fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - Na noite desta quarta-feira (8), uma ação do Grupo de Apoio Motorizado (GAM) resultou na prisão em flagrante de um jovem de 23 anos acusado de tráfico de drogas no bairro Jardim Jockey Club, em São Carlos.

O caso ocorreu por volta das 23h30, na Rua Neuza Aparecida Marques Meo, quando os agentes avistaram um homem em atitude suspeita, sentado em um bosque conhecido como ponto de venda de entorpecentes. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi detido após breve perseguição a pé.

Durante a revista pessoal, os guardas encontraram quatro eppendorfs com cocaína, R$ 85 em dinheiro e um celular Motorola. No local onde ele estava, foram apreendidos ainda uma maquininha de cartão e uma sacola com 205 porções da mesma droga.

O suspeito, identificado como M.R.R.J., de 23 anos, confessou aos guardas que comercializava drogas na região. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde teve a detenção ratificada pela autoridade policial. Após o registro da ocorrência, foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos, permanecendo à disposição da Justiça.

SÃO CARLOS/SP - Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de São Carlos, a lei de autoria dos Vereadores Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) e Malabim (PRD), que garante vagas exclusivas de estacionamento para gestantes em estabelecimentos públicos e privados do município.

O presente projeto de lei tem como objetivo assegurar condições de maior conforto, segurança e dignidade às mulheres gestantes, por meio da obrigatoriedade de reserva de 1% (um por cento) do total de vagas de estacionamento, garantindo sempre no mínimo uma vaga destinada exclusivamente a gestantes.


Durante a gestação, especialmente nos estágios mais avançados, a mobilidade da mulher fica naturalmente reduzida, sendo mais difícil e, muitas vezes, desconfortável percorrer longas distâncias entre o estacionamento e o interior de estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e unidades de saúde. A reserva dessas vagas próximas aos acessos principais representa uma ação simples, mas de grande impacto para a saúde e o bem-estar da gestante.


A medida está em consonância com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à maternidade e da promoção do bem-estar social, além de se alinhar a políticas públicas já adotadas em outros municípios e estados brasileiros que reconhecem a importância de garantir melhores condições às mulheres durante a gravidez.

O vereador Bruno Zancheta destacou a relevância social da proposta: “Esta lei reforça o nosso compromisso com a valorização da mulher e com a proteção à maternidade. Estamos falando de um gesto de respeito, empatia e cuidado com as gestantes, que merecem toda a atenção do poder público e da sociedade.”


Já o vereador Malabim ressaltou: “É uma iniciativa que não traz grandes custos aos estabelecimentos, mas representa muito para as gestantes. Pequenas ações como essa fazem uma grande diferença no dia a dia de quem precisa de mais conforto e segurança.”

Com a aprovação unânime no Legislativo, a lei segue agora para a sanção do prefeito municipal, que, ao sancioná-la, permitirá que São Carlos avance mais um passo rumo a uma cidade mais acolhedora, inclusiva e atenta às necessidades das mulheres.

SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos enfrenta um cenário preocupante no combate à dengue em 2025. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram registradas 27.980 notificações da doença, das quais 19.956 foram confirmadas. Todos os casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município.

Ainda segundo o levantamento, 7.924 casos foram descartados e 100 seguem aguardando resultado de exame. A cidade contabiliza 22 mortes confirmadas em decorrência da dengue, além de três óbitos em investigação e 25 descartados. No momento, não há pacientes internados.

Com relação a outras arboviroses, São Carlos registrou 564 notificações de Chikungunya, com quatro casos confirmados — todos importados — e dois aguardando resultado. Foram também registradas 505 notificações para Zika e três para Febre Amarela. Entre estas últimas, há dois casos descartados e um óbito confirmado.

Ao todo, o município soma 23 mortes por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti neste ano, sendo 22 por dengue e uma por febre amarela. As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção, eliminando criadouros do mosquito e redobrando a atenção com locais que possam acumular água.

 

SÃO CARLOS/SP - O Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) se apresenta em São Carlos nesta quinta-feira (9/10), às 19h, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”. A apresentação faz parte da série Osesp Itinerante, que percorre cidades do interior e do litoral paulista com recitais gratuitos.

Regido por Kaique Stumpf, o grupo promete um repertório diversificado, reunindo grandes nomes da música coral mundial — como Giovanni Palestrina, Joseph Rheinberger, Kosaku Yamada, Clément Janequin e Maurice Ravel —, além de obras de compositores brasileiros como Esther Scliar, Aylton Escobar e Ronaldo Miranda.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir de 17h30, limitados a dois por pessoa. O Teatro Municipal fica na Rua 7 de Setembro, 1.735, no Centro. A capacidade é de 400 lugares.

Além das apresentações, o Coro da Osesp realizará masterclasses nos polos do Projeto Guri das cidades visitadas — Araraquara, São Carlos e Santos — voltadas exclusivamente aos alunos participantes.

Criado em 2008, o projeto Osesp Itinerante tem como objetivo democratizar o acesso à música clássica, levando concertos a diferentes regiões do Estado. Desde sua criação, já percorreu mais de 60 cidades paulistas, realizando mais de 330 apresentações gratuitas em teatros, igrejas e espaços abertos.
O Coro da Osesp, fundado em 1994 e integrado à Osesp desde 2000, é reconhecido por sua versatilidade e por difundir obras dos séculos XX e XXI, com ênfase em compositores brasileiros.

Em sua trajetória, o grupo já se apresentou em importantes palcos internacionais, como o Carnegie Hall, em Nova York, e participou de eventos de prestígio, como o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

O projeto conta com o patrocínio do Grupo EcoRodovias, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Osesp, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura.

Serviço:
Coro da Osesp – Série Osesp Itinerante
Quinta-feira, 9 de outubro, às 19h
Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” – Rua 7 de Setembro, 1735, Centro, São Carlos
Entrada gratuita (retirada de ingressos a partir das 17h30, dois por pessoa)
Informações: (16) 3371-4339

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.