fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos iniciou na última segunda-feira (08/06), uma nova etapa no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A ação utiliza cinco drones para realizar o mapeamento de áreas de risco e, posteriormente, a aplicação de larvicidas e pastilhas de cloro em locais de difícil acesso.

Nesta primeira fase, os equipamentos estão sendo utilizados para o levantamento e identificação de possíveis criadouros nos bairros Eduardo Abdelnur e Jardim Zavaglia. O trabalho de mapeamento será realizado em todo o território do município e deve durar cerca de dois meses.

Após a conclusão do levantamento, os drones serão empregados no tratamento dos locais identificados, realizando a pulverização de larvicidas e o lançamento de pastilhas de cloro em caixas d'água destampadas, piscinas abandonadas e terrenos com acúmulo de resíduos. Os produtos utilizados possuem recomendação do Ministério da Saúde e são seguros para seres humanos e animais.

A iniciativa foi articulada a pedido do prefeito Netto Donatto e é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, a tecnologia representa um importante avanço nas estratégias de enfrentamento às arboviroses.

“Iniciamos mais uma vez o uso dos drones como uma ferramenta tecnológica no combate à dengue e outras arboviroses. Nesta etapa, contamos com cinco drones que permitem monitorar áreas de difícil acesso, como telhados, terrenos abandonados, caixas d'água e imóveis fechados, facilitando a identificação de locais com água parada, que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti", explicou.

Segundo Denise, o uso dos drones torna o trabalho mais eficiente e direcionado. “Essa tecnologia nos permite planejar melhor as intervenções e agir de forma mais rápida e precisa. Além do monitoramento, utilizamos drones específicos para transportar e lançar pastilhas de larvicida em locais de difícil acesso, como piscinas abandonadas, contribuindo para reduzir significativamente a população do mosquito e, consequentemente, a transmissão das arboviroses", destacou.

A diretora ressaltou, ainda, que a experiência acumulada nos últimos anos demonstra a eficácia da integração dos drones com outras estratégias de prevenção. “A utilização dos drones, associada à eliminação de criadouros e às campanhas educativas, fortalece as ações de vigilância e prevenção. Trata-se de uma inovação que aumenta a eficiência das intervenções e promove maior integração entre a vigilância, a prevenção e o controle da doença. No entanto, é importante reforçar que o uso dessa tecnologia não substitui a participação da população na eliminação de recipientes com água parada, que continua sendo a principal medida de prevenção", completou.

O prefeito Netto Donatto destacou que a administração municipal tem investido em tecnologia para fortalecer as ações de saúde pública e ampliar a eficiência no combate à dengue. “Estamos utilizando ferramentas modernas para ampliar o alcance das ações de prevenção e combate ao mosquito. Os drones permitem identificar e tratar locais de difícil acesso, tornando o trabalho mais rápido, preciso e eficaz. Mas é fundamental que cada cidadão continue fazendo sua parte", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou que a tecnologia chega para ampliar a capacidade de atuação das equipes, mas que o apoio dos moradores continua sendo fundamental. “Os agentes de endemias continuam visitando as residências, utilizando tablets integrados ao sistema de monitoramento dos drones. Essa união entre tecnologia e trabalho de campo fortalece nossas ações. Porém, nenhuma medida terá eficácia sem a colaboração da comunidade. Cada morador precisa fazer sua parte, eliminando possíveis criadouros", ressaltou Pilha.

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos  (SAAE) informa aos usuários que realizará alterações no formato das contas de água e esgoto emitidas pela autarquia durante os próximos 60 dias, como adaptação, até que retome o modelo definitivo, já como nota fiscal,  como exige a nova legislação federal acerca do tema. Portanto, neste período de cerca de dois meses de transição, as contas chegarão no modelo A4, dentro da fase de adequação e, depois, voltarão ao sistema de impressão simultânea normal como era antes.

REFORMA TRIBUTÁRIA SOBRE CONSUMO - A medida decorre da necessidade de adequação às exigências da Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, bem como às regulamentações federais relacionadas à emissão de documentos fiscais eletrônicos e à implementação do novo modelo de tributação sobre o consumo, que está sendo gradualmente implantado em todo o país.

O SAAE esclarece que a alteração se restringe à forma de apresentação das informações na fatura, podendo incluir novos campos, códigos e demonstrativos fiscais. Salienta, também, que não haverá qualquer mudança nos serviços prestados pela autarquia e nem aumento tarifário decorrente exclusivamente dessa adequação legal. A atualização é obrigatória para os entes públicos e prestadores de serviços abrangidos pela legislação tributária nacional, sendo parte do processo de modernização e padronização fiscal que está sendo implementado em todo o Brasil.

CANAIS DE ATENDIMENTO À DISPOSIÇÃO - Os consumidores poderão observar diferenças visuais nas próximas contas emitidas (veja modelo na foto anexa). Em caso de dúvidas, os canais oficiais de atendimento do SAAE permanecerão à disposição permanente para prestar os esclarecimentos necessários, como o 0800 300 1520, que também é whatzApp, além das cinco unidades de atendimento presencial.

O SAAE deixa claro e reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança jurídica e o cumprimento da legislação vigente, trabalhando, sempre,  para garantir uma transição organizada e sem impactos aos usuários.

Shopping São Carlos reúne opções de presentes, experiências e a campanha “Amor em Dobro” para celebrar a data.

 

SÃO CARLOS/SP - Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, aposta na diversidade de seu mix para atender os consumidores que buscam presentes e experiências para celebrar a data. Moda, beleza, acessórios, chocolates, perfumaria, gastronomia e serviços estão entre as opções disponíveis para quem deseja surpreender na ocasião. Para tornar o período ainda mais atrativo, a campanha promocional “Amor em Dobro” segue até 12 de junho e vai sortear um Hyundai Creta Comfort 0km entre os participantes.

A expectativa para o período é positiva. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, cerca de 93 milhões de brasileiros devem realizar compras para celebrar a data neste ano. Considerado o terceiro período mais importante para o comércio nacional, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados deve movimentar aproximadamente R$ 22,14 bilhões em vendas de produtos e serviços, reforçando sua relevância para o varejo em todo o país. Ainda de acordo com pesquisa, 77% dos consumidores afirmam que presentear é uma maneira de expressar carinho e amor no Dia dos Namorados.

Atento a esse comportamento, as lojas do Shopping São Carlos prepararam coleções temáticas, promoções e sugestões para a data, permitindo que os consumidores encontrem alternativas para celebrar a ocasião em um único local. "O presente deixou de ser apenas uma compra e passou a representar uma forma de expressar cuidado e atenção aos detalhes. Entre os itens mais procurados na Mr. Jones estão as T-shirts Pima, polos, jaquetas e peças em tricô. Mais do que vender roupas, buscamos proporcionar uma experiência diferenciada, tornando esse momento ainda mais especial para quem presenteia", destaca a gerente Layla de Azevedo.

A categoria de beleza e perfumaria também deve ganhar destaque neste Dia dos Namorados. Uma das operações que aposta na data é O Boticário, marca reconhecida nacionalmente e tradicionalmente associada aos momentos de presentear. "Queremos celebrar o fato de sermos uma das marcas mais lembradas quando o assunto é presentear. Estamos preparados para atender tanto quem busca novidades quanto aqueles que preferem presentear com fragrâncias já conhecidas e marcantes. Além dos kits especiais para a data, temos lançamentos, promoções exclusivas e experiências de maquiagem e cuidados com a pele que podem ser transformadas em presente", ressalta Gidalva Mendes Gallo dos Santos, gerente de O Boticário.

Amor em Dobro

Para tornar a experiência de compra ainda mais atrativa, os clientes que realizarem suas compras para o Dia dos Namorados no Shopping São Carlos terão a chance de concorrer a um Hyundai Creta Comfort 0km. Para participar da campanha "Amor em Dobro", basta acumular R$ 500 em compras nas lojas e quiosques participantes, com CPF na nota, e cadastrar os cupons pelo site da campanha (promocao.shoppingsaocarlos.com.br) ou nos tablets de autoatendimento disponíveis no empreendimento. Compras realizadas de segunda a quinta-feira têm números da sorte em dobro.

"O Dia dos Namorados vai muito além da compra de um presente. É uma data que movimenta diferentes segmentos e incentiva as pessoas a criarem momentos especiais. Nosso papel é oferecer variedade, praticidade e uma experiência completa, com opções de compras, gastronomia, entretenimento e benefícios que tornam esse período ainda mais atrativo para os clientes", afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.

Para embalar a celebração do Dia dos Namorados, o Shopping São Carlos promove uma programação especial na Praça de Alimentação. No dia 12 de junho, das 19h às 21h, o público poderá acompanhar um show ao vivo com Amanda Vergara, em uma apresentação que reforça o clima de convivência e torna a experiência da data ainda mais especial para casais e visitantes.

Experiências ganham espaço entre os casais

Além dos presentes, as experiências compartilhadas vêm conquistando espaço entre os consumidores. A pesquisa aponta que 39% dos casais pretendem comemorar a data em casa, enquanto 31% planejam celebrar em restaurantes, demonstrando que o momento vivido a dois tem ganhado relevância na decisão de compra.

Nesse cenário, o Shopping São Carlos também se destaca pelas opções voltadas à celebração da data. Os tradicionais chocolates, um dos símbolos do Dia dos Namorados, podem ser encontrados em operações como Brasil Cacau, Kopenhagen e Super Store Cacau Show. Já para os casais que desejam transformar a ocasião em uma experiência especial, restaurantes e cafeterias como Outback Steakhouse, Mousse Cake, Spoleto e Beco da Torta oferecem alternativas para um almoço, jantar ou encontro a dois em um ambiente agradável e acolhedor.

Serviço

Campanha Amor em Dobro

Período: até 12 de junho de 2026
Campanha: a cada R$ 500 em compras, o cliente recebe um número da sorte para concorrer a um Hyundai Creta Comfort 0km. Compras realizadas de segunda a quinta-feira têm números da sorte em dobro

Cadastro: promocao.shoppingsaocarlos.com.br ou nos tablets de autoatendimento do Shopping São Carlos
Sorteio: extração da Loteria Federal de 17 de junho

Apuração: 18 de junho

 

Show ao vivo no Dia dos Namorados

Local: Praça de Alimentação
Show ao vivo: Amanda Vergara
Data: 12 de junho
Horário: das 19h às 21h

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) realizam no próximo sábado, 13 de junho, às 9h, no Auditório da FESC, a cerimônia de encerramento da Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas.

O curso foi desenvolvido em parceria entre as instituições e contou com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), fortalecendo a formação de profissionais voltados à gestão sustentável das águas e ao planejamento ambiental. A iniciativa também teve apoio da Prefeitura de São Carlos.

A cerimônia reunirá concluintes, docentes, representantes das instituições parceiras e convidados, celebrando mais uma ação de capacitação voltada ao desenvolvimento sustentável da região.

Segundo o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, “o encerramento marca não apenas a conclusão de uma etapa acadêmica, mas também o fortalecimento das políticas públicas ambientais e da qualificação técnica de profissionais que atuarão diretamente na gestão dos recursos hídricos”.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.