fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 29 no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand; programa também oferece vagas em diversas outras linguagens

 

ARARAQUARA/SP - O programa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart, Oficinas Culturais Municipais, abriu vagas para novas turmas de Ballet.

As aulas serão realizadas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, no Jardim Floridiana, na terça pela manhã, ou na manhã do sábado. As turmas de sábado atenderão 4 grupos, com as idades: 3 a 4 anos (às 8h30), 5 a 7 anos (9h15), 8 a 10 anos (10h) e 11 a 12 anos (10h45).

Também há vagas disponíveis para as seguintes oficinas: Escrita Criativa, Artesanato (Bijuteria e Cestaria), Desenho Mangá, Artes Visuais, Teatro Infantil e Juvenil, Grafitte, Canto e Coral, Canto e Técnicas Vocais, e Samba Rock.

As inscrições estão disponíveis até o dia 29 de maio no próprio Centro de Artes, sendo necessário apresentar RG e comprovante de endereço.

A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que as atividades dialogam com diferentes faixas etárias, interesses e perfis sociais, tendo como objetivo a valorização da diversidade cultural. 

O programa, com 4.000 vagas abertas - oferece cursos de arte para crianças, jovens e adultos, ampliando o acesso à cultura no município, com foco na descentralização das ações culturais e educativas, atendendo todas as regiões da cidade, incluindo áreas urbanas, rurais e os assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.

Mais informações, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (3322-5902), na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, no Jardim Floridiana.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realiza entre os dias 21 e 24 de maio o 5º Festival de Coros de São Carlos. A abertura oficial será na próxima quinta-feira (21/05), às 19h30, no Teatro Municipal, localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1.735, no Centro. O encerramento está programado para a manhã de domingo (24/05), na Igreja São Benedito.

A cerimônia de abertura contará com apresentações do Madrigal Guri São Carlos, Coral Desafio APAE São Carlos, Coro de Matão, Grupo Vozes Além do Olhar e Coral Afro Soul Jazz.

A maior parte da programação será realizada no Centro de Eventos do Hotel The Hill Executive. Nesta edição, o festival reunirá 30 coros e 36 apresentações, com participação de grupos vindos de Goiânia (GO) e de municípios paulistas como Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Guarulhos, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos e São Pedro.

De acordo com a maestrina e diretora Artística do Festival, Flávia Bombonato, os preparativos entram na reta final para garantir mais uma edição de sucesso. Segundo ela, os grupos participantes intensificam os ensaios para apresentar repertórios especiais ao público são-carlense.

Flávia destacou que o número de corais participantes representa um recorde desde a criação do evento. “Isso demonstra que São Carlos vem se consolidando como referência para a música coral, não apenas na região, mas também em âmbito nacional e internacional. Além de promover a música coral e contribuir para o aprimoramento técnico dos grupos, o festival também fortalece a formação de público e proporciona uma rica experiência de apreciação musical”, afirmou.

O secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, ressaltou que a quinta edição contará com nova identidade visual e melhorias na ambientação dos espaços. Segundo ele, a proposta é oferecer ao público um ambiente ainda mais acolhedor e agradável para acompanhar as apresentações.

“O festival foi preparado com muito carinho. Queremos proporcionar uma experiência bonita e confortável, valorizando também a estética visual do evento. O canto coral é uma atividade cultural de grande relevância e o festival já se tornou uma tradição em São Carlos. A Prefeitura não mediu esforços para garantir uma programação de qualidade”, destacou Alonso.

O secretário adjunto também comemorou o aumento no número de inscrições em relação ao ano passado. “Isso nos traz a certeza de que estamos no caminho certo, promovendo melhorias a cada edição”, afirmou.

Todas as apresentações são gratuitas. A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais e pelo site oficial da Prefeitura de São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - O Mercado Municipal se transformou em um espaço de mobilização pela vida, na manhã desta sexta-feira (15/05). A ação fez parte do Maio Amarelo, movimento internacional que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio da conscientização e da educação. Diversas entidades participaram, entre elas a Prefeitura de São Carlos, com os agentes de trânsito e a Guarda Municipal, Sest/Senat, Esport Motor e Ecovias Noroeste Paulista.

O diretor de Educação para o Trânsito, Felipe Almeida, explicou que o objetivo é provocar reflexão coletiva. “É um movimento internacional para que toda a sociedade pare para refletir sobre a segurança no trânsito”.

Durante a manhã, foram distribuídos brindes e antenas corta-pipa para motociclistas, houve atividades com simuladores de embriaguez e sono e as crianças se divertiram e aprenderam sobre as regras de trânsito com a minicidade educativa. Para Felipe Almeida, o envolvimento das crianças é estratégico. “Às vezes os pais não dão tanta atenção a um agente de trânsito, mas quando o próprio filho alerta, acabam refletindo mais sobre atitudes como furar um sinal vermelho ou ignorar um pare”.

O supervisor de tráfego da Ecovias Noroeste Paulista, Cristian Rodrigo da Silveira Leite, destacou dois fatores críticos nos acidentes: sono e embriaguez. “O motorista precisa respeitar a condição natural do corpo. Se estiver cansado, deve parar, descansar e evitar o risco da perda de controle do veículo”.

Ele lembrou que a concessionária ampliou para 20 bases operacionais na rodovia Washington Luís, oferecendo locais de descanso, água, fraldário e sanitários.
O analista de comunicação institucional da Ecovias, Ricardo Patrick Ferreira, apresentou a campanha Conversas Interrompidas, que busca sensibilizar motoristas de forma emocional. “Ela se resume naquela conversa que começou, mas não teve fim por causa de uma imprudência no trânsito. O que vale mais: responder uma mensagem no celular ou chegar ao encontro com quem nos espera?”, indagou.

A campanha utiliza vídeos, peças gráficas e ações em rádio e redes sociais para mostrar casos reais de acidentes. Ricardo reforçou que três segundos olhando para o celular equivalem a percorrer 100 metros sem atenção na estrada. “Queremos que essas conversas nunca sejam interrompidas, que possam ter seu fim ao lado das pessoas que amamos”.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ressaltou o caráter coletivo da ação. “Faz parte do calendário do Maio Amarelo, com vários eventos voltados à educação para o trânsito. Hoje reforçamos também a campanha ‘Respeite o Pare’. É fundamental unir entidades e empresas para ampliar os debates e a conscientização sobre as regras de trânsito”, disse.

SÃO CARLOS/SP - Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Carlos participaram, na última quarta-feira (13/05), da reunião ordinária da governança da Região Turística da Serra do Itaqueri, realizada em Torrinha (SP). O encontro reuniu prefeitos, secretários, diretores de turismo, empresários e representantes de entidades do setor de 15 municípios integrantes da região turística.

A reunião ocorreu no restaurante Bela Vista da Serra e foi presidida por Camila Assoni, presidente da Região Turística da Serra do Itaqueri e secretária de Turismo de Analândia. O prefeito de Torrinha, Ari Rodolfo Buzato, também participou do encontro, acompanhado de gestores públicos e representantes do trade turístico regional.

São Carlos foi representada pelo secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, e pelos diretores de departamento Fabiana Nascimento, responsável pela área de Qualificação do Turismo, e Manoel Virgínio, diretor de Promoção Turística.

Entre os temas debatidos estiveram o prazo do SISMAPA Serra e dos municípios, recursos do DADETUR/SGRI para 2026, capacitações promovidas pela Secretaria de Turismo do Estado, Distrito Turístico, Programa de Regionalização do Turismo, Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, além de informes da Associação Serra do Itaqueri.

Durante o encontro, também foram discutidas atualizações relacionadas ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e às novas diretrizes do Ministério do Turismo para o Mapa do Turismo Brasileiro e a categorização dos municípios. O novo normativo redefine o papel do programa dentro do Sistema Nacional do Turismo, atualiza critérios técnicos e detalha atribuições dos interlocutores municipais, regionais e estaduais.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo de São Carlos, Hicaro Alonso, a integração regional fortalece o desenvolvimento do setor turístico e contribui para ampliar oportunidades econômicas.

Segundo ele, São Carlos tem colaborado com a Região Turística da Serra do Itaqueri no eixo de qualificação profissional dos serviços turísticos e da produção associada, atendendo às exigências do Ministério do Turismo para homologação da região no Mapa Nacional do Turismo.

“Os debates de políticas públicas regionais impulsionam o desenvolvimento integrado ao conectar municípios com vocações complementares, além de atrair eventos, gerar negócios e ampliar a infraestrutura turística das cidades que compõem a Região Turística da Serra do Itaqueri”, destacou Hicaro Alonso.

Atualmente, além de São Carlos, integram a Região Turística da Serra do Itaqueri os municípios de Analândia, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dourado, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

As reuniões da governança regional, que envolvem representantes do poder público, empresários e agentes econômicos do turismo, acontecem bimestralmente.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.