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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - O Parque do Kartódromo recebe neste sábado (02/08), das 9h às 12h, a 3ª edição da Casa do Trabalhador Itinerante. A ação tem como principal objetivo aproximar a população dos serviços oferecidos pela Casa do Trabalhador, promovendo oportunidades de emprego, esclarecimentos sobre o seguro-desemprego, divulgação de cursos de qualificação profissional e informações sobre linhas de crédito disponíveis por meio do Banco do Povo.

A iniciativa difunde o compromisso da Prefeitura de São Carlos em ampliar o acesso da comunidade a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de renda. A edição itinerante permite que esses serviços cheguem diretamente aos bairros, facilitando o atendimento àqueles que mais precisam.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a relevância da ação. "Levar a Casa do Trabalhador até a população é uma determinação do prefeito Netto Donato, que acredita na importância de tornar os serviços públicos mais acessíveis e próximos da realidade das pessoas. Essa aproximação fortalece o vínculo entre governo e cidadão, além de ampliar as oportunidades para quem busca recolocação ou capacitação profissional".

Companhia oferece programa de desenvolvimento, iniciativas de saúde e bem-estar e não exige experiência anterior

 

SÃO CARLOS/SP - O McDonald’s oferece 40 novas oportunidades de trabalho nos quatro restaurantes da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. As oportunidades são para o cargo de Atendente de Restaurante. Os interessados devem estar cursando ou já terem concluído o Ensino Médio e não é exigida experiência anterior.

O McDonald's é reconhecido por ser a principal porta de entrada para o primeiro emprego de jovens no Brasil. Na empresa, eles têm acesso a uma oportunidade profissional justa e contam com benefícios como vale-transporte, plano de saúde e odontológico, alimentação no restaurante, seguro de vida, programas de saúde e bem-estar, plano de carreira e programa de participação nos resultados.

Além disso, os contratados passam a fazer parte de um programa de capacitação e desenvolvimento, que contempla o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais e gera condições para que todas as pessoas possam alcançar o crescimento profissional dentro ou fora da companhia.

O ambiente de trabalho é baseado na inclusão, na segurança psicológica e no respeito e tem como filosofia a Cooltura de Serviço, que incentiva que as pessoas sejam quem realmente são, desde o penteado, a maquiagem, acessórios, nome no crachá, até a maneira de se portar, gerando assim uma boa experiência às equipes e aos clientes.

Ao oferecer essas oportunidades a jovens sem experiência, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, incentiva a educação, gera mobilidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades onde está presente.

Para concorrer às vagas, os interessados devem acessar a plataforma, selecionar o Estado de São Paulo e depois a cidade de São Carlos. Na sequência, escolher a vaga e a unidade de interesse e se inscrever.

SÃO CARLOS/SP - De 21 a 24 de julho, estudantes e professores do curso de licenciatura em Pedagogia - Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participaram do I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste (EREEQ-SE).
Com o tema "Educação, Resistência e Territórios Quilombolas: chão que ensina, escola que germina", o EREEQ-SE busca ser um marco na consolidação de políticas públicas voltadas à Educação Escolar Quilombola. Além disso, o evento visa valorizar as diversas experiências educacionais desenvolvidas nas comunidades quilombolas do Sudeste.
O evento aconteceu em Minas Novas (MG), numa realização do Centro de Formação em Educação Quilombola do Vale do Jequitinhonha (CFEQ-VJ), ligado ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas). O EREEQ-SE reuniu delegações de todo o Sudeste brasileiro, promovendo um espaço para debate, resistência e construção coletiva de saberes.

UFSCar no evento
Participaram do evento 22 pessoas da UFSCar, entre alunos e professores, sob supervisão da professora Maria Cristina dos Santos, do Departamento de Educação (DEd) e Coordenadora do curso de Pedagogia - Educação Escolar Quilombola.
A presença da UFSCar no encontro vai além de uma simples participação institucional, avalia Luiz Marcos de França Dias, professor quilombola do curso de Pedagogia - Educação Escolar Quilombola da UFSCar: "A participação reforça o compromisso da Universidade com os povos quilombolas, a justiça social e a luta por uma educação escolar que reconheça as identidades, territórios e saberes ancestrais como pilares da prática pedagógica".

Programação
A programação do EREEQ-SE incluiu rodas de conversa, oficinas, plenárias temáticas e apresentações culturais, promovendo o intercâmbio entre diferentes experiências educacionais e o protagonismo das comunidades. O evento contou com a presença de importantes lideranças do movimento quilombola e representantes de instituições públicas e governamentais. 
A mesa de abertura contou com a presença de autoridades locais e representantes do Ministério da Educação (MEC), que abriram o evento e deram as boas-vindas aos participantes. Em seguida, ocorreu a Conferência com a professora Zara Figueiredo, responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC; ela apresentou um balanço e perspectivas da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e da Educação Escolar Quilombola. Além disso, Givânia Silva, do Conselho Nacional de Educação (CNE), proferiu a palestra "PNE [Plano Nacional de Educação] e a Educação Escolar Quilombola, desafios e estratégias".  
No decorrer do Encontro, foram discutidos pontos como a formação e aperfeiçoamento de professores, a criação da categoria "professor quilombola", a valorização da carreira do magistério, a importância de criação de diretrizes municipais e estaduais de Educação Escolar Quilombola e, principalmente, a ampliação do número de bolsas permanência aos estudantes quilombolas.
Mais informações sobre o evento estão no site https://bit.ly/4mf0Oi4.

Pedagogia Educação Escolar Quilombola na UFSCar
O curso de licenciatura em Pedagogia - Educação Escolar Quilombola na UFSCar iniciou a sua primeira turma no primeiro semestre deste ano, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secadi/MEC. 
A formação está inserida no contexto das lutas históricas dos quilombolas por reconhecimento de seus direitos territoriais e pelo acesso à educação escolar, bem como por políticas públicas que atendam às demandas das comunidades tradicionais. 
Atualmente, a UFSCar conta com uma turma de estudantes quilombolas formada por 30 universitários (27 mulheres e três homens) dos territórios quilombolas André Lopes, Ivaporunduva, Nhunguara, Ostras, Pedro Cubas de Cima, Sapatu e São Pedro do município de Eldorado (SP) e Porto Velho e Porto dos Pilões do município de Iporanga (SP), na região do Vale do Ribeira.

Desafios e avanços na educação escolar quilombola
Os avanços das políticas públicas para os quilombolas são visíveis - como a Pneerq e o Parfor Equidade Capes, que têm propiciado o acesso dos quilombolas a cursos superiores. Além disso, o aperfeiçoamento de docentes da Educação Básica, proporcionado pelo Programa Escola Quilombo (MEC/Secadi), tem sido fundamental, tornando-se, em muitos municípios, o único dispositivo de formação em Educação Escolar Quilombola (EEQ).
Por outro lado, aponta o professor Luiz Marcos França Dias, "ainda enfrentamos grandes desafios na implementação das diretrizes nacionais de EEQ, pois muitas redes de ensino ainda negligenciam esse direito dos quilombolas. Ademais, é necessária e urgente a melhoria da infraestrutura das escolas quilombolas, a contratação de docentes quilombolas, ampliação de vagas com bolsa de estudo para quilombolas nas universidades, entre outros".
Para saber mais sobre o curso na UFSCar, acesse o site www.educacaoescolarquilombola.ufscar.br.

SÃO CARLOS/SP - Após o feminicídio de Daiana da Silva Miranda Figueiredo, ocorrido no último dia 28, que deixou dois filhos, a vereadora Raquel Auxiliadora (PT) protocolou requerimento cobrando a aplicação da Lei dos Órfãos do Feminicídio, de sua autoria, aprovada em 2022.

A legislação cria o Programa Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção, com o objetivo de assegurar a proteção integral e prioritária de crianças e adolescentes que perderam suas mães em casos de feminicídio. O programa prevê o acolhimento psicológico, social e jurídico desses órfãos e seus responsáveis legais, integrando a Rede de Proteção às Mulheres com o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mesmo aprovada, a lei nunca saiu do papel. Raquel denuncia o abandono do poder público: “É inadmissível que essas crianças sigam invisíveis. A lei existe, mas precisa ser implementada com urgência”. Segundo ela, o poder público precisa estruturar uma rede multissetorial que inclua atendimento psicossocial, acesso à educação, suporte legal e acompanhamento familiar contínuo.

A parlamentar reforça que a política é complementar a outras iniciativas, como a Patrulha Maria da Penha e a educação preventiva nas escolas. “Não basta lamentar as mortes. É dever do município garantir cuidado e futuro digno para quem sobrevive à violência”, concluiu.

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