Jornalista/Radialista
Com inspiração na gastronomia italiana, 48 restaurantes e food trucks participam do festival, que vai até 6 de agosto
SÃO PEDRO/SP - Até 6 de agosto, a Estância Turística de São Pedro também é um pedacinho da Itália. Inspirados na gastronomia italiana, 48 restaurantes e food trucks do município participam do 2º Festival de Inverno de São Pedro, com pratos especialmente desenvolvidos para o evento. Tem opções para petiscar, se fartar, bebericar, adoçar a vida e até kit para levar para cozinhar em casa. Há iguarias à base de carne, vegetais e muita massa – não poderia ser diferente. E, também, bebida e sobremesa. E o melhor: vários estabelecimentos já avisam que essas criações e releituras vão entrar para o cardápio fixo.
Conheça todas as opções do festival em https://www.saopedro.com.br/-
De quebra, aprenderam novas técnicas e ampliaram horizontes. O resultado será apresentado em um festival temático italiano com uma pitada de brasilidade. Tem até receita afetiva, como a focaccia de milho criada por Cintya Mara Cardoso Martinelli, da Delícias do Milho & Cia. “Meu marido, que cresceu no Rio Grande do Sul numa família italiana, sempre relembrava de um pãozinho que a mãe dele fazia e que ia milho verde. Quando soube que a inspiração deste festival era a gastronomia italiana, levei a ideia para a consultora. Ela me deu total assessoria. Cozinhou comigo para testar a receita e ajudou a aprimorá-la. E assim saiu a focaccia de milho”, conta.
A assessoria técnica também foi fundamental para Juliana Saia decidir qual prato criar para o festival e a desenvolvê-lo. Assim, surgiu a Bisteca Alla Fiorentina na Oficina do Churrasco do Alto da Serra. Trata-se de um corte especial de carne bovina que, na mesma peça, reúne filé mignon, alcatra e contra-filé que é assado na parrilheira e servido acompanhado por batata rústica e gremolata (molho à base de salsinha, azeite e limão). “Queria um prato à base de carne bem tradicional na Itália. E a consultora nos ajudou na escolha e na criação. É um prato que se destaca pelas diferentes texturas das carnes na mesma peça e raro de encontrar na região”, explica.
Ao oferecer consultoria para os chefs e cozinheiros e incentivar o Festival de Inverno, a Prefeitura de São Pedro quer fortalecer a gastronomia do destino, frisa Ronaldo Gasparelo, secretário de Turismo de São Pedro. “Somos uma estância turística em crescimento de visitantes. Neste ano, com a inauguração de um novo resort aqui, o número de leitos aumentou em 40%. Queremos receber muito bem os turistas e oferecer a eles opções de eventos. E o Festival de Inverno, estrategicamente nas férias de julho, atende essa necessidade. Além disso, contribui para a evolução e a diversidade da nossa gastronomia”, afirma.
A chef Ludmila Ferreira Fonseca, que coordenou a capacitação dos estabelecimentos gastronômicos de São Pedro na parceria do Senac e é a consultora para o 2º Festival de Inverno, conta que os ganhos são para cada chef e cozinheiro participante e também coletivo, para o setor como um todo. “A capacitação levou, por exemplo, um grupo de empresários a se organizar para fazer compras coletivas”, relata.
O secretário de Turismo acrescenta que a capacitação para o setor de gastronomia já vem dando bons resultados. Há estabelecimentos que, após a consultoria, reformularam seus cardápios para estarem mais alinhados com a demanda dos clientes. Além disso, neste ano, São Pedro chegou a ser finalista no Prêmio Top Destinos Turísticos SP na categoria “Gastronomia” – não levou o troféu, mas ganhou na categoria “Parques temáticos”. E São Pedro tem restaurantes que integram o circuito gastronômico de São Paulo.
Preços
Os valores dos pratos do Festival de Inverno variam de R$ 8,00 (o mais barato, a focaccia de milho, que é individual e pequena) a R$ 150,00 (o mais caro, a Bisteca Alla Fiorentina, que serve muito bem duas pessoas). Além de se deliciar, o público também ajuda a escolher o melhor prato do Festival de Inverno. Basta, após comer, votar na iguaria preferida usando os impressos disponíveis nos estabelecimentos participantes ou de forma online no site do evento. A cada estabelecimento visitado, o cliente ganha um selo. Ao juntar 15 selos, leva para casa uma caneca estilizada do 2º Festival de Inverno de São Pedro.
O festival termina em 6 de agosto nos 48 estabelecimentos participantes, mas o público poderá se deliciar novamente com os pratos concorrentes durante a Festa Italiana de São Pedro, que será realizada de 22 a 24 de setembro, na praça matriz. A expectativa da Secretaria de Turismo é receber 12 mil pessoas nos três dias.
Serviço
O 2º Festival de Inverno da Estância de São Pedro vai até 6 de agosto em 48 estabelecimentos do município. Saiba mais em @fest.invernosaopedro
Para conhecer os pratos, acesse: https://www.saopedro.com.br/-
Confira os estabelecimentos participantes do festival em: https://www.google.com/maps/d/
Para votar no melhor prato do Festival de Inverno, acesse: https://docs.google.com/forms/
Lady Driver irá realizar corridas agendadas para mulheres, crianças e idosos a partir de agosto.
Ribeirão Preto/SP - Estreia a partir deste 1º de agosto em Ribeirão Preto o aplicativo Lady Driver, conhecido por transportar e trabalhar apenas com motoristas mulheres. Presente em mais de 120 cidades e com mais de 1 milhão de downloads, a empresa chega a Ribeirão com corridas agendadas e a novidade da expansão dos serviços Kiddos (crianças de 8 até 16 anos incompletos) e Care (65+).
Para as passageiras utilizarem o serviço, basta baixar o aplicativo disponível em Android e IOS, cadastrarem foto e CPF de quem será transportado e agendar a corrida com no mínimo 2 horas de antecedência. Esses agendamentos podem ser feitos de forma recorrente, abrindo espaço na agenda das passageiras que antes era destinado a levar os filhos para escola, atividades extras e outras demandas.
“Existe atualmente uma denominação: geração sanduíche, adultos divididos nos cuidados com os filhos e com os pais idosos. A Lady Driver é uma mão amiga para essas mulheres. Outra questão é a segurança, uma das palavras chaves da Lady Driver. A empresa tem zero casos de assédio, seja para motoristas ou passageiras, pois todos os cadastros passam por uma análise criteriosa”, explica a embaixadora da empresa em Ribeirão Preto, Cintia Pinheiro.
Conforme o aumento de demanda, o aplicativo passará a funcionar no formato on demand, com chamadas para corridas imediatas. A previsão é chegar a 300 motoristas cadastradas até o final de 2023. “A parceira tem um contato humano muito mais forte do que os outros aplicativos de mobilidade que muitas já estão acostumadas. Montamos um clube de vantagens para cuidar delas muito além das necessidades mecânicas, de saúde. Queremos trazer vantagens de autocuidado, cuidado da casa, com os seus entes queridos. A gente procura ter esse diferencial, esse apoio para elas”, explica Cintia.
Segurança e renda extra
Para a motorista Andreza Santos, a novidade será muito bem-vinda tanto para as mulheres que trabalham, quanto para as que usufruem do serviço. Há dois anos no ramo, sua experiência ao transportar homens nem sempre a deixa confortável. Entre as situações, ela destaca o preconceito.
“Sempre existe uma desconfiança dos passageiros homens quando me veem em frente ao volante, eles desacreditam na nossa capacidade de executar uma ação que em sua maioria é vista por um perfil masculino. Já as mulheres que transporto entram tranquilas”, comenta.
Desempregada desde a pandemia, as corridas por aplicativo se tornaram sua maior fonte de faturamento. Ela acredita que o serviço exclusivo para mulheres pode gerar muita procura na cidade e trazer outras para complementar renda.
“Eu faço muitas corridas com mães e filhos para escola, idosas em mercados, e agora acredito que esse aplicativo irá me ajudar a expandir as possibilidades. Eu não costumo fazer corridas a noite, mas com ele eu poderei trabalhar com mais segurança em uma corrida agendada para alguma festa, casamento. Vai melhorar minhas opções de horários e aumentar a minha renda”, conclui.
Cadastro
As mulheres interessadas em realizar o cadastro no aplicativo podem entrar em contato pelo Whatsapp (16) 99114-8844. Também é possível se cadastrar pelo site www.ladydriver.com.br/
É necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com observação de que exerce atividade remunerada (EAR), ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – carro com até dez anos, entre outras especificações – e IPVA e Licenciamento em dia, entre outras documentações necessárias. Após o cadastro, é preciso aguardar a aprovação e confirmação no quadro de motoristas do aplicativo.
Sobre a Lady Driver: Criado em 2016, o aplicativo de transporte que trabalha com corridas agendadas e on demand surgiu para trazer maior segurança entre motoristas e passageiras mulheres. Presente em 120 cidades do país, o aplicativo possui mais de 1 milhão de downloads, mais de 80 mil motoristas cadastradas e mais de 8 milhões de chamadas de passageiras.
Exposição gratuita #EuEscolhoATerra pode ser visitada de 31 de julho a 26 de agosto, no CICBEU São Carlos e é aberta para escolas e público em geral. Resultado de concurso realizado pela Embaixada para promover temas ambientais, a mostra começou em Brasília e deve passar por outras capitais e cidades do Brasil
SÃO CARLOS/SP - A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com Centro Binacional CICBEU Idiomas, apresentam a exposição itinerante #EuEscolhoATerra, com 30 fotografias relacionadas ao meio ambiente. A mostra gratuita estará aberta ao público de 31 de julho a 26 de agosto de 2023, no CICBEU Idiomas, em São Carlos.
A iniciativa é resultado de um concurso fotográfico realizado no Instagram da Embaixada dos EUA, durante o período da COP 26 em 2021, para promover temas ambientais. Além de São Carlos, a mostra, que começou em Brasília, ainda deve passar por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Amazonas, Goiás e Pará.
As fotos ressaltam a importância da preservação e sustentabilidade, retratam a relação dos seres humanos com a natureza, e mostram a urgência da ação ambiental, a beleza incomparável dos espaços naturais no Brasil, e o crescimento, renascimento e sustentabilidade.
O CICBEU é um Centro Binacional certificado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e desenvolve diversas ações voltadas à população de São Carlos, sempre em consonância com os objetivos da Missão Diplomática dos EUA, por meio do programa American Spaces. Yúri Marmorato, diretor do CICBEU, explicou que nos últimos anos o Governo dos Estados Unidos tem tido uma preocupação muito grande com as questões ambientais e tem apoiado projetos em todo o Brasil nessa área, tanto diretamente em ONGs e outros movimentos, quanto projetos educativos e culturais envolvendo o tema, como o concurso de fotografia que resultou na exposição #EuEscolhoATerra. “É um prazer para São Carlos receber essa exposição, que é gratuita e aberta para turmas escolares e para toda população e traz um tema tão relevante e urgente que é o meio ambiente”.
Escolas que queriam levar suas turmas e utilizar a exposição para desenvolver discussões, estudos e trabalhos sobre o meio ambiente, devem agendar a visitação pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações: 16 3371-8259. Para os demais interessados, não é preciso agendar.
Serviço:
Exposição de Fotografias #EuEscolhoATerra
Local: CICBEU Idiomas, Rua Padre Teixeira, 1582, Centro, São Carlos
Data: de 31 de julho a 26 de agosto
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30
Agendamento para turmas escolares pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações: 16 3371-8259
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