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Redação

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SÃO CARLOS/SP - O compromisso da Santa Casa de São Carlos com o cuidado e a humanização foi duplamente celebrado. A equipe do hospital foi homenageada pelo Prêmio WSO Angels Diamont por sua excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), ao mesmo tempo que realizava um gesto de carinho que emocionou um paciente.

O jornalista Valdir Francisco Penteado estava há mais de 20 dias no hospital quando disse que sentia saudades de visitar o Plantão Policial. Para tornar esse desejo realidade, a equipe, junto à jornalista Ana Dias, que acompanha o paciente, preparou uma surpresa: uma visita de policiais da Força Tática do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

O reencontro, acompanhado pela coordenadora de enfermagem da Unidade de AVC, Gabrieli Rohrer, e pela psicóloga Flávia Fabrício, aconteceu na área externa do hospital. "Os combatentes são meus amigos de coração, e eu quero agradecer, do fundo do meu coração, não apenas a eles, mas a toda a equipe da Santa Casa que tem cuidado tão bem de mim desde o primeiro dia", disse Valdir.

Gabrieli Rohrer explicou que ações como essa evidenciam o compromisso da instituição com a atenção de qualidade e a humanização. "Em momentos como esse, lidamos com pacientes fragilizados e vulneráveis, o que exige de nós mais do que técnica: requer sensibilidade, empatia e acolhimento. Essa premiação reconhece nossa paixão e profissionalismo, mas é em histórias como a do Valdir que vemos o real impacto do nosso trabalho em devolver a qualidade de vida aos nossos pacientes”, explicou.

A Santa Casa de São Carlos foi a única instituição de sua categoria a receber a premiação Diamond no segundo trimestre de 2025. Com essa conquista, o hospital completa seu quinto trimestre consecutivo com a honraria. Em reconhecimento, uma homenagem foi realizada na quarta-feira (13) em Brasília, durante o congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), onde o assessor de relações institucionais Marcos Daniel representou a instituição.

Para atingir o status de excelência, o hospital demonstrou que o tratamento com tempo porta-agulha em menos de 60 minutos foi realizado em mais de 75% dos casos, com a taxa de trombólise alcançando 30,6%. O tempo médio porta-agulha da instituição foi de 21 minutos, significativamente melhor que a média nacional de 48 minutos.

O Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, reforçou o orgulho pelo trabalho da equipe. “Este prêmio é a prova de um trabalho incansável e multidisciplinar. É a manutenção do nosso compromisso em garantir à população acesso a um tratamento de AVC ágil e de alta qualidade”, disse.

Hoje, Valdir segue em recuperação, recebendo atendimento multidisciplinar e sendo cuidado por uma equipe que entende que a excelência vai além dos números e que cada gesto faz a diferença.

SÃO CARLOS/SP - O Teatro Municipal de São Carlos recebe no dia 20 de agosto, às 20h, a peça “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei”, apresentada pela Trupe Cri Cri, grupo formado por integrantes do Centro de Referência do Idoso (CRI) Vera Lúcia Pilla. O teatro está localizado na Rua 7 de Setembro, 1.735, no Centro.

O espetáculo nasceu a partir de encontros literários no CRI, transformando vivências pessoais dos idosos em arte e literatura. A inspiração veio da obra da poetisa Cora Coralina, que serviu de base para o texto e para a montagem dirigida por Márcio Antunes. A peça já circulou por diversas cidades e foi apresentada, inclusive, a convite do Conselho Estadual do Idoso.

Mais do que uma montagem teatral, a iniciativa se tornou um movimento de resistência e empoderamento, celebrando o envelhecer com dignidade e vitalidade. A Trupe Cri Cri já prepara um novo trabalho, desta vez com foco no combate ao preconceito contra a velhice.

Para a coordenadora e integrante do grupo, Nilva Rodrigues, o projeto foi um desafio estimulante. “Eu também hoje sou uma pessoa idosa e me desafio, mas vejo essas pessoas crescerem. Decorar e interpretar os poemas foi enriquecedor para todos nós”, afirma.

Na trama, um grupo de idosos se encontra em um clube de leitura e, ao se identificar com a vida e a obra de Cora Coralina, decide criar um espetáculo sensível a partir de suas memórias. Com o apoio de um artista e estudante de Gerontologia, o coletivo constrói uma narrativa que mistura poesia, música e dança para tratar de temas como família, amores e a liberdade de se reinventar após os 60 anos.

O elenco é formado por Ana Maria Valente, Clarisse Cavaglieri, Cris Vossenar, Luiz Carlos Biazetti, Marlene Gaberlini e Nilva Rodrigues.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos encerrou a fase presencial do "Lean nas Emergências", um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto, executado em parceria com grandes hospitais do Brasil, tem como objetivo principal reduzir a superlotação em setores de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.

A cerimônia de encerramento foi realizada no Auditório Alois Partel e conduzida pela diretora de práticas assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti. O evento reuniu a alta liderança do hospital, além de representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Moinhos de Vento (HMV) e da Secretaria de Saúde Municipal de São Carlos, representada pelo secretário Leandro Pilha.

Hospital Mentor
Por três anos, o Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), atuou como mentor da Santa Casa de São Carlos, focando na otimização operacional do pronto-socorro. Durante esse período, a instituição conseguiu melhorias significativas no giro de leitos, na qualidade dos atendimentos e na redução do tempo médio de espera de pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

O evento marcou a última visita presencial da equipe do HMV, composta pela enfermeira de projetos sociais Andressa de Abreu Costa, pelo consultor médico Raphael Zuanazzi e pelo consultor técnico de projetos Marcelo Martinho. Agora, o grupo continuará a acompanhar os indicadores do hospital por mais seis meses.

Segundo o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o projeto resultou em benefícios para pacientes, acompanhantes e colaboradores. "O 'Lean nas Emergências' trouxe um grande benefício, principalmente aos nossos usuários, tanto do sistema público quanto dos convênios, porque ele organiza o fluxo dessas pessoas desde a chegada e melhora a qualidade assistencial e as condições de trabalho", reforçou Morillas Júnior.

Melhorias no Pronto-Socorro
O coordenador de enfermagem do pronto-socorro, José Anderson, destacou que o diagnóstico feito pelo HMV foi crucial. A equipe percebeu que o principal problema não era a superlotação, mas sim o giro de leitos em horários tardios.

"Hoje, as altas das enfermarias acontecem mais cedo, no período da manhã, e conseguimos transferir o paciente do pronto-socorro para a enfermaria mais precocemente. Esse giro de leito acontece mais rápido, desafogando o pronto-socorro e ampliando nossa capacidade de atendimento", explicou Anderson.

A Dra. Carolina Toniolo Zenatti acrescentou que o projeto exigiu o comprometimento de todos os setores e que as melhorias continuarão, reforçando o compromisso da Santa Casa com a excelência. "Agora, fazemos alguns encontros diários, como o Safety Huddle, que ocorre de manhã em todas as enfermarias, e o Briefing, que acontece às 9h e às 16h, para ter um diagnóstico situacional do hospital como um todo", finalizou.

SÃO PAULO/SP - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu que empresas não precisam mais utilizar o prefixo 0303 para identificar suas ligações telefônicas. A regra anterior, que entrou em vigor em 2022, tinha como objetivo permitir que o consumidor identificasse ligações de telemarketing, e era obrigatória para entidades que realizassem acima de 10 mil chamadas por dia.

Na avaliação de Vicente Aquino, membro do Conselho Diretor da Anatel, o prefixo levou à estigmatização das chamadas originadas com essa numeração, fazendo com que muitos consumidores as bloqueassem ou não as atendessem. O uso do CNG (Código Não Geográfico) agora será facultativo.

Contratantes de serviços de telecomunicações que originarem volume superior a 500 mil chamadas por mês deverão utilizar, de forma obrigatória, a funcionalidade de autenticação da chamada -que permite a rastreabilidade por parte da Anatel. O sistema serve mais para a prevenção a fraudes, e não para indicar ao consumidor que se trata se uma ligação de telemarketing.

As empresas terão 90 dias, contados a partir da publicação da decisão, para se adequar à medida.

Na percepção da Anatel, o CNG 303 foi inicialmente pensado para combater a massividade das chamadas corporativas, muitas vezes não completadas ou de curtíssima duração, que geraram um "elevado grau de incômodo social" e a "deterioração da comunicação por meio de chamadas telefônicas".

Ao mesmo tempo, segundo a decisão, a medida passou a trazer impactos negativos em atividades legítimas. A informação secundária transmitida pelo prefixo "induziu à percepção generalizada de que todas essas chamadas seriam importunas, levando ao bloqueio nos terminais dos usuários ou ao não atendimento", diz o documento.

A análise teve como base as considerações de entidades como a Legião da Boa Vontade, Federação Nacional das Apaes, Instituto GEOC, Feninfra, ABT e Conexis, que também argumentaram sobre as dificuldades na implementação do serviço Origem Verificada.

A funcionalidade, implementada em setembro do ano passado, servia como uma alternativa facultativa ao uso do 0303 e exibia dados de identificação da empresa na tela do telefone, além de um selo que indicava que a chamada passou por camada extra de segurança quanto a sua origem. Aquino reforça, na decisão, que o serviço terá seu caráter facultativo mantido.

ANATEL APOSTA NAS CHAMADAS AUTENTICADAS
Na nova obrigação para assinantes que realizem mais de 500 mil chamadas por mês, segundo a Anatel, a apuração do volume de ligações vai considerar todos os códigos de acesso designados ao mesmo assinante, incluindo o CNPJ da matriz e de todas as suas filiais.

Essa medida se baseia na maturidade do Origem Verificada, que é composto por dois elementos: a identificação (que mostra o nome, logo e motivo da chamada) e a autenticação (que assegura a integridade das informações e a rastreabilidade da chamada). Este último, agora obrigatório para empresas que realizarem mais de 500 mil chamadas por mês.

Como justificativa, Aquino cita a preferência dos brasileiros por ligações feitas pelo WhatsApp, em vez da rede de voz tradicional. Segundo ele, preferência é motivada pela "identificação de todas as contas e as facilidades para a realização de denúncias de contas falsas".

A Anatel avaliou que o serviço Origem Verificada está "plenamente disponível para comercialização pelas prestadoras", com 48 prestadoras que já aderiram, abrangência de mais de 95% dos acessos SMP (Serviço Móvel Pessoal) e STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) e estimativa de 1,8 bilhão de chamadas autenticadas por mês.

GOLPES POR SMS SÃO PREOCUPAÇÃO
A decisão também reconheceu a crescente incidência de golpes e fraudes por SMS. Embora não seja um problema diretamente ligado à numeração do 0303, a agência planeja uma "abordagem regulatória estruturada e sistêmica", segundo o documento.
Em até 120 dias, a Superintendência Executiva do órgão deverá elaborar um plano de ação voltado para identificar e rastrear fraudes e campanhas ilícitas no SMS.

IDEC SE PRONUNCIOU CONTRA A MEDIDA
Em nota encaminhada à imprensa, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) afirma que a "Anatel não deveria ter revogado medida eficiente, ainda que parcialmente, na garantia de direitos à informação aos consumidores".

O órgão critica a avaliação de Aquino, e afirma que "a revogação acaba por favorecer os agentes de telemarketing em detrimento dos direitos dos consumidores -já diariamente importunados por chamadas insistentes, inoportunas e, em muitos casos, prejudiciais ao conter golpes e fraudes."

"O objetivo dos códigos numéricos é informar aos consumidores que se trata de uma chamada de telemarketing ativo, possibilitando que os consumidores usufruam de sua autodeterminação para optar ou não em atender a chamada, efetivando-se o direito à informação", afirma o Instituto.

Sobre a obrigatoriedade de autenticação, o Idec diz que a Anatel deveria ter esperado a medida entrar em vigor, daqui a 90 dias, antes de revogar o prefixo 0303.

Segundo o Instituto, mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo foram recebidas pelos brasileiros mensalmente entre junho de 2022 e dezembro de 2024. Isso equivale a uma média de 743 ligações por habitante, o que torna o Brasil tetracampeão mundial no recebimento de chamadas indesejadas.

"Reafirmamos o posicionamento do Idec de que as ligações de telemarketing só deveriam ocorrer após o consentimento livre, expresso e informado dos titulares-consumidores", acrescenta.

NÃO ME LIGUE
No estado de São Paulo, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) oferece o Não Me Ligue. Instituído por lei estadual de 2008, o sistema permite ao consumidor cadastrar seu número para não receber nenhum tipo de ligação de telemarketing.
Além das ligações, sejam elas automáticas ou feitas por robôs, a medida permite que não seja enviada mensagem por SMS ou aplicativos como o WhatsApp, buscando o titular da linha ou outra pessoa. Neste cadastro, as empresas também são proibidas de fazer ligações ou enviar mensagens de cobrança.

 

 

FOLHAPRESS

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