Jornalista/Radialista
SÃO PAULO/SP - Trabalhadores que receberam, em média, até R$ 2.873,87 por mês em 2025 poderão ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep, que será pago no ano que vem. Esse é um dos requisitos para estar entre os beneficiários do programa. O valor que será liberado em 2027 considera o período trabalhado e os rendimentos de 2025, que corresponde ao chamado ano-base.
Para calcular a renda máxima que permitirá o recebimento do abono em 2027, o governo terá de aplicar o índice de reajuste da inflação de 2025, que foi de 3,90%, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Essa regra faz parte das mudanças recentes aplicadas ao PIS/Pasep.
O abono salarial é destinado a trabalhadores da iniciativa privada, no caso do PIS, e a servidores públicos, no caso do Pasep. Para ter direito, é necessário ter exercido atividade remunerada formal por pelo menos 30 dias no ano-base, estar inscrito no programa há, no mínimo, cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador.
O valor do abono não mudou e pode chegar a até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano de referência.
Para o abono de 2026, que começará a ser pago em 15 de fevereiro, a renda média máxima dos beneficiários é de R$ 2.766.
A partir deste ano, passam a valer novas regras para o acesso ao abono salarial, aprovadas por meio de uma emenda constitucional em 2024. A principal mudança está no cálculo de atualização do limite de renda, que passa a ser corrigido apenas pela inflação.
O valor de referência foi congelado, em termos reais, em dois salários mínimos de 2023, equivalentes a R$ 1.640. A partir disso, o limite passa a ser reajustado exclusivamente pela inflação, em correções sucessivas ano a ano.
Com essa alteração, o teto de renda que dá acesso ao benefício deixa de acompanhar os reajustes reais do salário mínimo. A regra prevê que, até 2035, o abono salarial seja pago apenas a trabalhadores que recebam até um salário mínimo e meio no ano de referência.
Quem tem direito ao abono do PIS/Pasep
O abono salarial é pago a trabalhadores com carteira assinada e a servidores públicos que cumpram os critérios exigidos. Para o abono pago em 2026, o ano-base é 2024. Já o benefício que será depositado em 2027 considera os valores e períodos trabalhados em 2025.
Para ter direito, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base;
estar inscrito no programa há, no mínimo, cinco anos;
ter recebido até o limite máximo de renda mensal válido para o ano de referência;
ter os dados corretamente informados pelo empregador na Rais.
Calendário do PIS/Pasep 2026
Nascidos em janeiro recebem em 15 de fevereiro
Nascidos em fevereiro recebem em 15 de março
Nascidos em março e abril recebem em 15 de abril
Nascidos em maio e junho recebem em 15 de maio
Nascidos em julho e agosto recebem em 15 de junho
Nascidos em setembro e outubro recebem em 15 de julho
Nascidos em novembro e dezembro recebem em 15 de agosto
Como saber se vou receber em 2026
A consulta poderá ser feita a partir de 5 de fevereiro, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal Gov.br. É necessário ter login com CPF e senha, além de um fator de segurança, como biometria.
Como fazer a consulta ao PIS/Pasep
Pela internet
Acesse o site https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique em “Entrar com gov.br”.
Faça login com CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível criá-lo no próprio site.
Em seguida, clique em “Abono Salarial”.
Na próxima tela, aparecerá a informação se o trabalhador tem direito ou não ao benefício.
Pelo aplicativo
Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular ou tablet, caso ainda não o tenha.
Faça login com CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br.
Na tela inicial, clique em “Abono Salarial – Consultar”. Caso a opção não apareça, acesse o menu na parte inferior da tela e selecione “Benefícios e Abono Salarial”.
Na próxima página, aparecerão as informações sobre valores e pagamento.
Como é feito o pagamento do PIS
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. O valor é creditado, preferencialmente, em conta corrente, poupança ou conta digital da Caixa. Também pode ser depositado automaticamente na poupança social digital, por meio do aplicativo Caixa Tem. Quem não possui conta pode sacar o benefício em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais disponibilizados pela instituição.
Como funciona o pagamento do Pasep
O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil e é destinado aos servidores públicos. O crédito pode ocorrer em conta bancária, por meio de transferência via TED ou Pix, ou presencialmente nas agências, para quem não é correntista e não possui chave Pix.
por Folhapress
Os carnês físicos serão entregues pelos Correios até o final de janeiro
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Fazenda, informa que já está disponível no site da Prefeitura de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br), no ícone do SIM
Online ou diretamente no banner IPTU 2026, a emissão da 2ª via dos boletos do IPTU 2026. Basta clicar no banner ou entrar no SIM Online e, em seguida, selecionar o ícone “2ª via do IPTU e outros débitos”. Ao abrir o campo, o contribuinte deverá informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê do ano anterior, e o CPF ou CNPJ do responsável, e depois clicar na opção segunda via do IPTU, garantindo rapidez, segurança e praticidade no acesso ao documento.
O IPTU já vem com 10% de desconto para os contribuintes adimplentes que possuem área construída e não têm débitos com a Prefeitura, assim como outros 10% de desconto àqueles que pagam à vista. Já os beneficiários do IPTU Verde podem receber até mais 4% de desconto, totalizando 24% de desconto.
As parcelas podem ser pagas tanto pelo carnê físico – que será enviado pelos Correios até o final de janeiro – quanto pelo meio digital, com o apoio da plataforma SIM Online, ou via PIX. Já as parcelas começam a vencer somente em 12 de fevereiro.
“É importante destacar que, em relação ao último ano, o município aplicou apenas a correção pelo IPCA de 4,68%, ou seja, não houve aumento real do imposto, reforçando o compromisso com a transparência, o equilíbrio fiscal e o respeito ao contribuinte”, explica Leonardo Orlando, secretário municipal de Fazenda.
De acordo com a Secretaria de Fazenda a previsão de arrecadação para esse ano é de R$ 208.561.637,31.
ARARAQUARA/SP - Uma mulher de 33 anos foi presa em flagrante nesta semana após ser abordada pela Guarda Civil Municipal de Araraquara enquanto dirigia um carro furtado, na Avenida Homero Lupo, região da Vila Sedenho.
Segundo a GCM, o veículo já era alvo de monitoramento após informações apontarem irregularidades no emplacamento. Durante a fiscalização, os agentes localizaram drogas dentro do automóvel, incluindo maconha e cocaína.
A verificação dos dados identificadores revelou que o carro possuía placas adulteradas e correspondia a um Siena furtado em Cosmópolis, no ano passado. A condutora alegou que o automóvel seria de responsabilidade do marido.
Ela foi levada ao Plantão Policial, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão pelos crimes previstos nos artigos 180 e 311 do Código Penal. Após atendimento médico em unidade de saúde, a mulher permaneceu sob escolta policial e foi encaminhada para a Cadeia Pública de São Carlos.
IBATÉ/SP - A Defesa Civil de Ibaté atendeu duas ocorrências de incêndio em áreas ambientais, ambas sem registro de vítimas, resultando apenas em danos ao meio ambiente.
A primeira ocorrência foi registrada no sábado, 10 de janeiro às 20h20, às margens da linha férrea, na Rua Descalvado, s/n. No local, o fogo atingiu uma área aproximada de 400 metros quadrados. As chamas foram controladas pelos agentes Gerivaldo Ferreira e Marco Vizzotto, evitando que o incêndio se alastrasse para outras áreas.
A segunda ocorrência aconteceu no dia 11 de janeiro, às 16h20, caracterizando um princípio de incêndio em mata ciliar, causado pelo fogo em um sofá descartado irregularmente. A rápida atuação da equipe impediu maiores danos ambientais. Assim como no primeiro atendimento, não houve vítimas, e a ocorrência contou com a atuação dos agentes Gerivaldo Ferreira e Marco Vizzotto.
A Defesa Civil reforça a importância de evitar queimadas e o descarte irregular de objetos, práticas que colocam em risco o meio ambiente e a segurança da população.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.