Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, no último sábado (24/05), a 7ª edição do Dia Municipal do Brincar, no campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC). O evento reuniu centenas de famílias e proporcionou um dia de atividades lúdicas e educativas para crianças, além de ações de saúde, como a campanha de vacinação contra a gripe, que imunizou mais de 400 pessoas.
Com o tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, a iniciativa faz parte do calendário oficial do município e contou com o apoio de diversas secretarias e instituições parceiras.
Além de promover o lazer e o resgate de brincadeiras tradicionais, a programação também reforçou a importância da vacinação. Para se imunizar, os participantes precisaram apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Roselei Françoso, destacou a relevância do evento como espaço de socialização e formação das crianças.
“O Dia do Brincar é uma política pública que une educação, cultura e saúde em um só espaço, e a vacinação foi um exemplo de como é possível integrar diferentes áreas em benefício da população”, afirmou.
Idealizador da lei que criou o Dia do Brincar, o atual presidente da Prohab, Marquinho Amaral, também comemorou o sucesso da edição. “É gratificante ver a comunidade participando, se divertindo e ainda cuidando da saúde. Esse é o espírito do Dia do Brincar: reunir famílias e promover bem-estar”, declarou.
A presidente da instituição Nave Sal da Terra, Lúcia Nordi, enfatizou a alegria das crianças e a importância de ações como esta. “Além de garantir diversão, o evento também ofereceu aos pais a oportunidade de se vacinar e cuidar da saúde da família”, disse.
A ação contou com o apoio das secretarias municipais e a presença dos vereadores Júlio César, Elton Carvalho e Edson Ferraz.
Eventos levam conscientização sobre segurança no trânsito aos estudantes da cidade
ARARAQUARA/SP - A campanha Maio Amarelo de 2025, cujo tema é "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", contou com dois eventos na última semana, promovidos pela divisão de Educação para o Trânsito da Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana. Na quinta-feira (22), as palestras ocorreram no SENAI, nos períodos da manhã, tarde e noite, em parceria com a Sperta Moto Honda. Já na sexta-feira (23), os alunos da Escola Estadual Oacyr Antonio Ellero Pinheiros II foram orientados pelos Cabos Juliana e Lima, da Polícia Rodoviária, nos períodos da manhã e da tarde.
O objetivo das palestras é conscientizar os jovens sobre a responsabilidade de ter um veículo, como evitar acidentes, respeitar as regras de trânsito e promover uma mudança comportamental, voltada à direção defensiva. Os conteúdos reforçam que o trânsito não é um ambiente individual, mas, sim, coletivo.
Outras ações têm sido trabalhadas durante o mês, como a colocação de faixas nas ruas. A campanha é nacional e abrange os conceitos relacionados ao tema, ressaltando que segurança no trânsito trata não apenas dos cuidados com as condições dos veículos, como também do respeito às regras e do comportamento de condutores e pedestres.
IBATÉ/SP - A equipe de nutricionistas da Rede Municipal de Ensino de Ibaté realizou atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas Alice Rossito Cervoni e Antônio Deval.
O principal objetivo da ação foi estimular a valorização do trabalho das merendeiras, além de incentivar o consumo da alimentação escolar, tão essencial para o desenvolvimento das crianças, especialmente nas escolas de período integral, onde os alunos permanecem grande parte do dia.
A atividade começou com uma proposta lúdica, já que as crianças foram convidadas a desenhar como imaginam a cozinha de suas próprias casas. Em seguida, cada aluno recebeu uma touca higiênica e participou de um passeio pela cozinha da escola, acompanhados pelas nutricionistas e as cozinheiras.
Durante o percurso, os alunos puderam conhecer de perto os espaços, utensílios e equipamentos utilizados no preparo das refeições. Ao final, desenharam como perceberam a cozinha da escola, refletindo suas observações.
A atividade foi encerrada com uma roda de conversa sobre a importância da alimentação escolar, reforçando bons hábitos alimentares e estimulando as crianças a valorizarem e consumirem as refeições oferecidas na escola.
De acordo com as nutricionistas Giovanna Donofre e Letícia Oliveira, aproximar os alunos da rotina da cozinha escolar, de forma lúdica e interativa, contribui não apenas para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, mas também para o reconhecimento e valorização dos profissionais que cuidam da alimentação no ambiente escolar.
Pesquisa encomendada pelo Senac São Paulo aponta que 39% deles sonham com uma carreira bem-sucedida e 92% acreditam que terão êxito. Além disso, 85% avaliam que a formação técnica facilita a entrada no mercado de trabalho
SÃO CARLOS/SP - Embora muitos tenham a sensação de que as novas gerações tendem a se afastar de formações educacionais e profissionais, ou mesmo, preferem carreiras menos tradicionais, dados de levantamento inédito encomendado pelo Senac São Paulo para o Instituto Locomotiva, com 800 jovens de 14 a 18 anos, mostram o contrário: quando questionados sobre qual seu maior sonho, 4 em cada 10 jovens destacam ser a sua realização profissional e educacional; e 29% desses gostariam de trabalhar e estudar na área almejada - os desejos ainda vertem para cursos tradicionais como Medicina (para 12% dos respondentes), Direito (para 7% dos respondentes) e Veterinária (6% dos respondentes). Ainda sobre perspectivas de futuro, 84% acham importante que a carreira esteja alinhada com seus valores e 72% acreditam que quanto mais anos de estudos, maior a chance de ter melhor ganho financeiro.
Como principais tendências do pensamento dos jovens contemporâneos, objetivo deste levantamento, está a valorização dos estudos, o otimismo em relação ao futuro e a percepção de que quanto mais a pessoa se capacitar, mais longe ela pode ir, mesmo com barreiras como a financeira e o menor acesso a informações, por exemplo. Dados que comprovam este olhar: 84% concordam que realizar cursos formais é importante para as novas profissões e 76% dos entrevistados avaliam que profissões que exigem algum tipo de formação garantem mais estabilidade.
Valorização do Ensino Técnico
A pesquisa revela também que as novas gerações têm interesse não apenas em concluir a educação básica, como também em adquirir competências profissionais desde cedo - e que o ensino técnico é muito valorizado por elas quando se pensa em desenvolver habilidades e entrar no mercado de trabalho: 86% acham que fazer um curso técnico pode ajudar a realizar seu sonho profissional e 66% conhecem alguém bem-sucedido por conta dessa formação. Dos jovens consultados, 65% também avaliam que o ensino técnico pode ser tão benéfico quanto o ensino superior para obter boas oportunidades na carreira. Além disso, quando questionados se esta formação garante um futuro melhor do que apostar em jogos de azar, por exemplo, 87% concordam. 32% consideram o técnico importante quando pensam em sua trajetória profissional e educacional, e entre os jovens que nunca cursaram essa modalidade de ensino, 73% afirmam ter interesse em fazer um curso técnico.
“Num momento em que muito se debate políticas públicas voltadas para a Educação Profissional e, de outro lado, vozes do mundo digital desencorajando um caminho de formação, é muito positivo ver que os jovens seguem acreditando que a educação e a capacitação são possibilidades para se obter uma carreira sólida. Além disso, constatar que valorizam tanto os cursos técnicos quanto os professores é estimulador. Quando pensamos no papel social de uma instituição como o Senac, entendemos que podemos contribuir fortemente com as perspectivas de futuro das novas gerações por meio de programas que facilitam o acesso à formação integral e educação profissional de qualidade”, Fernanda Yamamoto, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.
Interesse pelo itinerário técnico no ensino médio
Dos jovens que ainda estão cursando o ensino fundamental, 74% afirmaram que optariam por um itinerário formativo que incluísse um curso técnico no Ensino Médio. O dado revela que a juventude tem interesse não apenas em concluir a educação básica, mas também em desenvolver competências profissionais de maneira integrada, trazendo, muitas vezes, mais sentido para esta etapa de ensino.
Influência das redes sociais - 7 em cada 10 jovens são impactados por conteúdos sobre o tema
Embora uma parcela dos jovens expostas a conteúdos que desvalorizam os estudos e trabalhos formais, por exemplo (72% já foram impactados), 79% dos respondentes afirmam que induzir os jovens a abandonarem os estudos é prejudicial e perigoso para o futuro do país. Já quando perguntados sobre quem mais admiram, 74% deles dizem que a admiração por seus professores é maior do que por influenciadores digitais.
Sobre a pesquisa
A pesquisa de amostragem ouviu 800 jovens entre 14 e 18 anos de todo o Estado de São Paulo, que cursam escolas públicas e privadas, com renda de 1 a mais de 10 salários mínimos. 64% da amostra é da capital e Região Metropolitana de São Paulo e 35% do interior; 47% são homens e 53% mulheres. Do total, 13% deles estão cursando o ensino fundamental; 50% cursando o ensino médio; e 20% já se formou na etapa da Educação Básica.
Geração Senac
Foi pensando em debater e entender as perspectivas das novas gerações que a ideia dessa pesquisa surgiu, assim como o evento inédito foi pensado, criado e organizado, pela primeira vez, pelo Senac São Paulo: o Geração Senac - 1ª Mostra Senac de Inovação em Educação Profissional. A iniciativa acontece no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, de 23 a 24 de maio, das 8h às 18h, e propõe experiências inspiradoras, práticas e interativas sobre possibilidades de trabalho, futuro das profissões e inovação educacional. Na programação estão debates com a presença de personalidades de diversas áreas do conhecimento, além de espaços para oficinas e experimentações imersivas, que devem reunir cerca de 10 mil pessoas, com foco em estudantes do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
“O evento se conecta fortemente com as novas gerações e com os anseios atuais, dialogando com questões como valores e perspectivas para uma sociedade mais produtiva e responsável, além de promover a reflexão sobre muitos dos aspectos levantados nesta pesquisa: quais caminhos positivos podemos trilhar, como a educação e a formação técnica pode contribuir para futuros melhores e conquistas de sonhos”, completa Fernanda Yamamoto.
Os participantes ainda terão acesso às informações sobre as mais de 90 mil bolsas de estudo 100% gratuitas em várias áreas do conhecimento, disponíveis até dezembro de 2025 por meio do Programa Senac de Gratuidade. São mais de 76 mil cursos livres (que inclui Idiomas e Jovem Aprendiz) e mais de 14 mil para cursos técnicos em todo o Estado de São Paulo. Somente na capital paulista, são mais de 27.500 vagas. A oferta vem ao encontro do desejo expressado pelos jovens na pesquisa, que veem na importância de estudar como ponte para entrada no mercado de trabalho e melhor capacitação profissional.
Programação completa: www.sp.senac.br/geracao-senac
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/senacsaopaulo
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