fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Encontro foi no Ciesp e contou com participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

 

SÃO CARLOS/SP - No último dia 17, empresários de diferentes ramos de São Carlos e região participaram de evento com a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) instalada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Embrapii UFSCar-Materiais O encontro aconteceu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - regional São Carlos, e também contou a participação de integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Carlos.

Durante o evento, o coordenador da Embrapii-UFSCar, Ernesto Pereira, apresentou a Unidade, projetos já realizados e abordou as inúmeras parcerias que podem ser desenvolvidas junto a empresas e indústrias de São Carlos e região, com foco na solução de desafios dessas organizações, desenvolvimento e inovação. "A nossa Unidade reúne pesquisadores para atender as demandas das empresas e elaborar propostas técnicas que tragam solução, otimização e melhorias para as parceiras", frisou Pereira. Ele aponta que as demandas podem ser das mais variadas áreas e níveis de complexidade, sendo que os valores para o desenvolvimento dos projetos são custeados em divisão entre a empresa, a Embrapii-UFSCar e outras possíveis fontes de fomento.

Adilson de Oliveira, diretor do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade, destacou a importância dessa aproximação entre a UFSCar e as empresas, por meio da unidade da Embrapii. "O conhecimento gerado na Universidade faz sentido quando ele chega à sociedade. Essa parceria com as empresas para o desenvolvimento de pesquisas que promovem modernização e inovação leva o conhecimento como benefício para a sociedade, cumprindo uma missão importante da nossa Instituição", reflete Oliveira. 

Rafael Barberis, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, reforçou a importância do evento para aproximação entre os empresários e a UFSCar. "Um dos nossos objetivos é disseminar conhecimento e reunir todos os lados - poder público, universidade e empresas. É fundamental que as empresas descubram e aproveitem a expertise que temos aqui na cidade para progredir cada vez mais no setor econômico", pontua. Marcos Henrique dos Santos, diretor titular da regional do Ciesp em São Carlos e também empresário na área de tecnologia, valoriza essa aproximação, principalmente no período pós- pandemia, que passa por um processo de reindustrialização. "É muito difícil para as empresas nacionais buscarem recursos para investir em tecnologia. Nosso país é carente em várias questões, tem impostos altos, juros altos e fragilidades na formação de mão de obra. A Embrapii reúne características para nos apoiar, é um projeto bem elaborado para auxiliar as empresas nacionais com tecnologia, recurso e conhecimento. Inclusive, a gente pode absorver nas empresas a mão de obra formada na Universidade", reflete. Ele acrescenta que o evento foi valoroso para o Ciesp por estar relacionado com a vocação do Centro que é apoiar e proteger as indústrias. 

Luiz Fernando Sverzut é empresário e proprietário de empresa na área de máquinas para produção de embalagens flexíveis, sediada em São Carlos. Ele participou do evento e relatou seu objetivo diante das apresentações realizadas. "Estamos buscando parcerias maiores, pensando em inovação, pesquisa e tecnologia. A gente percebe que as indústrias de São Carlos estão cercadas de universidades, mas usam pouco esses recursos disponíveis. Viemos buscar mais isso, já que essas instituições têm expertise maior para nos ajudar. Pequenas e médias indústrias têm potencial para fazer parcerias com as universidades e institutos de pesquisa", relatou.

Além da apresentação da Embrapii-UFSCar, Regiane Travensolo, da área de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação (AIn) da Universidade, também falou sobre patentes, inovação industrial e aspectos jurídicos. O diretor jurídico da Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar, Marcelo Garzon, esclareceu questões de segurança jurídica que as parcerias das empresas com a Embrapii têm no processo. O evento promoveu espaço para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e networking.

Raça Rugby e Rugby São Carlos jogam no final da tarde deste sábado no câmpus do Moura Lacerda; após o clássico será realizado o tradicional "terceiro tempo" de confraternização aberto para as torcidas

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Neste sábado, 20 de julho, às 17 horas, no câmpus do Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, o Raça Rugby protagoniza junto à experiente equipe do Rugby São Carlos um dos mais tradicionais clássicos do interior paulista. O jogo é válido pelo grupo A do Campeonato Paulista B de Rugby XV. A entrada é gratuita e o acesso do público é liberado a partir de 16h.

Os pinguins de Ribeirão prometem um jogo tático para buscar seu primeiro ponto na competição. Já os rinocerontes, como é conhecido o clube de São Carlos, jogam pela reabilitação na competição após derrota de 7 x 40 para o Melina, na rodada anterior.

Fair Play
Após o jogo, torcidas e atletas dos dois clubes participam do tradicional terceiro tempo, onde os rivais confraternizam. O evento inclui música, barracas com comida de rua e chope artesanal.

Paulista XV
O Paulista Adulto de XV masculino é conta com três divisões, classificadas com base no rendimento dos clubes no ano anterior. É o maior campeonato da modalidade no país com 28 times na disputa pelos títulos das divisões, somando mais de 70 jogos.

Raça Rugby
Com mais de 30 anos de atividade na cidade, o Raça Rugby mantém times adultos masculino e feminino. Os treinos são realizados no Campus II do Moura Lacerda às segundas e quintas-feiras, das 20h às 22h, sempre abertos à comunidade que queira conhecer e praticar o esporte.

O Raça Rugby Ribeirão tem apoio de: OPA Comunicação, Centro Universitário Moura Lacerda, Muraca Sports - Uniformes Esportivos, Santa Cruz Distribuidora, Dama Bier, Suelem Calado - Psicologia e Comunicação, Motion - Fisioterapia e Recovery e Ribeirão Remoções Hospitalares.

Raça Rugby X São Carlos Rugby
Sábado (20/7) - 17h (16h, abertura dos portões)
Câmpus II do Moura Lacerda
Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520 - Ribeirão Preto – SP

Pesquisa de doutorado da UFSCar analisa diferentes protocolos para compreender essa relação

 

SÃO CARLOS/SP - Um estudo do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força (Musculab) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende investigar se um grande aumento de volume (número de séries) na musculação pode prejudicar, ou não, os ganhos de força e hipertrofia muscular. Para isso, são convidados voluntários para realizarem testes com diferentes protocolos gratuitamente.

A pesquisa é desenvolvida pelos doutorandos Júlio Camargo e Deivid Gomes da Silva, sob orientação de Cleiton Libardi, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar e coordenador do Musculab. De acordo com o professor, o estudo é importante porque seus resultados embasarão ajustes em programas de musculação, de forma a evitar prejuízos nas adaptações musculares de seus praticantes.

Para verificar se a progressão de grande magnitude no número de séries semanais pode atenuar as adaptações musculares em praticantes com experiência no treinamento, os pesquisadores compararão dois protocolos com diferentes aumentos percentuais no volume: VOL120 (aumento de 120% no volume de treinamento em relação ao previamente realizado); VOL20 (aumento de 20% no volume de treinamento em relação ao previamente realizado). Além de avaliar os ganhos de força e a hipertrofia muscular, a pesquisa vai analisar os biomarcadores de proteólise muscular, que são indicadores da degradação de proteínas no músculo. "Espera-se que o estudo traga informações relevantes sobre como diferentes estratégias de aumento de volume influenciam as adaptações musculares. Ainda, caso seja confirmado que aumentos abruptos no volume de treinamento possam, de fato, prejudicar a hipertrofia muscular devido a uma resposta proteolítica aumentada, profissionais e praticantes de musculação poderão fazer novos ajustes em seus treinamentos", aborda Libardi sobre a expectativa da pesquisa.

Para realizar o estudo, estão sendo recrutados voluntários, mulheres ou homens, entre 18 e 35 anos, saudáveis, isentos de lesão ou comprometimento osteomuscular, e que pratiquem a musculação há pelo menos dois anos de maneira ininterrupta. Os participantes passarão por testes e avaliações no Musculab, e receberão sessões de musculação, suplemento proteico, avaliações de força e hipertrofia muscular e avaliação da composição corporal. O projeto terá duração de três meses.

As pessoas interessadas em participar do estudo devem fazer contato com a equipe de pesquisa, pelos números de Whatsapp (19) 99118-0143 (Júlio) e (16) 99732-3805 (Deivid). Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 74689423.3.0000.5504).

SANTOS/SP - O som pesado e melódico da Sepultura chegará a Santos no próximo dia 10. A banda de metal mais famosa do Brasil vai invadir o Clube dos Portuários com a turnê “Celebrating Life Through Death” para se despedir dos fãs santistas. Os portões abrirão às 18 horas.

A banda mineira, que tem 40 anos de história, anunciou o encerramento do grupo no fim de 2023. Para comemorar a trajetória e celebrar o amor dos fãs pela música, os artistas estão na estrada com a turnê de despedida, iniciada em março. O grupo passa ainda por outras cidades do Brasil, Estados Unidos e outros países latinos e europeus.

Em Santos, a banda se apresentará com a formação atual, com Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr. (baixo), Derrick Green (vocais) e Greyson Nekrutman (bateria).

setlist dos shows terá diversos clássicos da banda. “Attitude”“Troops Of Doom”“Kairos”“Ratamahatta” e “Roots Bloody Roots” serão algumas das faixas. O Sepultura deverá lançar ainda um disco gravado ao vivo, com 40 faixas registradas durante a turnê.

Nas redes sociais, em nota, a banda explicou o motivo do término do grupo e agradeceu aos fãs. “Estamos felizes e muito agradecidos com tudo que aconteceu na nossa história. Fizemos grandes álbuns e shows, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, ajudamos a colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, agora, deixamos a cena com o sentimento de dever cumprido”, celebraram os integrantes. 

O show é uma produção do Arena Club, uma das mais conhecidas casas de show da Baixada Santista.

Ingressos

Os fãs ainda poderão garantir seus ingressos por meio do Articket/Sepultura . Os valores variam de R$80 a R$1.500, entre os setores pistafront stageárea vipopen barmesa e camarote premium.

Estudantes, idosos, professores, deficientes e quem doar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento têm direito a meia-entrada. Menores de 18 anos podem entrar acompanhados de um responsável ou com um termo assinado por um responsável legal e reconhecido em cartório.

Associação Atlética dos Portuários de Santos está localizada na Rua Joaquim Távora, 424 – Marapé, Santos.

Serviço

Sepultura - Celebrating Life Through Death – Turnê de Despedida

Data: 10/08 – Sábado

Hora: Abertura dos portões às 18h

Local: Associação Atlética dos Portuários de Santos - Rua Joaquim Távora, 424 – Marapé  

Ingressos: https://articket.com.br/e/2255/sepultura-em-santos

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.