Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A 4ª edição da Semana da Beleza e do Bem-Estar, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, teve sequência nesta quinta-feira (21/05), na Casa do Trabalhador, com uma programação voltada à qualificação profissional, saúde, estética e empreendedorismo.
O segundo dia do evento contou com oficinas, atividades práticas e exposições nas áreas de beleza, bem-estar e saúde, além da participação de estudantes da UNICEP e alunos do ensino fundamental da EMEB Carmine Botta e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho.
Também foram realizadas oficinas de salão de beleza promovidas pelo Sincomerciários, incluindo cabelo e unhas; oficina de massagem com óleos naturais; oficina de maquiagem; além de atividades de fisioterapia e alongamento. O evento ainda contou com a participação de expositores do SEST/SENAT, Mary Kay e SUPERA.
Durante o evento, os estudantes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem da UNICEP realizaram orientações e atividades voltadas ao público, abordando temas como proteção solar, cosmetologia, estética, biossegurança, IMC e cuidados com a saúde.
A coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UNICEP, Cristiane Ferino Minhoni, destacou a importância da participação dos universitários em ações práticas junto à comunidade.
“Esses eventos são muito importantes para os alunos porque eles interagem com a comunidade e também passam o conhecimento deles para a população. Eles colocam em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Hoje, por exemplo, eles estão trabalhando temas como filtro solar, cosmetologia, estética e biossegurança, áreas que estão em alta e fazem parte da formação prática deles”, explicou.
A atividade também proporcionou aos estudantes do ensino fundamental um primeiro contato com o universo acadêmico e profissional. A coordenadora da EMEB Carmine Botta, Vivien Fonseca, ressaltou a relevância da experiência para os alunos do oitavo ano.
“Eles tiveram contato com profissões e isso é muito importante porque, no próximo ano, precisam escolher cursos técnicos profissionalizantes. Muitos conheceram áreas que nem imaginavam existir. Eles perguntaram sobre IMC, sobre os estudantes da graduação e ficaram felizes em entender como funciona a vida após o ensino médio. Esse contato ajuda os alunos a planejarem o próprio futuro”, afirmou.
O diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Faria, avaliou positivamente a participação do público no evento.
“A abertura da Semana da Beleza e do Bem-Estar aconteceu na quarta-feira, dia 20, e hoje, aqui na Casa do Trabalhador, recebemos expositores da área da beleza e do bem-estar, além dos estudantes da UNICEP. Tivemos espaços de maquiagem, terapias, óleos essenciais e atividades voltadas à saúde. Foi um dia maravilhoso, com a participação dos alunos da EMEB Carmine Botta pela manhã e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho no período da tarde”, destacou.
A programação da Semana da Beleza e do Bem-Estar continua nesta sexta-feira (22/05), na Casa do Trabalhador, das 9h às 16h, com bazar itinerante do Fundo Social de Solidariedade, oficina de maquiagem, atividades de fisioterapia e alongamento, oficina sobre óleos essenciais e palestra sobre bem-estar.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a importância da Semana da Beleza e do Bem-Estar como uma oportunidade de capacitação, fortalecimento do empreendedorismo e incentivo à geração de renda no município.
“Preparamos uma programação muito rica, pensada para valorizar os empreendedores do setor, incentivar a qualificação profissional, fortalecer a geração de renda e ampliar as oportunidades de crescimento dos negócios. Nosso objetivo é fortalecer esse segmento, incentivar o empreendedorismo e proporcionar novas oportunidades para que os profissionais possam aprimorar seus serviços e expandir seus negócios”, afirmou a secretária.
No sábado (23/05), as atividades seguem na Praça do Mercado Municipal, das 9h às 14h, durante a Semana do MEI, realizada pelo SEBRAE. Já nos dias 25 e 26 de maio, a programação contará com cursos, oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos negócios do setor da beleza e bem-estar.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, retomou o atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O serviço é destinado a famílias já inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), programa do Governo Federal que identifica pessoas de baixa renda para inclusão em políticas de assistência social e redistribuição de renda.
Os atendimentos contemplam serviços ambulatoriais de baixa, média e alta complexidade, como ultrassom, raio-x, hemograma, vermifugação, testes de erliquiose e cinomose, raspado de pele, além de internações e cirurgias, incluindo procedimentos ortopédicos.
Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar agendamento prévio do animal pelo WhatsApp (16) 99991-9584.
De acordo com a médica veterinária Lígia Guerreiro Sengling de Camargo, os atendimentos diurnos serão realizados na clínica Ortovet, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1010, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Já os atendimentos noturnos, após as 18h, além dos finais de semana e feriados, serão voltados exclusivamente para casos de urgência e emergência.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington de Souza, a retomada do serviço amplia o acesso da população aos cuidados veterinários. “Estamos garantindo atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. É um serviço essencial que oferece desde atendimentos ambulatoriais até internações e cirurgias de urgência, inclusive ortopédicas. Nosso objetivo é assegurar mais dignidade às famílias e bem-estar aos animais”, destacou o secretário.
“Retomar esse atendimento veterinário gratuito 24 horas é um compromisso da nossa gestão com o cuidado e a proteção animal, mas também com as famílias que muitas vezes não têm condições de arcar com tratamentos veterinários. Estamos garantindo acesso a consultas, exames, cirurgias e atendimentos de urgência para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade. É uma ação que une saúde pública, responsabilidade social e bem-estar animal. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais os serviços oferecidos à população e assegurar mais dignidade para quem precisa desse apoio”, ressalta o prefeito Netto Donato.
Vale reforçar que para o animal ser atendido, o tutor ou responsável deverá fazer o agendamento e estar inserido no Cadastro Único, demonstrando assim inviabilidade financeira para custear o atendimento e/ou tratamento do animal.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até o dia 29 de maio para o curso de Programação e Circuitos na Prática com Arduino “Start na Robótica”. A iniciativa é voltada para jovens e adultos interessados em dar os primeiros passos no universo da programação, eletrônica e robótica.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos, 1.839, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. O curso é destinado a jovens de 16 a 24 anos que tenham o Ensino Fundamental completo, podendo também estar cursando o ensino técnico.
Com carga horária total de 10 horas, o curso será realizado entre os dias 22 de maio e 19 de junho, sempre das 13h às 16h, também na Casa do Trabalhador.
O objetivo do “Start na Robótica” é proporcionar aos participantes uma introdução prática ao mundo da tecnologia, utilizando plataformas Arduino para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e projetos de automação e programação.
BRASÍLIA/DF - A Receita Federal libera, nesta sexta-feira (22), a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história. Um total de 8.749.992 contribuintes receberão R$ 16 bilhões. O pagamento contempla o primeiro lote da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2026 e restituições residuais de anos anteriores.
Em nota, a Receita informou que o lote recorde se deve à agilidade no processamento das declarações e do avanço das ferramentas de modernização e automação adotadas pelo órgão.
O primeiro lote de 2026, informou o órgão, representa 40% das restituições previstas para serem pagas este ano, tanto em valores quanto em número de contribuintes.
Dos R$ 16 bilhões desse lote, R$ 8,64 bilhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.
Nesse lote, não haverá o pagamento a contribuintes sem prioridade.A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O recorde anterior tinha sido registrado no primeiro lote de 2025, que contemplou créditos de R$ 11 bilhões para 6,2 milhões de contribuintes. Neste ano, a Receita reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituições da declaração, com pagamentos no fim de maio, de junho, de julho e de agosto.
O pagamento será feito em 29 de maio, último dia de entrega das declarações deste ano, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
por Agência Brasil
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.