Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de São Carlos, o vereador Gustavo Pozzi destacou como está sendo o primeiro mês da Escola Estadual Arlindo Bittencourt como Cívico-Militar.
Professor da rede pública estadual de ensino desde 2012 e atuando nos últimos 2 anos na escola, o vereador destacou que já é notável a melhora no ambiente escolar, principalmente no comportamento dos alunos dentro da escola, assim como o tratamento com os professores, diretores e servidores da escola.
“É uma experiência, a princípio, que está sendo exitosa. Falo como professor, que já existe uma melhora no relacionamento dos alunos com os professores dentro da sala de aula. Estamos tendo um ganho muito importante no Estado de São Paulo com esse modelo de ensino que está sendo implantado em 100 escolas em todo o Estado.”, destacou o vereador.
O vereador ainda destacou que além da visível melhora dentro do ambiente escolar, é possível notar um aumento na segurança no entorno da escola, onde os agentes também estão atentos as movimentações ao redor da escola, durante a entrada e saída dos estudantes.
Espetáculo que acontece em março aborda o tema alimentação saudável de forma lúdica e divertida
RIO CLARO/SP - O espetáculo infantil O Canto das Vitaminas - A Viagem de Polyana tem sessão única e gratuita no Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro (SP), no sábado, 14 de março, às 17h. A peça traz as peripécias de uma garota que descobre o quão colorido é o mundo dos alimentos e para assisti-la basta realizar um cadastro prévio online no site da produtora. Haverá distribuição gratuita de exemplares do livro, que leva o mesmo nome do espetáculo, para o público presente.
O enredo conta a história de Polyana, uma menina que não gosta de comer. Sua mãe, preocupada, leva-a até o médico, que é, na verdade, um cientista muito divertido. Juntos, iniciam uma jornada pela terra dos legumes e verduras. Lá, Polyana faz amizade com os personagens Alface, Beterraba, Espinafre e Banana e acaba descobrindo sobre a origem dos alimentos e a sua importância para uma vida saudável.
INGRESSOS Para assistir ao espetáculo é preciso retirar gratuitamente o ingresso online no site da D’color, neste link Depois, é só apresentar o QR code na entrada do evento, lembrando que será preciso validá-lo 20 minutos antes. Para as crianças maiores de dois anos também é preciso solicitar ingresso no site, além da entrada do adulto responsável. O Centro Cultural Roberto Palmari fica na Rua Dois, 2880 - Vila Operaria, Rio Claro (SP). Mais informações pelo telefone (19) 3256 4500, WhatsApp (19) 99383 1385 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A peça O Canto das Vitaminas - A Viagem de Polyana tem apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e patrocínio da empresa Covabra Supermercados. A realização é da D'color Produções Culturais, que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.
Sobre o patrocinador Fundado em 1989, o Covabra Supermercados nasceu na cidade de Limeira, atualmente está com 25 lojas em 14 cidades e uma central de Distribuição em Sumaré, mantendo o compromisso com qualidade, inovação tecnológica e desenvolvimento humano. Guiado pelos pilares HADI — Humildade, Atitude, Disciplina e Inovação —, o Covabra segue fortalecendo sua história como uma das principais redes supermercadistas paulistas.
FICHA TÉCNICA - Elenco: Biah Carfig, Mariana Sancar, Vanessa Scorsoni, Giuliana Melito, Fabrício Bini, Fábio Galvão e Flávio Costa | Direção: Biah Carfig | Direção musical e arranjos: Fernando Zuben | Coreografias: André Farias | Figurinos: Leo Diniz | Cenário: Diorama Filme l Produtor executivo: Marco Antonio Cruz Filho | Produção: Dcolor Produções Culturais| Assessoria de Imprensa: Samanta De Martino.
VIDEO CLIQUE AQUI
SERVIÇO
Espetáculo O Canto das Vitaminas - A Viagem de Polyana
Data: 14/03 l Horário: 17h
Local Centro Cultural Roberto Palmari l Endereço R. Dois, 2880 - Vila Operaria, Rio Claro (SP) - ACESSE O MAPA AQUI
Classificação Livre l Ingresso gratuito e disponível aqui
Acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais)
SÃO CARLOS/SP - O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF – CEPIx USP e INCT CNPq), realizou, entre os dias 2 e 13 de fevereiro, o “Curso de Férias em Espectroscopia Óptica Avançada – Teoria e Prática”, iniciativa que reuniu, principalmente, alunos de graduação interessados em aprofundar os seus conhecimentos em uma das áreas centrais da pesquisa científica moderna.
Com mais de oitenta alunos inscritos, foram selecionados vinte jovens que participaram de atividades que ocorreram diariamente em dois períodos, pela manhã e à tarde, totalizando quatro horas de aulas e práticas laboratoriais por dia.
Durante o curso, os participantes revisaram conceitos fundamentais sobre a interação entre luz e matéria, abordando, entre outros temas, dos fundamentos clássicos aos aspectos quânticos, incluindo atividades práticas com técnicas consideradas essenciais na área, como absorção UV-Vis, emissão óptica e fluorescência molecular, além do uso de instrumentação avançada, como, por exemplo, monocromadores, espectrômetros e sistemas de aquisição em diferentes configurações experimentais.
Os participantes ainda tiveram contato com métodos modernos de análise, como medidas de tempo de vida, TCSPC, espectroscopia Raman e FTIR, espalhamento elástico e inelástico, técnicas de polarização e processos multifóton.
Preparando os estudantes para os desafios da ciência
Com o objetivo de proporcionar uma experiência próxima da realidade científica, preparando estudantes para aplicar as ferramentas aprendidas em projetos de iniciação científica e pesquisas em laboratórios especializados, a iniciativa reuniu não só alunos de graduação do próprio IFSC/USP, como também outros oriundos de outras unidades da USP São Carlos, da UNESP e UFSCar.
Pedro Kraus, oriundo de Campo Grande (MS) e aluno do último ano do Bacharelado em Física (IFSC/USP), não hesitou em se inscrever no curso. “Estou investindo muito em óptica e fotônica, inclusive estou a fazer iniciação científica nessa área, e estou trabalhando principalmente em espectroscopia. Dessa forma, entendi que participar deste curso seria muito útil, atendendo a que estou trabalhando a fundo na espectroscopia óptica durante este semestre. Em relação ao conteúdo do curso, está sendo diferente do que eu esperava, no sentido positivo, já que participei de inúmeros experimentos que para mim foram novidade, além de várias informações muito valiosas”, destaca o aluno.
Júlia Bernardes Coelho, oriunda de Araguari (MG) está cursando o 3º ano do Bacharelado em Física Biomolecular também no IFSC/USP. “Eu sempre vejo na minha iniciação científica os meus colegas trabalhando com espectroscopia e eu não entendia direito todo esse processo, nem entendia a importância que ela tinha como um método analítico para estudar as interações entre a matéria e a radiação. Quando eu soube que ia ter este curso e que a programação seria teórica e prática, achei que seria uma ótima oportunidade para ficar por dentro dessa área e tirar todas as dúvidas”, pontua a aluna.
Segundo o Prof. Sebastião Pratavieira, “Este foi o primeiro curso desse tipo que oferecemos, que acabou sendo um aprendizado também para nós, docentes — tanto na organização quanto em entender melhor o que funciona para os alunos quando juntamos teoria com prática de laboratório”, relata o docente, acrescentando que a espectroscopia óptica é uma área muito ampla, com muitas técnicas e aplicações diferentes.
“No IFSC/USP temos várias linhas de pesquisa, básicas e aplicadas, que dependem diretamente dessas ferramentas. Então faz bastante sentido criar um curso de férias que apresente esse “panorama” e, ao mesmo tempo, coloque os estudantes para medir, analisar e interpretar dados de verdade. Além disso, nossos laboratórios de ensino já contam com diversos experimentos e instrumentação que permitem esse tipo de atividade prática, e foi muito bom poder usar essa estrutura para aproximar os participantes do cotidiano de um laboratório de pesquisa”, conclui o professor.
A expectativa é que cada aluno tenha saído dessa iniciativa com algo realmente útil, com uma base mais sólida, mais segurança para lidar com instrumentação e, principalmente, uma visão mais clara de como essas técnicas entram na formação.
Ao final, os participantes receberam certificados emitidos pela USP, reconhecendo a formação complementar obtida durante este curso, que teve como professores: Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Junior, Vanderlei Salvador Bagnato e Francisco Eduardo Gontijo Guimarães.
SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, realizou uma visita institucional à 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Carlos e Ibaté, onde foi recebido pela presidente da entidade, Andrea Valdevite. O encontro teve como foco principal o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e o avanço dos casos de feminicídio no país.
Durante a reunião, Lucão e a presidente da OAB discutiram dados recentes sobre feminicídio no Brasil, no estado de São Paulo e também em São Carlos, reforçando a preocupação com o aumento dos índices e a necessidade de mobilização institucional para ampliar ações de prevenção, conscientização e proteção às vítimas.
Andrea Valdevite destacou que a advocacia exerce papel essencial na defesa dos direitos fundamentais e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ressaltou ainda que a OAB São Carlos e Ibaté, por meio de suas comissões temáticas, desenvolve iniciativas permanentes de orientação jurídica, debates públicos e ações institucionais voltadas à proteção das mulheres e meninas, ao fortalecimento da cidadania e ao enfrentamento de todas as formas de violência, incluindo o combate ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação em diferentes ambientes da sociedade.
“Esse é um tema que exige união de esforços e responsabilidade coletiva. A advocacia tem compromisso histórico com a defesa da dignidade humana e dos direitos fundamentais. A OAB permanece aberta ao diálogo institucional e à construção de iniciativas que ampliem a conscientização e fortaleçam a rede de proteção às mulheres”, afirmou a presidente.
A dirigente também confirmou presença nas atividades que estão sendo organizadas pela Câmara Municipal voltadas à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, destacando a importância de ampliar o debate junto à sociedade. Na oportunidade, também foi feito o convite para que a Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e a Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação da OAB São Carlos e Ibaté participem do ato público São Carlos por Elas, que será realizado no próximo dia 8, às 9h, na Praça Coronel Salles.
O presidente da Câmara ressaltou que a proposta das ações não se limita apenas à mobilização institucional, mas também à construção de uma mudança cultural a longo prazo, especialmente por meio da educação.
“É exatamente essa a ideia: que possamos trabalhar com as crianças e os jovens para que, no futuro, não tenhamos mais agressores. A educação e a cultura precisam ser trabalhadas desde cedo nas escolas. Esse é um dos objetivos da Câmara Municipal, estimular a formação de uma sociedade mais consciente e respeitosa”, destacou Lucão Fernandes.
A visita reforça o movimento de articulação que a Câmara Municipal de São Carlos vem realizando com diferentes instituições da cidade, buscando ampliar o debate público e fortalecer ações concretas de prevenção à violência contra as mulheres. A expectativa é que novas parcerias com entidades da sociedade civil e do meio jurídico contribuam para consolidar políticas de conscientização e proteção às mulheres no município.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.