fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), promoveu no Paço Municipal a capacitação “Proteger e Cuidar”, destinada a mães atípicas, pessoas com deficiência e seus familiares.

A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação, fortalecer o cuidado humanizado e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados aos direitos da criança, do adolescente e das pessoas com deficiência, além de orientações e boas práticas nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A atividade reuniu mães atípicas, profissionais da saúde, representantes da rede de apoio e membros da comunidade, proporcionando um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão.

De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, a parceria entre o poder público e entidades especializadas contribui para ampliar o alcance das ações desenvolvidas no município. Segundo ele, levar informação, acolhimento e orientação às famílias é fundamental para promover a inclusão social e garantir mais qualidade de vida às pessoas com deficiência.

A capacitação integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos com foco na promoção da acessibilidade, da inclusão e do fortalecimento da rede de apoio às famílias, contribuindo para a construção de uma cidade mais humana, acolhedora e acessível para todos.

SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta sexta-feira (29/05), São Carlos testemunhou um momento de grande relevância para a valorização da segurança pública municipal. No Paço Municipal, autoridades e representantes se reuniram para anunciar oficialmente a recomposição dos benefícios salariais da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, categorias que haviam sofrido perdas significativas após uma decisão judicial. O ato contou com a presença do prefeito Netto Donato, do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Michael Yabuki, da secretária de Gestão de Pessoas, Ana Beatriz Sodelli, além dos vereadores Bruno Zanchetta e Dé Alvim, que acompanharam a assinatura da lei que reconhece a importância desses profissionais.

Até então, os servidores enfrentavam uma realidade difícil: os guardas municipais tiveram uma redução de 60% na gratificação de risco de vida, enquanto os agentes de trânsito perderam 50%. A Prefeitura havia concedido um adicional de periculosidade de 30%, mas ainda restava recompor os percentuais que garantiam equilíbrio financeiro e valorização.

Com a sanção das Leis nº 24.270 e 24.271, essa recomposição agora é oficial e passa a ser incorporada ao salário, refletindo diretamente em aposentadoria, FGTS e demais direitos trabalhistas. Para os guardas, o novo enquadramento garante 40% incorporados ao salário, além de 30% de adicional de periculosidade; já os agentes de trânsito chegam a um patamar de 50% no total, somando gratificação e adicional.

O prefeito Netto Donato destacou o compromisso cumprido. “Hoje a gente marca uma data com a sanção da lei que valoriza o guarda municipal e o agente de trânsito. Antes eles tinham uma gratificação, isso não fazia parte da incorporação do salário. A partir de hoje, essa incorporação passa a valer dentro do salário, refletindo em aposentadoria, FGTS e todas as garantias trabalhistas. É justiça para quem está na linha de frente”.

O secretário Michael Yabuki reforçou o impacto da medida. “Houve uma decisão judicial que retirou esse benefício e o prefeito se comprometeu a recompô-lo no momento certo. Assim ele o fez. Os guardas municipais e os agentes estão muito felizes, primeiro pela promessa cumprida e depois pela valorização salarial. No cenário atual do país, valorizar esses profissionais é fundamental”.

O comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos, falou que “a corporação recebe com bastante alegria e entusiasmo. No ano passado tivemos uma perda salarial por conta de decisão judicial, mas agora consolidamos a recomposição. A Guarda se sente valorizada com esse ato do prefeito”.

Já o inspetor de trânsito Evandro Domingues ressaltou o reconhecimento da categoria. “É uma forma de reconhecer o risco que enfrentamos diariamente nas ruas e também o estresse do trânsito. Essa recomposição só vem a somar para o nosso trabalho”.

Os vereadores também destacaram o papel da Câmara Municipal nesse processo. Bruno Zanchetta lembrou das cobranças constantes feitas ao Executivo. “Decisão judicial não se questiona, se cumpre. Mas nós cobramos muito essa recomposição na Câmara. Esse ato não é apenas uma questão financeira, é valorização. Os agentes e guardas representam a cidade de São Carlos e fazem um trabalho que vai muito além da fiscalização”. O vereador Dé Alvim acrescentou. “Essa medida vai muito além da questão financeira. É valorização do trabalho. Tenho certeza que em breve teremos também a contratação de novos agentes de trânsito e guardas municipais, fortalecendo ainda mais a segurança pública”.

O prefeito Netto Donato classificou a recomposição como um gesto de reconhecimento e justiça. “Ela corrige uma perda imposta por decisão judicial e fortalece a estrutura da segurança pública municipal, devolvendo confiança e motivação a profissionais que atuam diariamente na linha de frente da proteção e organização da cidade. O servidor de carreira é quem toca a Prefeitura, quem toca a cidade de São Carlos e a sanção desta lei é a prova concreta de que a valorização desses servidores é prioridade”, concluiu.

BRASÍLIA/DF - Com arrecadação recorde e superávit no governo federal, as contas públicas fecharam o mês de abril com saldo positivo. O setor público consolidado – formado por União, estados, municípios e empresas estatais – registrou superávit primário de R$ 24,6 bilhões no mês passado.

Na comparação com abril de 2025, houve aumento no saldo; naquele mês, o resultado das contas foi de R$ 14,2 bilhões positivo.

As estatísticas fiscais foram divulgadas nesta sexta-feira (29) pelo Banco Central (BC). O resultado primário representa a diferença entre as receitas e despesas, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

Apesar do resultado do mês passado, em 12 meses encerrados em abril, o setor público consolidado foi deficitário em R$ 126,6 bilhões, 0,97% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país).

Em 2025, as contas públicas fecharam o ano com déficit primário de R$ 55 bilhões, 0,43% do PIB.

Níveis de governo

Com arrecadação recorde em abril último, a conta do Governo Central teve superávit de R$ 26,1 bilhões ante resultado negativo de R$ 16,2 bilhões em abril de 2025.

O montante difere do resultado divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Tesouro Nacional, de superávit de R$ 25,2 bilhões, porque o BC usa uma metodologia diferente, que leva em conta a variação da dívida dos entes públicos.

Os governos regionais - estaduais e municipais - tiveram resultado positivo de R$ 329 milhões em abril passado contra déficit R$ 659 milhões no mesmo mês de 2025, impulsionando o superávit das contas públicas.

Em sentido contrário, as empresas estatais federais, estaduais e municipais - excluídas dos grupos Petrobras e Eletrobras – contribuíram para a reduzir o superávit das contas consolidadas, com o resultado negativo de R$ 1,8 bilhão em abril. No mesmo mês de 2025, houve déficit de R$ 1,4 bilhão nessas entidades.

Os gastos com juros ficaram em R$ 84,8 bilhões no mês passado. Com isso, o resultado nominal das contas públicas – formado pelo resultado primário e os juros – ficou em déficit de R$ 60,1 bilhões contra o resultado negativo de R$ 55,5 bilhões em igual mês de 2025.

Em 12 meses encerrados em abril, o setor público acumula déficit R$ 1,2 trilhão, ou 9,41% do PIB. O resultado nominal é levado em conta pelas agências de classificação de risco ao analisar o endividamento de um país, indicador observado por investidores.

Dívida pública

A dívida líquida do setor público - balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais - chegou a R$ 8,8 trilhões em abril, o que corresponde a 67,4% do PIB, aumento de 0,6 ponto percentual do PIB no mês.

O aumento se deve, sobretudo, ao impacto dos juros nominais apropriados e à apreciação cambial de 4,4% em abril, compensado pelo superávit primário do mês, pela variação do PIB nominal e por demais ajustes da dívida externa líquida. Como o país é credor em moeda estrangeira, um aumento do dólar significa aumento da dívida líquida.

No mês passado, a dívida bruta do governo geral (DBGG) - que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais - chegou a R$ 10,4 trilhões ou 80,4%, aumento de 0,4 ponto percentual do PIB observado no mês anterior.

Assim como o resultado nominal, a dívida bruta é usada para traçar comparações internacionais.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - A indústria foi a principal responsável pela geração de empregos formais na região em abril. Juntas, as cidades de São Carlos, Porto Ferreira, Pirassununga, Ibaté, Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro abriram 1.172 vagas com carteira assinada no mês. Desse total, 733 postos foram criados pela indústria, o equivalente a 62,5% de todas as oportunidades geradas.
 

Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Além da indústria, os setores de serviços (277 vagas), construção civil (85) e agropecuária (82) também apresentaram saldo positivo. O comércio encerrou o mês praticamente estável, com fechamento de cinco postos de trabalho.
 

O desempenho de abril representou uma forte recuperação em relação a março, quando a região havia registrado saldo de 496 vagas. Naquele mês, a indústria havia criado 104 empregos formais. Em abril, o setor ampliou significativamente sua participação na geração de oportunidades, consolidando-se como principal motor do mercado de trabalho regional.
 

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2026, os seis municípios somam 2.735 novos empregos formais. A indústria responde por 1.527 dessas vagas, o que representa 55,8% de todo o saldo positivo registrado no período.
 

Para o diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Giglio, os números reforçam a importância da atividade industrial para a economia regional. "A indústria continua demonstrando sua capacidade de gerar oportunidades, renda e desenvolvimento para os municípios da nossa região. Mesmo diante dos desafios econômicos e das dificuldades para contratação de mão de obra em diversas áreas, o setor segue produzindo e sustentando a maior parte dos empregos formais criados. É um resultado que evidencia a relevância da indústria para o crescimento econômico e para a qualidade de vida das cidades", afirma.
 

Desempenho local

São Carlos liderou a geração de empregos na região em abril, com saldo de 333 vagas formais. A indústria foi a principal responsável pelo resultado, com 188 postos criados, seguida pela construção civil (+61) e pelo comércio (+57). Os serviços também contribuíram positivamente (+37), enquanto a agropecuária apresentou leve retração (-10). No acumulado do ano foram abertas 1.684 vagas.
 

Pirassununga registrou saldo positivo de 302 empregos, revertendo as perdas observadas nos meses anteriores. O desempenho foi impulsionado principalmente pela indústria, que respondeu por 181 vagas, além da agropecuária (+63) e dos serviços (+44). Construção civil (+12) e comércio (+2) também encerraram o mês no campo positivo.
 

Porto Ferreira abriu 233 novos postos de trabalho em abril, recuperando-se após o saldo negativo registrado em março. O destaque foi a indústria, responsável por 154 vagas, seguida pelos serviços (+124) e pela agropecuária (+18). O resultado foi parcialmente compensado pelas retrações no comércio (-52) e na construção civil (-11).
 

Santa Rita do Passa Quatro encerrou o mês com saldo positivo de 139 empregos formais. O principal motor da geração de vagas foi a indústria, com 192 postos criados. A agropecuária também apresentou resultado positivo (+3). Por outro lado, serviços (-49), comércio (-6) e construção civil (-1) registraram retração no período.
 

Descalvado registrou saldo positivo de 138 empregos formais. O resultado foi sustentado principalmente pelos serviços, que responderam por 89 vagas, e pela agropecuária (+45). A construção civil também contribuiu positivamente (+15), enquanto comércio (-10) e indústria (-1) apresentaram pequenas perdas.
 

Ibaté fechou abril com saldo positivo de 27 empregos. Os serviços lideraram a geração de vagas no município (+32), seguidos pela indústria (+19), construção civil (+9) e comércio (+4). O resultado foi parcialmente reduzido pelo desempenho da agropecuária, que encerrou o mês com saldo negativo de 37 postos.
 

O resultado regional reforça a recuperação do mercado de trabalho na região central do Estado de São Paulo e evidencia o papel estratégico da indústria na sustentação do emprego formal, especialmente em cidades com forte vocação produtiva.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.