Ação em parceria com a Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana e a São Carlos Ambiental inclui limpeza da área, fiscalização e medidas para coibir novas infrações.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), em trabalho conjunto com a Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana e a empresa São Carlos Ambiental, realizou nesta sexta-feira, 09 de janeiro, uma manutenção viária no cruzamento das ruas Ozório Augusto de Carvalho e Professora Luiza Galvão, no Jardim Embaré III.
O local é considerado um ponto crítico e recorrente de descarte irregular de resíduos. Desde novembro de 2025, o SAAE vinha realizando tratativas e ações para tentar solucionar o problema. Durante a semana, um fiscal ambiental esteve no local com o objetivo de identificar os responsáveis pelo descarte irregular, e na manhã desta sexta-feira foi realizada uma limpeza completa da área.
Também está prevista a retirada dos contêineres que haviam sido instalados para auxiliar no descarte de resíduos domiciliares. Como a região já conta com coleta domiciliar regular, não há necessidade de mantê-los. Placas de sinalização informando a proibição do descarte irregular serão instaladas no local.
A situação evidencia a falta de conscientização da população e o descuido com os espaços públicos. Durante as ações, foram encontrados no local sofás, colchões, restos de obras, armários e até restos de animais mortos, além de intenso mau cheiro.
DESCARTE IRREGULAR É CRIME
O descarte irregular consiste no ato de jogar lixo doméstico, entulho, eletrônicos e outros resíduos em locais inadequados, como ruas, terrenos baldios, rios ou áreas públicas. Trata-se de crime ambiental previsto em lei, sujeito à aplicação de multas e outras penalidades. Além disso, causa sérios riscos à saúde pública, favorecendo a proliferação de vetores de doenças, e provoca danos ao meio ambiente, como a poluição do solo e da água e a morte da fauna.
Os pontos mais críticos da cidade já foram mapeados e recebem atenção especial do SAAE. Mesmo com a fiscalização e a instalação de seis Ecopontos em diferentes regiões da cidade, o comportamento irregular ainda persiste.
A população pode colaborar no combate ao descarte irregular, encaminhando fotos e informações que auxiliem na identificação de veículos e responsáveis por esse tipo de infração. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 300 1520, que também atende via WhatsApp, ou presencialmente, nas unidades de atendimento do SAAE.
“A colaboração da população é fundamental para garantir a destinação correta dos resíduos e para combater práticas irregulares que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública. Quando cada cidadão faz a sua parte, contribuímos diretamente para uma cidade mais limpa, organizada e com mais qualidade de vida para todos”, afirma o presidente do SAAE, Derike Contri.
DESCARTE CORRETO NOS ECOPONTOS
São Carlos conta com seis Ecopontos, que são áreas públicas destinadas à entrega voluntária de resíduos. Esses locais funcionam de forma gratuita e adequada para o descarte de materiais que não devem ser colocados na coleta domiciliar comum.
Nos Ecopontos podem ser descartados resíduos da construção civil (RCC), podas e cortes de árvores, resíduos volumosos (sofás, poltronas, armários, mesas, entre outros), eletroeletrônicos, pneus e materiais recicláveis, como papel, papelão e plástico.
Não é permitido, em hipótese alguma, o descarte de pilhas e baterias, gesso, amianto, recipientes de agrotóxicos, solventes, óleos e outros resíduos considerados perigosos. Para o descarte de resíduos volumosos, é permitido o limite de até 1 m³, por dia, o que equivale, por exemplo, a um sofá ou duas poltronas.
Para resíduos da construção civil em volume superior a 1 m³, bem como para gesso, espelhos, telhas de amianto e outros materiais classificados como perigosos, é necessário contratar um serviço particular de coleta, como empresas de caçambas cadastradas na Prefeitura e devidamente autorizadas, garantindo a destinação ambientalmente adequada.
ENDEREÇOS DOS ECOPONTOS
* São Carlos VIII: Rua Capitão Luiz Brandão, 1847 – esquina com Av. Cônego A. Volpe
* Jardim Paulistano: Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 – esquina com Rua Américo J. Canhoto
* Jardim Medeiros: Rua Aristodemo Pelegrini, s/n – esquina com Rua João Genovez
* Vida Nova (Planalto Verde): Avenida Regit Arab, 1205
* Jardim Ipanema: Rua Miguel Petrucelli, s/n
* Cidade Aracy: Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.































