Jornalista/Radialista
SÃO PAULO/SP - Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo do varejo, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso dos negócios. Para apontar as tendências para o setor, a Ecglobal, empresa da plataforma Haus do Grupo Stefanini voltada para comportamento do consumidor, entrevistou 808 pessoas dentro de sua rede sobre as expectativas para o Dia do Consumidor, sendo comemorado no dia 15 de março, destacando a importância dessa data tanto para marcas quanto para consumidores.
O estudo revela não apenas a percepção das ofertas durante este mês especial, mas também as preferências de compra, as estratégias adotadas pelos consumidores e as tendências emergentes no cenário do comércio eletrônico e varejo físico. Um dos pontos destacados é a percepção das ofertas com 33% dos entrevistados considerando as ofertas para o período superiores às de outras datas promocionais. Além disso, 66% afirmam que essa é um dia importante para realizar compras.
A confiança nas ofertas do Dia do Consumidor é outro aspecto de destaque com 63% dos entrevistados concordando, em alguma medida, que estas são verdadeiras. Isso demonstra a importância da transparência e da credibilidade nas promoções durante esse período. A verificação decorre em parte do planejamento e pesquisa de preços, como indicado por 40% dos entrevistados que preferem ter mais de 15 dias para acompanhar os preços das ofertas.
Neste cenário, o impacto das redes sociais também é evidentemente relevante, com 59% dos entrevistados utilizando-as para visualizar as promoções, enquanto 44% se baseiam em e-mails das lojas. Essa influência digital destaca a necessidade de uma forte presença online por parte das marcas durante o Dia do Consumidor. Outro aspecto importante é a relevância das avaliações online no processo de decisão de compras, com 83% dos entrevistados considerando-as importantes.
Em termos de métodos de pagamento, o cartão de crédito e o Pix continuam sendo relevantes tanto para compras online quanto presenciais.
Produtos e marcas
Quanto às preferências de categoria, setores como moda e beleza se destacam, com 54% e 49% de preferência, respectivamente, superando eletrônicos de uso pessoal (43%). Além disso, o modelo de compras híbrido (online e presencial) ganha força, com 26% dos entrevistados optando por essa modalidade.
Quando se trata das marcas mais lembradas, Americanas, Amazon e Shopee são mais citadas no segmento online, enquanto a Renner ganha visibilidade entre as lojas físicas. Fatores como relacionamento de longo prazo e desejo de consumo são motivadores de compra para 48% dos entrevistados, enfatizando a importância do branding e da fidelização do cliente.
"Esses dados oferecem uma compreensão abrangente do comportamento do consumidor durante essa data promocional, possibilitando análises mais profundas das marcas e lojistas das melhores estratégias", destaca Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal. "Este estudo reforça ainda mais a importância de uma abordagem centrada no consumidor para o sucesso das marcas, deixando-as fortes por meio de relacionamentos duradouros, com propósito e pertencimento", acrescenta.
Sobre a Ecglobal
A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do consumidor, e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas. Auxilia marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus consumidores.
Sobre a Haus
A Haus é plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 37 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.
Promoção Bolos do Mês acontece nas mais de 370 lojas da marca pelo Brasil
SÃO CARLOS/SP - Em março, a explosão de sabores dos Bolos do Mês da Sodiê São Carlos traz a refrescância do limão e a eterna paixão que é o chocolate. Os bolos Choc Rosa #101 e Ganache de Limão # 56 tem preços especiais em todas as mais de 370 lojas da franquia distribuídas pelo Brasil.
O Choc Rosa #101 é uma escolha irresistível para os amantes do chocolate, apresentando uma massa de chocolate recheada com trufado meio amargo e Moça® Base Sabor Morango, coberta com uma mousse de chocolate cremosa, raspas de chocolate meio amargo e morangos frescos.
Já o Ganache de Limão #56 é uma tentação refrescante, com sua massa branca e recheio de creme gelado e ganache de limão, coberto com marshmallow e decorado com raspas de limão e cerejas.
A Sodiê Doces é conhecida por sua variedade incrível de sabores, oferecendo mais de 80 opções de bolos, incluindo 17 versões da linha Zero Açúcar, além de receitas caseiras e opções veganas. Além dos bolos, a loja também disponibiliza uma ampla seleção de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas e uma carta exclusiva de cafés, sem esquecer da linha de salgados, tanto fritos quanto assados.
Faça seu pedido diretamente em uma das unidades e opte por retirar ou receber via delivery ou pelo app iFood. Encontre os contatos de cada unidade no site oficial (www.sodiedoces.com.br/lojas) e aproveite essa oferta deliciosa antes que acabe!
O grupo de vestuário, calçados e outros artigos novos foi um dos poucos que apontou crescimento no saldo de empregos, segundo estudo da FecomercioSP e do Sincomercio Mogi Mirim
MOGI MIRIM/SP - Em 2023, o mercado de trabalho celetista do setor varejista de Mogi Mirim obteve o menor crescimento desde 2020. Em números absolutos, foram criados 25 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado, após o registro de 2.545 admissões e 2.520 desligamentos. Esse saldo positivo foi 80,3% menor do que o observado em 2022 — quando 127 vagas foram geradas, e 89,4% inferior aos 236 empregos criados em 2021. [gráfico 1]
Os dados fazem parte do estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Serviços e Turismo (Sincomercio) de Mogi Mirim, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Ao analisar os grupos de atividades do varejo de Mogi Mirim, o estudo mostra que as maiores diferenças de saldos empregatícios entre os balanços de 2022 e 2023 foram vistas no comércio de combustíveis para veículos automotores (+17 vagas para -1 vaga); no varejo de materiais de construção, vidros, ferramentas, tintas e similares (+62 vagas para -6 vagas); e nas farmácias, perfumarias e lojas de artigos médicos e ópticos (+14 vagas para -56 vagas). Pelo lado positivo, o destaque ficou por conta dos estabelecimentos de vestuário, calçados e outros artigos novos, que, em 2022, geraram 15 postos — em 2023, esse número subiu para 46 novos vínculos empregatícios. [tabela 1]
[TABELA 1]
SALDOS E ESTOQUE DE EMPREGOS CELETISTAS
NO COMÉRCIO VAREJISTA DE MOGI MIRIM/SP
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
A realidade do comércio varejista de Mogi Mirim não é diferente da tendência apontada nos mercados de trabalho do setor no Estado de São Paulo e no Brasil. Em ambos os casos, também houve desaceleração do ritmo de crescimento dos empregos com carteira assinada no decorrer dos anos, ainda que tenham sido em menor proporção porcentual do que em Mogi Mirim .
Na visão da FecomercioSP, dois fatores ajudam a explicar esse arrefecimento. Primeiro, a desaceleração era esperada depois dos relevantes avanços de empregabilidade com a reabertura dos estabelecimentos, após o principal período de impacto da pandemia. Tanto que os melhores números foram registrados em 2021 e 2022. O segundo se refere à própria conjuntura do setor comercial, que se tornou mais desafiadora em 2023. “Isso acontece porque vínhamos de um período com pressão inflacionária, que levou à necessidade de elevação dos juros para a sua contenção, fora o avanço generalizado de endividamento e inadimplência familiar”, explica Jaime Vasconcellos, assessor econômico da Entidade.
Essas dificuldades impostas ao consumo das famílias atingiram o desempenho do varejo e, por consequência, a sua capacidade e confiança de gerar postos de trabalho. Também contribuiu para esse cenário o maior direcionamento do orçamento das famílias para alguns segmentos de Serviços. O fim dos efeitos positivos da reabertura pós-covid-19, aliado à conjuntura econômica mais adversa, ocasionou o arrefecimento do ritmo de crescimento da geração de empregos celetistas no Comércio, trajetória que deve se manter em 2024, principalmente no primeiro semestre.
Iniciativa acontece em cinco cidades brasileiras e esse total é equivalente à troca de óleo de cerca de 550 caminhões
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - A Rodobens recolheu mais de 22 mil litros de óleo lubrificante usado ou contaminado (Oluc) em 2023, o que corresponde a troca de óleo de cerca de 550 caminhões. Como parte de seu compromisso com o meio ambiente, a empresa disponibiliza cinco Ecopontos em suas concessionárias de Guarulhos (SP), São José do Rio Preto (SP), Fernandópolis (SP) e Cuiabá (MT) para receber e destinar o resíduo para o descarte correto, por meio de instituições parceiras. Este ano, a empresa pretende ampliar a iniciativa de logística reversa para as revendas de Campo Grande (MT), Sinop (MT), Jataí (GO) e Feira de Santana (BA).
Para Ademir Odoricio, Diretor de Caminhões, Ônibus e Vans da Rodobens, a responsabilidade socioambiental faz parte da essência da cultura empresarial e a iniciativa de logística reversa reforça esse compromisso da marca com a sustentabilidade.
“Não é apenas mais um projeto, mas uma forma de multiplicarmos a conscientização, tanto dos nossos profissionais como das pessoas com quem nos relacionamos diariamente, para o descarte correto de resíduos, fazendo a ponte para que o destino final desse óleo seja o mais adequado, reduzindo o seu impacto no meio ambiente”, explica.
A conscientização sobre os perigos associados ao descarte inadequado de Oluc tem crescido, e a Rodobens contribui ativamente desde 2022 para a redução do impacto ambiental causado pelo resíduo, considerado perigoso. “Acreditamos que o verdadeiro sucesso de uma companhia não reside apenas nos seus resultados financeiros, mas também na capacidade de criar mudanças positivas e duradouras nas comunidades que estão inseridas”, diz o Diretor.
Os Ecopontos têm como objetivo receber e recolher o óleo usado, provenientes das revisões realizadas tanto nas oficinas da empresa como em outras empresas parceiras. Os clientes que trocarem o óleo em outras oficinas também podem descartar o produto nas concessionárias da Rodobens, basta armazenar os resíduos em um recipiente com tampa, não misturar o Oluc com combustíveis ou produtos de limpeza e manter a embalagem devidamente fechada para evitar vazamentos.
Além disso, quem entregar o material nos Ecopontos Rodobens receberá um Certificado Verde, que atesta o descarte correto, de acordo com as normas ambientais vigentes.
Serviço
Rodobens Mercedes-Benz - Guarulhos
Endereço: Rua Pref. Gabriel José Antônio, 250, Vila das Palmeiras – Guarulhos, SP
Horário: das 8h às 18h.
Rodobens Mercedes-Benz - São José do Rio Preto
Endereço: Av. Mario Andreazza, 867 – Jardim São Marcos – São José do Rio Preto, SP
Horário: das 8h às 18h.
Rodobens Mercedes-Benz - Fernandópolis
Endereço: Av. Litério Grecco, 10, Vila São Fernando – Fernandópolis, SP
Horário: das 8h às 18h.
Rodobens Mercedes-Benz - Cuiabá
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1400, Distrito Industrial – Cuiabá, MT
Horário: das 7h30 às 18h.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.