente na Zona Rural

Olímpia

Geninho Zuliani

APP Conecta + Olímpia

Palestina

Reinaldo Cunha

APP Governo de Palestina Digital

Potirendaba

Gi Franzotti

Instalação de novos Pontos de Monitoramento Equipados com Inteligência Artificial (IA)

Tanabi

Xandão Bertolini

Entrega de Tablets para as Agentes Comunitárias de Saúde.

Uchoa

Claudio Martins

Instalação de Novos Computadores nas Escolas de Ensino Fundamental

Zacarias

Heder Paturi

Substituição das Lâmpadas de Sódio por Luminárias de LED

Ariranha

Dedê Trovó

Entrega de Tablets em Escolas Municipais

Catanduva

Padre Osvaldo de Oliveira Rosa

APP Dengue Alert

Catiguá

Claudemir José Grava

Implantação de Sistema Integrado de Reconhecimento Facial nas Escolas

Palmares Paulista

Lucas Assumção

Implantação do Laboratório de Informática Municipal

Santa Adélia

Ciro Costa

Entrega de Tablets para Agentes de Saúde

Severínia

Guilherme Secchieri

Entrega de Computadores para Secretaria de Saúde

Tabapuã

Silvio Sartorello

Portal do Esporte

Irapuã

Reni Silva

Entrega de Tablets para Agentes de Saúde

Itajobi

Paquinho

Instalação de Câmeras de Segurança com Leitura Inteligente de Placas

Marapoama

Lourenço Lorenceti

Instalação do Sistema de Câmeras de Monitoramento

Novo Horizonte

Fabiano Belentani

Entrega de Tablets com GPS para Agentes de Saúde

Urupês

Dr. Beto Cacciari

Instalação de Câmeras de Monitoramento em Praça Pública

Colômbia

Tuta

APP Colômbia Digital

 

Serviço: Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de São José do Rio Preto

Data: 11 de junho de 2026

Local: Parque Tecnológico | São José do Rio Preto | São Paulo

Reconhecimento ocorrerá durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na quinta-feira (07)

 

ARAÇATUBA/SP - Quatorze prefeitos na região noroeste paulista foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o recebimento do título de Prefeito Inovador 2023 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba, que será realizado na próxima quinta-feira (07), no auditório do SEST SENAT.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, reúne prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas, para tratar da oferta de melhores serviços à população através da transformação digital das administrações municipais.

Para a seleção dos Prefeitos Inovadores (confira a relação abaixo), foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Programação – Prefeitos e gestores de Araçatuba, Castilho, Birigui, Penápolis e de Promissão  compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em tecnologia e inovação visando melhorar o atendimento ao cidadão.,

O fomento ao turismo inteligente nas cidades e à cultura de inovação também são temas tratados no evento. As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba são gratuitas para servidores públicos, entidades, vereadores e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, iFractal, Sonner, Evolution Tecnologia Funerária e House Tecnologia. O evento tem o apoio do Gerar e da VotiValley.

Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Araçatuba

PREFEITO INOVADOR PREFEITO PROJETO
ARAÇATUBA Dilador Borges  ARAÇATUBA DIGITAL
BIRIGUI Leandro Maffeis Milani  SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS EM TODAS AS ESCOLAS MUNICÍPAIS 
PENÁPOLIS Caique Rossi  IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E INFORMAÇÃO 
CASTILHO Paulo Duarte Boaventura  IMPLEMENTAÇÃO DE CENTRO DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE FROTA 
FLOREAL  Norival Francisco Garcis Júnior  DISPONIBILIZAÇÃO DE AULAS DE ROBÓTICA 
ILHA SOLTEIRA  Otávio Augusto Giantomassi Gomes  ENTREGA DE NOTEBOOKS A ÁREA DA EDUCAÇÃO
PEREIRA BARRETO João de Altayr Domingues  INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO
AURIFLAMA Katia Conceição Morita de Carvalho  INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUICÍPIO
PROMISSÃO Artur Manoel Nogueira Franco  IMPLEMENTAÇÃO DE SALAS MAKERS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS 
NOVA INDEPENDÊNCIA  Fernando Macchi Santana  AQUISIÇÃO DE LOUSAS INTERATIVAS 
MONTE APRAZÍVEL  Márcio Miguel  DISPONIBILIZAÇÃO DE TELEMEDICINA NO MUNICÍPIO
MURUTINGA DO SUL Cristiano Eleutério Soares da Silva  ENTREGA DE NOTEBOOKS A ÁREA DA EDUCAÇÃO
BURITAMA Rodrigo Zacarias dos Santos INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NO MUNICÍPIO
SUZANÁPOLIS  José Luiz Gava INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO

MUNDO - Uma coalizão de prefeitos da Califórnia, incluindo o de Los Angeles, pediu nesta segunda-feira (2) ao governador para relaxar os critérios estritos impostos para reabrir parques de diversões como a Disneylândia, fechados desde março pela pandemia e que empregam dezenas de milhares de pessoas.

Harry Sidhu, prefeito de Anaheim, onde fica a Disneylândia, e Eric Garcetti, de Los Angeles, onde estão os Universal Studios, destacam-se entre os oito signatários de uma carta enviada a Gavin Newsom para evitar que estas atrações permaneçam "fechadas indefinidamente".

"Nos preocupa que as recomendações do estado possam atrasar a reabertura dos principais parques temáticos em até um ano, o que teria um impacto significativo em centenas de milhares de postos de trabalho, milhares de pequenas empresas e milhares de receitas fiscais para nossas cidades", destacou a missiva.

Segundo as condições para reabrir, publicadas há duas semanas, os condados onde ficam os parques têm que estar em nível "amarelo", o mais baixo em uma escala sobre o controle do vírus, que tem quatro níveis.

O condado de Orange, por exemplo, que abrange Anaheim, está no nível "vermelho" ou três, enquanto Los Angeles está "púrpura", o mais restritivo.

Não está claro quando chegarão ao nível amarelo, devido aos novos casos de covid-19 no país.

"Todos entendemos o difícil equilíbrio de proteger a saúde pública e, ao mesmo tempo, permitir uma atividade econômica segura", indicou a carta, também assinada pelos prefeitos de San Diego, San José, Fresno, Bakersfield, Riverside e Santa Ana.

Os prefeitos pedem que se permita abrir no nível "laranja", anterior ao amarelo, para beneficiar os parques menores.

Os parques californianos fecharam em março. Em setembro, a Disney anunciou que cortaria 28.000 postos de trabalho, condenando a posição das autoridades de não relaxar as restrições e permitir-lhes reabrir.

Seu parque na Flórida abriu em meados de julho, com capacidade reduzida e estritas medidas sanitárias.

Os prefeitos apoiaram parte das medidas de Newsom, como operar com 25% da capacidade com reservas antecipadas, exigir o uso de máscaras e medir a temperatura.

A Califórnia tem mais de 930.000 casos de covid-19 - 4.094 registrados só nesta segunda-feira - e 17.672 falecidos.

 

*Por: AFP

SÃO PAULO/SP - A Associação Paulista de Municípios (APM) levantou dúvidas sobre a viabilidade do decreto anunciado nesta segunda-feira, 4, pelo governador João Doria (PSDB), que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas por todos os cidadãos do Estado a partir desta quinta-feira, 7.

Embora defenda que a medida tem potencial para reduzir a propagação do novo coronavírus, o presidente da associação, Carlos Alberto Cruz Filho, questiona o fato de Doria ter transferido para os prefeitos a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da nova regra. “Quem vai pagar essa conta? Quando se obriga, não se pode jogar a responsabilidade nas costas dos municípios”, afirmou.

Segundo Cruz, para os municípios obrigarem as pessoas a usar máscaras, seria preciso que a população recebesse o material, e muitas prefeituras não têm condições de fazer tal compra.

Também há, na avaliação dele, um custo político que muitos prefeitos não estão dispostos a pagar caso estabeleçam multas altas para os cidadãos que furarem a regra sanitária. “No ano que vem, passada a crise, todo prefeito novo vai dizer: ‘O ex-prefeito deixou a prefeitura falida’.”

Cruz argumenta que há alguns serviços em que é possível fazer a exigência, como no caso do transporte público – que passou a exigir máscara nesta segunda na capital. Mas há dúvidas em como fazer isso em cidades inteiras. “Isso é a exceção”, afirma. Ele defende que haja um aporte de recursos para que a fiscalização do decreto possa ocorrer.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que faz a interlocução entre os prefeitos e o governador, afirma que a proposta em transferir a responsabilidade pela fiscalização ao município foi para “dar mais autonomia” aos prefeitos.

Vinholi afirma que, nos próximos dois dias, irá “dialogar bastante” com chefes de Executivo municipais para explicar o decreto. “O coronavírus só tem duas vacinas. A máscara e o isolamento”, disse ao Estado. Ele destacou que o governo liberou R$ 310 milhões às prefeituras do interior para ações de enfrentamento à doença.

“O desafio é passar um conceito científico e medicinais e levar essa construção para os municípios”, disse o secretário, ao ressaltar: “Os dados estão todos postos.”

As cidades têm até amanhã, 6, para regulamentar o decreto, que será publicado na edição de terça do Diário Oficial do Estado.

 

 

*Por: Bruno Ribeiro / ESTADÃO

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.