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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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RIO DE JANEIRO/RJ - O atacante Gabigol, do Flamengo, foi punido com dois anos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O placar do julgamento, concluído na segunda-feira (25), foi de cinco votos a quatro pela suspensão de Gabigol, que começa a contar do dia 8 de abril do ano passado, e vai até abril de 2025. O jogador ainda pode recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Em nota oficial, o Flamengo disse que “recebeu com surpresa a referida de decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso ao CAS, uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”.  

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Gabigol foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro, quase oito meses após a realização de exames antidoping no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo. Gabigol teria infringido o código 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle", e que prevês pena máxima de quatro anos de suspensão.

Na denúncia assinada pelo procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves, o camisa 10 do Flamengo, de acordo com os oficiais responsáveis pela coleta no dia 8 de abril, teria dificultado a realização do exame. O jogador não teria cumprido repouso mínimo de duas horas após a atividade física para poder realizar o exame, e também tentou esconder a genitália, no momento da coleta da urina, que ocorre com a presença do oficial responsável.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - Atendendo ao convite do membro do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional (Fopap) e da coordenação colegiada do Fórum, Antônio Ribeiro, a presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Ivone Zanquim, participou na manhã desta quinta-feira, 21, de uma reunião do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (Fomap).

O encontro, que aconteceu no Auditório do Palácio do Comércio “Miguel Damha”, reuniu representantes de entidades e instituições interessadas e preocupadas com a questão da inserção do jovem no mercado de trabalho.

Antônio Ribeiro explica que o grupo se reúne a cada dois meses para discutir a problemática que enfrentada pelo Jovem Aprendiz no município. “Esse Fórum Municipal reúne todas as entidades de aprendizagem do município, mais o Sistema S e a Superintendência Regional do Trabalho, para discutir o dia a dia da aprendizagem, as questões, as dúvidas”, explicou. 

Ele destaca que a importância do Fomap seria na discussão das mudanças de leis, decretos e os problemas que as entidades enfrentam na ponta, quando vão contratar um Jovem Aprendiz. “São Carlos, assim como várias cidades, tem um potencial de cota de aprendiz na qual não é cumprida, então é um trabalho que a gente tem feito para intensificar essa questão, que é levar a informação para a população e às empresas, para que elas possam contratar o Jovem Aprendiz para o seu primeiro emprego”, contou

Dados apresentados mostram que, em São Carlos, 2 mil jovens deveriam estar no mercado de trabalho, porém, isso não está sendo cumprido. “Por esse motivo, convidamos a ACISC para que nos ajude a mobilizar o setor do comércio e tenhamos, com isso, um aumento no número de jovens contratados para seu primeiro emprego na cidade”, afirmou Ribeiro.

Presente no encontro, o supervisor regional do Centro de Integração Empresa‑Escola (CIEE), Renato Malta, destacou que o CIEE tem um trabalho constante de divulgação, de conscientização e dos benefícios que as empresas têm na contratação do aprendiz e dos estagiários. “Fazemos esse trabalho contínuo junto às empresas, independente do ramo de atividade, ou seja, somos a ponte entre as empresas que querem contratar os aprendizes e os estagiários e entre esses jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade, seja como jovem aprendiz, seja como estagiário”, explicou.

Malta falou de alguns benefícios atrativos para essas empresas que contratam aprendizes ou estagiários. “No caso do programa de estágio, existe uma Lei Federal própria para a contratação de estagiários e a maior característica dessa lei é o desvinculo com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], ou seja, não há vinculação trabalhista, não há encargos trabalhistas para a contratação de estagiários. No programa de aprendizagem também há alguns diferenciais, como por exemplo o depósito do FGTS, que ao invés de 8%, que a empresa paga costumeiramente, ela vai pagar 2% apenas do FGTS, entre outros, benefícios”, destacou.

Ivone Zanquim agradeceu o convite e parabenizou as entidades participantes. “É uma discussão muito importante para a nossa cidade. Acredito que a união dessas entidades e do poder público, facilita o diálogo sobre a questão da aprendizagem na nossa cidade. Podem contar com a ACISC nesse trabalho de conscientização. Dar uma oportunidade para um jovem aprendiz, você vai estar tirando esse jovem das ruas e, de repente, de coisas ruins, que ele poderia estar se envolvendo”, finalizou.

Município foi escolhido para sediar a 3ª edição do Projeto Diálogos que Conectam. Programação inclui 3 encontros presenciais, mentoria online e aulas gravadas

 

SÃO CARLOS/SP - O Projeto Diálogos que Conectam abre inscrições gratuitas para professores do Ensino Infantil e Fundamental I da rede municipal de ensino de São Carlos. O curso oferece três encontros presenciais no ano, mentoria online e 43 horas de aulas gravadas. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 1º de abril, no link https://docs.google.com/forms/d/1rqsNSN0QkwYiwyGbAf2XVPs9A-dDdX4YbweZexgJO7g/viewform?edit_requested=true.
O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação no campo da Psicopedagogia, promovendo o desenvolvimento de competências e estratégias que poderão ser aplicadas por professores nas salas de aula, principalmente nas questões que envolvem indisciplina, dificuldade de aprendizagem, inclusão e contato com as famílias dos estudantes.
Realizado pelo Instituto EP, com gestão da Girassol Caminhos Criativos, o projeto tem parceria com a Secretaria de Educação de São Carlos e oferece certificação para os participantes. O curso, que ocorrerá de abril a novembro, será conduzido pela pedagoga Gleice Máira Alves. 
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Gleice é pós-graduada em Arteterapia na Educação, Neuropsicopedagogia e Terapia Sistêmica. Professora da rede municipal do Rio de Janeiro, é especialista em comportamento da criança e do adolescente e criadora do método Tessituras, que vem preparando centenas de professores para lidar melhor com os desafios em sala de aula.
O curso foi elaborado com base em seis pilares: Comunicação Não Violenta, Disciplina Positiva, Educação Socioemocional, Mindset, Pedagogia Sistêmica e Neurociência. "Esses pilares preparam os professores para entender como funciona o cérebro do estudante e como se processam os comportamentos desafiadores. A proposta é torná-los aptos a minimizar tais comportamentos, cultivando uma relação mais conectada com os estudantes e com seus familiares, tendo como resultado uma sala de aula leve e sem indisciplina", explica Gleice. 
Após o primeiro momento de entendimento dos conceitos, cada um poderá escolher a melhor forma de aplicação em sua escola. Para auxiliar nesse processo, Gleice fará uma mentoria com os participantes a fim de acompanhar o andamento das ações. 

TERCEIRO ANO DE EXPERIÊNCIA - As primeiras edições do Projeto Diálogos que Conectam ocorreram em Cosmópolis (SP) e Poços de Caldas (MG). “Eu acho que com todo esse conhecimento, a Gleice trouxe uma transformação primeiro para nós, como seres humanos e professores, para nos conhecermos melhor e trabalharmos os nossos sentimentos, para depois transmitirmos isso aos alunos. Foi um trabalho completo”, relata Emanoelle Bocca, professora da rede municipal de Cosmópolis. 
Para a diretora do Departamento de Formação Continuada Docente e Profissional de São Carlos - CEFPE, Ozana Aline Barbosa, o projeto será mais uma importante ferramenta para os professores de São Carlos e toda a comunidade escolar, promovendo reflexões e estratégias para lidar com os desafios.
“Durante o processo de ensino/aprendizagem, o professor enfrenta, cada vez mais, desafios dentro e fora da sala de aula, principalmente nas questões que envolvem as relações escola/aluno e família, dificuldade de aprendizagem, entre outras. Esse projeto será de grande importância para a nossa Rede, enriquecendo, ainda mais, o conhecimento pedagógico dos nossos profissionais, aprimorando o trabalho já desenvolvido nas nossas unidades escolares, trazendo discussões pertinentes, novas metodologias e contribuindo para a melhoria do desempenho escolar dos nossos alunos”, afirma. 
São Carlos acolheu prontamente a proposta do Projeto Diálogos que Conectam. “A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reconhece e apoia todos os projetos voltados para a formação continuada dos nossos docentes, porque acredita, firmemente, que isso contribui tanto para o crescimento pessoal e profissional do cidadão, nossos servidores públicos municipais, valorizando-os na sua jornada profissional, como também na aplicação do ensino para nossos alunos, propiciando, cada vez mais, uma educação municipal de qualidade para a população atendida”, justifica a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.
E complementa: “A sociedade existe porque o diálogo existe e, sem dúvidas, o projeto “Diálogos que Conectam” possibilitará aos professores aprofundar esse conhecimento sobre o aluno e vice-versa, conectando-os ainda mais à comunidade escolar, facilitando a exploração de suas habilidades, assim como reforçando o elo entre o aprendiz e o professor”.

SÃO CARLOS/SP-  Um homem acabou caindo em um golpe nas redes sociais neste último domingo, 24, em São Carlos.

A vítima disse aos polícias em boletim de ocorrência, que viu um anúncio de um apartamento que estaria sendo alugado pelo valor de R$ 800,00, e claro lhe interessou muito.

O homem entrou em contato com o possível locador e conversa vai, conversa vem, até que o golpista disse que para reservar o apartamento ele precisava de R$ 300,00. A vítima, entusiasmada com o negócio, fez o depósito, porém, um certo tempo depois, viu que havia caído em um golpe.

O caso será investigado.  

 

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