fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental – Controle de Vetores, segue atuando de forma permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses.

Na última semana, as equipes de agentes de combate às endemias realizaram ações intensificadas em diversas regiões do município, especialmente em áreas onde foram confirmados casos positivos de dengue. Os trabalhos contemplaram bairros das regiões da Vila Xavier, Jardim Imperial, Santa Angelina, Jardim Universal e Jardim Eliana.

Nessas localidades, foi realizada a delimitação de uma área de, no mínimo, 300 metros ao redor dos imóveis com casos confirmados da doença. As equipes efetuaram vistorias em diversas residências da área delimitada para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Durante as ações, foram encontrados e eliminados focos com larvas, além da remoção de materiais inservíveis e recipientes com potencial para acumular água. Posteriormente às vistorias, e quando é alcançada a abertura de, no mínimo, 80% dos imóveis da área delimitada, as equipes iniciam o bloqueio químico por meio da nebulização, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos possivelmente infectados e reduzir o risco de transmissão da doença.

Além das ações de bloqueio, a Vigilância Ambiental iniciou o trabalho de intensificação nas áreas denominadas 1.4 e 1.5, localizadas na região norte do município, abrangendo bairros como Chácara Velosa, Jardim Adalgiza, Jardim Imperador, Jardim Zavanella e arredores. A medida foi adotada em razão dos índices apontados pelo ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que identificou elevada infestação do mosquito na região.

Com a conclusão do segundo ciclo de visitas e o início do terceiro ciclo de trabalho, a Divisão de Vigilância Ambiental já contabiliza mais de 188 mil imóveis trabalhados em todo o município. As ações incluem vistorias, orientação aos moradores e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, contribuindo para a redução da infestação do mosquito e da transmissão das arboviroses.

A Vigilância Ambiental reforça que a maior parte dos criadouros é encontrada dentro dos imóveis, tornando fundamental a inspeção semanal de quintais, calhas, ralos, vasos de plantas, caixas d'água e demais recipientes que possam acumular água.

A população também pode colaborar com as ações de combate ao mosquito denunciando imóveis com possíveis criadouros.As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria da Dengue pelos telefones (16) 3303-3115 e (16) 3303-3104.

ARARAQUARA/SP - Uma operação realizada pela Guarda Civil Municipal de Araraquara resultou na prisão de um homem que era procurado pela Justiça por envolvimento com o tráfico de drogas.

A ocorrência foi registrada no último dia 3 de junho, durante patrulhamento preventivo da equipe do Grupo de Apoio Tático (GAT) na região norte da cidade. Os guardas averiguavam uma denúncia relacionada a possível tráfico de entorpecentes em um imóvel localizado na Rua Luiz Rodrigues, no Jardim São Rafael.

Durante a abordagem, cinco pessoas foram identificadas. Ao verificarem os antecedentes dos envolvidos, os agentes constataram que um dos abordados, de 22 anos, possuía mandado de prisão expedido pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Seguindo os protocolos legais, o suspeito foi levado para atendimento médico na UPA Central e, posteriormente, encaminhado à Central de Polícia Judiciária.

Após a análise da ocorrência, a prisão foi confirmada pela autoridade policial de plantão. O indivíduo foi então transferido para a Cadeia Pública de Santa Ernestina, onde permaneceu recolhido aguardando determinação da Justiça.

A Guarda Municipal destacou que a captura ocorreu durante uma ação de rotina voltada à prevenção e ao combate à criminalidade na região.

SÃO CARLOS/SP - Atendendo solicitação do prefeito Netto Donato, o presidente da Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), Marquinho Amaral, e o diretor administrativo, Cesinha Maragno, estiveram na capital paulista na última quarta-feira (3/6) para tratar de novos investimentos e programas habitacionais destinados ao município.
A agenda foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, onde os representantes de São Carlos foram recebidos pelo secretário Marcelo Cardinale Branco e pelo assessor de Relações Institucionais, Rômulo Rippa, ex-prefeito de Porto Ferreira.

Entre os principais assuntos discutidos esteve a realização do 4º Feirão Casa Paulista em São Carlos. A proposta é reunir construtoras da cidade que possuam empreendimentos enquadrados na Faixa 2 dos programas habitacionais, ampliando as oportunidades de acesso à casa própria para famílias de renda compatível com essa modalidade de financiamento.

Um dos atrativos do evento será a oferta de subsídios do programa Casa Paulista, do Governo do Estado. Os recursos poderão ser utilizados para complementar ou custear a entrada dos imóveis, reduzindo o valor necessário para a contratação do financiamento habitacional e facilitando o acesso das famílias ao crédito imobiliário.

De acordo com a Prohab, a expectativa é que o feirão contribua para diminuir o déficit habitacional do município e reduzir a demanda de famílias que aguardam atendimento habitacional. A iniciativa deverá beneficiar pessoas cadastradas tanto na Prohab quanto na Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária.

Além da articulação do feirão, a reunião serviu para apresentar ao Governo do Estado as principais demandas habitacionais de São Carlos e discutir novas possibilidades de investimentos para o setor.

Durante o encontro, o secretário Marcelo Cardinale Branco manifestou interesse em conhecer pessoalmente a realidade habitacional do município e sinalizou a possibilidade de realizar uma visita oficial a São Carlos nos próximos meses.

A visita também terá caráter simbólico. Marcelo Branco é filho do professor e biólogo Samuel Murgel Branco, referência nacional na área ambiental e homenageado pelo município com o nome do Parque Urbano Samuel Murgel Branco, localizado na região do Parque Faber I.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar iniciou um abaixo-assinado em defesa da construção de uma nova ligação viária entre São Carlos e Ibaté. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população e fortalecer uma reivindicação antiga da região, buscando demonstrar ao Governo do Estado a importância da obra para milhares de pessoas que circulam diariamente entre os dois municípios.

Segundo o vereador, a proposta não substitui a Rodovia Washington Luís (SP-310), que já recebe investimentos e melhorias, mas cria uma alternativa estratégica para ampliar a mobilidade e facilitar o deslocamento de trabalhadores, estudantes, comerciantes e moradores.

“São Carlos e Ibaté possuem uma forte integração econômica e social. Uma nova ligação poderá oferecer mais segurança, agilidade e comodidade para quem depende desse trajeto todos os dias, além de contribuir para o desenvolvimento regional”, destacou Jùlio Cesar.

A proposta também poderá ajudar a reduzir o fluxo de veículos na Washington Luís, criar uma ligação mais direta entre os municípios e facilitar o transporte de mercadorias e o escoamento da produção da região.

Após a coleta das assinaturas, o documento será encaminhado ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Logística e Transportes e ao DER, solicitando a realização de estudos técnicos para viabilizar o projeto.

Jùlio Cesar ressalta que a participação popular será essencial para fortalecer o pleito. “Estamos falando de uma obra que pode beneficiar gerações. Quanto maior for a mobilização da população, maiores serão as chances de transformar essa reivindicação histórica em realidade”, concluiu.

A população interessada em apoiar a iniciativa poderá participar do abaixo-assinado. O link estará disponível na bio do Instagram @juliocesarevoce

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.