fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Evento promovido pela Fatec e CIESP acontece no dia 30 de maio e busca reunir empresas, recrutadores, oficinas e atividades voltadas às novas demandas do mercado de trabalho 

 

ARARAQUARA/SP - A Fatec e o CIESP Araraquara realizam no próximo dia 30 de maio, das 8h às 13h, a 2ª Feira da Empregabilidade, iniciativa que reunirá empresas, instituições, recrutadores e profissionais em um ambiente voltado à conexão entre oportunidades, qualificação e mercado de trabalho. O evento será realizado na sede da Fatec Araraquara e é gratuito e aberto ao público.

Mais do que uma feira de vagas, a proposta é oferecer uma experiência prática de empregabilidade, com espaços dedicados à orientação profissional, elaboração de currículos, mentoria, recrutamento e seleção, inclusão, programas de estágio e jovem aprendiz, além de networking com empresas da região.

A programação também inclui oficinas e atividades ligadas às novas demandas do mercado, com temas como uso da inteligência artificial na construção de currículos e preparação para entrevistas, LinkedIn, vendas online, impressão 3D, simulação de soldagem e empreendedorismo.

Para o diretor titular do CIESP Araraquara, Bruno Franco Naddeo, a iniciativa aproxima empresas, estudantes e profissionais de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

“A empregabilidade hoje passa pela qualificação, pela conexão com as empresas e pela capacidade de acompanhar as transformações do mercado. A feira cria esse ambiente de aproximação e preparação profissional”, destaca.

Já a diretora da Fatec Araraquara, Daniela Russo Leite, ressalta que a alta empregabilidade dos alunos das Fatecs está diretamente ligada ao alinhamento dos cursos às demandas do setor produtivo e à proximidade constante com as empresas da região.

“A Feira da Empregabilidade fortalece essa conexão entre formação, mercado e oportunidades, aproximando estudantes, profissionais e empresas de Araraquara e região”, afirma.

A feira conta ainda com o apoio de instituições ligadas à indústria, comércio, qualificação profissional, recrutamento e desenvolvimento econômico, entre elas Prefeitura de Araraquara, Sebrae, Senai, Sest Senat, ACIA, Sincomércio, CIEE, Etec, CEPROESC, DIO, Êxitus, Conecta Estágios, Leader RH e Seu Estágio.

Serviço
2ª Feira da Empregabilidade

30 de maio
Das 8h às 13h
Fatec Araraquara – Rua Precide Scarpino Martim, 126 – Jardim Santa Clara
Evento gratuito e aberto ao público

AMÉRICO BRASILIENSE/SP - A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira uma operação que terminou com a prisão em flagrante de um homem de 23 anos suspeito de envolvimento com circulação de dinheiro falso em Américo Brasiliense.

A ação foi coordenada pela delegacia da Polícia Federal de Araraquara durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Segundo informações divulgadas pela corporação, os agentes localizaram na residência do investigado 75 cédulas falsificadas, que somavam R$ 7.600 em dinheiro falso.

O suspeito foi encaminhado até a sede da Polícia Federal em Araraquara, onde foram realizados os procedimentos de polícia judiciária. Após o registro da ocorrência e a formalização do flagrante, ele permaneceu preso e à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal destacou que o combate à falsificação e distribuição de moeda falsa segue como uma das prioridades da instituição, devido aos prejuízos financeiros causados à economia e aos riscos gerados para comerciantes e consumidores.

SÃO PAULO/SP - Flaco López deve fazer seu último jogo com a camisa do Palmeiras antes da parada para a Copa do Mundo nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Junior Barranquilla. O atacante argentino puxa a fila dos selecionáveis para tranquilizar o time na Conmebol Libertadores.

A situação é simples: vencer a equipe colombiana no Allianz Parque e garantir a classificação às oitavas de final. A possibilidade de terminar como líder depende de uma derrota do Cerro Porteño diante do Sporting Cristal, no outro jogo do Grupo F.

Além dele, outros jogadores que podem ser convocados também participarão pela última vez antes da Copa do Mundo. São eles: Gustavo Gómez, Ramón Sosa, Maurício, Emiliano Martínez e Giay. Piquerez já foi liberado para seguir tratamento no Uruguai, e Jhon Arias está na lista da Colômbia.

A Fifa marcou o dia 25 de maio como data-base para a liberação dos jogadores às respectivas seleções, mas, após acordo com a Conmebol, ficou definido que os atletas poderiam participar da última rodada da fase de grupos de Libertadores e Copa Sul-Americana.

Ao contrário dos outros citados, no entanto, Flaco López pode estar vivendo seus últimos momentos no Palmeiras. O centroavante é um dos nomes com expectativa de receber propostas na janela de transferências.

O argentino vive o melhor momento da carreira nesta temporada. São 14 gols e seis assistências, a maior parte decisiva para os planos do Palmeiras, em 34 partidas. Faltam apenas nove gols para igualar a marca de 2025, com 30 jogos a menos.

A boa temporada fez com que ele recebesse sondagens do exterior na última janela de transferências, mas o Palmeiras fechou as portas para negócios. Agora, mais valorizado e próximo da Copa do Mundo, o cenário é um pouco diferente.

O Palmeiras não quer vender Flaco López, mas, em caso de proposta extremamente vantajosa, precisará entender as possibilidades com o estafe do atacante. O jogador foi comprado em 2022 por 7 milhões de dólares, cerca de R$ 35 milhões na cotação da época.

A avaliação de mercado do argentino triplicou no período e pode aumentar ainda mais com a convocação para representar a Argentina na Copa do Mundo. O ge apurou que a resistência interna à venda é tão grande que o Palmeiras sequer estipulou um valor mínimo para negociar.

 

Por Guilherme Xavier / ge

BRASÍLIA/DF - O recente vazamento de dados no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu 2,8 milhões de Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs), informou na terça-feira (26) a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de informações da Previdência Social.

As informações foram divulgadas na reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Segundo a empresa, cerca de 98% dos dados acessados pertenciam a pessoas já falecidas. Ainda assim, aproximadamente 52 mil segurados vivos tiveram informações expostas durante o incidente de segurança ocorrido em abril.

O número divulgado agora é superior à estimativa inicial apresentada por técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social, que mencionava cerca de 2 milhões de registros afetados.

Dados vazados

De acordo com a Dataprev, os acessos indevidos envolveram CPFs e datas de nascimento de segurados.

A estatal explicou que um mesmo CPF pode ter sido consultado mais de uma vez, o que ajuda a explicar o volume elevado de acessos registrados.

Segundo a empresa, não houve liberação indevida de benefícios nem contratação automática de empréstimos consignados.

Falha no sistema

A investigação preliminar aponta que o problema ocorreu por causa de uma falha no sistema do aplicativo Meu INSS.

Segundo Edmar dos Santos Ferreira Junior, representante da Dataprev no CNPS, uma área que deveria exigir login estava acessível sem autenticação.

“Era uma consulta que estava dentro de uma interface logada, mas ela aceitava uma resposta para quando você estivesse em um ambiente público”, afirmou. O incidente, segundo ele, durou apenas um dia.

Correção imediata

A Dataprev informou que o erro foi corrigido assim que identificado. A empresa afirmou ainda que desenvolve novas barreiras de segurança para impedir consultas simultâneas em massa.

“Como medida de proteção adicional, a Dataprev implementou novos controles de segurança com limites de acesso”, informou a estatal.

Em nota, o INSS informou que a concessão de benefícios possui diferentes etapas de validação e segurança.

“A concessão de qualquer benefício possui uma série de travas de segurança. O INSS tem reforçado seus controles internos a fim de oferecer maior segurança à análise de seus benefícios”, afirmou a autarquia.

Caso revelado

O vazamento foi identificado em 22 de abril, mas tornou-se público apenas na semana passada. Segundo a Dataprev e o INSS, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi acionada logo após a descoberta do problema.

O caso levantou preocupação entre especialistas em segurança digital por causa da quantidade de dados expostos.

Risco de fraude

Embora o governo afirme que não houve concessão irregular de benefícios, especialistas alertam que informações vazadas podem ser usadas em golpes e fraudes financeiras.

O banco de dados do INSS reúne informações pessoais de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, incluindo vínculos empregatícios e dados cadastrais.

Histórico recente

Essa não é a primeira falha de segurança envolvendo sistemas do INSS.

Em 2024, o instituto confirmou outro incidente que expôs informações sigilosas de aposentados e beneficiários de programas assistenciais.

Na ocasião, o governo também afirmou ter reforçado os mecanismos de proteção dos sistemas previdenciários.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.