Jornalista/Radialista
Evento percorrerá várias cidades do estado.
ARARAQUARA/SP – A 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo divulgou a relação de equipes que estarão na disputa deste ano, programada para o período de 3 a 10 de maio. A apresentação oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, em São Paulo, na concessionária Original Alta GWM, em um cenário promissor e altamente competitivo. Reunindo equipes nacionais e estrangeiras, a prova se consolida como uma das principais do calendário, impulsionada tanto pelo nível técnico dos participantes quanto pela importância estratégica no ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
O pelotão contará com representantes de diferentes regiões do Brasil, como AD Facex (SP), ACRS Cycling Team (SC), Andbank Cycling Team (SP), EOS Pro Cycling Scott (SP), Imuni Brasil UCI Iracemápolis (SP) e a tradicional Santos Cycling Team (SP). Também integram a lista Soul Extreme Team (SC), Clube Maringaense de Ciclismo (PR) e Swift Pro Cycling (MG), além de equipes como São José Ciclismo e Fundesport Araraquara. As seleções estaduais também marcam presença, com destaque para a Seleção Paulista, Seleção Gaúcha e Seleção Paraense.
O cenário internacional reforça ainda mais o nível da disputa, com a participação de equipes como Allcyclin Team e Plus Performance, ambas do Chile, NU Colômbia e Team Medellín, da Colômbia, além da Team FAC PYR, da Argentina.
Integrante do calendário internacional da União Ciclística Internacional (UCI), na classe 2.2, a 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo se consolida como uma das principais provas do ciclismo de estrada no continente. A etapa final será disputada na capital paulista, em um circuito plano que também incluirá o Desafio das Américas, reforçando o caráter internacional da competição.
No aspecto esportivo, a expectativa é de uma disputa equilibrada. A chamada “etapa rainha” deve ligar Franca a Ribeirão Preto, em um percurso de aproximadamente 120 quilômetros, com trechos de subida que podem influenciar na classificação geral. Outra etapa considerada decisiva será entre Barretos e Franca, com chegada em subida.
Apesar desses pontos, o traçado geral favorece ciclistas com características de velocidade em terreno plano, já que não apresenta longas montanhas. A tendência é de uma competição bastante estratégica, com forte influência do trabalho em equipe, especialmente em etapas longas como a de abertura, com cerca de 164 quilômetros, onde fatores como vento e calor podem ser determinantes.
A edição 2026 também amplia sua visibilidade com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da federação, incluindo cobertura nas redes sociais e presença de equipe de reportagem.
Outro fator que eleva a importância da prova é a distribuição de pontos válidos para o ranking mundial, fundamentais no processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Dessa forma, além da disputa pelo título, a Volta ganha peso decisivo na briga por vagas olímpicas, tornando cada etapa ainda mais estratégica para atletas e equipes.
A 12ª Volta Ciclística do Estado de São Paulo tem o apoio do Detran, que elaborará uma ação especial em cada etapa em alusão ao “Maio Amarelo”, da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), Prefeitura de Três Fronteiras, Prefeitura de Bálsamo, Prefeitura de São José do Rio Preto, Prefeitura de Barretos, Prefeitura de Franca, Prefeitura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Araraquara, CET, Concessionária Original Alta GWM e Arrival Sports.
Equipes participantes:
AD Facex (SP)
ACRS Cycling Team (Rio do Sul - SC)
Andbank Cycling Team (Pindamonhangaba - SP)
EOS Pro Cycling Scott (SP)
Seleção Paraense (PA)
Imuni Brasil UCI Iracemápolis (SP)
Santos Cycling Team (SP)
Seleção Gaúcha (RS)
Seleção Paulista (SP)
Soul Extreme Team (SC)
Swift Pro Cycling (Nova Lima/MG)
São José Ciclismo (SP)
Clube Maringaense de Ciclismo (PR)
Fundesport Araraquara (SP)
Allcyclin Team (Chile)
NU (Colômbia)
Plus Performance (Chile)
Team FAC PYR (Argentina)
Team Medellín (Colômbia)
Percurso:
1ª – 4/5 – 11h – Três Fronteiras/Bálsamo – 164,2 km
2ª – 5/5 – 11h – São José do Rio Preto/Barretos – 121,8 km
3ª – 6/5 – 11h – Barretos/Franca – 139,4 km
4ª – 7/5 – 11h – Franca/Ribeirão Preto – 115,8 km
5ª – 8/5 – 11h – Ribeirão Preto/Araraquara – 112,5 km
6ª – 10/5 – 7h – São Paulo – Desafio das Américas – 91,6 km
Total: 745,3 km
Mais informações: www.fpciclismo.org.br
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente, realiza na próxima quarta-feira (29/04), a partir das 19h, uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o Plano Municipal de Arborização Urbana. A iniciativa busca ampliar o diálogo com a sociedade civil e garantir que o projeto atenda às necessidades e expectativas da população.
De acordo com o secretário de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, durante o encontro será apresentado o relatório final com o diagnóstico e o prognóstico da arborização urbana do município. Também será discutida a proposta de projeto de lei que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana.
Outro destaque da audiência será a apresentação de um aplicativo voltado à gestão da arborização urbana, que deverá ser utilizado pelos técnicos da Secretaria para auxiliar no monitoramento e planejamento das ações.
A discussão sobre o tema já vem sendo realizada em outras regiões da cidade. A última audiência pública ocorreu no dia 13 de abril, no bairro Cidade Aracy, na Escola Estadual Luiz Viviane, onde foram apresentados o diagnóstico preliminar, o cronograma de atividades e o mapeamento da arborização existente. O trabalho técnico foi desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), sob coordenação do professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho.
A audiência é aberta ao público, e toda a população está convidada a participar.
SÃO CARLOS/SP - O programa São Carlos Mais Bonita segue em ritmo acelerado e, nesta semana, chega ao bairro Cidade Aracy com um mutirão que vai mobilizar um grande contingente de trabalhadores. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de São Carlos, já contabiliza resultados impressionantes: são quase 6 milhões de metros quadrados de áreas públicas atendidas, entre roçadas, limpeza de praças, recuperação de pavimentação, sinalização viária e drenagem.
Os números chamam a atenção: já foram 5 milhões de m² roçados, 149 mil m² de praças e áreas de lazer revitalizadas, incluindo espaços de grande fluxo de circulação de pessoas como o Kartódromo e a Praça da Independência, além de mais de 23 mil m² de sinalização horizontal aplicados em vias estratégicas. A pavimentação também avançou com centenas de metros quadrados recuperados em diferentes bairros, da Zona Leste à Zona Norte. As equipes do SAAE somaram 42 ações de limpeza em galerias e bocas de lobo, 14 em piscinões e 60 intervenções com massa asfáltica, reforçando a infraestrutura urbana.
O assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, destacou a abrangência das ações. “Estamos falando de uma cidade que está sendo cuidada em todas as frentes. São Carlos
Mais Bonita chega às zonas Leste e Norte, passa por dezenas de bairros e envolve a comunidade em mutirões. É um esforço coletivo que mostra resultado e melhora a vida das pessoas”.
Já o prefeito Netto Donato ressaltou o impacto direto na rotina dos moradores. “Quando recuperamos ruas, limpamos praças e mobilizamos centenas de pessoas, mostramos que São Carlos é de todos e para todos. Esse balanço é a prova de que estamos construindo uma cidade mais organizada, segura e acolhedora”.
Além das obras, o balanço inclui iniciativas de saúde e mobilização social, como os Dias D da Dengue nos bairros Eduardo Abdelnur e São Carlos VIII. “O programa São Carlos Mais Bonita se consolida como um programa que alia eficiência administrativa, participação comunitária e resultados visíveis no dia a dia da população”, concluiu o prefeito Netto Donato.
Abordagem acontece com mais frequência em residências onde moram idosos e pessoas sozinhas.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa a todos os cidadãos são-carlenses que nenhum funcionário da autarquia realiza atividades profissionais sem estar devidamente uniformizado e com crachá de identificação.
O SAAE presta este esclarecimento porque, nos últimos dias, tem recebido alguns relatos de usuários de que pessoas têm se passado por servidores da autarquia pedindo para analisar contas de água e hidrômetros, sem que haja nenhum dos pré-requisitos citados acima (uniforme e crachá), além de veículo com nome do SAAE.
De acordo com usuários, essas tentativas de golpe, para promover assaltos e outras atividades ilícitas, tem ocorrido, com maior frequência, na região da rodoviária. E o alvo preferencial são idosos e pessoas que moram sozinhas.
Em função desses acontecimentos, o SAAE orienta: nunca, em hipótese alguma, entregue contas da tarifa de água e esgoto e, muito menos, abra porta ou portão para qualquer indivíduo que se passa por funcionário do SAAE sem a devida e necessária identificação. Para informações rápidas, pode ser acionado o 0800 300 1520, que também funciona como WhatsApp.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.