fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Balanço apresenta resultado positivo também com a redução no número de acidentes e de feridos

 

ITIRAPINA/SP - As 12 rodovias administradas pela Eixo SP não registraram mortes durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A operação foi encerrada na manhã de segunda-feira (8) sem nenhum acidente fatal. É o segundo ano consecutivo que as rodovias da concessionária fecham o feriado sem mortes. Outro destaque positivo foi a redução nos índices de acidentes e de pessoas feridas.

Em 2025, 19 pessoas ficaram feridas em acidentes durante o período da operação. Neste ano, o número caiu para 13, uma redução de 31%. A quantidade de sinistros também apresentou queda. No ano passado, foram registrados 59 acidentes ao longo do feriado prolongado. Neste ano, o total foi de 54 ocorrências, o que representa uma redução de 8%.

A coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, ressalta que os resultados refletem o esforço contínuo da concessionária em promover um trânsito mais seguro nas rodovias sob sua administração. De acordo com ela, as ações desenvolvidas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, aliadas aos investimentos em infraestrutura, sinalização e atendimento aos usuários, têm como principal objetivo reduzir os riscos de acidentes e preservar vidas.

Para Viviane, o encerramento da operação sem acidentes fatais demonstra a eficácia desse trabalho integrado e reforça a importância da conscientização dos motoristas para a construção de um trânsito cada vez mais seguro.

A movimentação de veículos ficou dentro da previsão da concessionária. Entre a tarde de quarta-feira (3) e a manhã desta segunda-feira (8), mais de 1 milhão de veículos circularam pelos 1.221 quilômetros de rodovias administrados pela Eixo SP. O volume ficou cerca de 5% abaixo do registrado no feriado de Corpus Christi do ano passado.

Enquanto Brasil, Sudeste e Estado de São Paulo registram queda expressiva no saldo de vagas, município cria 333 novos postos de trabalho; análise alerta para substituição de profissionais mais velhos por jovens.

 

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos manteve a tendência de crescimento na geração de empregos formais em abril de 2026, indo na contramão do cenário de retração observado nos âmbitos estadual e nacional. Segundo o Informativo Econômico da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), divulgado no dia 5 de junho com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a cidade registrou um saldo positivo de 333 novos postos de trabalho no quarto mês do ano.

O desempenho local contrasta com a expressiva redução do saldo de empregos no País. No Brasil, o número de admitidos superou o de desligados em 85.888 vagas em abril, o que representa apenas 42% do montante registrado no mesmo mês do ano passado (238.210). O movimento de queda também foi sentido no Estado de São Paulo, que criou 20.202 novos contratos, correspondendo a 31% do saldo de abril de 2025.

Em São Carlos, o saldo de 333 vagas em abril de 2026 manteve a estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram gerados 342 postos. O histórico recente mostra que a cidade havia criado 155 vagas em 2024, 439 em 2023 e 378 em 2022. Com o resultado atual, o estoque de trabalhadores formais no município atingiu a marca de 90.121 contratos ativos. No cenário nacional, o estoque chegou a 47,8 milhões de trabalhadores.

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destaca a resiliência do mercado de trabalho local diante do cenário macroeconômico. "A cidade de São Carlos manteve números crescentes como em anos anteriores, ao contrário do que ocorreu no Brasil, Sudeste e estado paulista", afirma.

Perfil etário e substituição de mão de obra

Outro aspecto relevante apontado pelo levantamento é o perfil etário dos novos contratados. No Brasil, no Sudeste e no Estado de São Paulo, a faixa etária mais contratada em abril foi a de 18 a 24 anos. A análise indica um movimento de redução nas contratações de faixas etárias mais elevadas e a substituição por jovens, que historicamente apresentam uma média salarial menor.

Em São Carlos, diferentemente das grandes regiões, houve crescimento nas contratações em quase todas as faixas etárias, com exceção de pequenas reduções entre trabalhadores de 50 a 64 anos (queda de 19 vagas) e acima de 65 anos (queda de 17 vagas).

O economista do Núcleo Econômico da ACISC, Elton Casagrande, alerta para as possíveis causas desse cenário de retração nacional e mudança no perfil etário. "Espera-se que esses dois aspectos não sejam resultados da proposta de escalas e jornadas de trabalho atualmente no Senado brasileiro, pois, se forem, a política econômica produzirá um anacronismo sem precedentes no mercado de trabalho brasileiro", avalia o especialista.

O monitoramento contínuo dos dados de emprego realizado pela entidade reforça a importância de compreender as dinâmicas do mercado de trabalho para a formulação de estratégias empresariais e políticas públicas. A manutenção do crescimento em São Carlos evidencia a força do comércio, da indústria e do setor de serviços locais, garantindo geração de renda e desenvolvimento econômico para a população do município.

SÃO CARLOS/SP - Momentos de pânico marcaram a madrugada deste domingo (7) em São Carlos, após disparos de arma de fogo atingirem frequentadores de uma casa de eventos na região da Rua Episcopal.

A ocorrência mobilizou diversas equipes da Polícia Militar e dos serviços de emergência após informações indicarem a existência de múltiplas vítimas baleadas.

No local, uma mulher foi encontrada ferida por tiros na perna e nas costas. Enquanto os policiais prestavam atendimento, novas informações apontaram que outras vítimas relacionadas ao mesmo episódio estavam sendo atendidas em hospitais e unidades de pronto atendimento da cidade.

Entre os feridos estão uma adolescente de 15 anos atingida nos braços, um jovem baleado no rosto e no antebraço, além de outras três pessoas que sofreram ferimentos causados pelos disparos. Todas foram encaminhadas para atendimento médico especializado.

Segundo os relatos colhidos pela polícia, os frequentadores participavam normalmente do evento quando ouviram diversos estampidos. Em meio à correria para deixar o local, descobriram que haviam sido atingidos pelos tiros.

O dono da casa de eventos informou aos policiais que um indivíduo tentou entrar armado no estabelecimento, mas foi barrado pelos seguranças. Horas depois, os disparos foram registrados, porém ainda não há confirmação sobre quem efetuou os tiros ou qual teria sido a motivação do ataque.

Peritos da Polícia Científica estiveram no local e recolheram vestígios que poderão auxiliar nas investigações. Um projétil foi encontrado próximo à entrada do estabelecimento.

A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar as circunstâncias do caso e identificar os responsáveis pelos disparos que deixaram seis pessoas feridas durante a madrugada.

IBATÉ/SP - O Campo Municipal de Ibaté tem se transformado em um verdadeiro ponto de encontro para os apaixonados por futebol e pela Copa do Mundo. Todos os sábados, a partir das 14h, crianças, jovens, adolescentes e adultos se reúnem no local para participar das tradicionais trocas de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2026.

A cada encontro, o número de participantes cresce, reunindo famílias inteiras em um ambiente descontraído, marcado pela convivência, amizade e pelo espírito esportivo. Pais acompanham os filhos durante as trocas, tornando o momento ainda mais especial e fortalecendo os laços familiares.

Além da diversão, a iniciativa permite que colecionadores completem seus álbuns de forma mais econômica, promovendo a interação entre diferentes gerações que compartilham a mesma paixão pelo futebol.

O Campo Municipal, escolhido como local dos encontros, possui forte simbolismo esportivo para o município, já que abriga grande parte das atividades esportivas de Ibaté, especialmente ligadas ao futebol.

O movimento também reforça a paixão da população pelo esporte mais popular do mundo e tem recebido incentivo da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, que vê a ação como uma importante forma de integração social e valorização da cultura esportiva.

Com um ambiente saudável e acolhedor, os encontros seguem atraindo novos participantes e consolidando o espaço como referência para lazer, convivência e celebração da paixão pelo futebol em Ibaté.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.