Gestores municipais que se destacam pelo uso da tecnologia e inovação na gestão pública serão reconhecidos durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de São José do Rio Preto
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - Municípios do interior paulista ganham destaque no cenário da inovação pública com o anúncio dos prefeitos selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o reconhecimento de Prefeito Inovador 2026. A entrega será realizada no dia 11 de junho, em São José do Rio Preto, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, evento que reunirá, no Parque Tecnológico, gestores públicos e especialistas para troca de informações e debates sobre novas implementações tecnológicas nos municípios.
Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, com apoio institucional da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), o Fórum promove o debate sobre a importância da transformação digital e o uso estratégico da tecnologia no desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
A homenagem reconhece prefeitos que têm liderado a transformação digital nos municípios, com iniciativas voltadas à modernização da gestão pública, à digitalização dos serviços e ao uso estratégico da tecnologia para decisões mais eficientes. O reconhecimento também destaca ações que tornam o atendimento à população mais ágil, acessível e inovador por meio da implantação de soluções tecnológicas.
“O título de Prefeito Inovador valoriza os gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica para transformar a administração pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, ressalta o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
Além de palestras e painéis, o evento contará com empresas especializadas em tecnologia para o setor público, que apresentarão soluções inovadoras voltadas à modernização da gestão municipal. A iniciativa permitirá que os participantes conheçam ferramentas e alternativas tecnológicas aplicáveis às demandas e desafios das cidades. Entre elas estão a Algar, Binär Tech, Camptécnica, Eccosave, Educacross, Evolution Tecnologia Funerária, Fiorilli Software, Licitanet, Modelix e Verkom. O Euro Suite São José do Rio Preto é o hotel oficial do encontro e está oferecendo condições especiais aos participantes.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para gestores, servidores públicos, entidades e universidades. O cadastro deve ser feito pelo sympla.com.br/rcd.
CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O RECONHECIMENTO DE PREFEITO INOVADOR 2026 – Região de São José Rio Preto:
|
Serviço: Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de São José do Rio Preto
Data: 11 de junho de 2026
Local: Parque Tecnológico | São José do Rio Preto | São Paulo
Reconhecimento ocorrerá durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na quinta-feira (07)
ARAÇATUBA/SP - Quatorze prefeitos na região noroeste paulista foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o recebimento do título de Prefeito Inovador 2023 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba, que será realizado na próxima quinta-feira (07), no auditório do SEST SENAT.
O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, reúne prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas, para tratar da oferta de melhores serviços à população através da transformação digital das administrações municipais.
Para a seleção dos Prefeitos Inovadores (confira a relação abaixo), foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
Programação – Prefeitos e gestores de Araçatuba, Castilho, Birigui, Penápolis e de Promissão compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em tecnologia e inovação visando melhorar o atendimento ao cidadão.,
O fomento ao turismo inteligente nas cidades e à cultura de inovação também são temas tratados no evento. As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba são gratuitas para servidores públicos, entidades, vereadores e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, iFractal, Sonner, Evolution Tecnologia Funerária e House Tecnologia. O evento tem o apoio do Gerar e da VotiValley.
Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Araçatuba
| PREFEITO INOVADOR | PREFEITO | PROJETO |
| ARAÇATUBA | Dilador Borges | ARAÇATUBA DIGITAL |
| BIRIGUI | Leandro Maffeis Milani | SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS EM TODAS AS ESCOLAS MUNICÍPAIS |
| PENÁPOLIS | Caique Rossi | IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E INFORMAÇÃO |
| CASTILHO | Paulo Duarte Boaventura | IMPLEMENTAÇÃO DE CENTRO DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE FROTA |
| FLOREAL | Norival Francisco Garcis Júnior | DISPONIBILIZAÇÃO DE AULAS DE ROBÓTICA |
| ILHA SOLTEIRA | Otávio Augusto Giantomassi Gomes | ENTREGA DE NOTEBOOKS A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
| PEREIRA BARRETO | João de Altayr Domingues | INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO |
| AURIFLAMA | Katia Conceição Morita de Carvalho | INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUICÍPIO |
| PROMISSÃO | Artur Manoel Nogueira Franco | IMPLEMENTAÇÃO DE SALAS MAKERS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS |
| NOVA INDEPENDÊNCIA | Fernando Macchi Santana | AQUISIÇÃO DE LOUSAS INTERATIVAS |
| MONTE APRAZÍVEL | Márcio Miguel | DISPONIBILIZAÇÃO DE TELEMEDICINA NO MUNICÍPIO |
| MURUTINGA DO SUL | Cristiano Eleutério Soares da Silva | ENTREGA DE NOTEBOOKS A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
| BURITAMA | Rodrigo Zacarias dos Santos | INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NO MUNICÍPIO |
| SUZANÁPOLIS | José Luiz Gava | INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO |
MUNDO - Uma coalizão de prefeitos da Califórnia, incluindo o de Los Angeles, pediu nesta segunda-feira (2) ao governador para relaxar os critérios estritos impostos para reabrir parques de diversões como a Disneylândia, fechados desde março pela pandemia e que empregam dezenas de milhares de pessoas.
Harry Sidhu, prefeito de Anaheim, onde fica a Disneylândia, e Eric Garcetti, de Los Angeles, onde estão os Universal Studios, destacam-se entre os oito signatários de uma carta enviada a Gavin Newsom para evitar que estas atrações permaneçam "fechadas indefinidamente".
"Nos preocupa que as recomendações do estado possam atrasar a reabertura dos principais parques temáticos em até um ano, o que teria um impacto significativo em centenas de milhares de postos de trabalho, milhares de pequenas empresas e milhares de receitas fiscais para nossas cidades", destacou a missiva.
Segundo as condições para reabrir, publicadas há duas semanas, os condados onde ficam os parques têm que estar em nível "amarelo", o mais baixo em uma escala sobre o controle do vírus, que tem quatro níveis.
O condado de Orange, por exemplo, que abrange Anaheim, está no nível "vermelho" ou três, enquanto Los Angeles está "púrpura", o mais restritivo.
Não está claro quando chegarão ao nível amarelo, devido aos novos casos de covid-19 no país.
"Todos entendemos o difícil equilíbrio de proteger a saúde pública e, ao mesmo tempo, permitir uma atividade econômica segura", indicou a carta, também assinada pelos prefeitos de San Diego, San José, Fresno, Bakersfield, Riverside e Santa Ana.
Os prefeitos pedem que se permita abrir no nível "laranja", anterior ao amarelo, para beneficiar os parques menores.
Os parques californianos fecharam em março. Em setembro, a Disney anunciou que cortaria 28.000 postos de trabalho, condenando a posição das autoridades de não relaxar as restrições e permitir-lhes reabrir.
Seu parque na Flórida abriu em meados de julho, com capacidade reduzida e estritas medidas sanitárias.
Os prefeitos apoiaram parte das medidas de Newsom, como operar com 25% da capacidade com reservas antecipadas, exigir o uso de máscaras e medir a temperatura.
A Califórnia tem mais de 930.000 casos de covid-19 - 4.094 registrados só nesta segunda-feira - e 17.672 falecidos.
*Por: AFP
SÃO PAULO/SP - A Associação Paulista de Municípios (APM) levantou dúvidas sobre a viabilidade do decreto anunciado nesta segunda-feira, 4, pelo governador João Doria (PSDB), que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas por todos os cidadãos do Estado a partir desta quinta-feira, 7.
Embora defenda que a medida tem potencial para reduzir a propagação do novo coronavírus, o presidente da associação, Carlos Alberto Cruz Filho, questiona o fato de Doria ter transferido para os prefeitos a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da nova regra. “Quem vai pagar essa conta? Quando se obriga, não se pode jogar a responsabilidade nas costas dos municípios”, afirmou.
Segundo Cruz, para os municípios obrigarem as pessoas a usar máscaras, seria preciso que a população recebesse o material, e muitas prefeituras não têm condições de fazer tal compra.
Também há, na avaliação dele, um custo político que muitos prefeitos não estão dispostos a pagar caso estabeleçam multas altas para os cidadãos que furarem a regra sanitária. “No ano que vem, passada a crise, todo prefeito novo vai dizer: ‘O ex-prefeito deixou a prefeitura falida’.”
Cruz argumenta que há alguns serviços em que é possível fazer a exigência, como no caso do transporte público – que passou a exigir máscara nesta segunda na capital. Mas há dúvidas em como fazer isso em cidades inteiras. “Isso é a exceção”, afirma. Ele defende que haja um aporte de recursos para que a fiscalização do decreto possa ocorrer.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que faz a interlocução entre os prefeitos e o governador, afirma que a proposta em transferir a responsabilidade pela fiscalização ao município foi para “dar mais autonomia” aos prefeitos.
Vinholi afirma que, nos próximos dois dias, irá “dialogar bastante” com chefes de Executivo municipais para explicar o decreto. “O coronavírus só tem duas vacinas. A máscara e o isolamento”, disse ao Estado. Ele destacou que o governo liberou R$ 310 milhões às prefeituras do interior para ações de enfrentamento à doença.
“O desafio é passar um conceito científico e medicinais e levar essa construção para os municípios”, disse o secretário, ao ressaltar: “Os dados estão todos postos.”
As cidades têm até amanhã, 6, para regulamentar o decreto, que será publicado na edição de terça do Diário Oficial do Estado.
*Por: Bruno Ribeiro / ESTADÃO
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.