Jornalista/Radialista
SÃO PAULO/SP - As Eleições 2026 aproximam-se e a Justiça Eleitoral continua a mobilização em busca de cidadãs e cidadãos que atuarão na linha de frente da votação. A regra geral para se tornar mesário voluntário é simples: qualquer pessoa maior de 18 anos que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode se candidatar. No entanto, a legislação estabelece alguns critérios de impedimento para garantir a imparcialidade do processo.
Não podem atuar na função:
Como fazer a inscrição
O cadastro para mesário voluntário pode ser feito de forma prática, sem sair de casa. Interessados têm a opção de se inscrever pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou aplicativo e-Título (menu “Mais Opções”, opção “Mesário Voluntário”). Também é possível realizar o registro presencialmente nos cartórios (endereços das zonas eleitorais).
Benefícios oferecidos:
Seleção dos voluntários
O processo de seleção prioriza os voluntários da própria seção eleitoral. Após a inscrição, o cartório analisa a ficha para verificar a existência de vagas e a ausência de impedimentos legais. Caso aprovada, a pessoa recebe a convocação e passa por treinamento para aprender funções como operar a urna eletrônica, identificar eleitores e organizar a fila na seção. A Justiça Eleitoral reforça que a inscrição não garante a convocação imediata, mas coloca o cidadão na base de dados prioritária para o suporte às eleições.
Outras informações estão disponíveis na página de Perguntas e Respostas sobre o tema, disponível no site do TRE-SP. A Justiça Eleitoral paulista também lançou a campanha #OrgulhoDeSerMesário, que destaca experiências de quem já viveu o dia da eleição por dentro. Os relatos ajudam a mostrar que, além da responsabilidade, a função também é marcada por encontros, histórias e senso de pertencimento. Confira os vídeos.
Em São Paulo, dois terços (67%) dos mais de 412 mil mesários atuaram de forma voluntária no 1º turno das Eleições 2024. Já na comparação entre homens e mulheres, elas levam vantagem. Cerca de 300 mil mulheres colaboraram com o pleito no estado, 72% do total. O índice vem se repetindo há pelo menos três eleições, com 67% de participação feminina em 2020 e 70%, em 2022.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, campanha busca mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas
SÃO CARLOS/SP - O Dia do Desafio (DDD), uma das mais longevas campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, chega a mais uma edição, desta vez trazendo como tema norteador “Esporte é Direito!”. Numa iniciativa global da TAFISA (The Association for International Sport for All), coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Ministério do Esporte do Brasil, o DDD ocorre tradicionalmente na última quarta-feira de maio. Em 2026 será no dia 27.
A proposta é mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas. Desta maneira, a edição de 2026 reafirma direitos garantidos pela Constituição Federal e respaldados por documentos como a Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte, da UNESCO. Ao aprofundar a compreensão sobre essa prerrogativa, pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância de condições equitativas de acesso, participação e permanência no esporte e na atividade física, consolidados como promotores de saúde e bem-estar.
Ao mesmo tempo, o projeto busca estimular o debate sobre o papel dessas instâncias como estruturantes para a cidadania, por meio de programações que favoreçam o diálogo e a troca entre gestores, especialistas, parceiros e comunidades. Com isso, visa-se contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas que assegurem o acesso universal ao esporte e à atividade física no Brasil. Nesse sentido, o Dia do Desafio reforça o movimento como uma conquista coletiva, construída de forma colaborativa e democrática.
Para tanto, as unidades do Sesc na capital, grande São Paulo, interior e litoral, além de espaços públicos e locais geridos por instituições parceiras disponibilizarão para o público de todas as idades uma variada programação, propondo ocupação de espaços de maneira acolhedora para vivências e práticas físico-esportivas.
Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “o Dia do Desafio 2026 reafirma o compromisso do Sesc em abordar o esporte e a atividade física como dimensões essenciais do bem-estar, capazes de fortalecer vínculos e identidades e de ampliar o sentimento de pertencimento das pessoas. As ações propostas evidenciam esse universo como um espaço de encontro, que contribui para estimular valores de cooperação e convivência democrática, elementos essenciais ao exercício da cidadania”. Ele completa, destacando que “além disso, ao estimular reflexões e ações voltadas à integração de tais práticas ao cotidiano das comunidades, as conexões estabelecidas pelo projeto articulam uma rede de diálogos intersetoriais, dedicada à construção de ambientes que favoreçam escolhas de vida mais ativas, estando em consonância com os valores estabelecidos pela instituição”.
Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo ressalta que “compreender o esporte e a atividade física como direitos implica reconhecer que o acesso ao movimento representa uma questão atual relevante e depende da existência de condições favoráveis, ambientes adequados e iniciativas voltadas à redução das desigualdades entre pessoas e territórios. Nesse sentido, a edição 2026 do Dia do Desafio se apresenta como um convite à ação coletiva, mobilizando diferentes atores para transformar o direito ao movimento em prática cotidiana, compartilhada e acessível nas comunidades”.
Programação no Sesc São Carlos
Vivência | Esporte orientação
Venha se desafiar no esporte de orientação com o Sesc São Carlos, em uma corrida que combina estratégia, emoção e diversão ao explorar o centro da cidade em busca dos postos de controle no menor tempo possível. A vivência apresenta a modalidade de forma acessível, estimulando agilidade, leitura de mapas e tomada de decisões em uma experiência envolvente para todas as idades.
27/5. Quarta, 13h às 21h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.
Aula aberta | Treino com Alan Fonteles
Atividade prática de atletismo com o atleta paralímpico Alan Fonteles, que contará com exercícios educativos específicos, técnicas e vivências inspiradas nas provas de velocidade. Conta também com bate-papo, no qual o atleta compartilha sua trajetória — campeão paralímpico dos 200 metros nos Jogos de Londres 2012, medalhista em Pequim 2008 e Rio 2016, além de recordista mundial em provas de velocidade de sua classe.
27/5. Quarta, 14h às 16h e 19h às 21h. Grátis. Pista Ativa em frente ao Sesc.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 16 anos.
Intervenção | Corpos em movimento
Três palhaços inspirados no universo esportivo convidam o público a responder, em movimento, a pergunta: o esporte é meu direito? Entre brincadeiras e experimentações corporais, eles provocam reflexões sobre a atividade física como parte da vida e como direito de todos.
27/5. Quarta, 14h às 18h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Festival | Futsal para mulheres
Com Karine Duarte
As alunas das aulas de futsal para mulheres do Sesc São Carlos convidam equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva. A atividade contará ainda com a participação de Karine Duarte, atleta de futebol freestyle.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Inscrição na hora e no local da atividade. De 16 a 59 anos.
Festival | Vôlei para mulheres
O Clube do Vôlei feminino do Sesc São Carlos convida equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Exclusivo para equipes convidadas pelo Clube do Vôlei Sesc. De 16 a 59 anos.
Aula aberta | No Ritmo do passinho - Aula show com DJ
Com Passinhos do Brasil
No Dia do Desafio, o passinho do funk toma conta da cena com uma aula show cheia de energia.
Dança urbana, batidas quentes e muita animação se encontram em um convite aberto pra todo mundo sentir o balanço e dançar junto.
Dia 27/5. Quarta, 19h30 às 21h. Grátis. Convivência interna.
Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Serviço:
DIA DO DESAFIO 2026
Dia: 27 de maio, quarta-feira. Grátis.
Mais informações em: www.sescsp.org.br/diadodesafio; www.diadodesafio.org.br
#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday
SÃO PAULO/SP - Com o objetivo de conhecer a situação dos empreendedores que exercem suas atividades como Microempreendedores Individuais (MEIs), o Sebrae-SP realizou a pesquisa "Satisfação com a opção de ser MEI", em todo o Estado de São Paulo. No total, 94,5% dos MEIs estão satisfeitos empreendendo na modalidade, sendo 49,8% deles muito satisfeitos; 44,7% razoavelmente satisfeitos; e apenas 5,2% não estão satisfeitos.
Por setores, o nível de satisfação é maior entre os MEIs da indústria (97,1%) e de serviços (95,4%), e um pouco menor entre os MEIs do comércio (92,4%). Para 52,9% dos MEIs, sua renda atual é maior na comparação com sua situação antes da formalização, enquanto para 38,4% é igual e para 7,7% é menor.
Por setores, 56% dos MEIs de serviços declaram que sua renda aumentou com a atuação como MEI, ante 49,1% dos MEIs da indústria e do comércio. Entre os MEIs do comércio, 11,2% declararam que sua renda diminuiu.
Planos futuros
A pesquisa quis saber também sobre as expectativas dos MEIs em relação aos planos para o futuro: 88% pretendem continuar como MEIs nos próximos três anos; 7,2% não pretendem continuar como MEIs. Por setores, os que pretendem continuar com essa forma de atuação são: indústria (88%), comércio (92%) e serviços (86%).
Dentre os que não pretendem continuar como MEIs, 42,1% pretendem ter uma empresa maior, 38% querem ter um emprego, 11,3% pretendem se aposentar e 7,8% alegam outros motivos. Quanto aos que desejam ter uma empresa maior, destacam-se os MEIs de serviços: 50,6%. Já entre os que desejam ter um emprego, o destaque são os MEIs do comércio: 49,1% desses MEIs acham que terão um emprego nos próximos três anos
.
Quanto aos MEIs da indústria, a pesquisa mostra que 38,9% pretendem se aposentar. Esse desejo é compatível com a faixa etária mais elevada dos MEIs desse setor, visto que 37,3% têm 50 anos ou mais.
Para o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves, o MEI se consolidou como uma das maiores portas de entrada para o empreendedorismo no Brasil. E a pesquisa se mostra relevante pois aponta dados simbólicos sobre o empreendedor brasileiro.
"Apesar dos desafios econômicos, da carga de trabalho intensa e das oscilações do mercado, a grande maioria dos MEIs estão satisfeitos com o modelo. Isso mostra que o MEI não é apenas uma formalização burocrática, mas uma ferramenta real de transformação econômica e social", comenta.
Pedro destaca, ainda, que o alto índice de satisfação reflete na autonomia que o modelo oferece, possibilitando geração de renda e inclusão produtiva para as pessoas. "Muitos profissionais que antes estavam na informalidade hoje conseguem emitir nota fiscal, acessar crédito, contribuir para a Previdência e acessar seus benefícios quando necessário e construir uma atividade com mais segurança jurídica", conclui.
MEIs
Atualmente, o Estado de São Paulo possui 4,7 milhões de Microempreendedores Individuais ativos. A capital paulista se destaca com 1,3 milhão, seguida por Guarulhos (149,2 mil), Campinas (132,1 mil), Sorocaba (87,3 mil), Ribeirão Preto (85,1 mil) e São Bernardo do Campo (80,9 mil).
Entre as atividades com mais MEIs ativos no Estado de São Paulo, destacam-se Cabeleireiros, Manicures e Pedicures (299 mil), Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (224,9 mil) e Promoção de vendas (221,5 mil).
Por gênero, dos mais de 4,7 milhões de MEIs ativos no Estado, 2,6 milhões são homens (55,3%) e 2,1 milhões mulheres (44,7%). Por faixa etária, 28,2% possuem entre 31 e 40 anos; 24,2% entre 41 e 50 anos; 22% entre 21 e 30 anos; 15,7% entre 51 e 60 anos; 7% entre 61 e 70 anos; 1,5% acima de 70 anos; e 1,4% entre 16 e 20 anos de idade.
As estatísticas acima foram obtidas no Portal do Empreendedor e referem-se a maio de 2026.
Semana do MEI
O Sebrae realiza a Semana do MEI em todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de maio. Em São Paulo, além da Semana, há também o “Esquenta”, entre os dias 18 e 22. A programação completa e informações para inscrições podem ser acessadas neste Link.
A pesquisa
A sondagem "Satisfação com a opção de ser MEI" foi realizada por telefone, em janeiro de 2026. Trata-se de um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, pesquisa realizada com a colaboração da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar voltou a cobrar melhorias na SP-318 Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto e defendeu a continuidade das obras de duplicação no trecho de acesso a São Carlos. Segundo ele, a duplicação no sentido Ribeirão Preto avançou apenas até a entrada da LATAM e, desde então, as obras não tiveram continuidade.
De acordo com Jùlio Cesar, o ideal seria que a duplicação seguisse até o trevo de acesso da cidade, promovendo a ligação com a Rodovia Washington Luís (SP-310), um dos principais corredores viários da região. O parlamentar também afirmou que, na avaliação dele, o correto seria que a obra tivesse começado justamente do acesso de São Carlos em direção à LATAM, devido ao grande fluxo de veículos e ao afunilamento existente na entrada do município.
“O fluxo nessa região é muito grande diariamente. Estamos falando de um trecho estratégico, utilizado por trabalhadores, estudantes, caminhões e moradores de toda a região. A obra não pode parar no meio do caminho”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que o trecho registra intenso movimento de veículos, especialmente nos horários de pico, aumentando os riscos de acidentes e dificultando o tráfego para quem utiliza a via diariamente. Segundo ele, o afunilamento da rodovia na entrada da cidade também gera transtornos e exige atenção das autoridades responsáveis.
Jùlio Cesar também fez críticas à concessionária responsável pela administração da rodovia. Segundo ele, a população espera investimentos compatíveis com os valores arrecadados.
“A concessionária muito ganha e pouco entrega. Quem utiliza as rodovias paga caro e espera obras, segurança e infraestrutura de qualidade. Essa continuidade da duplicação é uma demanda importante para São Carlos e toda a nossa região”, declarou.
O vereador afirmou que seguirá cobrando providências e reforçou a necessidade de diálogo entre concessionária, Governo do Estado e lideranças locais para garantir o avanço da obra, melhorias nos trevos de acesso e mais mobilidade e segurança para quem chega e sai de São Carlos diariamente.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.