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Redação

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Entrevistados destacam a Região Nordeste como o destino mais desejado nos planos de turismo no pós-pandemia

SÃO PAULO/SP - A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing realizou em julho sua terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no Brasil. Esse levantamento foi realizado por meio de questionários online, entre os dias 16 e 21/07, e obteve 1.090 respostas, de todas as regiões do Brasil. Um dos focos desta terceira onda era abordar o sentimento geral da população em relação ao turismo.

Dados de julho da CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontam que o setor já acumulava perdas de R$ 122 bilhões até julho. Mais do que reabrir, porém, é importante saber quando e como fazer isso, de modo que as pessoas tenham confiança para voltar.

Apenas 19% dos entrevistados da pesquisa planejam com alguma convicção uma viagem de lazer ainda este ano. O restante ou ainda não pensa em datas ou só vislumbra essa possibilidade para 2021 - 41% dos entrevistados estão convictos de pegar a estrada ano que vem. “Nesse contexto, e ainda com muitas incertezas pairando sobre a abertura das fronteiras aos brasileiros, o destino mais mencionado é o Nordeste brasileiro, seguido da Europa, possivelmente porque lá a pandemia já arrefeceu em boa parte dos países”, destaca Silvio Silvio Pires de Paula, presidente e fundador da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing e vice-presidente do CRA-SP.

Ganhar a confiança do turista no pós-pandemia vai exigir muitas adaptações do setor. Cerca de 9 em cada 10 entrevistados elencam como muito importantes para sua decisão de se hospedar em um hotel daqui por diante fatores como: maior higienização dos ambientes, distribuição de álcool em gel ou exigência do uso de máscaras.

Até aí tudo bem, são medidas relativamente rápidas e de custo exequível. Mas também é igualmente altíssimo o patamar dos que não vão abrir mão de ambientes com lotação reduzida, ventilação natural ou serviços de restaurante sem exposição dos alimentos, entre muitas outras coisas. “Aí já estamos falando de desafios mais grandiosos, que vão exigir um planejamento cuidadoso dos operadores. Mas, como em tudo na vida, desafio se torna oportunidade para quem trabalha bem e consegue ser criativo”, prenuncia Ricardo Lopes, gerente de projetos da Demanda e coordenador do estudo.

Pandemia desanima, mas não impede brasileiro de planejar o futuro

O sentimento geral das pessoas com o momento da pandemia é de desânimo. Cerca de 3 em cada 4 (73%) se diz desanimado atualmente. Ao serem perguntados sobre o que mudou para pior ou para melhor do início da pandemia para cá, metade deles (49%) afirma que a vida mudou para pior no que diz respeito à vivência social e às oportunidades de lazer. Outros 37% sentiram piora no estado psicológico, em seu equilíbrio emocional. Em outro sentido, 41% observaram que melhorou seu engajamento em ações solidárias e 53% estão se relacionando melhor com suas famílias.

Muitos brasileiros fazem planos para quando a pandemia acabar e somam 70% os que pretendem viajar assim que possível. Outros planos muito presentes são rever familiares ou amigos (58% dos entrevistados) e retomar ou iniciar a prática de algum esporte (42%). Enquanto isso tudo não é possível, boa parte deles admite ter incorporado ou intensificado alguns maus hábitos. A ingestão de chocolates ou doces em geral brotou ou cresceu em nada menos do que 38% do público pesquisado. E o hábito de beber álcool agravou-se ou incorporou-se à rotina de 20% dos internautas brasileiros participantes da pesquisa.

Sobre a Demanda

A Demanda é uma boutique de pesquisa de mercado que desde sua fundação em 1967 já desenvolveu mais de 6.400 projetos de pesquisa de mercado e opinião pública para mais de 800 empresas e entidades governamentais do Brasil e do mundo. São mais de cinco décadas de experiência e aprendizado constantes, totalmente voltados à satisfação de nossos clientes. Temos orgulho de atender algumas das maiores e mais exigentes organizações de todo o mundo. Apoiamos o lançamento de centenas de produtos e serviços.

Como em uma boutique, aqui cada cliente é único. Todos os projetos, além de serem desenhados sob medida, de forma exclusiva, para nossos clientes, são acompanhados de perto em todas as suas etapas, desde o planejamento até a apresentação dos resultados. Nossos diretores e gerentes de projetos estão preparados para propor as metodologias mais adequadas, trabalhando sempre em conjunto com o cliente, valorizando a transparência e a boa comunicação.

Gabriela Prado, Diretora Executiva da Demanda, é pesquisadora com mestrado em Infraestrutura Sustentável pelo Royal Institute of Technology (Kungl Tekniska Högskolan), Stockholm, Suécia e doutorado em Política e Administração de Recursos Minerais pelo IG-UNICAMP. Tem 20 anos de experiência em pesquisa de mercado e atuado na empresa desde 2007. Liderada estudos qualitativos e quantitativos no Brasil e LatAm,

Silvio Pires de Paula fundou, em 1967, a empresa da qual hoje é Presidente.  Sob sua responsabilidade direta, a Demanda já desenvolveu mais de 6.400 projetos completos de pesquisa de mercado e opinião pública tanto no Brasil como em 20 outros países. Ele é Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, e ocupou cargos de Presidente ou Vice-Presidente de instituições como ABIPEME, ABEP, CFA e, atualmente, é Vice-Presidente do CRA-SP.

www.demanda.com.br

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Serviços Públicos ressalta que em virtude da disseminação do novo coronavírus, que a visitação nos cemitérios públicos Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua vão ser suspensas de sexta (07) até o próximo domingo (09/08).

A medida foi adotada para evitar aglomeração de idosos no Dia dos Pais. A limpeza dos túmulos pode ser realizada somente até hoje (06/08).

VELÓRIOS – Os velórios já estão sendo realizados somente das 8h às 17h. O caixão, em caso suspeito da COVID-19, deve permanecer fechado, podendo existir apenas um visor aberto durante os ritos fúnebres.

A portaria publicada no Diário Oficial do Município também recomenda que o velório seja feito com portas abertas para favorecer a circulação de ar, e que as cerimônias sejam realizadas com tempo reduzido, no máximo 1h, e com número de no máximo 10 participantes para evitar aglomerações.

SÃO CARLOS/SP - Um morador do Jardim Novo Horizonte, em São Carlos, entrou em contato com jornalista Ivan Lucas, para relatar a situação da Rua Miguel Ruggiero, que parece ter sido alvo de um míssil.

Segundo o internauta, há 10 anos que local está abandonado. “Ivan Lucas, veja as imagens, é buraco pra todo lado e no final da rua tem uma casa que o proprietário não conseguia entrar e nem sair de sua garagem e teve que gastar dinheiro para concretar onde deveria ser asfalto” disse morador.

O morador ainda disse, que o SAAE já fez consertos na rede por lá. “O SAAE vem arruma o vazamento e dias depois tampa apenas onde mexeram, mas eu queria saber se existe comunicação entre a autarquia e a prefeitura, será que o SAAE não falou com secretario responsável sobre o estado lastimável que está a via?” desabafou morador.

O serviço de tapa-buraco foi até a rua citada, mas parou praticamente no meio do quarteirão e não voltou mais. “Sabemos que aqui não é uma rua movimentada, mas aqui tem moradores que pagam impostos do mesmo jeito que os moradores de vias com grande fluxo, ou seja, queremos apenas que o nosso imposto retorne em benfeitorias” afirmou internauta.

SÃO CARLOS/SP - O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, repassou na manhã desta quinta-feira, 06, no Palácio do Comércio “Miguel Damha”, recursos financeiros para o Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta.

O cheque foi recebido pelo presidente da instituição de longa permanência para idosos, Luiz Botega, que explicou a destinação do dinheiro. “Primeiramente, agradecemos a ACISC e todos os seus diretores e associados. Estamos fazendo a adequação da parte de infraestrutura hidráulica da nossa entidade e, com esse dinheiro, vamos providenciar a aquisição de uma, das quatro caixas d'água, para conseguirmos a concessão do nosso registro do AVCB [Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros]”, contou.

Ele ressaltou que outra empresa já efetuou a doação de uma segunda caixa d'água e quem quiser ajudar nas que faltam, podem entrar em contato com a entidade. “A gente ainda precisa de mais duas unidades dessa caixa d'água para poder ficar amparado pelo sistema de hidráulica e controle de incêndios da instituição”, explicou.

Zelão lembra que a ACISC sempre tem colaborado com a entidade. “Em outras oportunidades, a gente fez uma grande ação social com os moradores do Cantinho Fraterno. Arrecadamos fraldas geriátricas e outros materiais de consumo para poder ajudá-los e seguimos à disposição deles, naquilo que for possível colaborar”, afirmou.

O Cantinho Fraterno é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, filantrópica, localizada na cidade de São Carlos, existente há 98 anos. É uma Obra Unida da Sociedade da Sociedade São Vicente de Paulo, que atende idosos a partir dos 60 anos de idade cujo perfil institucional atende e acolhe. Esses idosos são atendidos por uma equipe multiprofissional, contando com enfermagem 24 horas. Atualmente, a entidade conta com 34 moradores, sendo 19 meninos e 15 meninas.

“O Cantinho Fraterno é administrado por um grupo muito sério e isso faz com que tenhamos mais confiança de estar colaborando com eles”, finaliza Zelão.

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